PDA

Ver Versão Completa : Graxa correta para coifa do carda



mapamotos
31-01-2021, 13:50
Olá amigos... Q graxa devo usar para fixar a coifa do carda sem agredir a borracha. Essa da foto é Boa?? Tem a próprio da BMW, mas valor salgado. Agradeço as respostas. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210131/584b85ffd72e112852400d82c2b554d5.jpg

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Gnegraes
31-01-2021, 18:05
Olá amigos... Q graxa devo usar para fixar a coifa do carda sem agredir a borracha. Essa da foto é Boa?? Tem a próprio da BMW, mas valor salgado. Agradeço as respostas. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210131/584b85ffd72e112852400d82c2b554d5.jpg

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Não é a graxa indicada pela BMW.

O preço da graxa Staburags NBU 30 PTM da Klüber não é caro.
Procure no ML por esta graxa. O Possenti (ele é daqui do Fórum e mora em Curitiba) revende fracionando em pequenos potes, pois a Klüber só vende em embalaagem industrial.

Gnegraes
01-02-2021, 10:01
Não é a graxa indicada pela BMW.

O preço da graxa Staburags NBU 30 PTM da Klüber não é caro.
Procure no ML por esta graxa. O Possenti (ele é daqui do Fórum e mora em Curitiba) revende fracionando em pequenos potes, pois a Klüber só vende em embalaagem industrial.


>>>>>>>> A graxa correta não é para fixar a coifa de borracha, mas para impermeabilizar a parte interna das extremidades das coifas com a balança/saída do câmbio/caixa de redução traseira, impedindo a entrada de água dentro da balança monobraço.

Marcelo DC
01-02-2021, 12:35
Tem no MLivre. Custa 250 reais 110g mais frete. O lado bom é que dura bastante tempo. A minha ja usei umas 10xs e ainda tem mais de meio pote.

Se não for usar essa tem que usar uma que nao atinja a borracha. Já vi indicação da graxa de silicone para as borrachas dos freios mas não sei o comportamento delas do ponto de vista da resistência a água e impermebilização. Outro detalhe é que a coifa da linha R não é muito barata também.

Uma vez, empolgado, coloquei um balde de graxa de lítio no cardan. Ela espirrou na coifa e na vespera da sair para o Ushuaia vi a coifa toda esquisita. Resultado...viajei com um monte de silver tape junto a coifa para dar sustentação e funcionou perfeito mas nos ripios todo dia dava uma olhada como estava tudo.

Acho que se for economizar tem que ter certeza....[emoji3]

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Gnegraes
01-02-2021, 15:10
Tem no MLivre. Custa 250 reais 110g mais frete. O lado bom é que dura bastante tempo. A minha ja usei umas 10xs e ainda tem mais de meio pote.

Se não for usar essa tem que usar uma que nao atinja a borracha. Já vi indicação da graxa de silicone para as borrachas dos freios mas não sei o comportamento delas do ponto de vista da resistência a água e impermebilização. Outro detalhe é que a coifa da linha R não é muito barata também.

Uma vez, empolgado, coloquei um balde de graxa de lítio no cardan. Ela espirrou na coifa e na vespera da sair para o Ushuaia vi a coifa toda esquisita. Resultado...viajei com um monte de silver tape junto a coifa para dar sustentação e funcionou perfeito mas nos ripios todo dia dava uma olhada como estava tudo.

Acho que se for economizar tem que ter certeza....[emoji3]

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Sigam o preconizado no Manuel Técnico da BMW e terão moto por muito, mas muito tempo.
Não são poucos os relatos de BMWs na Europa com mais de 200k rodados e sem problemas a destacar.
Quer ter confiabilidade, ir e voltar tranquilo? Siga o manual....

shw
01-02-2021, 17:00
Preciso de alguma oficina aqui em curitiba para verificar meu cardã... alguém sabe indicar alguma?

mapamotos
01-02-2021, 19:26
Preciso de alguma oficina aqui em curitiba para verificar meu cardã... alguém sabe indicar alguma?Garra motos racing. Oficina top. Tem um canal no YouTube.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

luiz baum
03-02-2021, 00:47
Sigam o preconizado no Manuel Técnico da BMW e terão moto por muito, mas muito tempo.
Não são poucos os relatos de BMWs na Europa com mais de 200k rodados e sem problemas a destacar.
Quer ter confiabilidade, ir e voltar tranquilo? Siga o manual....

Manual é manual.
Ponto.
Feito para seguir.

A minha queixa são os serviços que não constam no manual e deveriam.
Vou dar um exemplo.

Li praticamente todas as mensagens postadas no antigo fórum de G650GS.
Um serviço importante e que não consta no manual de serviço é a lubrificação dos pinos/rolamentos do eixo da balança.

O pessoal só foi se dar conta dessa necessidade quando ocorreram as primeiras zicas.
Quando a suspensão começava a ranger já era tarde.
Rolamentos de agulha moídos e pinos oxidados.
Os primeiros a terem problemas foram os que faziam off, andavam na chuva e atravessavam riachos.

Sem contar que a vedação original dos rolamentos do eixo é uma porcaria.
Sim...porcaria!

Vizinhos ao eixo da balança estão os pinos do link, vedados com retentores.
No problem!!!

Instalar retentores no eixo da balança é um excelente "mod" a ser feito o quanto antes por quem gosta da sua g650gs.
Barato, fácil de fazer e acaba com o problema de oxidação.
20 mil km depois de fazer a instalação dos retentores eu desmontei a balanca para inspecionar.
A graxa parecia que tinha sido colocada há poucos dias.

Para concluir, no manual de serviço da Fazer 250 tá escrito bem bonitinho o que deve ser feito.

Luiz Baum

Reiner
04-02-2021, 12:58
Tem no MLivre. Custa 250 reais 110g mais frete. O lado bom é que dura bastante tempo. A minha ja usei umas 10xs e ainda tem mais de meio pote.

Se não for usar essa tem que usar uma que nao atinja a borracha. Já vi indicação da graxa de silicone para as borrachas dos freios mas não sei o comportamento delas do ponto de vista da resistência a água e impermebilização. Outro detalhe é que a coifa da linha R não é muito barata também.

Uma vez, empolgado, coloquei um balde de graxa de lítio no cardan. Ela espirrou na coifa e na vespera da sair para o Ushuaia vi a coifa toda esquisita. Resultado...viajei com um monte de silver tape junto a coifa para dar sustentação e funcionou perfeito mas nos ripios todo dia dava uma olhada como estava tudo.

Acho que se for economizar tem que ter certeza....[emoji3]

Enviado de meu SM-N975F usando o TapatalkPessoal, comprei uma graxa fabricada em Minas, e não é com sobras de queijo, hehehe.
As especificações são ótimas....
Vou tentar enviar as fotos....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210204/615d3001cd22309a7b6b93b40c0a1771.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210204/698eef400876d578f28d61feb1f8923b.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

mapamotos
05-02-2021, 11:44
Pessoal, comprei uma graxa fabricada em Minas, e não é com sobras de queijo, hehehe.
As especificações são ótimas....
Vou tentar enviar as fotos....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210204/615d3001cd22309a7b6b93b40c0a1771.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210204/698eef400876d578f28d61feb1f8923b.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkOpa Bom dia... vai passar ela nas coifas tbm ?? Quanto pagou ?

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Reiner
05-02-2021, 11:51
Comprei para passar nas coifas.
No mercado livre com frete, 56,00..é mais em conta que a importada e é nacional...vou dar um crédito.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
05-02-2021, 11:52
Desculpe, bom dia Diego.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marcelo DC
05-02-2021, 12:18
Comprei para passar nas coifas.
No mercado livre com frete, 56,00..é mais em conta que a importada e é nacional...vou dar um crédito.

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkNão conhecia....passe o que achou pra gente Reiner.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

mapamotos
05-02-2021, 23:05
Não conhecia....passe o que achou pra gente Reiner.

Enviado de meu SM-N975F usando o TapatalkIsso Reiner... se puder repassar se ficou bem vedada a coifa... Obrigado

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Reiner
06-02-2021, 11:28
Ok ....assim que utilizar posto aqui com fotos....
Sds.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Roberto G
26-10-2021, 19:15
Graxas de silicone não interferem na integridade das borrachas da coifa, a graxa ideal para esta aplicação é de nivel 4 ou seja mais pastosa.
Preço bem acessivel.
Quanto a graxa para a conexão luva eixo estriado deve ser utilizada graxa aditivada com molibdenio, as mesmas utilizadas em juntas homocineticas de alta performance, tambem não atacam as borrachas.

Possenti
27-10-2021, 06:44
Desculpe amigo Roberto, mas a graxa a ser utilizada nas coifas são as do tipo SELANTE, caso da NBU30PTM. Qualquer outra graxa não irá vedar corretamente. Além disso, a graxa deverá resistir a jatos de água, o que não é dificil para muitas no mercado. Quanto as estrias, você pode usar também a NBU30PTM já que ela também irá manter o local lubrificado, evitando a corrosão do conjunto de estrias, seja do pinhão ou da luva.

Tenho observado vários relatos de uso de outras graxas pelos colegas e isso é bom, pois a NBU30PTM é cara mesmo. Nós tivemos coragem na época de importar um balde de 30kg e já praticamente acabou.

Graxas com Di/Bissulfeto de molibidêneo são graxas de base mineral e, apesar de serem ótimas para atrito, por terem base mineral irão fatalmente afetar a coifa...não tem jeito, ela é muito sensível a isso...Aí fica o barato que sai caro!!!

Ao pesquisar graxas, procure por graxas selante e NÃO MINERAL.

Gnegraes
27-10-2021, 07:58
Desculpe amigo Roberto, mas a graxa a ser utilizada nas coifas são as do tipo SELANTE, caso da NBU30PTM. Qualquer outra graxa não irá vedar corretamente. Além disso, a graxa deverá resistir a jatos de água, o que não é dificil para muitas no mercado. Quanto as estrias, você pode usar também a NBU30PTM já que ela também irá manter o local lubrificado, evitando a corrosão do conjunto de estrias, seja do pinhão ou da luva.

Tenho observado vários relatos de uso de outras graxas pelos colegas e isso é bom, pois a NBU30PTM é cara mesmo. Nós tivemos coragem na época de importar um balde de 30kg e já praticamente acabou.

Graxas com Di/Bissulfeto de molibidêneo são graxas de base mineral e, apesar de serem ótimas para atrito, por terem base mineral irão fatalmente afetar a coifa...não tem jeito, ela é muito sensível a isso...Aí fica o barato que sai caro!!!

Ao pesquisar graxas, procure por graxas selante e NÃO MINERAL.


Possenti e Roberto,

A graxa indicada pela BMW para os estriados do eixo e junta cardã é uma graxa com partículas de Cobre.
É uma graxa da Castrol denominada Optimol TA e vendida nos CCs em bisnaga.
Estagraxa não só é altamente recomendada para uso em altas temperaturas, como tem excelente resistência á pressão, caso de eixos estriados nos acoplamentos. Evita que os eixos "colem" nas fêmeas das juntas cardã.

A BMW recomenda seu uso também nas juntas tipo ponta-bolsa do escapamento e nas roscas das sondas Lambda.
Nos carros Porsche a usam também nas roscas das velas, mas a BMW não cita esse uso.

11013

O part number BMW está na etiqueta.

Possenti
05-11-2021, 07:07
Sim Gnegraes, concordo que esta é a recomendada pela BMW. Porém, temos efetuado manutenção em muitas BMW aqui da região e passamos a utilizar também a NBU30PTM na junção do estriado (luva e eixo pinhão) e em todo esse tempo (5 anos) nunca tivemos nenhum problema.

Um dos maiores erros que se comete na manutenção do cardã é lambuzar de graxa o sistema. Como dito acima, a graxa espirra pra todo lado e vira uma laúza...

Ontem trocamos o cardã de uma k51 2016 com 63 mil km que aos 50mil km revisamos o sistema. A cruzeta superior (saída da caixa) perdeu a lubrificação e rompeu.

Temos recuperado cardãs a mais de 5 anos e nunca ví acontecer isso na cruzeta superior das k50 e k51. Infelizmente o sistema é lacrado, sem a possibilidade de realizar preventiva. Na inspeção que fiz aos 50mil km, não constatei nenhum "calinho" ao girar a luva, e portanto concluo que se acentuou o desgaste nestes 15mil km que se passaram...Nos cardãs que recuperamos das k50/51tornamos ele desmontável, o que permite realizar preventiva. A tiger é assim...
Temos pegos alguns cardãs que seus donos ou mecânicos tentam utilizar as famosas cruzetas de direçao...Não precisa nem entender muito pra saber o esforço que recebe uma cruzeta dessas quando instalada na direção e na moto...

O que defendo é que o problema não é a ENTRADA da água, mas sim a SAÍDA...A agua vai entrar de um jeito ou outro, não tem jeito!!! Portanto, o negócio é fazer com que ela SAIA. Para isso, em todas efetuamos um furo de 3mm par que a água encontre seu caminho. As outras são assim...O vapor de água é muito menos denso e penetra nas cruzetas quando a água está e não sai sistema. Isso acelera o processo de perda do cardã que tem 3 etapas: (1) "solda" pela ferrugem nas estrias; (2) rompimendo da "solda" da estria; (3) o desgaste ACELERADO desta junção estriada.

De qualquer forma, cada proprietário aí tem se virado para poder manter sua máquina, isso é fato. Cada vez mais teremos dificuldades para manter nossos patrimônios e cuidar bem dele deve ser prioridade.

Possenti
05-11-2021, 07:08
11030

Possenti
05-11-2021, 07:20
Não estou fazendo propaganda alguma, apenas relatando o que identificamos de problemas. Se notarem, no cardã "laranja", ele é desmontável. Conseguimos desenvolver para as k25 uma solução que permite lubrificar o cardã sem desmontar, pois utilizamos uma cruzeta com engraxadeira japonesa GMB.
Para as k50/k51 conseguimos duas soluções, sendo uma com a cruzeta original INA (19mm) e a outra com a GMB (20mm), mais reforçada para aqueles que se aventuram muito no offroad.

A minha moto Ficou rodando por mais de 10mil km sem coifas para testarmos os efeitos da água e poeira...Ao desmontar não percebemos nada. Como foi um experimento controlado para saber os efeitos externos ao sistema...

Portanto, o maior problema disso tudo se resume em não constar no plano de manutenção da moto a inspeção ao sistema...

Possenti
05-11-2021, 07:20
11031

Gnegraes
05-11-2021, 07:48
Possenti,

Alguns comentários:

1 - juntas universais também conhecidas como cardã, possuem 2 tipos: lubrificadas e seladas.

Nas lubrificadas existe bico graxeiro para que se faça a lubrificação periódica dos mancais de escorregamento internos.
As seladas possuem vedação de elastômero para manter o lubrificante internamente. Semelhante aos rolamentos blindados.

Passar graxa na parte externa não adianta absolutamente nada. Danos podem ocorrer nas juntas por motivo semelhante ao que se observa nas juntas homocinéticas de veículos de tração dianteira (a maioria dos veículos atualmente). Basta um pequeno dano na superfície para que se inicie a deterioração total da superfície de escorregamento.

2 - eixos estriados

A transmissão de torque através de eixos estriados é bastante comum em máquinas e veículos.
É uma união do tipo acoplamento desmontável e de dimensões reduzidas e as pressões nos dentes dos estriados é muito grande.
O objetivo de se usar graxa com partículas de Cobre é evitar que haja o colamento entre as superfícies dos dentes devido às altas pressões exercidas e sem que haja movimento entre os dentes. O Cobre funciona como lubrificante intersticial e permite a desmontagem com facilidade.

Não conheço a ficha técnica completa da graxa Staburags fabricada pela Klüber da Alemanha.
Esta graxa foi desenvolvida para formar uma película repelente a água, me lembro de ter lido algo que foi desenvolvida a pedidos da BMW para este uso.
Desconheço que possua características lubrificantes e resistência a altas pressões de contato.

3- Selagem da manga de eixo monobraço

As coifas de borracha existem nas extremidades da manga do eixo para permitir que haja movimento angular entre a carcaça do câmbio (AC) / motor (LC) e se impeça a entrada de água e outros sujeiras como barro, pó, areia, etc.

As coifas desde que montadas corretamente, não apresentem fissuras devido a ressecamento da borracha e estejam devidamente lubrificadas/impermeabilizadas na sua superfície interna, cumprem plenamente com o seu objetivo.

Se algo entrar na manga do eixo, alguma coisa falhou ou está errada:
- coifa fora de posição.
- coifa com fissuras por ressecamento
- falta de lubrificação interna com graxa repelente a água.

Fazer furo de dreno é um grande erro, é ignorar qualquer um dos pontos citados acima.

Deve-se procurar onde está a falha e corrigir. Fazer um furo de dreno é assumir que o projeto está errado e manter a falha.....

É o mesmo que tirar o dinheiro de circulação para que o ladrão não o roube, quando o correto é prender o ladrão. O problema não está no dinheiro, está no ladrão...

Possenti
05-11-2021, 08:32
Concordo contigo amigo.

Porém, teoricamente é muito fácil sustentarmos que as coifas ficarão totalmente seladas. Basta você colocar sua moto no cavalete e verá o quanto ela articula o braço oscilante.

O furo que mencionamos anteriormente é feito para proporcionar, além de todos os procedimentos do manual, a saída da água. Fato é que somente nas k50/51 esse problema é grave.
Nas k50/51 existe o local já de fábrica preparado para isso...basta deitar e observar no braço oscilante...Porque a BMW não furou? bom...aí acredito que seria um "reconhecimento" global de um "vício de fabricação".

Respeitosamente lhe digo, quem está na ponta (atuação direta nas motos e em quantidade) consegue ter esta amostragem. Em tese, qualquer graxa poderia ser utilizada nas estrias. Porém, inevitavelmente ela irá ser arremessada ao ambiente e contaminar a coifa de borracha. Desta forma, para proteção dela, também passamos a utilizar a mesma NBU para as estrias com resultado excelente.

Mas é isso...trocando experiências é que a humanidade cresce.

Forte abraço a todos

Tuco10
05-11-2021, 09:28
Se a manitenção for bem feita usando as graxas corretas nao tera problema, uma revisao a cada 20k km é suficiente, são 30 minutos de serviço. Pra mim qualquer outra coisa feita como preventiva é gambiarra, principalmente furar a balanca da moto !!! Esse furo nao foi pensado no projeto, esse furo não projetado pode gerar trincas e assim comprometer a segurança.

Fabiocabe
05-11-2021, 09:56
Bom dia !! Sou novo por aqui e gostaria de dicas para comprar as coifas do cardã, para a GS 1200 Adventure. Primeiras pesquisas que fiz, o preço de cada uma chegou a R$ 900,00 !! Obrigado !!

Reiner
05-11-2021, 10:44
Concordo contigo amigo.

Porém, teoricamente é muito fácil sustentarmos que as coifas ficarão totalmente seladas. Basta você colocar sua moto no cavalete e verá o quanto ela articula o braço oscilante.

O furo que mencionamos anteriormente é feito para proporcionar, além de todos os procedimentos do manual, a saída da água. Fato é que somente nas k50/51 esse problema é grave.
Nas k50/51 existe o local já de fábrica preparado para isso...basta deitar e observar no braço oscilante...Porque a BMW não furou? bom...aí acredito que seria um "reconhecimento" global de um "vício de fabricação".

Respeitosamente lhe digo, quem está na ponta (atuação direta nas motos e em quantidade) consegue ter esta amostragem. Em tese, qualquer graxa poderia ser utilizada nas estrias. Porém, inevitavelmente ela irá ser arremessada ao ambiente e contaminar a coifa de borracha. Desta forma, para proteção dela, também passamos a utilizar a mesma NBU para as estrias com resultado excelente.

Mas é isso...trocando experiências é que a humanidade cresce.

Forte abraço a todosPossenti, por favor,
Disponibilize o contato de sua oficina....qdo precisar de cardan com certeza vou lembrar de vocês....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
05-11-2021, 12:15
Concordo contigo amigo.

Porém, teoricamente é muito fácil sustentarmos que as coifas ficarão totalmente seladas. Basta você colocar sua moto no cavalete e verá o quanto ela articula o braço oscilante.

O furo que mencionamos anteriormente é feito para proporcionar, além de todos os procedimentos do manual, a saída da água. Fato é que somente nas k50/51 esse problema é grave.
Nas k50/51 existe o local já de fábrica preparado para isso...basta deitar e observar no braço oscilante...Porque a BMW não furou? bom...aí acredito que seria um "reconhecimento" global de um "vício de fabricação".

Respeitosamente lhe digo, quem está na ponta (atuação direta nas motos e em quantidade) consegue ter esta amostragem. Em tese, qualquer graxa poderia ser utilizada nas estrias. Porém, inevitavelmente ela irá ser arremessada ao ambiente e contaminar a coifa de borracha. Desta forma, para proteção dela, também passamos a utilizar a mesma NBU para as estrias com resultado excelente.

Mas é isso...trocando experiências é que a humanidade cresce.

Forte abraço a todos

Possenti,

Trabalhei na maior fábrica no Brasil, à época, de redutores e acoplamentos industriais.
Graxa para união de acoplamentos é específica para altas pressões e com características diversas de todas as outras.
Pesquise nos fabricantes de lubrificantes e verá a quantidade de graxas diferentes para usos específico.
Se assim não fosse, haveria um único tipo de graxa.

A união de eixos estriados pede uma película fina sobre toda a superfície dos dentes, os machos e os fêmeas, muito pouca graxa para falar a verdade.
A graxa na verdade é o excipiente ou meio de transporte do pó de Cobre finamente moído. O que se deseja na superfície de contato é o Cobre, ele impede a conhecida colagem de eixo.
Não é necessário excesso de graxa neste ponto, portanto não haverá o famoso "espalha merda".
Se houver, o serviço não foi feito corretamente, falta de atenção e/ou falta de conhecimento técnico.

Gnegraes
05-11-2021, 12:20
Bom dia !! Sou novo por aqui e gostaria de dicas para comprar as coifas do cardã, para a GS 1200 Adventure. Primeiras pesquisas que fiz, o preço de cada uma chegou a R$ 900,00 !! Obrigado !!

Primeiramente, seja bem-vindo ao Grupo Fábio!!!

As coifas você só vai encontrar nas CCs BMW ou no exterior, empresas que também são oficinas oficiais da marca.
Via de regra o preço no Brasil de qualquer peça original custa o dobro da Europa e USA, devido ao custo Brasil: impostos, burocracia, fretes internacionais, etc.
Estas coifas são específicas para as balanças monobraço da BMW, n~]ao existe mercado OEM ou paralelo.
Se encontrar aqui no ML p/exemplo, é peça usada (qual o estado dela???? e provavelmente roubada.

Cuidando das coifas, elas duram muito.

No caso da minha, o preço das duas na Alemanha é de 120 Euros.
Euro120 x 6,50 x 1,6 x 1,18 = R$ 1.472,00 (valor orientativo e não muito diferente do que te informei acima).
Peças importadas, não importa qual seja o veículo, estão caras devido à depreciação do câmbio e ao custo Brasil.

Marcelo DC
05-11-2021, 13:50
Concordo contigo amigo.

Porém, teoricamente é muito fácil sustentarmos que as coifas ficarão totalmente seladas. Basta você colocar sua moto no cavalete e verá o quanto ela articula o braço oscilante.

O furo que mencionamos anteriormente é feito para proporcionar, além de todos os procedimentos do manual, a saída da água. Fato é que somente nas k50/51 esse problema é grave.
Nas k50/51 existe o local já de fábrica preparado para isso...basta deitar e observar no braço oscilante...Porque a BMW não furou? bom...aí acredito que seria um "reconhecimento" global de um "vício de fabricação".

Respeitosamente lhe digo, quem está na ponta (atuação direta nas motos e em quantidade) consegue ter esta amostragem. Em tese, qualquer graxa poderia ser utilizada nas estrias. Porém, inevitavelmente ela irá ser arremessada ao ambiente e contaminar a coifa de borracha. Desta forma, para proteção dela, também passamos a utilizar a mesma NBU para as estrias com resultado excelente.

Mas é isso...trocando experiências é que a humanidade cresce.

Forte abraço a todosPossenti, passe o seu contato para nós.

Ajuda a ter mais uma opção aqui. Acho que foi com vc que comprei a graxa de vedação quando compraram um balde grande. Pricurei no mlivre e não encontrei mais.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Marcelo DC
05-11-2021, 13:55
Quando comecei a lubrificar o cardã, eu acabava passando muita graxa e a coifa começava a deformar. Com o tempo fui melhorando as graxas, e passei a lubrificar somente as partes de contato. Meu cardã esta com 100000km, sendo que as luvas estão perfeitas, praticamente sem desgaste. No entanto, desde os 30...40kkm, começou um pequeno calo na cruzeta inferior e permanece até hoje. Náo encontrei alguém aqui perto que faça a troca da cruzeta. Acabei comprando uma no beemer shop e está já vem com o bico para graxeira.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Marcelo DC
05-11-2021, 13:58
11030O cardã antigo tinha esse anel externo igual pistão para retirar a cruzeta. Facilita muito a manutenção em casa. O novo parece ser meio prensado. Não consegui ver os aneis internos nele.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Gnegraes
05-11-2021, 16:35
O cardã antigo tinha esse anel externo igual pistão para retirar a cruzeta. Facilita muito a manutenção em casa. O novo parece ser meio prensado. Não consegui ver os aneis internos nele.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk


O anel Seeger é para fixar o pino da cruzeta.
Em condições normais de uso, a graxa do interior não sai nunca e não precisa ser trocada, é lifetime.

Veículos que possuem juntas cardã com bico graxeiro, são aquelas que ficam expostas na parte inferior do veículo.
Devido à sujeira geral, água em spray, lama e outras coisas, engraxasse e na entrada da nova, expulsa a velha e as sujeiras que porventura entraram.

Não é o caso das nossas juntas, estão montadas dentro da manga do eixo.

Marcelo DC
05-11-2021, 17:51
O anel Seeger é para fixar o pino da cruzeta.
Em condições normais de uso, a graxa do interior não sai nunca e não precisa ser trocada, é lifetime.

Veículos que possuem juntas cardã com bico graxeiro, são aquelas que ficam expostas na parte inferior do veículo.
Devido à sujeira geral, água em spray, lama e outras coisas, engraxasse e na entrada da nova, expulsa a velha e as sujeiras que porventura entraram.

Não é o caso das nossas juntas, estão montadas dentro da manga do eixo.O problema é que várias motos apresentam o calo. Acaba criando mais problema do que resolvendo. A minha, a do Roberto e outras apresentam o calo em uma peça que não prevê manutenção. Fiz um micro furo e troquei a graxa por pressão até encontrar a solução definitiva. O calo estabilizou e parou de aumentar.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Fabiocabe
05-11-2021, 18:29
Muito obrigado Guilherme, pelas orientações. Realmente as coifas duram absurdamente. As da minha são originais. Abraços !

Possenti
06-11-2021, 07:44
Se a manitenção for bem feita usando as graxas corretas nao tera problema, uma reviso a cada 20k km é suficiente, são 30 minutos de serviço. Pra mim qualquer outra coisa feita como preventiva é gambiarra, principalmente furar a balançaa da moto !!! Esse furo não foi pensado no projeto, esse furo não projetado pode gerar trincas e assim comprometer a segurança.

Olá amigo, respeito sua opinião e também concordo que qualquer coisa feita fora dos parâmetros técnicos, é GAMBIARRA sim. Porém, não sei se você já teve a paciência de deitar ao lado de sua moto e olhar embaixo do braço oscilante das K50/51...faça isso e quem sabe você mude de ideia.

Um pequeno furo de 2 a 3mm feito no local demarcado pelo fabricante não irá comprometer de nenhuma forma...

Forte abraço

Possenti
06-11-2021, 07:52
Possenti,

Trabalhei na maior fábrica no Brasil, à época, de redutores e acoplamentos industriais.
Graxa para união de acoplamentos é específica para altas pressões e com características diversas de todas as outras.
Pesquise nos fabricantes de lubrificantes e verá a quantidade de graxas diferentes para usos específico.
Se assim não fosse, haveria um único tipo de graxa.

A união de eixos estriados pede uma película fina sobre toda a superfície dos dentes, os machos e os fêmeas, muito pouca graxa para falar a verdade.
A graxa na verdade é o excipiente ou meio de transporte do pó de Cobre finamente moído. O que se deseja na superfície de contato é o Cobre, ele impede a conhecida colagem de eixo.
Não é necessário excesso de graxa neste ponto, portanto não haverá o famoso "espalha merda".
Se houver, o serviço não foi feito corretamente, falta de atenção e/ou falta de conhecimento técnico.

Sim amigo, para cada uso existe um produto adequado com as características para tal...o que quis dizer e que testamos e não notamos nada anormal em utilizarmos a mesma graxa na coifa na junção estriada. O papel dela no conjunto LUVA/EIXO PINHÃO é não deixar que o pequeno atrido do "entra e sai (muito pouco mesmo, menor q 2mm)do pinhão na luva e que a corrosão ataque o local.
O cardã tem2 pontos de esforço que são crônicos: (i) na parte superior quando o braço oscilante é exigido no seu curso máximo;(ii) na parte inferior é permanente, pois o DRIVE é desalinhado ao braço oscilante e a cruzeta está sempre trabalhando em ângulo (para isso que ela serve).

Por isso, sempre recomendamos que ao passar por um obstáculo (quebra mola, por exemplo) onde o curso da suspensão vai ao limite, que seja feito com a embreagem acionada, ou seja, tração solta. Isso não vai exigir da cruzeta...

Tenho aberto cardã das Tiger's e as cruzetas estão todas fadigadas, marcadas nos pontos de esforço mecânico. Motos com 30mil km...A vantagem do sistema inglês é que o cardã é desmontável e existe a saída de água na própria COIFA furada...

Gnegraes
16-11-2021, 09:50
Sim amigo, para cada uso existe um produto adequado com as características para tal...o que quis dizer e que testamos e não notamos nada anormal em utilizarmos a mesma graxa na coifa na junção estriada. O papel dela no conjunto LUVA/EIXO PINHÃO é não deixar que o pequeno atrido do "entra e sai (muito pouco mesmo, menor q 2mm)do pinhão na luva e que a corrosão ataque o local.
O cardã tem2 pontos de esforço que são crônicos: (i) na parte superior quando o braço oscilante é exigido no seu curso máximo;(ii) na parte inferior é permanente, pois o DRIVE é desalinhado ao braço oscilante e a cruzeta está sempre trabalhando em ângulo (para isso que ela serve).

Por isso, sempre recomendamos que ao passar por um obstáculo (quebra mola, por exemplo) onde o curso da suspensão vai ao limite, que seja feito com a embreagem acionada, ou seja, tração solta. Isso não vai exigir da cruzeta...

Tenho aberto cardã das Tiger's e as cruzetas estão todas fadigadas, marcadas nos pontos de esforço mecânico. Motos com 30mil km...A vantagem do sistema inglês é que o cardã é desmontável e existe a saída de água na própria COIFA furada...

Possenti,

A extremidade da junta cardã na saída do câmbio não é o centro de giro do movimento oscilatório da balança monobraço.
Por este motivo o eixo necessita se mover longitudinalmente, aumentando e diminuindo seu comprimento, o que ocorre no centro do eixo que é deslizante e absorve as variações de posição relativa no giro da balança.

As uniões estriadas das juntas cardã não devem deslizar na operação normal, seja do lado do câmbio, seja do lado da caixa de redução traseira e não são projetadas para isso, apenas devem transmitir torque.
Possuem ajuste eixo-furo bastante preciso, acoplamento justo sem folga praticamente, se acoplam com leve interferência. O Manual RSD mostra inclusive que para desmontar essa união deve-se usar uma chave de fenda como alavanca para expulsar a junta cardã do eixo estriado.

Desmontagem

11040

Montagem

11041

>>>>> Como se trata de português de Portugal, veio é o termo técnico usado para eixo, que é o termo usado aqui.

Reiner
16-11-2021, 12:34
Possenti,

A extremidade da junta cardã na saída do câmbio não é o centro de giro do movimento oscilatório da balança monobraço.
Por este motivo o eixo necessita se mover longitudinalmente, aumentando e diminuindo seu comprimento, o que ocorre no centro do eixo que é deslizante e absorve as variações de posição relativa no giro da balança.

As uniões estriadas das juntas cardã não devem deslizar na operação normal, seja do lado do câmbio, seja do lado da caixa de redução traseira e não são projetadas para isso, apenas devem transmitir torque.
Possuem ajuste eixo-furo bastante preciso, acoplamento justo sem folga praticamente, se acoplam com leve interferência. O Manual RSD mostra inclusive que para desmontar essa união deve-se usar uma chave de fenda como alavanca para expulsar a junta cardã do eixo estriado.

Desmontagem

11040

Montagem

11041

>>>>> Como se trata de português de Portugal, veio é o termo técnico usado para eixo, que é o termo usado aqui.Guilherme,
Já trocamos ideia sobre isso.
Na AC, não conheço, mas na LC, a compensação do cardan é feita nas 2 estrias. A dianteira e a traseira. Pois, com certeza, não tem estrias ou outro tipo de compensação no centro do eixo.




Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
16-11-2021, 16:08
Guilherme,
Já trocamos ideia sobre isso.
Na AC, não conheço, mas na LC, a compensação do cardan é feita nas 2 estrias. A dianteira e a traseira. Pois, com certeza, não tem estrias ou outro tipo de compensação no centro do eixo.




Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Teu eixo não possui dois diâmetros ao longo do comprimento?
Como esse da foto?

11042

Ou a geometria das barras do Paralever foi modificada de tal modo que não é mais necessária compensação...:confused:

Reiner
17-11-2021, 11:39
Reiner,

Teu eixo não possui dois diâmetros ao longo do comprimento?
Como esse da foto?

11042

Ou a geometria das barras do Paralever foi modificada de tal modo que não é mais necessária compensação...:confused:Guilherme,
Encontrei esse texto no site da BMW Motorrad Brasil. Acho que explica nossas dúvidas.

"As forças cinéticas do paralever são tais que não ocorrem alterações no comprimento, nem é necessária qualquer peça de deslocamento. Para um conforto adicional, um amortecedor de torção está integrado no interior do cardã.*"
Explica inclusive a diferença de diâmetro no eixo....[emoji6]
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Possenti
27-11-2021, 07:01
Olá pessoal...
Existe movimentação no sentido longitudinal em todos os cardãs das BMW, seja ela k25 ou k50/k51. A junção superior praticamente não se movimenta, pois existe um anel elástico interno que o mantém firme junto ao entalhado da câmbio. O movimento mais acentuado é na junção inferior...É lógico que este movimento é mínimo, na ordem de milímetros.

O acoplamento vulcanizado que une as duas partes (grossa e a fina) tem 2 propósitos: evitar que os trancos de arrancada sejam transmitidos as junções (sobretudo as cruzetas) e balanceamento. A movimentação dele é também mínima, porém em sentido RADIAL. Cerca de 2 a 3 graus no seu giro quando o torque é elevado.

Já tivemos 2 casos de cardãs de k25 que, por conta de sua longevidade e/ou lavagem com produto químico, a vulcanização soltou e aí o cardã gira em falso...Neste caso, não há solução. A partir destes 2 casos, adotamos sempre testes de torção em todos os cardãs que recuperamos.

A graxa para as junções é para garantir que não haja nenhum processo que impeça sua movimentação(junção inferior), além de auxiliar como anti-corrosão.

Para quem não entende bem o funcionamento do cardã na moto, é muito simples: (i) Não podemos utilizar um eixo reto e rígido, pois a moto é monobraço (sem balça traseira. A ST possui balança e usa um eixo rígido até a junção superior); (ii) articular transmitindo torque para a roda (articulação mais agressiva é na junção superior (chega até 25 graus) e levemente na junção inferior); Basta colocar a moto no cavalete e olhar pelo lado esquerdo e depois pela traseira a uma certa distância...Facilmente verão que o cardã é exigido nos 2 pontos, sendo o mais crítico na junção superior, como mencionado.

Minha singela contribuição a esta discussão...

Gnegraes
27-11-2021, 09:21
Olá pessoal...
Existe movimentação no sentido longitudinal em todos os cardãs das BMW, seja ela k25 ou k50/k51. A junção superior praticamente não se movimenta, pois existe um anel elástico interno que o mantém firme junto ao entalhado da câmbio. O movimento mais acentuado é na junção inferior...É lógico que este movimento é mínimo, na ordem de milímetros.

O acoplamento vulcanizado que une as duas partes (grossa e a fina) tem 2 propósitos: evitar que os trancos de arrancada sejam transmitidos as junções (sobretudo as cruzetas) e balanceamento. A movimentação dele é também mínima, porém em sentido RADIAL. Cerca de 2 a 3 graus no seu giro quando o torque é elevado.

Já tivemos 2 casos de cardãs de k25 que, por conta de sua longevidade e/ou lavagem com produto químico, a vulcanização soltou e aí o cardã gira em falso...Neste caso, não há solução. A partir destes 2 casos, adotamos sempre testes de torção em todos os cardãs que recuperamos.

A graxa para as junções é para garantir que não haja nenhum processo que impeça sua movimentação(junção inferior), além de auxiliar como anti-corrosão.

Para quem não entende bem o funcionamento do cardã na moto, é muito simples: (i) Não podemos utilizar um eixo reto e rígido, pois a moto é monobraço (sem balça traseira. A ST possui balança e usa um eixo rígido até a junção superior); (ii) articular transmitindo torque para a roda (articulação mais agressiva é na junção superior (chega até 25 graus) e levemente na junção inferior); Basta colocar a moto no cavalete e olhar pelo lado esquerdo e depois pela traseira a uma certa distância...Facilmente verão que o cardã é exigido nos 2 pontos, sendo o mais crítico na junção superior, como mencionado.

Minha singela contribuição a esta discussão...


Olá Possenti,

Coisas que não consegui visualizar / entender:

1- O que você entende por "acoplamento vulvanizado"? Quais são "as duas partes (grossa e fina)" ?

2- Outra observação: o funcionamento do eixo cardan independe se a suspensão é monobraço ou de 2 braços.
Eixos cardan foram utilizados por décadas em diferentes motos, a primeira delas ainda no século XIX.
A BMW não inventou o eixo cardan para motos, mas sim a balança monobraço lançada na linha GS em 1980. Todas as transmissões desde 1923 foram com eixo cardan nos motores boxer e depois na família K.

3- faço parte de dois grandes Fóruns de BMWs na Alemanha, um deles neste momento estava com mais de 1500 usuários online. Lá não se mencionam problemas com eixo cardan, só pontualmente.
Com certeza isso vem da cultura na Europa de inspecionar rotineiramente e fazer manutenção adequada nas motos.
Ou é isso, ou a BMW usa cardans e coifas de borracha de terceira qualidade para exportar para o Brasil.... Já que são montadas na mesma fábrica, precisam prestar atenção na seleção para separar peças boas para o mundo e peças para o Brasil.

Possenti
28-11-2021, 07:47
Olá Guilherme...referente aos seus pontos mencionados:
1) a união entre as partes que você menciona "grossa e fina" é com vulcanização. Não há união metálica entre estas duas partes.

2) Evidentemente que você tem razão, pois não entendeu o que eu quis dizer. O cardã tem a função de transmitir movimento e seus "derivados (torque, etc) para algum outro ponto em que não esteja alinhado. Quando me referi do monobraço da bmw, que surgiu com a série GS, o drive ficou desalinhado em relação a saída do câmbio. Mais agressivo ainda, nas k25 em diante (1200 a ar).

3)Não tenho dúvida de que você gosta do assunto, e de nenhuma forma quero criar discussão no sentido negativo...O fato é que algo está errado. Ontem mesmo abri uma k51 2020 com 8mil km com o cardã brilhando. Ao inspecionar minuciosamente, constatei que a graxa está sendo expulsa, conforme poderemos ver nas fotos que postarei na sequência.

Posso estar enganado sim, mas a partir dos anos 2016/17 a qualidade e durabilidade do cardã tem diminuído...Acompanho aqui na minha região 58 motos, cuidando de maneira como se fosse minha. Já tivemos casos de troca de cardã mesmo com todo zelo que a moto mereceu...
Desta forma, a recomendação que posso dar é mantenham em dia a inspeção da moto e ao perceber pequenos calos já na articulação do cardã, CUIDADO...ele já está entrando na fase de "Lubrificação Insuficiente"

Possenti
28-11-2021, 07:53
11049

11050

11051

11052

11053

11054

Possenti
28-11-2021, 07:56
Pode ser o excesso de graxa que foi expelido??? pode sim, mas se saiu o excesso, quem garante que não sairá a lubrificação essencial?

Quando recuperamos cardãs, enviamos todos lubrificados e evidentemente sempre sai graxa quando forçamos através da bomba de graxa (nas k25 que são engraxáveis) e das k50/k51 quando montamos o excesso sai também. Porém, isso ocorre porque o copinho é prensado na montagem e aí o anel vedante deixa passar por pressão mesmo...

Gnegraes
28-11-2021, 10:49
Olá Guilherme...referente aos seus pontos mencionados:
1) a união entre as partes que você menciona "grossa e fina" é com vulcanização. Não há união metálica entre estas duas partes.

2) Evidentemente que você tem razão, pois não entendeu o que eu quis dizer. O cardã tem a função de transmitir movimento e seus "derivados (torque, etc) para algum outro ponto em que não esteja alinhado. Quando me referi do monobraço da bmw, que surgiu com a série GS, o drive ficou desalinhado em relação a saída do câmbio. Mais agressivo ainda, nas k25 em diante (1200 a ar).

3)Não tenho dúvida de que você gosta do assunto, e de nenhuma forma quero criar discussão no sentido negativo...O fato é que algo está errado. Ontem mesmo abri uma k51 2020 com 8mil km com o cardã brilhando. Ao inspecionar minuciosamente, constatei que a graxa está sendo expulsa, conforme poderemos ver nas fotos que postarei na sequência.

Posso estar enganado sim, mas a partir dos anos 2016/17 a qualidade e durabilidade do cardã tem diminuído...Acompanho aqui na minha região 58 motos, cuidando de maneira como se fosse minha. Já tivemos casos de troca de cardã mesmo com todo zelo que a moto mereceu...
Desta forma, a recomendação que posso dar é mantenham em dia a inspeção da moto e ao perceber pequenos calos já na articulação do cardã, CUIDADO...ele já está entrando na fase de "Lubrificação Insuficiente"



Olá Possenti,

Vamos lá:

1) Continuo sem entender. Você mencionou... "O acoplamento vulcanizado que une as duas partes (grossa e a fina) tem 2 propósitos: evitar que...".
Acoplamento vulcanizado??? O único material que pode ser vulcanizado é a borracha. O que existe são 2 coifas de borracha nas articulações da balança monobraço.

3) Reafirmando o que escreví: nos 2 sites alemães que participo, não há menções de problemas de qualidade nos eixos cardans de modelos BMW que o utilizam.
Apenas poucas citações e que face o enorme número de participantes nestes fóruns com todos os modelos e anos de fabricação, pode-se dizer que são falhas pontuais e normais em todos os tipos de veículos. Num deles há 55.800 participantes, universo para lá de amplo sob a óptica de estatísticas...

Kinha
28-11-2021, 13:14
Pode ser o excesso de graxa que foi expelido??? pode sim, mas se saiu o excesso, quem garante que não sairá a lubrificação essencial?

Quando recuperamos cardãs, enviamos todos lubrificados e evidentemente sempre sai graxa quando forçamos através da bomba de graxa (nas k25 que são engraxáveis) e das k50/k51 quando montamos o excesso sai também. Porém, isso ocorre porque o copinho é prensado na montagem e aí o anel vedante deixa passar por pressão mesmo...

Possenti:

Tu tens oficina de motos em Dois Vizinhos? Qual o nome da oficina? Poderia explicar o que seriam os "calos"? Na prática, como ele se manifesta?

Reiner
29-11-2021, 07:12
Possenti,
Eu entendi muito bem suas explicações, por favor, qdo for possível, quando tiver em mãos uma peça descartada, "queima" uma para separar os tubos e posta as fotos. Eu agradeço desde já se fizer isso e agradeço suas colaborações...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Possenti
01-12-2021, 06:39
11056

11057

Segue as fotos onde, para quem já desmontou o seu ou já tenha tido o prazer de pegar nas mãos, pode-se ver que a união entre as partes é Vulcanizada...

Possenti
01-12-2021, 06:45
Este cardã das fotos é de uma k25...simplesmente a vulcanização se soltou e ao tentar transmitir o torque ao drive, girou em falso, provocando aquecimento...

Acreditamos que este cardã tenha sofrido uma atuação antes no sentido de remoção de sujeira com banho de produto químico, o que pode ter iniciado o processo de descolamento da borracha do metal. Porém, não podemos ter certeza...

Não consegui encontrar um casco que cortei onde pode-se ver claramente a vulcanização.

Quanto aos relatos em fóruns de outros países, sobretudo da Alemanha, o que posso lhe dizer...O fato é que temos problemas por aqui e não sou poucos. Pode ser vários fatores sim, sobretudo a negligência da própria BMW em não inserir no plano de manutenção das primeiras revisões a inspeção acurada.
Outro fator que nos chamou atenção foi o preço do cardã das k50/k51 despencar de uma hora para outra nas concessionárias...Por que será???!!!!

Forte abraço

Gnegraes
01-12-2021, 07:36
Este cardã das fotos é de uma k25...simplesmente a vulcanização se soltou e ao tentar transmitir o torque ao drive, girou em falso, provocando aquecimento...

Acreditamos que este cardã tenha sofrido uma atuação antes no sentido de remoção de sujeira com banho de produto químico, o que pode ter iniciado o processo de descolamento da borracha do metal. Porém, não podemos ter certeza...

Não consegui encontrar um casco que cortei onde pode-se ver claramente a vulcanização.

Quanto aos relatos em fóruns de outros países, sobretudo da Alemanha, o que posso lhe dizer...O fato é que temos problemas por aqui e não sou poucos. Pode ser vários fatores sim, sobretudo a negligência da própria BMW em não inserir no plano de manutenção das primeiras revisões a inspeção acurada.
Outro fator que nos chamou atenção foi o preço do cardã das k50/k51 despencar de uma hora para outra nas concessionárias...Por que será???!!!!

Forte abraço


Bom dia Possenti,

Você está se referindo ao material Borracha.
Vulcanização não é um material, mas um processo de tratamento térmico onde através de calor se altera a característica da borracha, aumentando sua resistência.
Um ataque químico a uma borracha pode ser até mesmo de óleo ou graxa. Existem vários tipos de borracha para diferentes usos e fins, algumas com resistência química muito elevada, como as borrachas nitrílicas por exemplo. Não é o caso do eixo cardan.

Quanto custa um eixo cardan em CC no Brasil?

Rromagnani
01-12-2021, 08:47
Como sabem não entendo absolutamente nada de mecanica, mas como na minha antiga moto sempre revisei o cardã em todas as revisões, decidi fazer o mesmo com a nova.

Pois bem, fiz a revisão de 20k 15 dias atras e na última sexta-feira, levei a moto na Dinamo em Rio Claro (oficina do Val) para trocar os pneus e verificar o cardã. Para quem não conhece o Val é mecânico, restaurador de motos BMW e um cara muito boa gente, enfim, alguém bastante confiável.

As fotos abaixo são da minha moto com 20k e como podem ver, a montagem original não é engraxada... Aos olhos leigos, me parece obvio que algo está errado...

11058

11059

11060


O que acham???

Gnegraes
01-12-2021, 11:58
Beto,

Entrou água....
Como estava a coifa inferior? Na posição correta, estava sem trincas? As coifas tinham graxa na parte interna?
Se estavam sem graxa Staburags, pode ter sido a causa de entrada de água dentro da balança.

As manchas de oxidação não significam que a junta cardan traseira esteja comprometida, já que a as pistas e eixos estão lubrificados e selados.

Realmente se nota que não havia graxa no estriado. Isto indica que a montagem dela em Manaus tem alguma coisa errada nos procedimentos.

Você fez a revisão de 20k onde??? Em qual CC? Acho que deveria imprimir as fotos e levar até eles com as seguintes perguntas:

- Por que não verificaram isso na última revisão aqui?
- Por que não há sinal de graxa no eixo estriado?
- Por que não havia graxa nas partes internas das coifas?

Se não falamos / denunciamos problemas com a marca através do CC, nunca ficarão sabendo das cagadas que fazem, seja em Manaus, seja no CC.

Minha opinião pessoal: falha na montagem na fábrica em Manaus. Os conjuntos principais vem montados da Alemanha, como motor por exemplo.
Mas o fechamento dos conjuntos é feito aqui...

Reiner
01-12-2021, 12:00
Como sabem não entendo absolutamente nada de mecanica, mas como na minha antiga moto sempre revisei o cardã em todas as revisões, decidi fazer o mesmo com a nova.

Pois bem, fiz a revisão de 20k 15 dias atras e na última sexta-feira, levei a moto na Dinamo em Rio Claro (oficina do Val) para trocar os pneus e verificar o cardã. Para quem não conhece o Val é mecânico, restaurador de motos BMW e um cara muito boa gente, enfim, alguém bastante confiável.

As fotos abaixo são da minha moto com 20k e como podem ver, a montagem original não é engraxada... Aos olhos leigos, me parece obvio que algo está errado...

11058

11059

11060


O que acham???Eu acho que a BMW Brasil está cag$%&% na montagem....
Está nítido e claro que não houve adição de graxa na montagem inicial....
E o sistema é confiável, pois, montado e engraxado não apresenta problemas. E nem precisa de graxas importadas e caras....
Processo neles.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
01-12-2021, 12:11
Este cardã das fotos é de uma k25...simplesmente a vulcanização se soltou e ao tentar transmitir o torque ao drive, girou em falso, provocando aquecimento...

Acreditamos que este cardã tenha sofrido uma atuação antes no sentido de remoção de sujeira com banho de produto químico, o que pode ter iniciado o processo de descolamento da borracha do metal. Porém, não podemos ter certeza...

Não consegui encontrar um casco que cortei onde pode-se ver claramente a vulcanização.

Quanto aos relatos em fóruns de outros países, sobretudo da Alemanha, o que posso lhe dizer...O fato é que temos problemas por aqui e não sou poucos. Pode ser vários fatores sim, sobretudo a negligência da própria BMW em não inserir no plano de manutenção das primeiras revisões a inspeção acurada.
Outro fator que nos chamou atenção foi o preço do cardã das k50/k51 despencar de uma hora para outra nas concessionárias...Por que será???!!!!

Forte abraçoPossenti, obrigado por suas colaborações. Está ajudando a desmistificar a mecânica da BMW. Apesar de ter soluções sofisticadas e geniais, é muito simples manter. Sabendo o que fazer ou levar pra quem sabe.
O proprietário consciente, sabe que deve ser feito a manutenção e controle do uso.
Essa junção dos eixos por vulcanizacao, achei genial.
Com relação à qualidade dos produtos, me parece que o equilíbrio custo/qualidade, está pendendo negativamente para a qualidade, visando aumentar a lucratividade.
Veja o suporte do parabrisa....
O meu já levou umas pancadas boas sem quebrar....
Agora já temos 2 quebras relatadas da 1250.....e aí?
Valeu Possenti.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Rromagnani
01-12-2021, 13:39
Não entrou água...

A coifa estava perfeita e corretamente montada.

Todas as revisoes foram feitas na Gran Brasil em SP... Pedi para abrir o carda e a resposta é que não poderiam fazer isso de forma alguma.

Sem dúvida há cagada generalizada na montagem na fábrica e uma teimosia inadmissível na manutenção periódica.

A partir da próxima revisão volto a passar longe da CC como fazia com a moto antiga...

Adoro a moto, mas a manutenção é péssima...

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
01-12-2021, 14:10
Não entrou água...

A coifa estava perfeita e corretamente montada.

Todas as revisoes foram feitas na Gran Brasil em SP... Pedi para abrir o carda e a resposta é que não poderiam fazer isso de forma alguma.

Sem dúvida há cagada generalizada na montagem na fábrica e uma teimosia inadmissível na manutenção periódica.

A partir da próxima revisão volto a passar longe da CC como fazia com a moto antiga...

Adoro a moto, mas a manutenção é péssima...

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk


Beto,

Você com as fotos do conjunto aberto deveria botar a boca no Trombone.

Tinha graxa nas partes internas das coifas???

Enviar à BMW, eles tem de dar uma satisfação ao cliente.
Se ninguém reclama, para eles está tudo em ordem....

Marcelo DC
01-12-2021, 14:58
A minha abri a primeira vez com 7000km. Estava bem engraxada, com uma graxa bem adesiva. Foi até dificil limpar tudo. Já o corpo do cardã apresentava pequenas marcas de ferrugem. Lixei levemente e pintei o cardã. Depois coloquei uma graxa por cima adesiva, tipo motul C4, no corpo do cardã, para minimizar o contato com humidade. E engraxei as luvas. Está com 100k agora e as luvas parecem nao ter muito desgaste, ja que lubrifiquei a cada troca de oleo. Já os rolamentos da cruzeta apresentam um leve calo. Em breve será trocada tambem e será feito o pastilhamento de niver de 100k.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Marcelo DC
01-12-2021, 14:59
11056

11057

Segue as fotos onde, para quem já desmontou o seu ou já tenha tido o prazer de pegar nas mãos, pode-se ver que a união entre as partes é Vulcanizada...Porque não pode ser uma peça unica conectada a luva superior e inferior pelas cruzetas?

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Reiner
01-12-2021, 15:32
Marcelo, com certeza até pode. Como as outras marcas.
A conexão vulcanizada ajuda a aumentar o conforto e até a durabilidade das peças envolvidas.
Em anexo, trolagem rodando o wattzap....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20211201/ee18dfa81477562ae08141a090fb8e3d.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marcelo DC
01-12-2021, 15:41
Boa Reiner. Obrigado.

:):):) ....

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Benicio
01-12-2021, 15:48
Marcelo, com certeza até pode. Como as outras marcas.
A conexão vulcanizada ajuda a aumentar o conforto e até a durabilidade das peças envolvidas.
Em anexo, trolagem rodando o wattzap....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20211201/ee18dfa81477562ae08141a090fb8e3d.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Boa! Kkkkkk

Gnegraes
01-12-2021, 16:14
Marcelo, com certeza até pode. Como as outras marcas.
A conexão vulcanizada ajuda a aumentar o conforto e até a durabilidade das peças envolvidas.
Em anexo, trolagem rodando o wattzap....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20211201/ee18dfa81477562ae08141a090fb8e3d.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Marcelo e Reiner,

O objetivo de haver esta Borracha unindo as duas partes do eixo é funcionar como amortecedor de vibrações e choques tanto vindo do câmbio para proteger a caixa de redução traseira como a de um tranco vindo da roda e sendo transmitido ao câmbio. Funciona como um amortecedor à torção.

Borrachas sem o processo de vulcanização são extremamente frágeis, se desmancham à toa. Desconheço qualquer peça confeccionada de borracha em qualquer parte de um veículo ou máquina que não seja vulcanizada.

É bastante corriqueiro o uso da borracha em acoplamentos de eixos em máquinas e equipamentos.
Vejam a figura abaixo, como mero exemplo:

11061

Possenti
05-12-2021, 07:12
Olá Roberto Romagnani...

O Val é cliente nosso, já enviamos alguns cardãs para ele...

Quanto a corrosão do sistema aí, isso é o mais claro e nítido exemplo de que a água entrou e não saiu...Aí fez a festa, como o processo corrosivo...por sorte você abriu a tempo...

Insisto, apesar de muitos "metidos a entendidos" aí ficarem discursando a toa tecnicamente sem nunca terem atuado num sistema da bmw, o problema nunca foi a água entrar, mas sim ela NÃO SAIR...Se olhares embaixo do braço oscilante das k50/k51 tem o local apropriado para efetuar um pequeno furo de uns 3mm, suficiente para água entrar e sair...(lá vem os "entendidos" falando isso ou aquilo...)

Em todas motos que atuamos realizamos o furo, em todas. A minha, retirada zero em 2015 já na largada furei e está com 81 mil km, pois nos últimos anos não tenho viajado com ela, embora já tenha rodado a América do Sul inteira (menos Venezuela e Colômbia). Nem o sal da bolívia e argentina deixou marcas no sistema, somente no aço inox dos suportes dos baús.

Rodei por mais de 10 mil km sem as coifas testando um cardã modelo reforçado que desenvolvemos (cruzeta 20mm) e sequer deixou algum ponto de corrosão...

Portanto, sem polemizar devíamos tentar entender que, quem está na linha de frente atuando nestes problemas (não que somos donos da verdade) que estamos alguns passos de quem, teoricamente fica somente lendo fóruns e fóruns...

Tem muitos mecânicos qualificados no país. Vocês em SP tem muitos, a exemplo do Piu, o Val e tantos outros...Incluam em suas motos, mesmo que na garantia a abertura do sistema. Paguem em separado, se for o caso e exijam que seja feito na revisão dos 1 mil, 10, 20, 30...mil km. Fique junto ao mecânico na abertura...é Nosso direito. Esta história de PROIBIDO A ENTRADA na oficina não é legal. Temos o direito de acompanhar...Não ficar baforando no cangote do técnico, mas a distância não a perder de vista a nossa moto.

Forte abraço e desculpem a franqueza...

Rromagnani
05-12-2021, 08:37
Olá Roberto Romagnani...

O Val é cliente nosso, já enviamos alguns cardãs para ele...

Quanto a corrosão do sistema aí, isso é o mais claro e nítido exemplo de que a água entrou e não saiu...Aí fez a festa, como o processo corrosivo...por sorte você abriu a tempo...

Insisto, apesar de muitos "metidos a entendidos" aí ficarem discursando a toa tecnicamente sem nunca terem atuado num sistema da bmw, o problema nunca foi a água entrar, mas sim ela NÃO SAIR...Se olhares embaixo do braço oscilante das k50/k51 tem o local apropriado para efetuar um pequeno furo de uns 3mm, suficiente para água entrar e sair...(lá vem os "entendidos" falando isso ou aquilo...)

Em todas motos que atuamos realizamos o furo, em todas. A minha, retirada zero em 2015 já na largada furei e está com 81 mil km, pois nos últimos anos não tenho viajado com ela, embora já tenha rodado a América do Sul inteira (menos Venezuela e Colômbia). Nem o sal da bolívia e argentina deixou marcas no sistema, somente no aço inox dos suportes dos baús.

Rodei por mais de 10 mil km sem as coifas testando um cardã modelo reforçado que desenvolvemos (cruzeta 20mm) e sequer deixou algum ponto de corrosão...

Portanto, sem polemizar devíamos tentar entender que, quem está na linha de frente atuando nestes problemas (não que somos donos da verdade) que estamos alguns passos de quem, teoricamente fica somente lendo fóruns e fóruns...

Tem muitos mecânicos qualificados no país. Vocês em SP tem muitos, a exemplo do Piu, o Val e tantos outros...Incluam em suas motos, mesmo que na garantia a abertura do sistema. Paguem em separado, se for o caso e exijam que seja feito na revisão dos 1 mil, 10, 20, 30...mil km. Fique junto ao mecânico na abertura...é Nosso direito. Esta história de PROIBIDO A ENTRADA na oficina não é legal. Temos o direito de acompanhar...Não ficar baforando no cangote do técnico, mas a distância não a perder de vista a nossa moto.

Forte abraço e desculpem a franqueza...

Tudo em ordem Possenti?

Sim, sabia que o Val era cliente de vcs…. Aliás, parabéns pelo belo trabalho.

Faz tempo que nas revisões mando abrir e lubrificar o carda, mas isso só é possível fora das CCS…. Na rede autorizada, nem pagando por fora fazem isso…

No meu caso, fiz a revisão na CC e pedi para o Val abrir e lubrificar. Já imaginava que estava seco.

A teimosia da BMW em não incluir essa simples verificação nas revisões, chega a ser irritante, afinal, não são poucos os casos de problema no sistema.

Mas, como considero a moto espetacular, nada que uma visita no Val de tempos em tempos não resolva! Kkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Kinha
05-12-2021, 20:01
Tudo em ordem Possenti?

Sim, sabia que o Val era cliente de vcs…. Aliás, parabéns pelo belo trabalho.

Faz tempo que nas revisões mando abrir e lubrificar o carda, mas isso só é possível fora das CCS…. Na rede autorizada, nem pagando por fora fazem isso…

No meu caso, fiz a revisão na CC e pedi para o Val abrir e lubrificar. Já imaginava que estava seco.

A teimosia da BMW em não incluir essa simples verificação nas revisões, chega a ser irritante, afinal, não são poucos os casos de problema no sistema.

Mas, como considero a moto espetacular, nada que uma visita no Val de tempos em tempos não resolva! Kkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Roberto, qual é a oficina do Val? Fica na cidade de SP?

Marcelo DC
05-12-2021, 20:06
Roberto, qual é a oficina do Val? Fica na cidade de SP?Fica na cidade de Rio Claro/Sp. Chama-se Dinamo Motos. Tem o contato aqui no forum no post de oficinas indicadas. No google aparece fácil.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
05-12-2021, 20:23
Roberto, qual é a oficina do Val? Fica na cidade de SP?

Dínamo motos… 19 99709-2343. Chama pelo WhatsApp que é mais tranquilo.

Fica em Rio Claro, mas vale muito a pena ir até lá!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk