PDA

Ver Versão Completa : Câmbio gs1200 entrando em neutro na troca de marcha



rafael c
26-04-2021, 08:11
Olá amigos , possuo uma gs1200 premium ano 17/18 com 14.500 kms , em um curto passeio há alguns dias atrás aconteceu algo que me deixou bastante preocupado .
Em uma rodovia , fui reduzir da 4 para 3 marcha usando o quick-shifter (sempre uso o recurso,dificilmente uso embreagem para troca de marchas) , e nesse momento a moto caiu em neutro , sendo necessario sair da rodovia para engatar marcha novamente .
Pesquisando mais sobre esse problema , vi outros relatos e o nome dado seria 'FALSO NEUTRO', porém ja fiz outros passeios e não aconteceu novamente .
Já aconteceu com mais alguém ?

obrigado .

Gnegraes
26-04-2021, 10:40
Olá amigos , possuo uma gs1200 premium ano 17/18 com 14.500 kms , em um curto passeio há alguns dias atrás aconteceu algo que me deixou bastante preocupado .
Em uma rodovia , fui reduzir da 4 para 3 marcha usando o quick-shifter (sempre uso o recurso,dificilmente uso embreagem para troca de marchas) , e nesse momento a moto caiu em neutro , sendo necessario sair da rodovia para engatar marcha novamente .
Pesquisando mais sobre esse problema , vi outros relatos e o nome dado seria 'FALSO NEUTRO', porém ja fiz outros passeios e não aconteceu novamente .
Já aconteceu com mais alguém ?

obrigado .

Rafael,

No meu entendimento como o câmbio funciona, só há uma posição para o Neutro.
O que pode estar ocorrendo é que reduzindo de 4a para 3a está passando pela 2a também e indo à posição de neutro.

Se você não conseguiu sair do Neutro para uma marcha com a moto andando, pode ser que haja problema no tambor seletor.
Mas de qualquer forma é muito estranho, pois todos os componentes do câmbio tem movimentos muito curtos e é um sistema bastante compacto.

Quando você troca de marcha no quickshifter, nota o curso do pedal de câmbio normal?

rafael c
26-04-2021, 10:55
Rafael,

No meu entendimento como o câmbio funciona, só há uma posição para o Neutro.
O que pode estar ocorrendo é que reduzindo de 4a para 3a está passando pela 2a também e indo à posição de neutro.

Se você não conseguiu sair do Neutro para uma marcha com a moto andando, pode ser que haja problema no tambor seletor.
Mas de qualquer forma é muito estranho, pois todos os componentes do câmbio tem movimentos muito curtos e é um sistema bastante compacto.

Quando você troca de marcha no quickshifter, nota o curso do pedal de câmbio normal?

Olá Guilherme , muito obrigado por sua resposta ...
Pensando bem , creio que no momento da redução de marcha , foi de terceira para segunda (não tinha certeza se foi de quarta para terceira como mencionei) e por ter feito uma força maior no quick-shifter acabou passando pela segunda marcha e entrando em neutro , bom .. vamos ver se acontece novamente .

Reiner
27-04-2021, 13:23
Olá Guilherme , muito obrigado por sua resposta ...
Pensando bem , creio que no momento da redução de marcha , foi de terceira para segunda (não tinha certeza se foi de quarta para terceira como mencionei) e por ter feito uma força maior no quick-shifter acabou passando pela segunda marcha e entrando em neutro , bom .. vamos ver se acontece novamente .Rafael, já aconteceu comigo, em outras motos e tbem na R1200GS, ao mudar a marcha com muita má vontade, encontrar ponto neutro entre uma marcha e outra, o que é muito ruim para a caixa de câmbio se vc soltar a embreagem de uma vez.
Não sei como funciona o sistema, mas, acionar o câmbio com determinação, sem usar força, deve evitar isso.



Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk