PDA

Ver Versão Completa : Engatar marcha com quick shifter



rafaelgs
15-03-2021, 15:27
Boa tarde Senhores , estou há pouco tempo com minha GS1200 2018 , estou com dificuldade na troca de marchas usando o quick shifter , principalmente da primeira marcha para segunda em altas rotações , sendo preciso muita força na alavanca de cambio para engatar , sendo que as vezes mesmo usando toda força é dificil entrar marcha .
Em marchas mais altas fica muito mais suave e fácil a troca , isso é caracteristico da gs 1200 ?

obrigado .

adriel
15-03-2021, 21:41
A minha é uma GSA 18/19 e todas as marchas entram bem fácil com o quick shifter. Talvez seja melhor algum mecânico dar uma olhada na sua.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
16-03-2021, 07:21
Boa tarde Senhores , estou há pouco tempo com minha GS1200 2018 , estou com dificuldade na troca de marchas usando o quick shifter , principalmente da primeira marcha para segunda em altas rotações , sendo preciso muita força na alavanca de cambio para engatar , sendo que as vezes mesmo usando toda força é dificil entrar marcha .
Em marchas mais altas fica muito mais suave e fácil a troca , isso é caracteristico da gs 1200 ?

obrigado .

Engatar 2a marcha com rotação elevada na 1a march sempre é ruidoso, usando a embreagem e em quase todas as motos que já ví na vida.
Tem a ver com a relação de redução da 1a marcha ser muito grande e haja anel de sincronismo para absorver as diferenças de rotação entre os eixos.

Com o quickshifter não poderia ser diferente, já que o câmbio é o mesmo.
Se o ruído nesta condição de troca de marcha em alto giro te incomoda, use a embreagem...

EvertonM
16-03-2021, 08:27
Para não perder as manias de velho, sempre uso a embreagem... se um dia voltar para uma moto que não tenha quick shifter, já estou acostumado !! rsrs

rafaelgs
16-03-2021, 08:30
A minha é uma GSA 18/19 e todas as marchas entram bem fácil com o quick shifter. Talvez seja melhor algum mecânico dar uma olhada na sua.


Sent from my iPhone using Tapatalk

bom dia Adriel , ja levei em dois mecanicos e me falaram que não tem nada de errado , já um consultor tecnico da ccs me disse que as novas melhoraram nessa questão , agora não sei .

rafaelgs
16-03-2021, 08:32
Mas percebo que o sistema funciona bem a partir da terceira marcha em rodovias e em certas rotações , já na cidade é meio impreciso para usar o quick .

adriel
16-03-2021, 08:36
bom dia Adriel , ja levei em dois mecanicos e me falaram que não tem nada de errado , já um consultor tecnico da ccs me disse que as novas melhoraram nessa questão , agora não sei .

O quick shifter tem um mecanismo que impede o acionamento da alavanca qdo a moto não está no giro aceitável para a troca. Não sei exatamente como funciona do ponto de vista mecânico, mas pelo seu relato é como se isso estivesse acontecendo, mesmo na faixa correta de rotação.

Eu levaria para alguém especializado olhar. Na sua região recomento o Madeira Performance. O cara conhece muito e vai poder te dar certeza do que está acontecendo.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
16-03-2021, 10:28
O quick shifter tem um mecanismo que impede o acionamento da alavanca qdo a moto não está no giro aceitável para a troca. Não sei exatamente como funciona do ponto de vista mecânico, mas pelo seu relato é como se isso estivesse acontecendo, mesmo na faixa correta de rotação.

Eu levaria para alguém especializado olhar. Na sua região recomento o Madeira Performance. O cara conhece muito e vai poder te dar certeza do que está acontecendo.


Sent from my iPhone using Tapatalk


"O quick shifter tem um mecanismo que impede o acionamento da alavanca qdo a moto não está no giro aceitável para a troca."

Não creio nesta hipótese, seria algo muito complexo de realizar mecanicamente. Em alto giro, sem usar a embreagem você não consegue acoplar o anel sincronizador com a engrenagem, a diferença de giro é muito grande.

O quickshifter funciona de tal forma que ao acionar o pedal do câmbio, faz um acionamento parcial da embreagem, facilitando o engate da marcha.

Em rotações intermediárias não é necessário embrear totalmente para engatar uma marcha, um pequeno toque na alavanca da embreagem faz o trabalho a contento.
Tanto é verdade que na minha que não possui o sistema, às vezes de brincadeira rodo sem usar a embreagem, as marchas entram facilmente e sem ruído.
Óbvio que em regime de rotações médias, nada de altos giros pois até com embreagem de 1a para 2a há ruído.

Se a embreagem está com algum desgaste ou problema, pode ser esta a causa e não o câmbio, pode ter certeza.
O novo sistema de embreagem multidisco banhada a óleo tem alguma dificuldade no acerto de ponto de embrear, além disso oscila com a variação de temperatura do motor e do óleo. É um sistema mais sensível que o clássico monodisco a seco ou mesmo em comparação com o multidisco a seco.

adriel
16-03-2021, 11:57
"O quick shifter tem um mecanismo que impede o acionamento da alavanca qdo a moto não está no giro aceitável para a troca."

Não creio nesta hipótese, seria algo muito complexo de realizar mecanicamente. Em alto giro, sem usar a embreagem você não consegue acoplar o anel sincronizador com a engrenagem, a diferença de giro é muito grande.

O quickshifter funciona de tal forma que ao acionar o pedal do câmbio, faz um acionamento parcial da embreagem, facilitando o engate da marcha.

Em rotações intermediárias não é necessário embrear totalmente para engatar uma marcha, um pequeno toque na alavanca da embreagem faz o trabalho a contento.
Tanto é verdade que na minha que não possui o sistema, às vezes de brincadeira rodo sem usar a embreagem, as marchas entram facilmente e sem ruído.
Óbvio que em regime de rotações médias, nada de altos giros pois até com embreagem de 1a para 2a há ruído.

Se a embreagem está com algum desgaste ou problema, pode ser esta a causa e não o câmbio, pode ter certeza.
O novo sistema de embreagem multidisco banhada a óleo tem alguma dificuldade no acerto de ponto de embrear, além disso oscila com a variação de temperatura do motor e do óleo. É um sistema mais sensível que o clássico monodisco a seco ou mesmo em comparação com o multidisco a seco.

Concordo que o desgaste da embreagem pode causar ruídos, mas o caso relatado é diferente. Não há um ruído e sim o câmbio duro no uso do quick shifter.

Como falei, não conheço tecnicamente o funcionamento, mas a informação amplamente divulgada é de que o quick shifter apenas corta a ignição ou combustível por fração de segundo para entrada da marcha. Nunca vi a informação de que havia um atuador na embreagem, mas pode ser falta de conhecimento meu mesmo. Como existem kits prontos para instalação em praticamente qualquer moto, penso que instalar esse atuador seria complexo e até impeditivo em alguns modelos.

No funcionando da R1200GS, é impossível perceber alguma atuação na embreagem. A marcha entra seca, inclusive da o caraterístico pipoco se estiver em giro mais alto.

Veja no link abaixo o kit para F800GS. Só tem um módulo eletrônico, o que parece confirmar a informação que tenho.

https://www.sportbiketrackgear.com/healtech-bmw-f800gs-12-13-quickshifter-easy/


Sent from my iPhone using Tapatalk

Rromagnani
16-03-2021, 20:39
Kkkkk. TB pouco uso...

Uma situação bastante interessante e útil e no off road qdo se pilota em pé... Facilita bastante...

Na cidade não uso e na estrada só.em marchas mais altas...

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

willrod81
17-03-2021, 00:31
Normal, é uma característica da GS, de primeira para segunda ser mais difícil acertar o ponto que o quick engata macio e sem tranco. Eu sempre uso embreagem na saída e na troca de 1ª para 2ª, nas demais tudo com o quick.
Provavelmente sua moto não tem nenhum problema no sistema, tanto é que vc nota ser tranquilo nas demais marchas...
Como dica ou lembrança nunca esqueça que para as trocas ascendentes não pode desacelerar a moto e para as trocas descendentes não pode estar acelerando.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Marivaldo
17-03-2021, 07:51
Usar a embreagem faz parte da memória muscular de meu punho esquerdo. Raramente uso o recurso quick-shift. No tempo da RD50, chamávamos isso de mudar a marcha "no tempo" (década de 70). Torço para que nas motocicletas o câmbio manual sobreviva por um bom tempo ainda.

bybecker
01-06-2021, 13:11
Não tenho certeza, mas acho que o manual até não recomenda o quickshift em marchas muito baixas e com alto giro pela possibilidade de acidente por poder derrapar ou levantar a roda dianteira.

rodrigobor
27-03-2023, 07:19
"O quick shifter tem um mecanismo que impede o acionamento da alavanca qdo a moto não está no giro aceitável para a troca."

Não creio nesta hipótese, seria algo muito complexo de realizar mecanicamente. Em alto giro, sem usar a embreagem você não consegue acoplar o anel sincronizador com a engrenagem, a diferença de giro é muito grande.

O quickshifter funciona de tal forma que ao acionar o pedal do câmbio, faz um acionamento parcial da embreagem, facilitando o engate da marcha.

Em rotações intermediárias não é necessário embrear totalmente para engatar uma marcha, um pequeno toque na alavanca da embreagem faz o trabalho a contento.
Tanto é verdade que na minha que não possui o sistema, às vezes de brincadeira rodo sem usar a embreagem, as marchas entram facilmente e sem ruído.
Óbvio que em regime de rotações médias, nada de altos giros pois até com embreagem de 1a para 2a há ruído.

Se a embreagem está com algum desgaste ou problema, pode ser esta a causa e não o câmbio, pode ter certeza.
O novo sistema de embreagem multidisco banhada a óleo tem alguma dificuldade no acerto de ponto de embrear, além disso oscila com a variação de temperatura do motor e do óleo. É um sistema mais sensível que o clássico monodisco a seco ou mesmo em comparação com o multidisco a seco.

Bom dia!!! Eu acredito que o Quickshifter não aciona a embreagem, mesmo parcialmente. O funcionamento dele se restringe a bloquear o funcionamento do motor pela interrupção da ignição de forma momentânea, isso reduz a carga na transmissão e permite que a marcha deslize e engate.

Gnegraes
27-03-2023, 10:08
Bom dia!!! Eu acredito que o Quickshifter não aciona a embreagem, mesmo parcialmente. O funcionamento dele se restringe a bloquear o funcionamento do motor pela interrupção da ignição de forma momentânea, isso reduz a carga na transmissão e permite que a marcha deslize e engate.

Rodrigo, você está certo.

J. CARRIJO
09-07-2023, 19:05
Tinha uma Tiger 800, sem o Quick shifter. Estou com minha GS faz exatos 3 dias e ontem motoquei por 600 km. Observei que nas marchas inferiores o Quick se mostra ruidoso, da 3a parra cima é só alegria mantendo o acelerador ativo.