PDA

Ver Versão Completa : Motos bmw com alta quilometragem.



Marcelo DC
22-03-2021, 21:24
Pessoal, minha R1200 2017 está chegando aos 90000km com muita saúde. Praticamente não tive qualquer problema com ela nesses 3 anos e meio que temho ela. No entanto, esse é um assunto polêmico no meio motociclistico, já que as motos se descalorizam, ficam mais difíceis de vender e tem também a manutenção. Então aproveitei e coloquei o tópico aqui pois há vários assuntos sobre ele, por exemplo: 1 - a moto vai continuar confiável para longas viagens? 2 - existe km ideal para trocar/tempo ideal para trocar? 3 - compensa a manutenção de motos mais rodadas? Etc ....

O que vcs acham sobre essas motos? Minha presunção e foco são as motos rodadas mas com hoa manutenção.

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210323/c5883a361e1153bd78630896081aaddd.jpg

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Rromagnani
22-03-2021, 21:30
Moto velha, credo! Kkkkkkkkkkk.

Marcelão, já te falei minha opinião... vendi a minha 2015 e sinceramente me arrependi...

Nada contra a 1250, muito pelo contrário... a moto é simplesmente irretocável!

Mas a venda da antiga 1200 com mais de 120k kms, teve que ser feita por um valor bem abaixo do desejado... analisando friamente devia ter ficado em ela, mesmo se comprasse a 1250... teria duas motos incríveis!

Sua moto está impecável, então não há motivos para trocas...

Isso é a parte lógica, mas sabemos que as vezes começamos a “coçar” pela troca...


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Marcelo DC
22-03-2021, 21:48
A ideia Roberto é documentar esse tema aqui no forum. Tz ajude uns amigos. Não penso na venda no momento mas penso em viagens longas no futuro. A minha motoca tá rodada mas sempre papariquei ela. Realmente está muito boa. Quando vender, irei para uma moto menor, mas tb tenho. Um desejo de rodar 400kkm nela. Seria bem legal. Essa semana subi uns videos antigos de viagens com ela pro utube e pensei: quanta coisa a gente já fez junto.

Sim. As xs a gente fica pensando nessas trocas.


Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Reiner
22-03-2021, 22:10
Marcelo e Roberto, eu vi por esses tempos um vídeo do PIU dando manutenção numa 2015 ou 2016 com 300kkm em perfeita saúde....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marcelo DC
22-03-2021, 22:16
Reiner. Eu encontrei com essa moto na eurobike de Ribeirão....tinha quase 300...Acho que a ultima vez que vi estava com 330k....mas sempre fazendo as revisões....

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

willrod81
22-03-2021, 22:40
Questão bem pessoal!
Já vi pessoas bem endinheirada não trocar de motos e manter suas velhinhas bem conservadas para qualquer desafio, já vi pessoas com pouca grana trocando de moto frequentemente mantendo sempre motos novas todo ano, então quem está certo? Nenhum está errado pois não há regras...
Eu sempre tento trocar de motos entre 3 e 5 anos, tento rodar o máximo que posso nesse intervalo, mas como sou como a maioria do mundo onde o tempo para desfrutar são poucos, tipo fds, feriadões e uma férias por ano, não há sempre como rodar muito, então rodo muito menos do que gostaria nesse intervalo...
Por fim eu não me preocupo quando vendo minhas motos com alta quilometragem, por mais que desvalorize eu sempre tenho em mente o quanto de quilômetros ganhei em cima dela, o quão bom e prazeroso foi essa desvalorização rodando a moto...rsrs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

EvertonM
22-03-2021, 23:24
Essa moto roda 300-400 mil km se bem cuidada. Então sua moto entrou na adolescência. rsrs
Tenho uma igual à sua, ano 2018, mas ainda está com 24 mil km. Não vejo necessidade de trocar. Além da baixa km, faço as manutenções previstas. Se for trocar, vou ter que botar um monte de grana em cima para ter algo próximo do que já tenho. A confiabilidade da máquina é mais importante que sua "juventude".

Gnegraes
23-03-2021, 08:09
Meu pitaco no tema.

A característica de pilotagem é um dos fatores mais importantes quando se fala em longevidade de um veículo qualquer.
Se tua tocada é tranquila, sem usar com frequência as faixas altas de giro, sabe usar o torque do motor e usa a embreagem com carinho, a durabilidade do trainpower deverá ser enorme.
Nunca me esqueço de um repórter que perguntou ao Jack Steward (F1) qual o segredo para se ter um automóvel em perfeitas condições por muito tempo. A resposta do Jack foi: imagine que você está fazendo a mudança das louças e cristais de sua avó sem terem sido embaladas e protegidas e estão empilhadas no banco traseiro. Dirija como se sua vida dependesse de não quebrar nada ....
Uma metáfora talvez exagerada, mas que ilustra perfeitamente.

Isso obviamente aliado a uma manutenção preventiva criteriosa e que é muito, mas muito simples: siga as recomendações da fábrica.
Use a melhor gasolina que puder (= a mais alta octanagem), use sempre o grau térmico correto nas velas de ignição, use óleos sintéticos de primeira linha, verifique o estado do filtro de ar com frequência para ver se não está comatado (= menor vazão de ar).

Habitue-se a fazer inspeção visual rápida frequente nas partes externas da moto: manchas, pequenos vazamentos, estado de todas as borrachas (ressecamento) e seus corretos posicionamentos.

Evite lavar a moto com os demônios que atendem pela alcunha Kärcher, Wap e outros.
Umidade em excesso e água sob pressão molham contatos elétricos nos conectores. Isto leva ao inicio de oxidação destes contatos, o que fatalmente com o tempo poderá deixar um módulo eletrônico fora de operação ou até queimá-lo.
Mesmo sem a presença excessiva de água, com o passar do tempo e dos anos, os contatos elétricos tendem a se oxidar, já não permitindo a correta circulação de corrente elétrica = falha ou queima do módulo.

Módulo ABS após n ciclos de frenagens leva ao desgaste das escovas de seus motores internos. Nada de se apavorar, basta providenciar a substituição delas. E ainda: pode reduzir a tua capacidade de frenagem na emergência, mas você continua rodando, teus freios funcionam mesmo sem o ABS.

As atuais motos tem muita eletrônica embarcada, são inúmeros módulos eletrônicos e conectores. Todos sujeitos a mal contato elétrico.
Em confiabilidade e longevidade, todos eles depõe contra, as chances de pane são muito maiores que em motos com menos eletrônica.
Toda essa eletrônica existe em prol da segurança, mas como tudo na vida, tem seu preço. Seja no custo de manutenção, seja na confiabilidade.

Sabendo usar, não vai faltar....

Iceman
23-03-2021, 08:20
Eu já deixei minha opinião aqui em outro tópico.

Meu irmão pegou uma moto com 8 anos e apenas 3000 Km rodados.
Alguns diriam que foi um achado, joia rara. Ledo engano.
Pneus quadrados, bateria inutil, borrachas ressecadas, fios duros, filtros entupidos, enfim, todo tipo de problemas.

Entre uma dessas e a 1200 do Beto, com 120.000 Km, fico com a do Beto.

Quem roda muito com a moto é porque curte a máquina e certamente cuidou bem dela.

Mas infelizmente isso ainda é um "tabú" aqui no Brasil.
Moto ou carro com mais de 40~50.000Km é "velho/rodado" e aparentemente deveria estar no ferro-velho.

Quando comprei minha Cherokee V8 com 91.000 Km, minha esposa quase surtou. -"Você vai gastar uma fortuna com manutenção"; -"Esse carro não é confiável"; etc.
Estou com ela ha dois anos e as únicas coisas que tive que fazer, fora do normal, foi trocar a bateria e reparar o motor de partida. De resto, só alegria.

Gnegraes
23-03-2021, 12:09
Eu já deixei minha opinião aqui em outro tópico.

Meu irmão pegou uma moto com 8 anos e apenas 3000 Km rodados.
Alguns diriam que foi um achado, joia rara. Ledo engano.
Pneus quadrados, bateria inutil, borrachas ressecadas, fios duros, filtros entupidos, enfim, todo tipo de problemas.

Entre uma dessas e a 1200 do Beto, com 120.000 Km, fico com a do Beto.

Quem roda muito com a moto é porque curte a máquina e certamente cuidou bem dela.

Mas infelizmente isso ainda é um "tabú" aqui no Brasil.
Moto ou carro com mais de 40~50.000Km é "velho/rodado" e aparentemente deveria estar no ferro-velho.

Quando comprei minha Cherokee V8 com 91.000 Km, minha esposa quase surtou. -"Você vai gastar uma fortuna com manutenção"; -"Esse carro não é confiável"; etc.
Estou com ela ha dois anos e as únicas coisas que tive que fazer, fora do normal, foi trocar a bateria e reparar o motor de partida. De resto, só alegria.


Tenho um amigo sueco, o Lars Bjorkström, que não bate muito bem da cabeça. Sempre foi assim e depois de velho piorou. Para quem veleja, sim é ele, o proeiro de meu amigo Alex Welter que ganhou nossa primeira medalha de ouro na vela brasileira na Olimpíada de Moscow em 1980.

Voltando ao assunto: há uns anos atrás o Lars só comprava carro de taxista, de preferência Passat ou Quantun. A teoria dele é que tudo que tinha de dar errado no carro já havia sido reparado pelo taxista.... o mais novo que comprou estava com 250k rodados.
Se acham que a teoria ele está certa, erraram feio. Viviam dando problemas....

Reiner
23-03-2021, 12:14
Eu já deixei minha opinião aqui em outro tópico.

Meu irmão pegou uma moto com 8 anos e apenas 3000 Km rodados.
Alguns diriam que foi um achado, joia rara. Ledo engano.
Pneus quadrados, bateria inutil, borrachas ressecadas, fios duros, filtros entupidos, enfim, todo tipo de problemas.

Entre uma dessas e a 1200 do Beto, com 120.000 Km, fico com a do Beto.

Quem roda muito com a moto é porque curte a máquina e certamente cuidou bem dela.

Mas infelizmente isso ainda é um "tabú" aqui no Brasil.
Moto ou carro com mais de 40~50.000Km é "velho/rodado" e aparentemente deveria estar no ferro-velho.

Quando comprei minha Cherokee V8 com 91.000 Km, minha esposa quase surtou. -"Você vai gastar uma fortuna com manutenção"; -"Esse carro não é confiável"; etc.
Estou com ela ha dois anos e as únicas coisas que tive que fazer, fora do normal, foi trocar a bateria e reparar o motor de partida. De resto, só alegria.Concordo em gênero e grau....meu irmão tem motos pouquíssimo rodadas e conservadas....mas qualquer delas que pegar estrada e rodar 150km aparece um vazamento...veículo tem que rodar todo dia ou toda semana no mínimo.
Só não concordo que cherokee "V8" é só alegria, menos no posto de gasolina kkkkkkk

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marcelo DC
23-03-2021, 13:53
Eu já deixei minha opinião aqui em outro tópico.

Meu irmão pegou uma moto com 8 anos e apenas 3000 Km rodados.
Alguns diriam que foi um achado, joia rara. Ledo engano.
Pneus quadrados, bateria inutil, borrachas ressecadas, fios duros, filtros entupidos, enfim, todo tipo de problemas.

Entre uma dessas e a 1200 do Beto, com 120.000 Km, fico com a do Beto.

Quem roda muito com a moto é porque curte a máquina e certamente cuidou bem dela.

Mas infelizmente isso ainda é um "tabú" aqui no Brasil.
Moto ou carro com mais de 40~50.000Km é "velho/rodado" e aparentemente deveria estar no ferro-velho.

Quando comprei minha Cherokee V8 com 91.000 Km, minha esposa quase surtou. -"Você vai gastar uma fortuna com manutenção"; -"Esse carro não é confiável"; etc.
Estou com ela ha dois anos e as únicas coisas que tive que fazer, fora do normal, foi trocar a bateria e reparar o motor de partida. De resto, só alegria.Vdd....tem esse tabu mesmo.

Inclusive vejo muita gente falando que moto roda 400000km, sem problemas, mas quando chega a hora de trocar prefere aquela com baixa km.

Lembro do meu primeiro carro, um monza a alcool que comprei com 64000km e vendi perto dos 200k, sendo que trabalhava em vendas na cidade de São Paulo. Deu pouquíssimo problema e foi embora com a embreagem original.

Por outro lado, não vejo problemas quem gosta e tem condições de sempre trocar a motoca. Mas essas motos grandes perdem bastante valor, ainda mais na concessionária. Na minha já ofereceram 40k 2017, quando a zero custava 84k.



Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Marcelo DC
23-03-2021, 13:55
Meu pitaco no tema.

A característica de pilotagem é um dos fatores mais importantes quando se fala em longevidade de um veículo qualquer.
Se tua tocada é tranquila, sem usar com frequência as faixas altas de giro, sabe usar o torque do motor e usa a embreagem com carinho, a durabilidade do trainpower deverá ser enorme.
Nunca me esqueço de um repórter que perguntou ao Jack Steward (F1) qual o segredo para se ter um automóvel em perfeitas condições por muito tempo. A resposta do Jack foi: imagine que você está fazendo a mudança das louças e cristais de sua avó sem terem sido embaladas e protegidas e estão empilhadas no banco traseiro. Dirija como se sua vida dependesse de não quebrar nada ....
Uma metáfora talvez exagerada, mas que ilustra perfeitamente.

Isso obviamente aliado a uma manutenção preventiva criteriosa e que é muito, mas muito simples: siga as recomendações da fábrica.
Use a melhor gasolina que puder (= a mais alta octanagem), use sempre o grau térmico correto nas velas de ignição, use óleos sintéticos de primeira linha, verifique o estado do filtro de ar com frequência para ver se não está comatado (= menor vazão de ar).

Habitue-se a fazer inspeção visual rápida frequente nas partes externas da moto: manchas, pequenos vazamentos, estado de todas as borrachas (ressecamento) e seus corretos posicionamentos.

Evite lavar a moto com os demônios que atendem pela alcunha Kärcher, Wap e outros.
Umidade em excesso e água sob pressão molham contatos elétricos nos conectores. Isto leva ao inicio de oxidação destes contatos, o que fatalmente com o tempo poderá deixar um módulo eletrônico fora de operação ou até queimá-lo.
Mesmo sem a presença excessiva de água, com o passar do tempo e dos anos, os contatos elétricos tendem a se oxidar, já não permitindo a correta circulação de corrente elétrica = falha ou queima do módulo.

Módulo ABS após n ciclos de frenagens leva ao desgaste das escovas de seus motores internos. Nada de se apavorar, basta providenciar a substituição delas. E ainda: pode reduzir a tua capacidade de frenagem na emergência, mas você continua rodando, teus freios funcionam mesmo sem o ABS.

As atuais motos tem muita eletrônica embarcada, são inúmeros módulos eletrônicos e conectores. Todos sujeitos a mal contato elétrico.
Em confiabilidade e longevidade, todos eles depõe contra, as chances de pane são muito maiores que em motos com menos eletrônica.
Toda essa eletrônica existe em prol da segurança, mas como tudo na vida, tem seu preço. Seja no custo de manutenção, seja na confiabilidade.

Sabendo usar, não vai faltar....Bem colocado Gnegraes. A tocada influencia muito assim como o cuidado com a motoca.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Iceman
24-03-2021, 10:28
Concordo em gênero e grau....meu irmão tem motos pouquíssimo rodadas e conservadas....mas qualquer delas que pegar estrada e rodar 150km aparece um vazamento...veículo tem que rodar todo dia ou toda semana no mínimo.
Só não concordo que cherokee "V8" é só alegria, menos no posto de gasolina kkkkkkk

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

5.7L Hemi V8 - 340 HP
Entre 4 e 6 Km/l na cidade (gasolina comum), dependendo da tocada, mas se fosse para moscar, não precisava de um V8 certo? kkkkk

FCRUZ17
24-03-2021, 18:05
Também sofro do dilema e compartilho das mesmas dúvidas. Tenho uma GSA 2011 há 4 anos. Rodo cerca de 10mil kms por ano com ela, pois possuo outra moto para uso diário. Minha moto está chegando na casa dos 50mil kms agora, e não sinto necessidade de realizar a troca por um modelo mais novo, algo que financeiramente também não seria muito viável.

Pelo pouco que sei, os modelos antigos, refrigerados a ar, são projetos robustos e consagrados, mas o que realmente me preocupa seria a falta de peças de reposição no futuro, caso a moto venha apresentar algum problema mais graves. Já compartilhei essa questão com os colegas aqui que comentaram haver muitas peças dessas motos mundo a fora, portanto, pretendo chegar pelo menos aos 100mil kms com a minha antes de efetivamente realizar a troca.

Marcelo DC
24-03-2021, 19:05
Também sofro do dilema e compartilho das mesmas dúvidas. Tenho uma GSA 2011 há 4 anos. Rodo cerca de 10mil kms por ano com ela, pois possuo outra moto para uso diário. Minha moto está chegando na casa dos 50mil kms agora, e não sinto necessidade de realizar a troca por um modelo mais novo, algo que financeiramente também não seria muito viável.

Pelo pouco que sei, os modelos antigos, refrigerados a ar, são projetos robustos e consagrados, mas o que realmente me preocupa seria a falta de peças de reposição no futuro, caso a moto venha apresentar algum problema mais graves. Já compartilhei essa questão com os colegas aqui que comentaram haver muitas peças dessas motos mundo a fora, portanto, pretendo chegar pelo menos aos 100mil kms com a minha antes de efetivamente realizar a troca.Fcruz17, acredito que peças não será problema. Muitos sites especializados e vc acha peça ate para as motos bem antigas. São caras, mas tem com certeza. Além disso, tem muito moto bmw andando por ai. Ano passado encontrei um alemão com uma boxer ano 95 impecável em uspallata. E viajando sem medo.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Reiner
24-03-2021, 21:30
Fcruz17, acredito que peças não será problema. Muitos sites especializados e vc acha peça ate para as motos bem antigas. São caras, mas tem com certeza. Além disso, tem muito moto bmw andando por ai. Ano passado encontrei um alemão com uma boxer ano 95 impecável em uspallata. E viajando sem medo.

Enviado de meu SM-N975F usando o TapatalkMarcelo, tive boas lembranças agora, pernoitei em Yuspalata em dezembro de 1998 a caminho de Puerto Montt com minha esposa na garupa usando uma Tenere 600..... e lubrificando s corrente 1 x ao dia com o composto óleo/grafite....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210325/d9e459c9d80ebc7da8a90ef99d9f1905.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marcelo DC
24-03-2021, 21:49
Sensacional Reiner. Adoro aquela região. Esse ano estava previsto uma viagem para Carreteira Austral com uma tenerezinha 250 agora em abril mas o Covid não deixou.

Em 2020 fiz 6 pasos nos Andes e passei por la também. Momentos incríveis, até hoje fico vendo videos dos outros que passaram por lá.

Em 2019 quebrei 3 costelas um pouco antes de Uspallata e acabei dormindo em Calingasta mas o alvo tb era Uspallata.

Os Andes me chamam atenção....


Na foto....Cristo de Tocoma

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210325/89f5845a869a6577a2467ecaba45dfb5.jpg

Marcelo DC
24-03-2021, 21:54
Marcelo, tive boas lembranças agora, pernoitei em Yuspalata em dezembro de 1998 a caminho de Puerto Montt com minha esposa na garupa usando uma Tenere 600..... e lubrificando s corrente 1 x ao dia com o composto óleo/grafite....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210325/d9e459c9d80ebc7da8a90ef99d9f1905.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkPoxa...23anos...pegou muito ripio?

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Reiner
24-03-2021, 22:11
Poxa...23anos...pegou muito ripio?

Enviado de meu SM-N975F usando o TapatalkSomente na travessia de Puerto montt à Vila Angustura, que foi feita sob chuva torrencial e ripio....não me lembro o nome do Paso.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
24-03-2021, 22:15
Foram 9900 km em 20 belos dias.....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210325/ff2f54c2ff0b63bdb3621bb78b3b8476.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
24-03-2021, 22:24
Também sofro do dilema e compartilho das mesmas dúvidas. Tenho uma GSA 2011 há 4 anos. Rodo cerca de 10mil kms por ano com ela, pois possuo outra moto para uso diário. Minha moto está chegando na casa dos 50mil kms agora, e não sinto necessidade de realizar a troca por um modelo mais novo, algo que financeiramente também não seria muito viável.

Pelo pouco que sei, os modelos antigos, refrigerados a ar, são projetos robustos e consagrados, mas o que realmente me preocupa seria a falta de peças de reposição no futuro, caso a moto venha apresentar algum problema mais graves. Já compartilhei essa questão com os colegas aqui que comentaram haver muitas peças dessas motos mundo a fora, portanto, pretendo chegar pelo menos aos 100mil kms com a minha antes de efetivamente realizar a troca.

Felipe,

Tua moto é 2011 e está com 50k??? É nova meu amigo.
Se há uma coisa que você não precisa se preocupar com BMW é peça de reposição.
Tenho vários amigos restauradores e colecionadores, possuem BMWs dos anos 30, 40, 50 e 60. Na Europa se acha tudo que você precisar.
Há várias lojas especializadas só em peças para BMW.

A maior feira de peças e partes para motos antigas se realiza na Alemanha e chama-se Veterama, 2 vezes ao ano quando não há pandemia...
Na que estive em outubro de 2019 haviam cerca de 4.200 expositores. Só para exemplificar, havia um expositor só vendendo velas de ignição, todas originais e nas suas caixinhas, desde 1910....

Benicio
25-03-2021, 07:03
Somente na travessia de Puerto montt à Vila Angustura, que foi feita sob chuva torrencial e ripio....não me lembro o nome do Paso.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
Fiz esse trecho, em 2011, pelo Paso Antonio Samore. Lindo, chegamos por cima do Lago Nahuel Huapi.
Obrigado por compartilhar.
Abraço,
Benício

FCRUZ17
25-03-2021, 09:31
Felipe,

Tua moto é 2011 e está com 50k??? É nova meu amigo.
Se há uma coisa que você não precisa se preocupar com BMW é peça de reposição.
Tenho vários amigos restauradores e colecionadores, possuem BMWs dos anos 30, 40, 50 e 60. Na Europa se acha tudo que você precisar.
Há várias lojas especializadas só em peças para BMW.

A maior feira de peças e partes para motos antigas se realiza na Alemanha e chama-se Veterama, 2 vezes ao ano quando não há pandemia...
Na que estive em outubro de 2019 haviam cerca de 4.200 expositores. Só para exemplificar, havia um expositor só vendendo velas de ignição, todas originais e nas suas caixinhas, desde 1910....

Boas informações, Guilherme! Isso me deixa mais tranquilo.
Se continuar na média de 10k por ano, ainda tenho mais uns 5 anos pela frente até bater os 100k.
Quem sabe daqui há 5 anos vendo a minha pra comprar addventure 2021... kkkk acho linda essa combinação branca e azul com as rodas douradas.

alexandrej
30-03-2021, 18:20
Pessoal, minha R1200 2017 está chegando aos 90000km com muita saúde. Praticamente não tive qualquer problema com ela nesses 3 anos e meio que temho ela. No entanto, esse é um assunto polêmico no meio motociclistico, já que as motos se descalorizam, ficam mais difíceis de vender e tem também a manutenção. Então aproveitei e coloquei o tópico aqui pois há vários assuntos sobre ele, por exemplo: 1 - a moto vai continuar confiável para longas viagens? 2 - existe km ideal para trocar/tempo ideal para trocar? 3 - compensa a manutenção de motos mais rodadas? Etc ....

O que vcs acham sobre essas motos? Minha presunção e foco são as motos rodadas mas com hoa manutenção.

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210323/c5883a361e1153bd78630896081aaddd.jpg

Enviado de meu SM-N975F usando o TapatalkNa minha opiniao, uma moto no estilo bigtrail de 1000 ou mais cc, o aspecto emocional sempre imperará sobre o racional, seja na compra, seja na venda. Nem pensando no aspecto de trocar o carro pela moto para economizar no gasto com combustível eu acho vantajoso já q existem carros 1.0 turbo no mercado altamente econômicos e mais baratos.

Isto posto o cara sempre irá perder dinheiro, na compra, na venda e na manutenção. Se não quiser passar por isso, melhor nem comprar uma bigtrail.

Pensando entretanto em reduzir as perdas, a minha opinião, vai pela manutenção da moto com você por muitos km, não menos q algumas unidade de seis dígitos. Quando começar dar problemas que são realmente difíceis e caros de lidar, vende para alguém q entende com um desagio q é inevitável a qualquer usado - ao menos nesse caso de diluídos o desagio pelo número de km, cada real perdido será em prol de um km maior - sendo este o critério de escolha com melhor relação custo X benefício.

Como estaremos muito tempo com a moto, vamoa juntando uma certa quantia todo mês na poupança ou qualquer investimento de médio prazo, para, quando for vender a moto após alguns anos (calculo uns 10 anos, rodando uns 20 a 40 mil por ano), ter um bom capital para comprar uma moto nova sem financiar. Ai, não estaremos tão refém do valor venal do bem antigo. Entendo que mantendo a moto por muitos anos e dessa forma poder juntar dinheiro para comprar uma nova sem pagar juros de financiamento e/ou negociando descontos é uma dinâmica que contribui para reduzir perdas, o que eu não conseguiria se fosse trocar de moto de 2 em 2 anos financiando parte do pagamento, ainda q perdendo "menos" dinheiro na venda.

Por fim, essas motos em testes e usos mais extremos, mantém boa qualidade de rodagem com mais de 1 milhão de km. Portanto, não penso q o aspecto da confiabilidade, mediante boa manutenção, seja um problema.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

shw
30-03-2021, 23:54
Cara sua moto é uma 2017 com 90 mil km, olhando por quando você vai vender, e a quantidade de dinheiro que vai ter que por encima de uma nova, não sei se vale muito a pena... só se estiver sobrando muito $$$
Como disse o Roberto, ele vendeu a dele com 120mil km por um por um preço baixo e teve que desembolsar mais metade da moto antiga para pegar uma OKM,

Até antes da pandemia comprava a R1250GS premiu por 84 mil, hoje esta moto esta custando mais de 100 mil... as vezes compensa vc dar um super trato na sua moto e continuar com ela por mais 90 mil KM.
Outro detalhe na troca da moto nova IPVA bem alto, seguro alto e revisões caras na BMW