PDA

Ver Versão Completa : 1200GS antiga ou 850GSA semi-nova?



Kerber
12-04-2021, 21:54
Olá pessoal.

Eu havia comentado em outros tópicos sobre a 310GS ter sido a minha primeira moto (comprada em Agosto do ano passado). Talvez eu devesse ir com calma, mas tenho usado semanalmente para ir ao trabalho (aproximadamente 10Km por dia) sem nenhum incidente ou mico. Me considero o motociclista mais responsável que eu conheço, rs.

A questão agora é que estou terminando de pagar a 310 e queria ir para uma BMW de verdade. A 1200 é o sonho, mas não gostaria de gastar mais que R$ 65K (incluído a minha 310 de entrada). Com este valor tem várias 850 GSA seminovas, mas apenas 1200 GS Sport ou Premium mais antigas (2016 média do ano) com rodagem de 20K a 30K na média. A 850 GS não estou nem buscando em função da autonomia.

Vale a pena dar um pulo tão grande?
Alguém já encarou uma mais antiga e rodada sem se arrepender?

Por peso a diferença entre a 850 GSA e uma 1200 GS é de uns 10Kg, então não vejo o porte dela como limitador (tenho 1,88).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Felipegb80
13-04-2021, 05:48
Cara, nao tenho duvida, vai para a 1200. Com 65.000 voce pega uma 2017 premium com Keyless, (chave de presenca), ESA (suspensao eletronica com varios modos de pilotagem), DTC (controle de tracao com varios modos de pilotagem), RDC (leitor de pressao dos pneus), quick shifter (troca de marchas pra cima e pra baixo sem embreagem), carda para transmissao sem necessidade de ficar librificando corrente e assistente de partida em subidas.
Outra coisa: quilometragem não é tao importante. Minha visao é verificar o estado geral da moto e se o cara fez as revisoes programadas em bom lugar (concessionaria de preferencia).
Se você for para 850, vai ficar pensando na 1200 e em menos de um ano vai querer trocar.

Última consideraçao: para o modelo a partir de 2017 premium, nao deve nada para os novos modelos 1250. A unica diferença está no motor que tem um comando de valvula variado e que entrega um pouco mais de potencia em altas rotacoes. Fora isso, é a mesma moto com preço bem melhor.

Sent from my SM-G985F using Tapatalk

Iceman
13-04-2021, 07:54
Maicol, a minha é uma R1200GS Sport Plus (já vem com ESA) 2014, com 30k rodados, todas as revisões feitas em concessionária rigorosamente a cada ano (mesmo não atingindo a km).
Deve valer ai uns 40, 45K acho eu. Mas a moto é perfeita e sem nenhum problema até hoje.
A minha não está à venda (vai ficar de herança para minha filha) mas se procurar, com certeza acha coisa boa.
É só ter paciência e dinheiro na mão que dá para fazer um bom negócio.
1200, sem medo de ser feliz.

Reiner
13-04-2021, 08:23
Maicol, a minha é uma R1200GS Sport Plus (já vem com ESA) 2014, com 30k rodados, todas as revisões feitas em concessionária rigorosamente a cada ano (mesmo não atingindo a km).
Deve valer ai uns 40, 45K acho eu. Mas a moto é perfeita e sem nenhum problema até hoje.
A minha não está à venda (vai ficar de herança para minha filha) mas se procurar, com certeza acha coisa boa.
É só ter paciência e dinheiro na mão que dá para fazer um bom negócio.
1200, sem medo de ser feliz.Maicol, 1200 sem dúvida....
Até porque ela é bem mais tranquila na tocada....
Faça uma boa procura e escolha....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Nei_Gomes
13-04-2021, 21:40
Olá pessoal.

Eu havia comentado em outros tópicos sobre a 310GS ter sido a minha primeira moto (comprada em Agosto do ano passado). Talvez eu devesse ir com calma, mas tenho usado semanalmente para ir ao trabalho (aproximadamente 10Km por dia) sem nenhum incidente ou mico. Me considero o motociclista mais responsável que eu conheço, rs.

A questão agora é que estou terminando de pagar a 310 e queria ir para uma BMW de verdade. A 1200 é o sonho, mas não gostaria de gastar mais que R$ 65K (incluído a minha 310 de entrada). Com este valor tem várias 850 GSA seminovas, mas apenas 1200 GS Sport ou Premium mais antigas (2016 média do ano) com rodagem de 20K a 30K na média. A 850 GS não estou nem buscando em função da autonomia.

Vale a pena dar um pulo tão grande?
Alguém já encarou uma mais antiga e rodada sem se arrepender?

Por peso a diferença entre a 850 GSA e uma 1200 GS é de uns 10Kg, então não vejo o porte dela como limitador (tenho 1,88).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Valores de seguro e manutenção devem ser similares, certo? Vai de 1200! Eu saí de um HD Sportster 883 e fui para a 1200! Show!

diego87
14-04-2021, 00:16
Boa noite, amigo!

Eu vou ser o do contra aqui... 65k e negociando bem vc consegue uma F850GSA 0km com 3 anos de garantia...

Outra, saí de uma F800GSA para uma Tiger Explorer e senti MUITO incômodo na posição de pilotagem devido a minha altura. Mesmo 1.88 que vc...

Num rolê curto estávamos eu de TEx, um amigo que tem a 1200GSA e o amigo que comprou minha F800GSA e achei que me adaptei melhor na F8... A 1200 é uma puta moto, mas a F8 "me vestiu melhor".

Adicione a isso o fato de que eu comecei a fazer uns passeios OFF mais frequentemente e um pouco mais intensos e o peso da F8 facilita muito a tocada.

Por conta disso tudo, minha opção dentre essas seria a F850GSA.

Mas isso vai muito do seu uso/necessidade. O que falei acima foi pensando em mim: sou alto (1.88), curto uns OFFs médios e quando pego estrada no asfalto curto muito uma moto com autonomia de 500km (nisso as duas Adventures dão conta, tanto as 850 quanto as 1200).

Fato é: estará muito bem servido com qualquer uma dessas motos!

Abraços!

Ah, um ponto "negativo" na F850 é a corrente e "o trabalho" de lubrificá-la, mas, por outro lado, tem a vantagem de ter um custo de manutenção menor que o cardã da R1200...

Nei_Gomes
14-04-2021, 13:23
Boa noite, amigo!

Eu vou ser o do contra aqui... 65k e negociando bem vc consegue uma F850GSA 0km com 3 anos de garantia...

Outra, saí de uma F800GSA para uma Tiger Explorer e senti MUITO incômodo na posição de pilotagem devido a minha altura. Mesmo 1.88 que vc...

Num rolê curto estávamos eu de TEx, um amigo que tem a 1200GSA e o amigo que comprou minha F800GSA e achei que me adaptei melhor na F8... A 1200 é uma puta moto, mas a F8 "me vestiu melhor".

Adicione a isso o fato de que eu comecei a fazer uns passeios OFF mais frequentemente e um pouco mais intensos e o peso da F8 facilita muito a tocada.

Por conta disso tudo, minha opção dentre essas seria a F850GSA.

Mas isso vai muito do seu uso/necessidade. O que falei acima foi pensando em mim: sou alto (1.88), curto uns OFFs médios e quando pego estrada no asfalto curto muito uma moto com autonomia de 500km (nisso as duas Adventures dão conta, tanto as 850 quanto as 1200).

Fato é: estará muito bem servido com qualquer uma dessas motos!

Abraços!

Ah, um ponto "negativo" na F850 é a corrente e "o trabalho" de lubrificá-la, mas, por outro lado, tem a vantagem de ter um custo de manutenção menor que o cardã da R1200...

Cardã - manutenção básica a cada 10 mil km/anual: R$150/200

Kerber
14-04-2021, 21:09
Boa noite, amigo!

Eu vou ser o do contra aqui... 65k e negociando bem vc consegue uma F850GSA 0km com 3 anos de garantia...

Outra, saí de uma F800GSA para uma Tiger Explorer e senti MUITO incômodo na posição de pilotagem devido a minha altura. Mesmo 1.88 que vc...

Num rolê curto estávamos eu de TEx, um amigo que tem a 1200GSA e o amigo que comprou minha F800GSA e achei que me adaptei melhor na F8... A 1200 é uma puta moto, mas a F8 "me vestiu melhor".

Adicione a isso o fato de que eu comecei a fazer uns passeios OFF mais frequentemente e um pouco mais intensos e o peso da F8 facilita muito a tocada.

Por conta disso tudo, minha opção dentre essas seria a F850GSA.

Mas isso vai muito do seu uso/necessidade. O que falei acima foi pensando em mim: sou alto (1.88), curto uns OFFs médios e quando pego estrada no asfalto curto muito uma moto com autonomia de 500km (nisso as duas Adventures dão conta, tanto as 850 quanto as 1200).

Fato é: estará muito bem servido com qualquer uma dessas motos!

Abraços!

Ah, um ponto "negativo" na F850 é a corrente e "o trabalho" de lubrificá-la, mas, por outro lado, tem a vantagem de ter um custo de manutenção menor que o cardã da R1200...

Oi Diego, entendo, mas a minha realidade é que não vou fazer percursos com offroad tão cedo.

Também imagino ser quase impossível existir algo mais confortável que uma 1200 em matéria de motos bigtrail, haha.

Por fim, moro relativamente perto de vários destinos com boa estrutura: 1h de Gramado, 5h30 do litoral de SC ou da Serra do Rio do Rastro, 2h de Bento Gonçalves, e estou mais perto do Uruguai e Argentina que a maioria, então roteiros com estradas boas não faltam.

Eu já estava bem mais inclinado por uma 1200, só faltava alguém pra dizer “vai nessa”.[emoji1787]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

diego87
14-04-2021, 23:12
Oi Diego, entendo, mas a minha realidade é que não vou fazer percursos com offroad tão cedo.

Também imagino ser quase impossível existir algo mais confortável que uma 1200 em matéria de motos bigtrail, haha.

Por fim, moro relativamente perto de vários destinos com boa estrutura: 1h de Gramado, 5h30 do litoral de SC ou da Serra do Rio do Rastro, 2h de Bento Gonçalves, e estou mais perto do Uruguai e Argentina que a maioria, então roteiros com estradas boas não faltam.

Eu já estava bem mais inclinado por uma 1200, só faltava alguém pra dizer “vai nessa”.[emoji1787]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

VAI NESSA!

Abrace o que achar melhor para vc e aproveite. No final das contas é tudo bem material e tu pode depois vender e pegar outra!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

diego87
14-04-2021, 23:31
Cardã - manutenção básica a cada 10 mil km/anual: R$150/200

Pelo pouco que vi sobre não era tão barato assim não... mas como nunca fiz, falo nada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Marivaldo
15-04-2021, 04:32
Só a troca do óleo lubrificante não fica tão caro. O lubrificante é caro. Se não me engano, o litro sai perto de R$500 na concessionária, mas dá para 5 lubrificações. São necesstários 180 ml em cada troca. Uma seringa grande dotada de mangueirinha de latex na ponta facilita a dosagem e a inserção do produto sem lambança.

Iceman
15-04-2021, 08:10
Pelo pouco que vi sobre não era tão barato assim não... mas como nunca fiz, falo nada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego, também não sei dizer o custo, pq a minha é 2014 e nunca gastei nada fora das revisões normais na CC.
Então para o meu bolso, o custo até agora foi zero.

Iceman
15-04-2021, 08:11
Oi Diego, entendo, mas a minha realidade é que não vou fazer percursos com offroad tão cedo.

Também imagino ser quase impossível existir algo mais confortável que uma 1200 em matéria de motos bigtrail, haha.

Por fim, moro relativamente perto de vários destinos com boa estrutura: 1h de Gramado, 5h30 do litoral de SC ou da Serra do Rio do Rastro, 2h de Bento Gonçalves, e estou mais perto do Uruguai e Argentina que a maioria, então roteiros com estradas boas não faltam.

Eu já estava bem mais inclinado por uma 1200, só faltava alguém pra dizer “vai nessa”.[emoji1787]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Se é por falta de incentívo:

VAI NESSA!!!!!!!


:D

Reiner
15-04-2021, 12:24
Só a troca do óleo lubrificante não fica tão caro. O lubrificante é caro. Se não me engano, o litro sai perto de R$500 na concessionária, mas dá para 5 lubrificações. São necesstários 180 ml em cada troca. Uma seringa grande dotada de mangueirinha de latex na ponta facilita a dosagem e a inserção do produto sem lambança.Por isso é bom a troca de informações, desmistifica as ideias, há 2 dias postei que fiz a revisão completa e gastei uns 60,00 entre óleo e graxa. Pois eu mesmo fiz....
Em outubro de 2020, a Eurobike estava cobrando, se não me engano, 296,00 a revisão completa. Revisão completa subentende-se que não inclui peças, somente limpesa e lubrificação e montagem....
Em oficina não demora mais que 1 hora...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marcelo DC
15-04-2021, 18:53
A limpeza e verificaçao do cardã no Val ficou recentente 130 reais. É a retirada da coifa, limpeza do cardã, passa motul c4 nele para não ter contato com água se entrar pela coifa e engraxa as estrias superior e inferior. É um serviço simples e rápido. Outra coisa diferente é a troca do fluido do cardã. É algo que leva 15min. Quando lubrifico o cardã em casa já troco o fluido. 1 litro do castrol/motul custa de 150-200 reais sintetico( já usei o Tutela com mesma especificação por 80 reais o litro, é bom também). Acho a manutenção de cardã bem tranquila. O meu esta com 90k e as estrias estão com aparência de novas ainda.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Nei_Gomes
15-04-2021, 23:00
Pelo pouco que vi sobre não era tão barato assim não... mas como nunca fiz, falo nada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Talvez me expressei errado: manutenção = esgotar óleo, desmontar, limpar, engraxar, montar, completar óleo.
Diferente de conserto de cardã que travou...esse é CARO!
Fiz aos 30 mil km e farei na próxima revisão dos 40 mil km.