PDA

Ver Versão Completa : Parafusos do motor oxidados



FCRUZ17
08-01-2021, 10:12
Amigos,

Preciso encontrar uma solução para isso... os parafusos externos do motor da minha GSA 2011 estão apresentando uma certa oxidação, conforme foto abaixo.

O que fazer???

10764

Gnegraes
08-01-2021, 10:30
Amigos,

Preciso encontrar uma solução para isso... os parafusos externos do motor da minha GSA 2011 estão apresentando uma certa oxidação, conforme foto abaixo.

O que fazer???

10764

De bate pronto, te diria para fazer uma galvanização eletrolítica.
Mas vou falar com um amigo que restaura motos antigas e depois te retorno.

Mas você pode comprar novos na CC, talvez seja mais rápido e resolve no mesmo dia, basta remover os parafusos um a um, sem retirar a tampa dos cabeçotes e trocá-los.

FCRUZ17
08-01-2021, 12:37
De bate pronto, te diria para fazer uma galvanização eletrolítica.
Mas vou falar com um amigo que restaura motos antigas e depois te retorno.

Mas você pode comprar novos na CC, talvez seja mais rápido e resolve no mesmo dia, basta remover os parafusos um a um, sem retirar a tampa dos cabeçotes e trocá-los.

Guilherme, será que o trabalho compensa? Porque em tese, se eu retirar todos será um problema, pois a tampa ficará solta. Comprar parafusos novos na concessionária vai me custar uma fortuna, e será necessário colocar cada um com o torque certo depois, sendo que meu torquímetro é de vareta e não tão preciso.

Pensei em ir passando um WD com frequência para evitar que evolua.... será que ajuda?

Marcelo DC
08-01-2021, 13:19
É comum a zincagem de parafusos. Ficam com bom aspecto e resiste bem a corrosão. Pintei das rodas da moto de preto e pedi a zincagem dos parafusos dos raios. Paguei 60 reais para as duas rodas. O Val que mexe com Bmw em Rio Claro/Sp que sujeriu já que estava pintando a roda que foi danifica numa montagem de pneus.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Marcelo DC
08-01-2021, 13:21
Guilherme, será que o trabalho compensa? Porque em tese, se eu retirar todos será um problema, pois a tampa ficará solta. Comprar parafusos novos na concessionária vai me custar uma fortuna, e será necessário colocar cada um com o torque certo depois, sendo que meu torquímetro é de vareta e não tão preciso.

Pensei em ir passando um WD com frequência para evitar que evolua.... será que ajuda?Acredito que teria que fazer com muita frequencia. O Wd tem baixa adesão além de evaporar com o calor do motor. Acredito que não será muito eficaz.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Gnegraes
08-01-2021, 17:41
Guilherme, será que o trabalho compensa? Porque em tese, se eu retirar todos será um problema, pois a tampa ficará solta. Comprar parafusos novos na concessionária vai me custar uma fortuna, e será necessário colocar cada um com o torque certo depois, sendo que meu torquímetro é de vareta e não tão preciso.

Pensei em ir passando um WD com frequência para evitar que evolua.... será que ajuda?

Felipe,

Os parafusos são especiais e é a peça 4 do esquema abaixo.
Isto para a minha, não acredito que tenha mudado esta peça.
Custa na Alemanha Euro 14,70 cada um, são 8 no total, significa Euro 118, não é barato.

10765

Se mandar galvanizar eletrolítico ficam perfeitos.
Não precisa tirar a tampa, ela fica presa na vedação de borracha, mas você não poderá ligar o motor nesse período.
O torque de aperto é 10Nm, bem pequeno, precisa de torquímetro leve.

Alessandro
09-01-2021, 00:02
Estava com a mesma dúvida há um tempo atrás. Me recomendaram pintar os parafusos, mas a ferrugem continuaria por baixo da tinta. Pensei em comprar parafusos novos, o que sairia muito caro e me daria muito trabalho.

Diante do dilema, resolvi comprar uma miniretífica para passar uma escovinha de aço em cada parafuso oxidado. Resultado: ficaram novinhos em folha.

Comprei uma Dremel à bateria, com a qual me foi possível fazer o serviço na garagem de casa sem me preocupar com tomadas. A maquininha é muito jeitosa para lixar, escovar ou polir peças pequenas. Não precisei sequer tirar os parafusos, que ela alcançou todos com muita facilidade.

Recomendo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Alessandro
09-01-2021, 00:46
Estava com a mesma dúvida há um tempo atrás. Me recomendaram pintar os parafusos, mas a ferrugem continuaria por baixo da tinta. Pensei em comprar parafusos novos, o que sairia muito caro e me daria muito trabalho.

Diante do dilema, resolvi comprar uma miniretífica para passar uma escovinha de aço em cada parafuso oxidado. Resultado: ficaram novinhos em folha.

Comprei uma Dremel à bateria, com a qual me foi possível fazer o serviço na garagem de casa sem me preocupar com tomadas. A maquininha é muito jeitosa para lixar, escovar ou polir peças pequenas. Não precisei sequer tirar os parafusos, que ela alcançou todos com muita facilidade.

Recomendo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Ah, se forem usar, não esqueçam os óculos de proteção! [emoji165][emoji106]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

FCRUZ17
11-01-2021, 11:23
Ah, se forem usar, não esqueçam os óculos de proteção! [emoji165][emoji106]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Alessandro, eu tenho uma Dremmel !!! Boa ideia... talvez resolva. Pode me passar o modelo da escovinha que utilizou para eu comprar?

Alessandro
11-01-2021, 17:43
Alessandro, eu tenho uma Dremmel !!! Boa ideia... talvez resolva. Pode me passar o modelo da escovinha que utilizou para eu comprar?

Opa, que joia! Eu usei a escova do kit 443, mas tem outras que devem funcionar bem, por exemplo, a 531.


Dremel 531, Escova de Aço Inox, Cinza, 1/2", 2 Peças https://www.amazon.com.br/dp/B07B7Q9C4G/ref=cm_sw_r_cp_api_fabc_GAl.FbFY59WHR


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk