PDA

Ver Versão Completa : Embreagem Hidráulica na F800GS Adventure



RJeronimo
10-04-2021, 11:54
Fala pessoal!

Alguém já instalou embreagem hidráulica na BMW F800 GS Adventure?
Andei olhando em alguns vídeos e muita gente, lá fora, tem utilizado.
No Mercado Livre, achei uma universal, mas não percebi que na moto tem um sensor (eu acho) que sai da embreagem e a do ML não tem esse "fiozinho".
No e-Bay achei a marca Magura, mas os preços de envio, dólar muito alto e as taxas, quase dobram o preço do equipamento.
Confesso que na internet não foi fácil achar as informações.
Alguém aqui já usou ou usa embreagem hidráulica em sua GS 800? Pode dar alguma referência?

Obrigado

Marcelo DC
10-04-2021, 15:56
Fala pessoal!

Alguém já instalou embreagem hidráulica na BMW F800 GS Adventure?
Andei olhando em alguns vídeos e muita gente, lá fora, tem utilizado.
No Mercado Livre, achei uma universal, mas não percebi que na moto tem um sensor (eu acho) que sai da embreagem e a do ML não tem esse "fiozinho".
No e-Bay achei a marca Magura, mas os preços de envio, dólar muito alto e as taxas, quase dobram o preço do equipamento.
Confesso que na internet não foi fácil achar as informações.
Alguém aqui já usou ou usa embreagem hidráulica em sua GS 800? Pode dar alguma referência?

ObrigadoAmigo, achei a questão bem tecnica. A embreagem é uma peça bem sensivel da motoca. Eu perguntaria para o Piu, da Piu Motorrad proximo a Ribeirao Preto....acho que Catanduva e para o Val da Dinamo Motos em Rio Claro. Eles manjam em bmw.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Gnegraes
10-04-2021, 17:00
Fala pessoal!

Alguém já instalou embreagem hidráulica na BMW F800 GS Adventure?
Andei olhando em alguns vídeos e muita gente, lá fora, tem utilizado.
No Mercado Livre, achei uma universal, mas não percebi que na moto tem um sensor (eu acho) que sai da embreagem e a do ML não tem esse "fiozinho".
No e-Bay achei a marca Magura, mas os preços de envio, dólar muito alto e as taxas, quase dobram o preço do equipamento.
Confesso que na internet não foi fácil achar as informações.
Alguém aqui já usou ou usa embreagem hidráulica em sua GS 800? Pode dar alguma referência?

Obrigado

Roberto,

Você tem tido alguma dificuldade com a embreagem?
Precisa fazer muita força com os dedos para para acionar a embreagem?
O cabo e capa tem apresentado problemas? Necessita de lubrificação frequente?

Qual o real motivo para querer/necessitar instalar um sistema hidráulico?

RJeronimo
14-04-2021, 18:43
Fala meus amigos!!

Vamos por partes:
1. Comprei a moto, uma GSA 2018, há seis meses com 13k e hoje ela está com 26k.
2. Logo que comprei, fiz uma viagem aos Cânions dos Vianas (PI) e, no retorno, senti muito cansaço no lado esquerdo, de forma que por algum tempo pilotei apenas com uma mão, pra descansar o braço.
3. Na chegada, coloquei o guidom mais pra frente, o que melhorou um pouco mas a embreagem continuava mais pesada que a T66, que foi minha última moto. Na T66 a embreagem era tão leve que dava pra usar com dois dedos, o que não acontece com a F800.
4. Na revisão de 20k, pedi para o mecânico verificar e lubrificar os cabos de embreagem, pois poderia ser algo ligado a lubrificação.
5. Recentemente, fui ao Jalapão e, na volta, voltei a sentir dores no ombro o que me fez acender o sinal de alerta quanto a embreagem, novamente.
6. Pilotando no dia a dia, não sinto nada, a não ser a certeza do peso da embreagem.
7. Recentemente fui pesquisar na net e achei a marca MAGURA (que é a empresa que fabrica a embreagem das BMW) e eles tem um modelo exclusivo para as F800, só que, segundo eles, não serva na Adventure por conta dos protetores de mão, além do que, os modelos pós 2016 houve algum ajuste na embreagem pela BMW que a hidráulica não funciona 100%. Mas não detalharam qual a diferença.
8. Enviei uma mensagem para o Piu vis instagram e ele nunca ouviu falar neste procedimento e não recomendou.
9. Na internet apenas achei um fórum australiano com uma discussão interessante sobre o uso, mas além deles, apenas um ou outro vídeo que dá pra ver que a embreagem da F800 é hidráulica.

Acho que é isso... Queria saber se alguém já teve a mesma curiosidade e ajustes no uso da embreagem e o que tem a passar de experiência.

Grande abraço

Reiner
14-04-2021, 20:45
Fala meus amigos!!

Vamos por partes:
1. Comprei a moto, uma GSA 2018, há seis meses com 13k e hoje ela está com 26k.
2. Logo que comprei, fiz uma viagem aos Cânions dos Vianas (PI) e, no retorno, senti muito cansaço no lado esquerdo, de forma que por algum tempo pilotei apenas com uma mão, pra descansar o braço.
3. Na chegada, coloquei o guidom mais pra frente, o que melhorou um pouco mas a embreagem continuava mais pesada que a T66, que foi minha última moto. Na T66 a embreagem era tão leve que dava pra usar com dois dedos, o que não acontece com a F800.
4. Na revisão de 20k, pedi para o mecânico verificar e lubrificar os cabos de embreagem, pois poderia ser algo ligado a lubrificação.
5. Recentemente, fui ao Jalapão e, na volta, voltei a sentir dores no ombro o que me fez acender o sinal de alerta quanto a embreagem, novamente.
6. Pilotando no dia a dia, não sinto nada, a não ser a certeza do peso da embreagem.
7. Recentemente fui pesquisar na net e achei a marca MAGURA (que é a empresa que fabrica a embreagem das BMW) e eles tem um modelo exclusivo para as F800, só que, segundo eles, não serva na Adventure por conta dos protetores de mão, além do que, os modelos pós 2016 houve algum ajuste na embreagem pela BMW que a hidráulica não funciona 100%. Mas não detalharam qual a diferença.
8. Enviei uma mensagem para o Piu vis instagram e ele nunca ouviu falar neste procedimento e não recomendou.
9. Na internet apenas achei um fórum australiano com uma discussão interessante sobre o uso, mas além deles, apenas um ou outro vídeo que dá pra ver que a embreagem da F800 é hidráulica.

Acho que é isso... Queria saber se alguém já teve a mesma curiosidade e ajustes no uso da embreagem e o que tem a passar de experiência.

Grande abraçoOlá Jerônimo,

Andas bem....parabéns!!!
No seu relato achei interessante a dor vir em viagens, onde o uso da embreagem , se não é menor, pelo menos é mais espaçado....
Está mais parecendo um problema de postura. Aconteceu comigo ao sair da TDM e pegar a R1200GS. Só que a dor era no braço direito ...
No meu caso, resolvi com exercícios específicos.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Nei_Gomes
14-04-2021, 21:18
Caso queira continuar na busca de uma opinião técnica, eu iria até o Val da Dinamo Motos, cfe mencionado em mensagens acima.
Pelo que sei, o Val já trabalhava com BMW no Brasil antes do Harley conhecer o Davidson...kkk
(19) 99709-2343

Abraço!

Rromagnani
14-04-2021, 21:23
Caso queira continuar na busca de uma opinião técnica, eu iria até o Val da Dinamo Motos, cfe mencionado em mensagens acima.
Pelo que sei, o Val já trabalhava com BMW no Brasil antes do Harley conhecer o Davidson...kkk
(19) 99709-2343

Abraço!

[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

Se o Val não resolver, ninguém resolve!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

adriel
15-04-2021, 16:19
Fala meus amigos!!

Vamos por partes:
1. Comprei a moto, uma GSA 2018, há seis meses com 13k e hoje ela está com 26k.
2. Logo que comprei, fiz uma viagem aos Cânions dos Vianas (PI) e, no retorno, senti muito cansaço no lado esquerdo, de forma que por algum tempo pilotei apenas com uma mão, pra descansar o braço.
3. Na chegada, coloquei o guidom mais pra frente, o que melhorou um pouco mas a embreagem continuava mais pesada que a T66, que foi minha última moto. Na T66 a embreagem era tão leve que dava pra usar com dois dedos, o que não acontece com a F800.
4. Na revisão de 20k, pedi para o mecânico verificar e lubrificar os cabos de embreagem, pois poderia ser algo ligado a lubrificação.
5. Recentemente, fui ao Jalapão e, na volta, voltei a sentir dores no ombro o que me fez acender o sinal de alerta quanto a embreagem, novamente.
6. Pilotando no dia a dia, não sinto nada, a não ser a certeza do peso da embreagem.
7. Recentemente fui pesquisar na net e achei a marca MAGURA (que é a empresa que fabrica a embreagem das BMW) e eles tem um modelo exclusivo para as F800, só que, segundo eles, não serva na Adventure por conta dos protetores de mão, além do que, os modelos pós 2016 houve algum ajuste na embreagem pela BMW que a hidráulica não funciona 100%. Mas não detalharam qual a diferença.
8. Enviei uma mensagem para o Piu vis instagram e ele nunca ouviu falar neste procedimento e não recomendou.
9. Na internet apenas achei um fórum australiano com uma discussão interessante sobre o uso, mas além deles, apenas um ou outro vídeo que dá pra ver que a embreagem da F800 é hidráulica.

Acho que é isso... Queria saber se alguém já teve a mesma curiosidade e ajustes no uso da embreagem e o que tem a passar de experiência.

Grande abraço

Já pensou em instalar quick shifter? Não precisa de adaptações, custa relativamente barato e você ainda se diverte nas trocas de marcha. Você passaria a usar a embreagem praticamente só na primeira marcha.

Se quiser testar, caso não tenha familiaridade, as BMW mais recentes já vem de fábrica. Pode fazer um test ride pra experimentar...


Sent from my iPhone using Tapatalk

AAmorim
16-04-2021, 17:28
Nunca usei nem vi pessoalmente pra saber se realmente funciona, mas já vi anúncios de um dispositivo simples que se coloca no cabo da embreagem que promete deixar ela mais leve.

É pelo princípio de alavanca. Pelo que vi parece que pessoal que faz trilha que costuma usar. É relativamente barato e simples de instalar.

Como observado pelo Reiner, é estranho sentir nas viagens, pois é justamente quando acionamos muito menos a embreagem.

Segue link de um anuncio aleatório como exemplo: https://pt.aliexpress.com/item/1005002003109951.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.377e2e 0ewo6Jmz


Links de alguns vídeos mostrando a instalação e o funcionamento:

https://www.youtube.com/watch?v=u1SeBY4qGXc

https://www.youtube.com/watch?v=_S5iZJBZN6k

RJeronimo
07-05-2021, 18:51
Olá Jerônimo,

Andas bem....parabéns!!!
No seu relato achei interessante a dor vir em viagens, onde o uso da embreagem , se não é menor, pelo menos é mais espaçado....
Está mais parecendo um problema de postura. Aconteceu comigo ao sair da TDM e pegar a R1200GS. Só que a dor era no braço direito ...
No meu caso, resolvi com exercícios específicos.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Fala meu amigo, como vc está?
Tb achei que fosse uma questão relacionada à postura e vou utilizar um riser pra testar. No final do post farei um relato do que encontrei e como ficou o desfecho desta história da embreagem hidráulica para nossas motos!
Muito obrigado pela atenção!

RJeronimo
07-05-2021, 18:53
Já pensou em instalar quick shifter? Não precisa de adaptações, custa relativamente barato e você ainda se diverte nas trocas de marcha. Você passaria a usar a embreagem praticamente só na primeira marcha.

Se quiser testar, caso não tenha familiaridade, as BMW mais recentes já vem de fábrica. Pode fazer um test ride pra experimentar...


Sent from my iPhone using Tapatalk

Opa!! Gostei da ideia!! Qual o procedimento pra fazer isso?
Mande as dicas, os fones ou os links!!

Obrigado!

RJeronimo
07-05-2021, 18:55
Nunca usei nem vi pessoalmente pra saber se realmente funciona, mas já vi anúncios de um dispositivo simples que se coloca no cabo da embreagem que promete deixar ela mais leve.

É pelo princípio de alavanca. Pelo que vi parece que pessoal que faz trilha que costuma usar. É relativamente barato e simples de instalar.

Como observado pelo Reiner, é estranho sentir nas viagens, pois é justamente quando acionamos muito menos a embreagem.

Segue link de um anuncio aleatório como exemplo: https://pt.aliexpress.com/item/1005002003109951.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.377e2e 0ewo6Jmz


Links de alguns vídeos mostrando a instalação e o funcionamento:

https://www.youtube.com/watch?v=u1SeBY4qGXc

https://www.youtube.com/watch?v=_S5iZJBZN6k


Muito Obrigado!!

Tb vou verificar esta possibilidade!

Grande abraço

RJeronimo
07-05-2021, 19:09
Prezados!!

Inicialmente quero agradecer as opiniões e postagens de todos aqui! Isso apenas reforça a ideia de que este fórum éde alto nível.

Vamos por partes:

1. Descobri que a Magura é quem fabrica as embreagens da BMWF800 GS e GSA (se vcs olharem na parte de baixo do manete, vai ter a marca deles)
2. Entrei no site deles e vi que, há várias opções de embreagem hidráulica para motos de corrida e motos de enduro. No mesmo site, há um link específico para a BMW F800 GS e me chamou a atenção, que eles destacam o ano de 2015.
3. Entrei em contato com a Magura, por e-mail, e fui indormado que eles realmente fazem, mas para motos até 2016, pois, a partir deste ano, houve uma alteração no sistema de embreagem, que dificultou o bom funcionamento da embreagem hidráulica e que eles resolveram não dar continuidade no aprimoramento (acredito que por conta da mudança de modelo na Europa em 2018).
4. No mesmo e-mail, eles me informaram que, embora sistemas idênticos, a GSA tem uma limitação que dificulta a ainstalação, que é o handguard, pois, ele é muito apertado para colocar o burrinho hidráulico e disseram que, só serviria, se eu retirasse o handguard e trocasse por outro, por causa do espaço.

Conclusão:
Embora uma excelente ideia, visto que a BMW não o fez, as motos a partir de 2016 vão ficar orfãs da embreagem hidráulica (kkkkk) e as GSA (tb até 2016) só poderão ter, se o proprietário trocar o hadguard, o que pode ser uma opção.
Seja como for, encontrei no E-Bay esse conjunto completo e o preço fica em torno de 200 dólares, mas outros 200 de envio, o que tb inviabiliza a compra, a não ser que algúem traga pra vc.

Mas confesse que valeu a busca! Até pq agora, descobri (aqui no fórum) que posso instalar um quickshift ou mesmo o atenuador de pressão (nem sei se esse é o nome) para a embreagem!!

Grande abraço e bons ventos a todos!!

adriel
07-05-2021, 19:50
Prezados!!

Inicialmente quero agradecer as opiniões e postagens de todos aqui! Isso apenas reforça a ideia de que este fórum éde alto nível.

Vamos por partes:

1. Descobri que a Magura é quem fabrica as embreagens da BMWF800 GS e GSA (se vcs olharem na parte de baixo do manete, vai ter a marca deles)
2. Entrei no site deles e vi que, há várias opções de embreagem hidráulica para motos de corrida e motos de enduro. No mesmo site, há um link específico para a BMW F800 GS e me chamou a atenção, que eles destacam o ano de 2015.
3. Entrei em contato com a Magura, por e-mail, e fui indormado que eles realmente fazem, mas para motos até 2016, pois, a partir deste ano, houve uma alteração no sistema de embreagem, que dificultou o bom funcionamento da embreagem hidráulica e que eles resolveram não dar continuidade no aprimoramento (acredito que por conta da mudança de modelo na Europa em 2018).
4. No mesmo e-mail, eles me informaram que, embora sistemas idênticos, a GSA tem uma limitação que dificulta a ainstalação, que é o handguard, pois, ele é muito apertado para colocar o burrinho hidráulico e disseram que, só serviria, se eu retirasse o handguard e trocasse por outro, por causa do espaço.

Conclusão:
Embora uma excelente ideia, visto que a BMW não o fez, as motos a partir de 2016 vão ficar orfãs da embreagem hidráulica (kkkkk) e as GSA (tb até 2016) só poderão ter, se o proprietário trocar o hadguard, o que pode ser uma opção.
Seja como for, encontrei no E-Bay esse conjunto completo e o preço fica em torno de 200 dólares, mas outros 200 de envio, o que tb inviabiliza a compra, a não ser que algúem traga pra vc.

Mas confesse que valeu a busca! Até pq agora, descobri (aqui no fórum) que posso instalar um quickshift ou mesmo o atenuador de pressão (nem sei se esse é o nome) para a embreagem!!

Grande abraço e bons ventos a todos!!

Eu iria de quick shifter com certeza, é muito prático e divertido.

Caso queira comprar esse kit do eBay, vale a pena utilizar um serviço de repostagem. Eu utilizo o MyVipBox e recomendo. Se quiser tentar, me chame no privado que explico melhor.


Sent from my iPhone using Tapatalk

adriel
08-05-2021, 21:34
Opa!! Gostei da ideia!! Qual o procedimento pra fazer isso?
Mande as dicas, os fones ou os links!!

Obrigado!

Pelo que vejo nos anúncios dos kits, a instalação parece ser relativamente simples para os mecânicos. No post abaixo tem um exemplo de marca/modelo, inclusive com video da moto funcionando. Essa marca é conhecida, mas não sei dizer se é a melhor.

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/6019-Healtech-QuickShift-Vale-a-compra-D?highlight=healtech

guirpm
10-05-2021, 09:22
Eu iria de quick shifter com certeza, é muito prático e divertido.

Caso queira comprar esse kit do eBay, vale a pena utilizar um serviço de repostagem. Eu utilizo o MyVipBox e recomendo. Se quiser tentar, me chame no privado que explico melhor.


Confesso que apanhei um pouco no começo do uso do quick shifter. Realmente é muito bom de usar. Mas ainda não peguei o jeito pra descer a marcha sem dar um tranco forte.

adriel
10-05-2021, 09:32
Confesso que apanhei um pouco no começo do uso do quick shifter. Realmente é muito bom de usar. Mas ainda não peguei o jeito pra descer a marcha sem dar um tranco forte.

A descida de marcha precisa ser feita sem acionamento do acelerador e levando em conta que a marcha precisa entrar em uma faixa adequada de aceleração.

Se na frenagem o piloto demorar pra descer a marcha, vai ter que usar a embreagem pra reduzir mais de uma de uma vez, assim como ocorre sem o quickshifter.

A subida de marcha precisa ser feita acima dos 3.000 rpm, preferencialmente com progressão da aceleração.

Usando desta forma eu não tenho problemas com trancos. Funciona liso como um carro automático. O meu é original de fábrica.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Reiner
10-05-2021, 12:15
Pessoal,
Eu respeito imensamente quem usa, quem aprecia ou quem tem.
Mas, se tem um opcional que eu não faço a menor questão é esse quick shifter....e não gastaria um tostão para instalar na minha moto.....
Até porque, existe a possibilidade de trancos no câmbio, conforme relatos anteriores, e se tem um uma coisa que compromete a confiabilidade de uma moto em uma viagem, são trancos no câmbio. Com o tempo e uso, o problema aparece em algum ponto da transmissão....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Iceman
10-05-2021, 13:11
Pessoal,
Eu respeito imensamente quem usa, quem aprecia ou quem tem.
Mas, se tem um opcional que eu não faço a menor questão é esse quick shifter....e não gastaria um tostão para instalar na minha moto.....
Até porque, existe a possibilidade de trancos no câmbio, conforme relatos anteriores, e se tem um uma coisa que compromete a confiabilidade de uma moto em uma viagem, são trancos no câmbio. Com o tempo e uso, o problema aparece em algum ponto da transmissão....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Estamos no mesmo barco. :)

EvertonM
10-05-2021, 15:32
Pessoal,
Eu respeito imensamente quem usa, quem aprecia ou quem tem.
Mas, se tem um opcional que eu não faço a menor questão é esse quick shifter....e não gastaria um tostão para instalar na minha moto.....
Até porque, existe a possibilidade de trancos no câmbio, conforme relatos anteriores, e se tem um uma coisa que compromete a confiabilidade de uma moto em uma viagem, são trancos no câmbio. Com o tempo e uso, o problema aparece em algum ponto da transmissão....

Também sou dessa turma. Minha moto tem, mas não uso. No meu caso, talvez seja coisa de velho, mas...

rodpcastro
15-05-2021, 08:12
Teoricamente (pois nunca fiz) você poderia deixar a embreagem mais leve/macia trocando as molas dela por outras de mesmo comprimento, mas um pouquinho mais moles.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Gnegraes
15-05-2021, 09:54
Teoricamente (pois nunca fiz) você poderia deixar a embreagem mais leve/macia trocando as molas dela por outras de mesmo comprimento, mas um pouquinho mais moles.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

A característica principal de qualquer mola é a sua rigidez (C) que se traduz por carga x deformação da mola, (p/ex kgf x mm)
Se colocar molas "mais moles" ou de rigidez menor, provavelmente faltará força de compressão dos discos deslizantes de fricção sobre os discos de aço, a embreagem poderá patinar.

rodpcastro
15-05-2021, 10:24
É uma possibilidade. Mas certamente há um range admissível, e mantendo o tamanho eu faria um teste, se esse fator me incomodasse. A questão é encontrar outras de mesmo tamanho.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

adriel
15-05-2021, 10:28
Talvez você consiga um resultado mais seguro fazendo uma boa revisão do mecanismo de acione. Já vi alguns casos onde o acionamento estava pesado por falta de lubrificação do cabo no conduíte ou até mesmo alguma torção.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Reiner
15-05-2021, 12:07
É uma possibilidade. Mas certamente há um range admissível, e mantendo o tamanho eu faria um teste, se esse fator me incomodasse. A questão é encontrar outras de mesmo tamanho.

Enviado de meu SM-G9600 usando o TapatalkRodrigo, gosto muito de alternativas, mas, essa é uma alternativa cara e que pode levar a situações complicadas, tipo, perder embreagem na serra da canastra...não faria nunca. Ainda mais que, com uma simples bolinha de fisioterapia, o irmão resolve a questão.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
15-05-2021, 12:48
E complementando pra não ficar mal entendido. Lembro de um companheiro de andanças que comprou uma Amazonas, motor do fusca e a maneira que ele encontrou pra conseguir acionar a embreagem da bruta, foi com uma bolinha. Ficou alguns dias apertando a bolinha, é assim conseguiu com facilidade conduzir a moto.https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210515/877912196bd279c91677f72c4fb31903.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
17-05-2021, 14:51
É uma possibilidade. Mas certamente há um range admissível, e mantendo o tamanho eu faria um teste, se esse fator me incomodasse. A questão é encontrar outras de mesmo tamanho.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Estas molas possuem alta rigidez, o que significa muita carga para pouca deformação.
Determinar o quanto se pode reduzir na carga para uma mesma deformação é muito difícil sem os dados de coeficiente de atrito das placas de fricção, suas áreas, etc.
E posso afirmar que pouco alteraria a força necessária de acionamento do manete da embreagem.

Iceman
18-05-2021, 08:09
É uma possibilidade. Mas certamente há um range admissível, e mantendo o tamanho eu faria um teste, se esse fator me incomodasse. A questão é encontrar outras de mesmo tamanho.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Rodrigo, minha empresa já forneceu um equipamento de testes de molas prato para a ZF-Sachs.
O equipamento comprime a mola e fornece um gráfico força x curso, tanto durante a compressão quanto a descompressão.
Posso te afirmar que o "range" é muito, mas muito pequeno.
Qualquer desvio do gráfico padrão e a mola é rejeitada.