PDA

Ver Versão Completa : Velas para a 1250



Olive
28-03-2021, 12:21
Boa tarde, meus caros. Minha moto saiu da revisão dos 20 mil km sem troca de velas. Disseram que não era necessário, apesar de o manual indicar claramente a troca aos 20 mil (admitiram que nem têm as velas em estoque). Como eu costumo seguir o manual, vou trocar as velas. Mas não encontro as especificadas no manual, LMAR8AI-10.
Parece que as 1200 usam o modelo LMAR8D-J. Mandei e-mail para NKG. Alguma outra sugestão?
Obrigado

Eraldo Tel
28-03-2021, 12:56
Boa tarde, meus caros. Minha moto saiu da revisão dos 20 mil km sem troca de velas. Disseram que não era necessário, apesar de o manual indicar claramente a troca aos 20 mil (admitiram que nem têm as velas em estoque). Como eu costumo seguir o manual, vou trocar as velas. Mas não encontro as especificadas no manual, LMAR8AI-10.
Parece que as 1200 usam o modelo LMAR8D-J. Mandei e-mail para NKG. Alguma outra sugestão?
ObrigadoBoa tarde Olive, as velas normalmente duram bem mais que os 20k e dão sinais de defeito, principalmente predetonação nas retomadas a uns 80 km por hora, nas velas de predetonação das a ar, as refrigeradas a líquido, como são só duas velas devem durar mais ainda. Na GS 2007 depois que usei as de Iridium nunca mais troquei e foram mais de 50k. Nas GS entre 2010 e 2013, na minha Gsa 2012, as trocas estão sendo na média aos 35K, não tem modelo de Iridium(sempre que identifico essas predetonação e baixa potência na retomada). Só deve encontrar no Amazon ou eBay o modelo correto pra sua moto, lembrando que tem de ser o modelo indicado no manual pra não danificar o motor.

Eraldo Telles.

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

EvertonM
28-03-2021, 13:47
É isso mesmo que o Eraldo disse. Troque na revisão de 30 mil e ainda estará tranquilo.

Gnegraes
28-03-2021, 16:38
Boa tarde Olive, as velas normalmente duram bem mais que os 20k e dão sinais de defeito, principalmente predetonação nas retomadas a uns 80 km por hora, nas velas de predetonação das a ar, as refrigeradas a líquido, como são só duas velas devem durar mais ainda. Na GS 2007 depois que usei as de Iridium nunca mais troquei e foram mais de 50k. Nas GS entre 2010 e 2013, na minha Gsa 2012, as trocas estão sendo na média aos 35K, não tem modelo de Iridium(sempre que identifico essas predetonação e baixa potência na retomada). Só deve encontrar no Amazon ou eBay o modelo correto pra sua moto, lembrando que tem de ser o modelo indicado no manual pra não danificar o motor.

Eraldo Telles.

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Eraldo,

Só não entendo o porque de cilindro com 1 vela ela durar mais que com duas velas.

Eraldo Tel
28-03-2021, 17:27
Eraldo,

Só não entendo o porque de cilindro com 1 vela ela durar mais que com duas velas.É simples, as GS a ar 2 velas por cilindro as vela de pre ignição estão no meio do cilindro e estão não parte mais quente do motor e o defeito que ocorre é justamente nessas velas, por aquecimento a porcelana da vela começa a ter micro fissuras por onde se dá a fuga de corrente tem uma faisca mais fraca alterando o funcionamento de projeto do motor. No motores com 2 velas, uma por cilindro isso leva mais tempo pra ocorrer, por isso a conclusão que devem durar mais. Mas se o uso é severo, percurso lento no trânsito em cidades ou off com velocidade muito baixa e uso constante da 1 e 2 marchas podem danificar precocemente as porcelanas das velas.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Gnegraes
28-03-2021, 18:39
É simples, as GS a ar 2 velas por cilindro as vela de pre ignição estão no meio do cilindro e estão não parte mais quente do motor e o defeito que ocorre é justamente nessas velas, por aquecimento a porcelana da vela começa a ter micro fissuras por onde se dá a fuga de corrente tem uma faisca mais fraca alterando o funcionamento de projeto do motor. No motores com 2 velas, uma por cilindro isso leva mais tempo pra ocorrer, por isso a conclusão que devem durar mais. Mas se o uso é severo, percurso lento no trânsito em cidades ou off com velocidade muito baixa e uso constante da 1 e 2 marchas podem danificar precocemente as porcelanas das velas.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk


O objetivo de se ter um motor TS - Twin Sparks são dois

- melhoria considerável na potência do motor, devido a queima otimizada do combustível.
- com o efeito acima, redução sensível nos níveis de poluição.

Não escutei relatos de quebra do isolamento da vela inferior, curiosa tua observação.
Apenas não entendo por que esta vela inferior está submetida a uma temperatura maior que a vela central no cabeçote. Normalmente motores TS tem suas velas colocadas na parte superior do cabeçote, no motor boxer optaram instalar na lateral da câmara de combustão por falta de espaço.

Na mudança de projeto do motor de AC para LC em 2013, o cabeçote ficou mais complexo e bastante congestionado e optaram por cancelar a segunda vela.
O novo motor teve potência aumentada de 105CV para 125CV e o torque um pequeno aumento, apesar da redução na eficiência de queima.

Eraldo Tel
28-03-2021, 19:15
O objetivo de se ter um motor TS - Twin Sparks são dois

- melhoria considerável na potência do motor, devido a queima otimizada do combustível.
- com o efeito acima, redução sensível nos níveis de poluição.

Não escutei relatos de quebra do isolamento da vela inferior, curiosa tua observação.
Apenas não entendo por que esta vela inferior está submetida a uma temperatura maior que a vela central no cabeçote. Normalmente motores TS tem suas velas colocadas na parte superior do cabeçote, no motor boxer optaram instalar na lateral da câmara de combustão por falta de espaço.

Na mudança de projeto do motor de AC para LC em 2013, o cabeçote ficou mais complexo e bastante congestionado e optaram por cancelar a segunda vela.
O novo motor teve potência aumentada de 105CV para 125CV e o torque um pequeno aumento, apesar da redução na eficiência de queima.É apenas uma constatação do que ocorre na minha moto, pois as velas aparentemente estão parecidas, as do meio do cilindro estão mais escuras a porcelana e com teste com megometro na tensão de 5k tem realmente menor resistência de isolação, enquanto as da cabeça de cilindro tem leitura infinita( estão boas) as do meio tem valor de resistencia, não lembro o valor, mas não é infinito. Se puser num centelhador vai ter fuga de corrente na porcelana.

Eraldo Telles




Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

diogomail
29-03-2021, 08:13
Boa tarde, meus caros. Minha moto saiu da revisão dos 20 mil km sem troca de velas. Disseram que não era necessário, apesar de o manual indicar claramente a troca aos 20 mil (admitiram que nem têm as velas em estoque). Como eu costumo seguir o manual, vou trocar as velas. Mas não encontro as especificadas no manual, LMAR8AI-10.
Parece que as 1200 usam o modelo LMAR8D-J. Mandei e-mail para NKG. Alguma outra sugestão?
ObrigadoA minha 1200 ano 2017 coloquei a NGK Lmar9ai-8 (Laser Iridium). Será que houve mudança de especificação na 1250?

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Gnegraes
29-03-2021, 10:34
A minha 1200 ano 2017 coloquei a NGK Lmar9ai-8 (Laser Iridium). Será que houve mudança de especificação na 1250?

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Diogo,

Você colocou uma vela mais fria que a indicada.

Gnegraes
29-03-2021, 11:07
É simples, as GS a ar 2 velas por cilindro as vela de pre ignição estão no meio do cilindro e estão não parte mais quente do motor e o defeito que ocorre é justamente nessas velas, por aquecimento a porcelana da vela começa a ter micro fissuras por onde se dá a fuga de corrente tem uma faisca mais fraca alterando o funcionamento de projeto do motor. No motores com 2 velas, uma por cilindro isso leva mais tempo pra ocorrer, por isso a conclusão que devem durar mais. Mas se o uso é severo, percurso lento no trânsito em cidades ou off com velocidade muito baixa e uso constante da 1 e 2 marchas podem danificar precocemente as porcelanas das velas.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk


Eraldo,

As velas de ignição no sistema TS centelham exatamente no mesmo momento, não há centelhamento de pré-ignição, até por que é altamente indesejável.

Outro ponto importante: a dissipação de calor que a vela recebe da combustão na câmara é transferida para o bloco do cabeçote através da parte metálica roscada e não para a cerâmica externa da vela. Ambas as velas recebem a mesma quantidade de calor.
O grau térmico de ambas as velas, no caso TS, é o mesmo grau 8. Todos os motores 1200cc e 1250cc das GSs usam o mesmo grau térmico 8.

Normalmente a porcelana externa trinca ou quebra por ter sido apertada / desapertada com a chave desalinhada com o eixo da vela.

A graxa Optimoly TA Castrol (BMW tem Part number para ela) que contém cobre emulsionado, pode ser usada na rosca das velas, facilita o aperto no torque correto e facilita sua retirada na troca.
Motores Porsche tem essa recomendação, não sei por que a BMW também não o faz. BMW Motorrad recomenda o uso só nos eixos estriados das juntas cardã do eixo de transmissão e nas emendas ponta e bolsa do sistema de escape. Evita que colem um parte na outra.

diogomail
29-03-2021, 11:24
Diogo,

Você colocou uma vela mais fria que a indicada.Não sabia desse detalhe Guilherme. Isso implicará em algum problema?
Meu mecânico falou que eu poderia usá-las e por isso fiz a aquisição.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

adriel
29-03-2021, 14:10
A minha 1200 ano 2017 coloquei a NGK Lmar9ai-8 (Laser Iridium). Será que houve mudança de especificação na 1250?

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

No site da NGK tem a lista de compatibilidade (link abaixo). No site diz que o código correto é MAR8B-JDS.

http://www.ngkntk.com.br/automotivo/


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
29-03-2021, 14:51
Não sabia desse detalhe Guilherme. Isso implicará em algum problema?
Meu mecânico falou que eu poderia usá-las e por isso fiz a aquisição.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Diogo,

Vela de grau térmico frio é adequada para motores de alta performance, que trabalham em altos giros, dissipa mais calor para o cabeçote.
Uma vela mais fria que a indicada vai gerar depósitos e pode gerar perda de faíscas, compromete o desempenho da queima.

Gnegraes
29-03-2021, 15:16
Velas frias e quentes

Velas frias: transmitem muito calor para a carcaça do cabeçote.
Velas quentes: transmite pouco calor para a carcaça do cabeçote.

Gráfico da temperatura da vela de ignição:

10801

Se usar uma vela mais fria que a indicada para o teu motor, ela vai trabalhar em temperaturas menores, ocasionando formação de depósitos de carvão e que leva a falha nas faíscas, queima de baixa eficiência, aumento de depósitos na cabeça do pistão, sede de válvulas, etc.

Usar vela mais quente que a indicada pode levar a pré-ignição, furar cabeça de pistão, etc.

Sempre use o grau térmico indicado pela fabrica, o correto é usar o código completo.

A única exceção vai para a escolha de velas de Iridium, que sempre pode ser utilizada, pois tem maior durabilidade e gera faíscas melhores que velas de outros materais.

Olive
29-03-2021, 16:03
Fico muito agradecido pelos comentários e explicações. Resta ainda uma pequena dúvida, se eu optar pela vela de iridium, o código será exatamente o mesmo da vela convencional? No manual da 1250 consta NGK LMAR8AI-10

diogomail
29-03-2021, 16:36
Velas frias e quentes

Velas frias: transmitem muito calor para a carcaça do cabeçote.
Velas quentes: transmite pouco calor para a carcaça do cabeçote.

Gráfico da temperatura da vela de ignição:

10801

Se usar uma vela mais fria que a indicada para o teu motor, ela vai trabalhar em temperaturas menores, ocasionando formação de depósitos de carvão e que leva a falha nas faíscas, queima de baixa eficiência, aumento de depósitos na cabeça do pistão, sede de válvulas, etc.

Usar vela mais quente que a indicada pode levar a pré-ignição, furar cabeça de pistão, etc.

Sempre use o grau térmico indicado pela fabrica, o correto é usar o código completo.

A única exceção vai para a escolha de velas de Iridium, que sempre pode ser utilizada, pois tem maior durabilidade e gera faíscas melhores que velas de outros materais.Obrigado pelas explicações. A vela supracitada que pus na moto por indicação do mecânico é de iridium. Recomenda a troca?

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Gnegraes
29-03-2021, 16:51
Obrigado pelas explicações. A vela supracitada que pus na moto por indicação do mecânico é de iridium. Recomenda a troca?

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Sim, trocaria. Cobre do mecânico as novas velas.
Mantenha o material Iridium.

Reiner
29-03-2021, 17:57
Salvo engano, a NGK não tem a vela iridiun para a R1200.
Pois tentei comprar ano passado e ainda não tinha.
Outra coisa, troquei as velas com 22kkm por falha na marcha lenta....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Antonio
29-03-2021, 19:00
Pelo que vi na internet essa vela NGK Lmar9ai-8 é a original para as KTM 350/450 sxf , que parece ser moto de trilha . Mas tambem tem alguns anuncios dizendo que serve tambem para a R1200 gs (?)

EvertonM
29-03-2021, 21:21
Pouco tempo atrás procurei a referência da vela de Iridium para a GS1200 e não encontrei no catálogo da NGK. Acabei colocando a "normal".

diogomail
29-03-2021, 22:28
Pelo que vi na internet essa vela NGK Lmar9ai-8 é a original para as KTM 350/450 sxf , que parece ser moto de trilha . Mas tambem tem alguns anuncios dizendo que serve tambem para a R1200 gs (?)Verdade, inclusive fiz algumas perguntas para alguns anunciantes sobre a compatibilidade e o fato da especificação não mencionar a aplicação na GS1200. Recebi até o momento a resposta de apenas um e segundo ele não está em catálogo por se tratar de uma vela nova e que é 100% compatível.
Difícil acreditar...

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Gnegraes
30-03-2021, 07:56
Verdade, inclusive fiz algumas perguntas para alguns anunciantes sobre a compatibilidade e o fato da especificação não mencionar a aplicação na GS1200. Recebi até o momento a resposta de apenas um e segundo ele não está em catálogo por se tratar de uma vela nova e que é 100% compatível.
Difícil acreditar...

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Diogo,

A referência é a projetista do motor. Somente ela, mesmo que vendedores insistam em dizer o contrário, vendedor que vender...
Dentro de um mesmo fabricante de vela, não existe essa história de "compatibilidade", cada tipo de vela tem suas características.

Abaixo vai tabela resumo de velas NGK para motos BMW. Se não existe determinado modelo com material Iridium, paciência, é um plus em durabilidade e eficiência.

10802

Abaixo vai a codificação NGK:

10803

diogomail
31-03-2021, 10:44
Fiquei muito aborrecido com o fato do mecânico ter me indicado uma vela fora da especificação e "eu ingênuo" ter aceitado sem pesquisar.
Fiz algumas pesquisas e, de fato, apesar da vela não ter a indicação oficial para a GS1200 é muito utilizada e os relatos positivos.
Segue algumas discussões no fórum gringo: https://advrider.com/f/threads/alternate-spark-plug-for-liquid-cooled-gsw.1109811/
De qualquer forma vou comprar as velas indicadas.

Obrigado aos amigos pelo alerta.

Gnegraes
31-03-2021, 11:03
Fiquei muito aborrecido com o fato do mecânico ter me indicado uma vela fora da especificação e "eu ingênuo" ter aceitado sem pesquisar.
Fiz algumas pesquisas e, de fato, apesar da vela não ter a indicação oficial para a GS1200 é muito utilizada e os relatos positivos.
Segue algumas discussões no fórum gringo: https://advrider.com/f/threads/alternate-spark-plug-for-liquid-cooled-gsw.1109811/
De qualquer forma vou comprar as velas indicadas.

Obrigado aos amigos pelo alerta.

Infelizmente Diogo, tem muito achismo, até com mecânicos e que acho inadmissível.
Mas dos males o menor. Se estivesse usando vela mais quente, os prováveis danos seriam muito piores.
No teu caso, vela mais fria, o "dano" é incrustação de "carvão". veja o gráfico que publiquei. Na faixa de temperatura normal, há uma auto limpeza da vela, sem ela os depósitos dificultam o centelhamento e por aí vai...

Equivalência entre fabricantes só existe se o modelo do motor também estiver listado em ambos os fabricantes.
Falo em "ambos" pelo fato de NGK e Bosch dominarem esse mercado.
No nosso caso, a BMW usa e indica apenas NGK. Não existe equivalência...

Sempre digo: siga o manual de fábrica.
Se ficar em dúvida e outros tiverem opiniões diferentes e melhores, siga o manual de fábrica.
Se todos te disserem que você está errado, siga o manual de fábrica.

Gnegraes
31-03-2021, 11:07
Pelo que vi na internet essa vela NGK Lmar9ai-8 é a original para as KTM 350/450 sxf , que parece ser moto de trilha . Mas tambem tem alguns anuncios dizendo que serve tambem para a R1200 gs (?)

A BMW e a NGK dizem que não serve.

Olive
02-06-2021, 14:42
Fico muito agradecido pelos comentários e explicações. Resta ainda uma pequena dúvida, se eu optar pela vela de iridium, o código será exatamente o mesmo da vela convencional? No manual da 1250 consta NGK LMAR8AI-10

Vou responder à minha própria pergunta. Com base em uma discussão que li num fórum inglês, o código para as velas de IRIDIUM da NGK tem sempre a letra I (será que descobri o Brasil?). Isso quer dizer que a BMW trocou as velas comuns pelas de IRIDIUM nas 1250, e mesmo assim manteve a recomendação de troca a cada 20.000 km no manual.Nesse fórum não conseguiram entender porque a mudança e manutenção do mesmo intervalo nas trocas...

Olive
02-06-2021, 14:59
P.S As velas originais custam 300,00 cada nas concessionárias...!

Reiner
02-06-2021, 16:49
Olive, vc não precisa usar a "original" BMW, pode e deve comprar no mercado paralelo, de boa procedência.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Olive
02-06-2021, 17:11
Olá, Reiner. Quis dizer com original o fato de ter a mesma especificação da peça que vem de fábrica na moto. Nem sei se existe outra marca de vela com características idênticas...De qualquer forma, nesse caso, a marca é NGK, que, em princípio, poderia ser encontrada em qualquer lugar.No Brasil só encontrei em ccs BMW.
Sei que não deve ter muita gente aqui preocupado com velas para suas 1250 porque o modelo é ainda recente, mas discussões em um fórum no exterior têm relatado casos que, no mínimo estão intrigando o pessoal: por que adotar no projeto uma vela de iridium com troca a cada 20 mil km? Há relatos de casos de velas "torradas" antes dos 20 mil, fazendo pessoas especularem se a escolha não teria sido equivocada (vela "quente" demais).Essas questões pra mim não são simples...

Reiner
02-06-2021, 21:46
Olive, agora entendo melhor a questão. Pois a minha é uma 1200 LC e comprei as velas NGK no comércio, bem mais em conta....
Se houver uma equivalente normal à iridiun na tabela NGK, com certeza poderá ser utilizada. Aliás, acabei de ver e na tabela da NGK Brasil não consta a vela para a R1250GS .
O fórum é bom por isso, a pesquisa e troca de informações gera um melhor conhecimento e discernimento do veículo....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
03-06-2021, 07:48
O problema na questão de velas de ignição é o fato de não existir um padrão para a codificação .
Os maiores fabricantes que são NGK e Bosch adotam padrões diferentes, inclusive na designação numérica do grau térmico da vela, que são opostos...

Velas com eletrodos de Irídium são mais caras e garantem uma vida mais longa no uso. Relatos de velas "torradas" nos fóruns não me convencem que isso realmente tenha ocorrido por conta do material, posso garantir que isso é falso.

Em detrimento do que o teu "mecânico de confiança" diga, use SEMPRE a vela especificada no manual do produto, não substitua por produtos "melhores" baseado em achismos altamente técnicos e de "confiança".

Para veículos com motores amplamente utilizados mundo afora (automóveis), existe equivalência correta entre os fabricantes de vela. No caso de motos e que tenham uma produção numérica mais modesta, casos de marcas top como a nossa, não existe esta equivalência. É o caso das 1200GS e 1250GS onde só NGK possui a especificação de fábrica. NGK possui a especificação Irídium para algumas velas, mas não para todo o range de produção.

Vela é um item de durabilidade longa, seja em kilometragem seja ao longo do de tempo. O custo por km rodado é desprezível.
Acho desnecessário querer economizar em algo que talvez seja o item mais barato da moto, as velas.

Verificar o estados das velas a cada 10k é interessante e te mostra como está a combustão do teu motor. Se a vela se mostrar com aparência normal de acordo com fotografias de orientação do fabricante, remonte as tuas velas e seja feliz.... mas não se esqueça, velas não duram para sempre.

Olive
03-06-2021, 08:56
Obrigado pelos comentários. Apesar de a questão econômica ser importante, o que mais me intrigou, e despertou minha curiosidade, foi saber que a BMW adotou velas de irídio nas 1250 e manteve o intervalo de troca das velas comuns. Pra mim, o fato de as velas de irídio durarem várias dezenas de milhares de quilômetros, como sempre tenho lido, vira mito; ou o motor das 1250 é muito exigente com velas (não sei realmente como funciona isso) ou talvez a BMW tenha "esquecido" de atualizar seu cronograma de serviços no manual e nas concessionárias...parece que, no caso específico das velas, chego à conclusão de que não devo seguir o manual...

Gnegraes
03-06-2021, 09:47
Obrigado pelos comentários. Apesar de a questão econômica ser importante, o que mais me intrigou, e despertou minha curiosidade, foi saber que a BMW adotou velas de irídio nas 1250 e manteve o intervalo de troca das velas comuns. Pra mim, o fato de as velas de irídio durarem várias dezenas de milhares de quilômetros, como sempre tenho lido, vira mito; ou o motor das 1250 é muito exigente com velas (não sei realmente como funciona isso) ou talvez a BMW tenha "esquecido" de atualizar seu cronograma de serviços no manual e nas concessionárias...parece que, no caso específico das velas, chego à conclusão de que não devo seguir o manual...

Rondon,

Muito provavelmente esqueceram de atualizar a ficha de manutenção.

As velas de Irídium garantem alta performance na ignição e qualidade superior da queima na câmara de combustão, não se trata a penas de maior durabilidade.

Neste link da NGK há vários filmes sobre todos os tópicos referente a velas de ignição, trata de maneira geral e adequada todos os temas, vale muito a pena assistir.

http://www.ngkntk.com.br/automotivo/catvideos/velas-de-ignicao/

Olive
04-06-2021, 09:32
Guilherme, você foi exatamente no ponto onde estava minha dúvida. Acreditava que a vantagem das velas de irídio estava apenas na durabilidade. Obrigado por dedicar seu tempo para tirar nossas dúvidas aqui.

Gnegraes
04-06-2021, 11:23
Para isso serve este grupo, eu acho.... :)

milacs
05-07-2021, 22:12
Pessoal,

Lendo essa thread eu fiquei com uma dúvida: levei a moto para revisão numa oficina, fora da concessionária, e me disseram mais de uma vez que a 1250 usa 2 velas por cilindro. Mas, pelo o que entendi aqui e pelo o que pesquisei, é uma por cilindro, certo?

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Eraldo Tel
06-07-2021, 06:20
Pessoal,

Lendo essa thread eu fiquei com uma dúvida: levei a moto para revisão numa oficina, fora da concessionária, e me disseram mais de uma vez que a 1250 usa 2 velas por cilindro. Mas, pelo o que entendi aqui e pelo o que pesquisei, é uma por cilindro, certo?

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o TapatalkBom dia, ou a oficina é ruim ou desonesta, vc deve arrumar outra, ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo, pois desde a primeira 1200 a água é somente uma vela por cilindro. As GS 650 2009 pra frente e as GS 1200 a ar usam 2 velas por cilindro. Uma intermediária de pre queima e outra principal, garantindo queima total do combustível injetado.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Gnegraes
06-07-2021, 08:08
Bom dia, ou a oficina é ruim ou desonesta, vc deve arrumar outra, ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo, pois desde a primeira 1200 a água é somente uma vela por cilindro. As GS 650 2009 pra frente e as GS 1200 a ar usam 2 velas por cilindro. Uma intermediária de pre queima e outra principal, garantindo queima total do combustível injetado.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Eraldo,

Só um comentário: não existe vela de ignição com função de pré queima.
Todo os motores dotados de 2 velas, conhecidos pela sigla TS - Twin Sparks, recebem corrente elétrica exatamente ao mesmo tempo.
O objetivo de se ter duas velas é aumentar a performance da queima na câmara de combustão. No passado motores de competição 2 tempos também usavam duas para tentar evitar o conhecido encharcamento de vela e apagar o cilindro (óleo), se uma encharcava a outra ainda seguia funcionando. Muito comum nos motores de motos para cross.

O ponto de ignição é muitíssimo importante no desempenho do motor e em um momento angular do virabrequim muito preciso. Ter dois "momentos" diferentes na ignição não ajuda em nada, pelo contrário, só atrapalha e piora o desempenho da queima.
Devido à velocidade da reação química de queima do combustível (tecnicamente é uma reação de oxidação exotérmica), a ignição se dá sempre um pouco antes o PMS (ponto morto superior) para que enquanto o pistão completa seu curso até o PMS e tenha a máxima compressão disponível, a combustão se espalhe por toda a câmara de combustão e inicie o processo de expansão volumétrica pelo aumento de pressão.

Adiantar o ponto de ignição provoca a conhecida "batida de pino" que é a pré detonação. Atrasar o ponto de ignição perde-se potência por perder parte da pressão na câmara de combustão e ter uma queima incompleta.

Gnegraes
06-07-2021, 08:10
Bom dia, ou a oficina é ruim ou desonesta, vc deve arrumar outra, ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo, pois desde a primeira 1200 a água é somente uma vela por cilindro. As GS 650 2009 pra frente e as GS 1200 a ar usam 2 velas por cilindro. Uma intermediária de pre queima e outra principal, garantindo queima total do combustível injetado.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Eu acho que ambas as coisas: desonesta e ruim, pois alguém prestando serviço desonesto não pode ser bom....

Nei_Gomes
06-07-2021, 10:00
Pessoal,

Lendo essa thread eu fiquei com uma dúvida: levei a moto para revisão numa oficina, fora da concessionária, e me disseram mais de uma vez que a 1250 usa 2 velas por cilindro. Mas, pelo o que entendi aqui e pelo o que pesquisei, é uma por cilindro, certo?

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Olá Mila! Também sou de Campinas e levo a minha moto para revisão na Dínamo em Rio Claro, o Val é o responsável pela oficina e é super recomendado aqui na nossa região.
Eu gostei muito e tenho mantido a manutenção da minha moto com ele.

milacs
06-07-2021, 10:02
Olá Mila! Também sou de Campinas e levo a minha moto para revisão na Dínamo em Rio Claro, o Val é o responsável pela oficina e é super recomendado aqui na nossa região.
Eu gostei muito e tenho mantido a manutenção da minha moto com ele.Olá!
Ah, legal, vou pesquisar para a próxima.
Eu procurei aqui em Campinas e não achei só uma oficina, mas é mais cara até que a concessionária rs.

Obrigada!

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

milacs
06-07-2021, 10:33
... ou por a mão na graxa e fazer vc mesmo...Tapatalk

Eu faria por conta, se não fosse pela verificação de válvulas e a parte de diagnóstico electrónico. Não tenho nenhuma confiança em abrir o motor e também não tenho as ferramentas de diagnóstico, que são bem caras.
Mas eu já fiz a manutenção no cardã, troca de óleo e lubrificação dos dois lados. Foi difícil, demorou, mas ficou ótimo.
Troca de pastilha, também achei tranquilo de fazer. Mas se tiver que mexer no motor, eu ainda não tenho confiança suficiente.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Gnegraes
06-07-2021, 11:32
Eu faria por conta, se não fosse pela verificação de válvulas e a parte de diagnóstico electrónico. Não tenho nenhuma confiança em abrir o motor e também não tenho as ferramentas de diagnóstico, que são bem caras.
Mas eu já fiz a manutenção no cardã, troca de óleo e lubrificação dos dois lados. Foi difícil, demorou, mas ficou ótimo.
Troca de pastilha, também achei tranquilo de fazer. Mas se tiver que mexer no motor, eu ainda não tenho confiança suficiente.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk


Mila,

Quantos kilometros rodados tem as tuas velas?
Ou melhor, com quantos kms está tua moto?

milacs
06-07-2021, 11:37
Mila,

Quantos kilometros rodados tem as tuas velas?
Ou melhor, com quantos kms está tua moto?

Está com pouco menos de 21 mil km. Nem deve ser necessário trocar ainda, nem fazer regulagem de válvulas, pelo o que eu entendi. Mas eu preferiria verificar com certa frequência pra evitar problemas.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Gnegraes
06-07-2021, 11:46
Está com pouco menos de 21 mil km. Nem deve ser necessário trocar ainda, nem fazer regulagem de válvulas, pelo o que eu entendi. Mas eu preferiria verificar com certa frequência pra evitar problemas.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Mila,

Salvo algum problema não previsto e difícil de ocorrer, tuas válvulas estão OK.
Velas se trocam normalmente com 40k rodados.

Se a moto está com performance normal e não há ruídos nos cabeçotes, deve estar tudo OK.
O ideal é a cada 10k fazer uma revisão geral, com trocas de óleos, filtros, etc.
Leve no Val, só para fazer uma geral e verificar no scanner se há registro de algo.

Mesmo para trocar pastilhas dos freios, o correto é ter o scanner na opração. Só com ele você consegue expulsar o fluido de freio velho do módulo ABS e fazer a desaeração dele. Numa emergência no meio do nada, OK, se faz a troca das patilhas sem scanner, mas o certo é usá-lo.

milacs
06-07-2021, 11:49
Mesmo para trocar pastilhas dos freios, o correto é ter o scanner na opração. Só com ele você consegue expulsar o fluido de freio velho do módulo ABS e fazer a desaeração dele. Numa emergência no meio do nada, OK, se faz a troca das patilhas sem scanner, mas o certo é usá-lo.

Dessa eu não sabia. Eu achei que só fosse necessário usar o scanner pra fazer a troca do fluido.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Gnegraes
06-07-2021, 11:54
Dessa eu não sabia. Eu achei que só fosse necessário usar o scanner pra fazer a troca do fluido.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Estou entendendo que você trocou as pastilhas e não trocou o fluido, é isso?
Para trocar as pastilhas, tem de desaerar as linhas de fluido também, mas pode ser com bombinhas de vácuo ou outra alternativa de bombear o sistema para expulsar o fluido velho e as bolhas de ar.

milacs
06-07-2021, 11:58
Estou entendendo que você trocou as pastilhas e não trocou o fluido, é isso?Exatamente. As minhas pastilhas traseiras gastaram bem rápido, e faltava um tempinho ainda pra revisão de 20k e eu preferi deixar toda a manutenção pra fazer de uma vez. Limpei a pinça antes de empurrar os pistões de volta pra evitar de contaminar por dentro.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Gnegraes
06-07-2021, 12:19
Exatamente. As minhas pastilhas traseiras gastaram bem rápido, e faltava um tempinho ainda pra revisão de 20k e eu preferi deixar toda a manutenção pra fazer de uma vez. Limpei a pinça antes de empurrar os pistões de volta pra evitar de contaminar por dentro.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Estranho as traseiras terem se desgastado mais rapidamente que as dianteiras.
Normalmente é o contrário...
Se as borrachas dos pistões estiverem OK, não entra anda nas linhas de fluido.

Qual marca você usou? Sabe dizer qual era a marca que estava na traseira?

milacs
06-07-2021, 12:25
Estranho as traseiras terem se desgastado mais rapidamente que as dianteiras.
Normalmente é o contrário...
Se as borrachas dos pistões estiverem OK, não entra anda nas linhas de fluido.

Qual marca você usou? Sabe dizer qual era a marca que estava na traseira?

Talvez porque eu use a moto bastante na cidade. Eu tendo a usar o traseiro bem mais que o dianteiro.
Eram as originais de fábrica, ou pelo menos as que saíram com a moto da concessionária. Duraram 16 mil km. Não tenho certeza, mas acho que são as Brembo orgânicas. Não tinha nenhuma marcação nelas.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Gnegraes
06-07-2021, 12:29
Mila,

Normalmente quando pastilhas chegam ao final da vida, é praxe trocar o fluido de freio.
Infelizmente o fluido é muito higroscópico e absorve umidade do ar.
Com 4% de teor de água, o fluido está condenado para o uso, pois com o calor gerado pelas pastilhas e em contato com as pinças, o óleo é aquecido a temperaturas muito elevadas e com isso a umidade se transforma em bolhas de vapor de água.
Ao pressurizar a rede numa frenagem, parte da pressão do sistema é transformada em comprimir as bolhas de vapor ao invés de pressionar aos pistões das pinças. O freio pede muita eficiência com isso.

Gnegraes
06-07-2021, 12:39
Talvez porque eu use a moto bastante na cidade. Eu tendo a usar o traseiro bem mais que o dianteiro.
Eram as originais de fábrica, ou pelo menos as que saíram com a moto da concessionária. Duraram 16 mil km. Não tenho certeza, mas acho que são as Brembo orgânicas. Não tinha nenhuma marcação nelas.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Mila,

Me parece que você está usando os freios de modo inadequado.
O correto é usar sempre o dianteiro, o traseiro juntamente com o dianteiro só em situações de frenagem de emergência ou para equilibar a moto caso a traseira começa a perder a estabilidade.

Nas motos BMW o sistema de freios é combinado. Toda vez que você aciona o freio dianteiro, ocorre o seguinte: 70% vai para o freio dianteira e 30% para o traseiro.
Isso equilibra muito a moto na frenagem, além de obtermos a máxima eficiência na frenagem, ou seja, percorrer a menor distancia na frenagem.

Experimente usar só o freio dianteiro, verá que é muito melhor e vai te dar mais confiança na pilotagem.
Tenho certeza que vais gostar tanto que vai se habituar rápido.

No início freie com cautela, pois os freios das GS são espetaculares e muito sensíveis. Normalmente uso apenas 2 dedos na frenagem no manete, é o que basta na pilotagem normal.

Gnegraes
06-07-2021, 12:41
Precisamos mudar o tópico de Velas de Ignição para Freios e Frenagem.... kkkkkk

milacs
06-07-2021, 12:46
Mila,

Me parece que você está usando os freios de modo inadequado.
O correto é usar sempre o dianteiro e o traseiro juntamente com o dianteiro só em situações de frenagem de emergência ou para equilibar a moto caso a traseira começa a perder a estabilidade.

Nas motos BMW o sistema de freios é combinado. Toda vez que você aciona o freio dianteiro, ocorre o seguinte: 70% vai para o freio dianteira e 30% para o traseiro.
Isso equilibra muito a moto na frenagem, além de obtermos a máxima eficiência na frenagem, ou seja, percorrer a menor distancia na frenagem.

Experimente usar só o freio dianteiro, verá que é muito melhor e vai te dar mais confiança na pilotagem.
Tenho certeza que vais gostar tanto que vai se habituar rápido.

No início freie com cautela, pois os freios das GS são espetaculares e muito sensíveis. Normalmente uso apenas 2 dedos na frenagem no manete, é o que basta na pilotagem normal.Eu uso sim os dois, mas não me acostumei com a sensação de como a moto faz essa conexão. Num quebra-molas ou num pare, por exemplo, uso os dois, mas finalizo com o traseiro. Pra reduzir a velocidade na rodovia eu uso quase exclusivamente o traseiro, mais por hábito mesmo. Já na terra, nem toco no dianteiro. Mas eu sou bem ruim na terra rs.

Não sei o quanto o HSC gasta a mais, mas eu uso bastante esse recurso.

Preciso praticar mais e me acostumar com essa frenagem combinada.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Eraldo Tel
06-07-2021, 12:59
Olá Mila! Também sou de Campinas e levo a minha moto para revisão na Dínamo em Rio Claro, o Val é o responsável pela oficina e é super recomendado aqui na nossa região.
Eu gostei muito e tenho mantido a manutenção da minha moto com ele.Conheço o Val desde 2013 ainda da motopoint de Rio Claro, super recomendo, preço justo e honestidade nos serviços, apesar de nunca ter deixado a moto aos cuidados dele, pois até hoje dei conta de todas revisões tanto da Tiger 955i que comprei quanto da Gsa 1200 2012. Mas meus amigos do tem levado tanto as BMW como as Tiger 1200 e estão satisfeitos com os preços e os serviços.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Reiner
06-07-2021, 13:01
Alguns comentários,

O manual da GS LC contempla a trocas da velas aos 20k....no meu caso tentei insistir e com 22K tive que trocar por funcionamento irregular na marcha lenta..
A pastilha traseira no meu caso, sempre gastam 2 jogos ou mais antes de trocar a dianteira. Deve ser por conta das curvas de Minas....sempre uso 80% dianteira 20% traseira...mais ou menos, e costumo corrigir curvas com o freio, além do sobre-esterco.
E troquei as pastilhas originais sem utilizar scanner....
Tudo normal....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Nei_Gomes
06-07-2021, 13:37
Alguns comentários,

O manual da GS LC contempla a trocas da velas aos 20k....no meu caso tentei insistir e com 22K tive que trocar por funcionamento irregular na marcha lenta..
A pastilha traseira no meu caso, sempre gastam 2 jogos ou mais antes de trocar a dianteira. Deve ser por conta das curvas de Minas....sempre uso 80% dianteira 20% traseira...mais ou menos, e costumo corrigir curvas com o freio, além do sobre-esterco.
E troquei as pastilhas originais sem utilizar scanner....
Tudo normal....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

As velas foram trocados na minha moto aos 30 mil Km com o Val: uma vela estava meia/boca e a outra bem judiada, segundo ele.

Gnegraes
06-07-2021, 16:40
Alguns comentários,

O manual da GS LC contempla a trocas da velas aos 20k....no meu caso tentei insistir e com 22K tive que trocar por funcionamento irregular na marcha lenta..
A pastilha traseira no meu caso, sempre gastam 2 jogos ou mais antes de trocar a dianteira. Deve ser por conta das curvas de Minas....sempre uso 80% dianteira 20% traseira...mais ou menos, e costumo corrigir curvas com o freio, além do sobre-esterco.
E troquei as pastilhas originais sem utilizar scanner....
Tudo normal....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Oi Reiner,

Esta uma das diferenças entre ter 2 velas e 1 vela por cilindro. Faz sentido. O custo acaba sendo o mesmo, mas a queima com 2 é melhor.
Nas novas LCs claramente não há espaço para 2 velas, o comando variável ocupa muito espaço....

Pastilhas são possíveis de trocar juntamente com o fluido de freio e desaerar as linhas sem o scanner, mas não o fluido dentro do módulo e sua desaeração, esta a observação.

Vocês deviam formar um grupo de 3 ou 4 proprietários e comprar um GS-911, cada um usa quando precisa e envia ao próximo colega por Sedex.
O scanner não profissional permite até 10 VINs, sugerí um número menor para os participantes do grupo possam trocar de moto e ainda usar o aparelho.

Reiner
06-07-2021, 18:03
Então Guilherme, já lancei a ideia e não teve nenhuma manifestação....
Vamos ver....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

milacs
07-07-2021, 10:41
Esse custa umas £230 né? Com imposto de importação, deve ficar caro.
Eu estava olhando o OBDLink LX, que custa U$59,90 mas é vendido a R$1000 por aqui. [emoji849]

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

milacs
07-07-2021, 10:43
As velas foram trocados na minha moto aos 30 mil Km com o Val: uma vela estava meia/boca e a outra bem judiada, segundo ele.Eu busquei a moto hoje da revisão de 20 mil km. Estava com quase 21 mil km na verdade e as duas velas, originais de iridium, estavam bem carbonizadas e quase sem eletrodo já.

Ah, e eu tinha falado da confusão do número de velas. A moça da oficina olhou no manual errado. Bom que ela me deu um desconto pra compensar o erro. [emoji16]

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Marcelo DC
07-07-2021, 13:30
Esse custa umas £230 né? Com imposto de importação, deve ficar caro.
Eu estava olhando o OBDLink LX, que custa U$59,90 mas é vendido a R$1000 por aqui. [emoji849]

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o TapatalkUso ele. O obdlink com o MotoScam profissional. Inclusive para ativar os sensores de pressão. Tem me atendido muito bem e me libertou das concessionários. Só em algo bem específico prociro o Val para tracar pneu, balancear e coisas do tipo. Uso ele desde os 40k da motoca. Está chegando aos 100k agora.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

adriel
07-07-2021, 13:33
Mila,

Me parece que você está usando os freios de modo inadequado.
O correto é usar sempre o dianteiro, o traseiro juntamente com o dianteiro só em situações de frenagem de emergência ou para equilibar a moto caso a traseira começa a perder a estabilidade.

Nas motos BMW o sistema de freios é combinado. Toda vez que você aciona o freio dianteiro, ocorre o seguinte: 70% vai para o freio dianteira e 30% para o traseiro.
Isso equilibra muito a moto na frenagem, além de obtermos a máxima eficiência na frenagem, ou seja, percorrer a menor distancia na frenagem.

Experimente usar só o freio dianteiro, verá que é muito melhor e vai te dar mais confiança na pilotagem.
Tenho certeza que vais gostar tanto que vai se habituar rápido.

No início freie com cautela, pois os freios das GS são espetaculares e muito sensíveis. Normalmente uso apenas 2 dedos na frenagem no manete, é o que basta na pilotagem normal.

Eu tive uma F800GS e atualmente uma R1200GSA. O mergulho da suspensão dianteira da 800 nas frenagens é muito grande, eu acionava os dois na maioria das vezes. Com garupa então era obrigatório. Já com a 1200 eu nunca aciono o traseiro. A suspensão funciona de uma forma exemplar, como nunca vi em nenhuma outra moto.

Uma dica é observar se involuntariamente o pé não estão ficando apoiado no pedal de freio. Se observar no trânsito, uma boa parte dos pilotos fazem isso.


Sent from my iPhone using Tapatalk

milacs
07-07-2021, 13:42
.

Uma dica é observar se involuntariamente o pé não estão ficando apoiado no pedal de freio. Se observar no trânsito, uma boa parte dos pilotos fazem isso.

Isso eu não faço, com certeza. Sempre volto pra posição inicial depois de usar o pedal de freio ou de câmbio.

Eu acho que uso muito pra redução de velocidade e manobras de baixa velocidade.

Enfim, vou ver quanto duram as pastilhas novas.

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

milacs
07-07-2021, 13:43
Uso ele. O obdlink com o MotoScam profissional. Inclusive para ativar os sensores de pressão. Tem me atendido muito bem e me libertou das concessionários. Só em algo bem específico prociro o Val para tracar pneu, balancear e coisas do tipo. Uso ele desde os 40k da motoca. Está chegando aos 100k agora.

Enviado de meu SM-N975F usando o TapatalkCom esse da pra fazer a troca de fluidos também?

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o Tapatalk

Marcelo DC
07-07-2021, 17:49
Com esse da pra fazer a troca de fluidos também?

Enviado de meu motorola edge 20 lite usando o TapatalkNunca fiz usando ele, mas até agora encontrei todas as funções que precisei. Se for trocar dou um alô aqui.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Reiner
07-07-2021, 18:07
Marcelo, por favor, explique pra nós detalhes do obdlink, modelo etc e como funciona com o motoscan. Agradeço desde já....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marcelo DC
07-07-2021, 20:32
Marcelo, por favor, explique pra nós detalhes do obdlink, modelo etc e como funciona com o motoscan. Agradeço desde já....

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkOi Reiner. Eu não manjo muito, mas fico fuçando. Uso as funções básicas. Vc conecta ele na porta obd da bm. As r1200 2017 em diante tem a entrada obd. As anteriores são hex code se não me engano. É aquela entrada redonda com 16 pinos. As 2017 iniciais não tenho certeza se ja vem com a entrada nova obd2. As exclusive e rally já vem e são assim até hoje. Vou deixar foto abaixo

Vc liga a chave da moto e do lado da bateria da Gs tem o conector obd. Vc conecta com vários software via bluetooth. Uso o motoscam e ele tem 3 niveis. Basico...prof e ultimate.

Com ele vc acessa tudo da moto. É específico para bmw e vc consegue verificar erros em tudo....freio...motor....suspensão e apagar eles caso queira. Com a profissional eu já limpava os avisos de revisão no painel ou erros.

Recentemente fiz o up para o ultimate para habilitar os sensores novos de pneu pois não conseguiram na oficina com o Gs911. Acabou funcionando usando um aparelhinho da chevrolet que obriga o sensor a iniciar junto com uma função chamada de -aprendizado - do motoscam com o obdlink. Assim ela detectou as chaves corretas dos sensores de pneu. Foi uma dica do canal La Circunvalacion de David Corrales. Eles fizeram a carreteira austral e o paso Mayer. É surreal o que eles faziam com 2 bm r1200gs adv AC.

Tem outras coisas que nunca usei. Só olho se tem algum alerta e fiquei bem satisfeito. Comprei no ebay e não paguei imposto.

Existe ainda uma versão mais completa do obdlink e versões específicas de algumas marcas de carro como Gm e Chrysler se não me engano. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210707/39a4cb99d1774c36d3544f80d8867a5d.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210707/35f95cc58327f0848db5f90750174b22.jpg

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Reiner
07-07-2021, 21:03
Valeu demais Marcelo, iluminou tudo agora....
Vou providenciar meu kit....muito obrigado amigo...
Aqui em Minas estamos à ordem....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk