PDA

Ver Versão Completa : Consumo R 1250 GS 2020/2020 Exclusive



Acir
07-06-2021, 08:47
Bom dia
Viajando pela Castelo Branco esse fim de semana, andando a 130km/h com garupa, achei que minha moto consumiu bastante, 15km/lt...... É normal nessa velocidade ou está com consumo excessivo?? Porque nunca tinha visto marcar no computador de bordo essa média... sempre acima de 17....

Nei_Gomes
07-06-2021, 11:07
Bom dia
Viajando pela Castelo Branco esse fim de semana, andando a 130km/h com garupa, achei que minha moto consumiu bastante, 15km/lt...... É normal nessa velocidade ou está com consumo excessivo?? Porque nunca tinha visto marcar no computador de bordo essa média... sempre acima de 17....

Fui pra Caxambu há dois meses, garupado e com os 3 baús cheios, numa tocada parecida com essa, fez 18 km/l.

Reiner
07-06-2021, 11:22
Pessoal, no último sábado conversamos exatamente sobre isso....todo final de semana possível, fazemos um trecho de 160 km entre Passos e Capítolio, e notamos uma média de 2 km abaixo nas 2 motos de 1 mês pra cá....vamos em 01 GS 1200 media normal 20/21...agora 18/19....
E 01 Boneville T120, média 26,5, agora 24,5.....
Será que houve alteração no mix do combustível?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Nei_Gomes
07-06-2021, 15:44
Pessoal, no último sábado conversamos exatamente sobre isso....todo final de semana possível, fazemos um trecho de 160 km entre Passos e Capítolio, e notamos uma média de 2 km abaixo nas 2 motos de 1 mês pra cá....vamos em 01 GS 1200 media normal 20/21...agora 18/19....
E 01 Boneville T120, média 26,5, agora 24,5.....
Será que houve alteração no mix do combustível?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

bom ponto, observarei...

shw
07-06-2021, 17:31
Fui de Curitiba a Torres - RS, na ida a moto R1200GS fez 18km/L, na volta fez 15KM/L na mesma tocada de 120-140km/h

Marcelo DC
07-06-2021, 17:53
Bom dia
Viajando pela Castelo Branco esse fim de semana, andando a 130km/h com garupa, achei que minha moto consumiu bastante, 15km/lt...... É normal nessa velocidade ou está com consumo excessivo?? Porque nunca tinha visto marcar no computador de bordo essa média... sempre acima de 17....Acir. Existe vários fatores. A minha que tem bolha Puig grande sofre bem com o vento contra. 15kml não é o fim do mundo. Verifique como ela vai continuar e use boa gasolina. Ano passado andando na argentina, minha moto fez 2 ou 3 vezes 13km/l. E outras vezes chegou a 21. Pelo que tenho visto dos donos, parece que as 1250 são um pouco mais economicas que as 1200, ou não....[emoji23][emoji23]

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

joaosantos
07-06-2021, 19:43
Bom dia
Viajando pela Castelo Branco esse fim de semana, andando a 130km/h com garupa, achei que minha moto consumiu bastante, 15km/lt...... É normal nessa velocidade ou está com consumo excessivo?? Porque nunca tinha visto marcar no computador de bordo essa média... sempre acima de 17....

Boa noite amigos, tenho notado também um grande consumo nesta exclusive 1250. Na 3B que tinha fazia uma média mista de 15 km/lt, nesta estou em média de 14 .


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

EvertonM
07-06-2021, 22:01
Dias atrás, numa viagem, minha moto também mostrou uma média baixa no painel. Todavia, quando fui abastecer, essa média não correspondeu à quantidade de litros, tendo sido mais econômica. Não sei exatamente como o "computador de bordo" calcula esse número, mas acho interessante cotejar com o número de litros do abastecimento.

Gnegraes
08-06-2021, 07:33
Dois pontos que devem ser levados em consideração e influenciam muito no consumo médio:

1- temperatura ambiente.
2- pressão baixa nos pneus.

Quanto ao consumo indicado em painel, a minha apresenta valores estranhos. Apresenta variações entre rodar na cidade e rodovia, mas não me parece refletir a realidade.
Quando faço as contas entre o percurso rodado e quanta gasolina coloquei no tanque, me parece bem real e coincide com uma outra indicação em painel: a autonomia em km que se tem pela frente face o volume de gasolina no tanque.

Gnegraes
08-06-2021, 16:05
Dois pontos que devem ser levados em consideração e influenciam muito no consumo médio:

1- temperatura ambiente.
2- pressão baixa nos pneus.

Quanto ao consumo indicado em painel, a minha apresenta valores estranhos. Apresenta variações entre rodar na cidade e rodovia, mas não me parece refletir a realidade.
Quando faço as contas entre o percurso rodado e quanta gasolina coloquei no tanque, me parece bem real e coincide com uma outra indicação em painel: a autonomia em km que se tem pela frente face o volume de gasolina no tanque.


E também depende de onde você está pilotando.
Se estiver na Carretera Austral com vento contra, faz uns 5km/l ....

Nei_Gomes
28-06-2021, 10:59
Semana passada, quarta a sexta, Campinas / Campos do Jordão / Campinas,
tanque cheio de casa, abastecendo no último posto da Carvalho Pinto antes de subir pra Campos(Rede Olá),
completando na volta no mesmo lugar e depois tanque cheio em Campinas -
Garupa, baús lotados e pilotando no limite das vias(ou o mais próximo disso),
média de 19km/l(no computador de bordo e nas anotações).
Abastecida com gasolina comum, todos postos Shell.

Gnegraes
28-06-2021, 11:15
Semana passada, quarta a sexta, Campinas / Campos do Jordão / Campinas,
tanque cheio de casa, abastecendo no último posto da Carvalho Pinto antes de subir pra Campos(Rede Olá),
completando na volta no mesmo lugar e depois tanque cheio em Campinas -
Garupa, baús lotados e pilotando no limite das vias(ou o mais próximo disso),
média de 19km/l(no computador de bordo e nas anotações).
Abastecida com gasolina comum, todos postos Shell.

Nei,

O consumo me parece OK, peso "total" no conjunto.
Pergunta: por que não abasteceu com Shell V-Power? O custo é maior, mas a octanagem superior te garantiria uma performance melhor e com certeza mais barata por km rodado.

Nei_Gomes
28-06-2021, 11:38
Fala Guilherme!
"Sempre" fui "aconselhado" a usar gasolina comum em motos...
na verdade não sei se criei isso em minha mente e culpei alguém por isso, ou se realmente me recomendaram isso...
Enfim, mencionei apenas como uma das variáveis, mas pensarei a respeito da dica. Obrigado.

diogomail
28-06-2021, 14:01
Também só abasteço com gasolina comum uma vez que gasolina aditivada varia de aditivo/detergente de acordo com a bandeira.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Rromagnani
28-06-2021, 17:10
Muito bom o consumo!

Nesse quesito tenho notado bastante diferença em relação a minha moto antiga (GSA 1200 2015)…. A atual é muito mais econômica!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Marcelo DC
28-06-2021, 17:43
A media da minha é 17...18....se acelerar caí pra 15km. 1200.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Gnegraes
28-06-2021, 18:21
Fala Guilherme!
"Sempre" fui "aconselhado" a usar gasolina comum em motos...
na verdade não sei se criei isso em minha mente e culpei alguém por isso, ou se realmente me recomendaram isso...
Enfim, mencionei apenas como uma das variáveis, mas pensarei a respeito da dica. Obrigado.

Nei,

Todo motor, TODO MOTOR de combustão interna pede um combustível com a maior octanagem possível de mercado.
O manual de proprietário estipula qual a octanagem ideal e cita ainda uma menor como "aceitável". No caso da BMW ela recomenda que seja usada uma gasolina com 95 RON. Para nós seria usar a Petrobrás Podium ou a Shell V-Power.

Alta octanagem te garante performance, motor limpo e quase sem incrustações na cabeça de pistão, sede de válvulas, temperatura de funcionamento mais equilibrado e menor.
Alta performance se traduz também em consumo menor, pois para uma mesma velocidade ou necessidade de torque você usa menos o acelerador.

Octanagem já foi tema de discussão aqui, mas ela é a capacidade de um combustível submetido a altas pressões de não entrar em combustão expontânea.
Gasolina de baixa octanagem pode levar o motor a ter pré-ignição ou detonação (batida de pino). Isso é extremamente danoso ao motor, desgasta mancais, bronzinas, pino e sede de pino de pistão, suja teu motor por combustão incompleta, etc.O motor pode quebrar, acredite.
A detonação é um problema tão sério que nosso motores possuem sensores de detonação fixados ao bloco e que medem frequências específicas em caso de detonação.

Gnegraes
28-06-2021, 18:26
Muito bom o consumo!

Nesse quesito tenho notado bastante diferença em relação a minha moto antiga (GSA 1200 2015)…. A atual é muito mais econômica!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Beto,

Isso é o resultado de um cabeçote todo reprojetado e com comando variável.
Alta performance e baixo consumo.
Tope !!!!!

Gnegraes
28-06-2021, 18:30
Também só abasteço com gasolina comum uma vez que gasolina aditivada varia de aditivo/detergente de acordo com a bandeira.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Diogo,

Posto Petrobrás a gente encontra em quase todos os lugares.
Nem sempre tem Podium, mas vale tentar usar sempre.
O mesmo para Shell V-Power.

Quanto aos aditivos eles são extremamente importantes no motor.
Essas duas marcas possuem bons aditivos, nossa gasolina hoje é de excelente qualidade, comparável às europeias.
Os aditivos básicos são: anti-espumante, detergentes, anti-oxidantes, estabilizantes, etc.

Rromagnani
28-06-2021, 18:33
Beto,

Isso é o resultado de um cabeçote todo reprojetado e com comando variável.
Alta performance e baixo consumo.
Tope !!!!!Aliás, depois de 13.000 kms posso dizer que a moto é simplesmente espetacular em todos os aspectos!

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

adriel
28-06-2021, 21:30
Nei,

Todo motor, TODO MOTOR de combustão interna pede um combustível com a maior octanagem possível de mercado.
O manual de proprietário estipula qual a octanagem ideal e cita ainda uma menor como "aceitável". No caso da BMW ela recomenda que seja usada uma gasolina com 95 RON. Para nós seria usar a Petrobrás Podium ou a Shell V-Power.

Alta octanagem te garante performance, motor limpo e quase sem incrustações na cabeça de pistão, sede de válvulas, temperatura de funcionamento mais equilibrado e menor.
Alta performance se traduz também em consumo menor, pois para uma mesma velocidade ou necessidade de torque você usa menos o acelerador.

Octanagem já foi tema de discussão aqui, mas ela é a capacidade de um combustível submetido a altas pressões de não entrar em combustão expontânea.
Gasolina de baixa octanagem pode levar o motor a ter pré-ignição ou detonação (batida de pino). Isso é extremamente danoso ao motor, desgasta mancais, bronzinas, pino e sede de pino de pistão, suja teu motor por combustão incompleta, etc.O motor pode quebrar, acredite.
A detonação é um problema tão sério que nosso motores possuem sensores de detonação fixados ao bloco e que medem frequências específicas em caso de detonação.

Apenas uma observação: a Shell vende a gasolina V-Power Nitro+, que é apenas aditivada e possui 92 RON, e a V-Power Racing, que é a premium e possui 98 RON (alta octanagem).

Na minha região a Racing é mais difícil de encontrar do que a Podium e pelo nome é bem fácil de confundir também.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
29-06-2021, 08:35
Apenas uma observação: a Shell vende a gasolina V-Power Nitro+, que é apenas aditivada e possui 92 RON, e a V-Power Racing, que é a premium e possui 98 RON (alta octanagem).

Na minha região a Racing é mais difícil de encontrar do que a Podium e pelo nome é bem fácil de confundir também.


Sent from my iPhone using Tapatalk


Adriel,

Para variar as sopas de letrinhas sempre deixam as coisas meio confusas.
Existem 3 classificações de octanagem de combustíveis:

- RON (Research Octan Number)- método normalizado pela ASTM D2699
- MON (Motor Octane Number) - método normalizado pela ASTM D2700
- IAD (Índice Anti Detonação)- média ponderada entre RON e MON

O MON realiza o teste com o motor padrão com plena carga e giro máximo enquanto o RON é com plena carga e médio giro 3000rpm. RON expressa as condições normais e mais reais de uso do motor, ninguém pilota a pleno giro e plena carga...

A gasolina Podium da Petrobrás tem 102 RON enquanto que a V-Power Racing tem 98 RON. A V-Power Nitro tem apenas 87 RON, abaixo do mínimo aceitável para BMW.
Aditivos todas as gasolinas possuem. Não confundir aditivo (detergente, anti-oxidante, anti-espumante, etc.) com produto para aumentar octanagem.
A grande solução brasileira de aditivar álcool etílico na gasolina foi aumentar a octanagem e com isso retirar a tetraetila de chumbo usada anteriormente, por ser extremamente tóxica. Hoje a Europa usa álcool nas suas gasolinas....

Usar gasolina de baixa octanagem só em casos especiais, por não ter achado gasolina de qualidade no meio do nada deste Brasilzão.
Apesar de mais caras, as de alta octanagem tem performance muito melhor e a médio e longo prazo saem mais barato, pois não acabam com teu motor.
Se o projetista do motor especifica o combustível, siga as instruções....

adriel
29-06-2021, 08:56
Adriel,

Para variar as sopas de letrinhas sempre deixam as coisas meio confusas.
Existem 3 classificações de octanagem de combustíveis:

- RON (Research Octan Number)- método normalizado pela ASTM D2699
- MON (Motor Octane Number) - método normalizado pela ASTM D2700
- IAD (Índice Anti Detonação)- média ponderada entre RON e MON

O MON realiza o teste com o motor padrão com plena carga e giro máximo enquanto o RON é com plena carga e médio giro 3000rpm. RON expressa as condições normais e mais reais de uso do motor, ninguém pilota a pleno giro e plena carga...

A gasolina Podium da Petrobrás tem 102 RON enquanto que a V-Power Racing tem 98 RON. A V-Power Nitro tem apenas 87 RON, abaixo do mínimo aceitável para BMW.
Aditivos todas as gasolinas possuem. Não confundir aditivo (detergente, anti-oxidante, anti-espumante, etc.) com produto para aumentar octanagem.
A grande solução brasileira de aditivar álcool etílico na gasolina foi aumentar a octanagem e com isso retirar a tetraetila de chumbo usada anteriormente, por ser extremamente tóxica. Hoje a Europa usa álcool nas suas gasolinas....

Usar gasolina de baixa octanagem só em casos especiais, por não ter achado gasolina de qualidade no meio do nada deste Brasilzão.
Apesar de mais caras, as de alta octanagem tem performance muito melhor e a médio e longo prazo saem mais barato, pois não acabam com teu motor.
Se o projetista do motor especifica o combustível, siga as instruções....

Eu fiquei na dúvida em relação a Nitro+, mas no site da Shell consta 87 IAD, 82 MON e 92 RON. Lá diz ainda que o mínimo para o tipo comum é de 87 IAD. Considerando que o IAD é a média entre MON e RON, a conta bate.

No manual da minha R1200GSA 2018/2019 consta a recomendação de mínimo 91 RON e também o mínimo de 15% e máximo de 30% de etanol.

https://www.shell.com.br/motoristas/combustiveis/duvidas-sobre-combustiveis.html


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
29-06-2021, 09:44
Eu fiquei na dúvida em relação a Nitro+, mas no site da Shell consta 87 IAD, 82 MON e 92 RON. Lá diz ainda que o mínimo para o tipo comum é de 87 IAD. Considerando que o IAD é a média entre MON e RON, a conta bate.

No manual da minha R1200GSA 2018/2019 consta a recomendação de mínimo 91 RON e também o mínimo de 15% e máximo de 30% de etanol.

https://www.shell.com.br/motoristas/combustiveis/duvidas-sobre-combustiveis.html


Sent from my iPhone using Tapatalk

Você tem razão, a V-Power Nitro tem 92 RON. O importante é respeitar as indicações da BMW.

Experimente fazer as contas de consumo de um tanque de V-Power Nitro e outro com V-Power Racing.
Sei que condições exatamente iguais é difícil mas uma média de um tanque completo deverá dar respostas. Se for na rodovia melhor ainda...

adriel
29-06-2021, 11:33
Você tem razão, a V-Power Nitro tem 92 RON. O importante é respeitar as indicações da BMW.

Experimente fazer as contas de consumo de um tanque de V-Power Nitro e outro com V-Power Racing.
Sei que condições exatamente iguais é difícil mas uma média de um tanque completo deverá dar respostas. Se for na rodovia melhor ainda...

E falando em indicação, no manual não diz que não devemos usar aditivada, como algumas concessionárias pregam. Lá diz apenas que haverá danos ao catalisador caso tenha ferro ou manganês como aditivo. Sinceramente não sei se as gasolinas aditivadas brasileiras tem ou não.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
29-06-2021, 12:00
E falando em indicação, no manual não diz que não devemos usar aditivada, como algumas concessionárias pregam. Lá diz apenas que haverá danos ao catalisador caso tenha ferro ou manganês como aditivo. Sinceramente não sei se as gasolinas aditivadas brasileiras tem ou não.


Sent from my iPhone using Tapatalk


Adriel,

Tudo depende do que se entende por Aditivo.
TODAS as gasolinas brasileiras e na Europa e USA possuem aditivos.

CCs na maioria das vezes não sabem se comunicar, quando não sabem mesmo a bobagem que estão falando...
Acho que devem se referir a aditivos tipo Bardahl e outras melecas que frentistas de postos querem a todo momento te empurrar.

O único aditivo que funciona e que não é para combustível são os Bisulfetos de Molibdênio inventados pela Molykote alemã para óleo de cárter e que infelizmente não podemos usar nos motores BMW, ele reagem com o Nikasil (Trade Mark da Mahle) ou Gaudur que são os materiais carbeto de silício depositados nas camisas dos pistões através de plasma, para seu endurecimento superficial (só há desgaste nos pistões, as camisas são eternas....)

adriel
29-06-2021, 12:11
Adriel,

Tudo depende do que se entende por Aditivo.
TODAS as gasolinas brasileiras e na Europa e USA possuem aditivos.

CCs na maioria das vezes não sabem se comunicar, quando não sabem mesmo a bobagem que estão falando...
Acho que devem se referir a aditivos tipo Bardahl e outras melecas que frentistas de postos querem a todo momento te empurrar.

O único aditivo que funciona e que não é para combustível são os Bisulfetos de Molibdênio inventados pela Molykote alemã para óleo de cárter e que infelizmente não podemos usar nos motores BMW, ele reagem com o Nikasil (Trade Mark da Mahle) ou Gaudur que são os materiais carbeto de silício depositados nas camisas dos pistões através de plasma, para seu endurecimento superficial (só há desgaste nos pistões, as camisas são eternas....)

Eu pensei a mesma coisa. A Bardahl tinha um aditivo que se era supostamente para aumentar a octanagem da gasolina. Ele usava manganês na composição e acabou sendo modificado para remover esse componente por questões ambientais.

O triste é ouvir essas besteiras na concessionária e quando questionamos o motivo, o cara não faz ideia e nem tem pra quem perguntar. Pra mim foi dito que está no manual, o que não é verdade.

Bora rodar…


Sent from my iPhone using Tapatalk

Reiner
29-06-2021, 12:42
Uso desde sempre a gasolina aditivada, contrariando a concessionária e o manual...
A concessionária avisou que só abastecer com comum...e o manual só com gasolina acima de 91 ron e no máximo 10% de álcool.
Teria que importar gasolina.
Média na estrada em torno de 19 até 22km/l. Depende da tocada....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marcelo DC
29-06-2021, 14:06
Uso desde sempre a gasolina aditivada, contrariando a concessionária e o manual...
A concessionária avisou que só abastecer com comum...e o manual só com gasolina acima de 91 ron e no máximo 10% de álcool.
Teria que importar gasolina.
Média na estrada em torno de 19 até 22km/l. Depende da tocada....

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkO manual da minha tb cita os 10% de alcool.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Gnegraes
29-06-2021, 14:23
Uso desde sempre a gasolina aditivada, contrariando a concessionária e o manual...
A concessionária avisou que só abastecer com comum...e o manual só com gasolina acima de 91 ron e no máximo 10% de álcool.
Teria que importar gasolina.
Média na estrada em torno de 19 até 22km/l. Depende da tocada....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

O manual com certeza foi traduzido para o português no mercado de Portugal, o teor de álcool na gasolina na Alemanha é de 10%.
Tradução automática sem pensar dá nisso...

E com certeza absoluta o CC sabe o diz ao afirmar para abastecer com gasolina comum.
Mais um caso para a caixinha de horrores que coleciono....

Perdoai-os Deus, eles dos CCs não sabem que falam.

joaosantos
22-07-2021, 14:59
E também depende de onde você está pilotando.
Se estiver na Carretera Austral com vento contra, faz uns 5km/l ....

Isso todos teremos que confirmar!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

diego87
08-09-2021, 20:03
Fala Guilherme!
"Sempre" fui "aconselhado" a usar gasolina comum em motos...
na verdade não sei se criei isso em minha mente e culpei alguém por isso, ou se realmente me recomendaram isso...
Enfim, mencionei apenas como uma das variáveis, mas pensarei a respeito da dica. Obrigado.

Boa noite, pessoal! Eu estou na mesma do Nei_Gomes... em algum momento fui aconselhado, ouvi alguém dizer ou brotou na minha mente que o ideal é sempre usar a gasolina comum. Mas a crença aqui ainda vai além, a justificativa para ela é que precisamos manter a moto acostumada a um determinado combustível. Ou seja, se sempre colocarmos podium e em uma viagem só encontrarmos comum, a moto vai reclamar. Eu sempre imaginei que isso fosse fake (ou algo relacionado à motores mais antigos), mas o medo de ter algum problema por isso em uma viagem + os conselhos da CCS de sempre abastecer com comum acabaram "me convencendo"... Posso ficar tranquilo quanto a essa troca, certo? Não teremos problemas se abastecermos normalmente com podium e com comum quando não acharmos a podium?

EvertonM
08-09-2021, 22:11
Meu grão de sal.
Sempre que possível uso gasolina aditivada de boa procedência. Quando sobra algum dindin (faz algum tempo que isso não ocorre), abasteço com Pódium. Se não achar aditivada, vou na comum mesmo, desde que tenha boa procedência.
Nunca tive qualquer problema, considerando as várias motos que tive, bem como as viagens que fiz.
A gasolina aditivada tem detergentes que ajudam a manter limpo o sistema de alimentação e queima do combustível e, sob meu ponto de vista, não traz qualquer prejuízo ao motor. A Pódium (e outras premium - que também são aditivadas) tem maior octanagem, mais adequada aos motores de compressão maior que 10:1, como em nossas motos (ao menos na minha).
Qual o problema de abastecer com comum ? Se a gasolina for boa, a única questão que levanto é a ausência de limpeza que a aditivada proporciona e a octanagem e limpeza maior possibilitada pela premium.
Uma dica: se abastece sempre com comum, a troca para aditivada (ou Pódium) tem que ser gradativa, pois ela vai limpar as vias e a sujeira que desprende poderá causar alguma alteração no funcionamento.
Esse assunto rende mais de uma caixa de cerveja.
Para quem quiser se aprofundar no tema, há diversos artigos na internet. Segue o primeiro que achei:
https://autopapo.uol.com.br/noticia/boris-explica-os-diferentes-tipos-de-gasolina/

joaosantos
07-11-2021, 14:42
Muito bacana esse tópico, caso possam me tirar uma dúvida de consumo ? Na 1200 2016 que tinha, sempre acionei o freio dianteiro, pq o ABS equilibrava. E sempre trocava os dois pneus traseiros e um dianteiro, mas na 1250, sinto a traseira balançando e não é mais confiável como era na mileduque. Hoje com quase 13k de km tenho que trocar os dois pneus, traseiro e dianteiro!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

EvertonM
07-11-2021, 15:02
João, ambas têm freio combinado, então mão ou pé aciona os dois. Se bem entendi sua afirmação, até onde sei não há vínculo desse recurso com o ABS, que se destina - de modo simplificado - a não travar a roda. Em tese, o freio combinado vai equilibrar mais a moto - além dos recursos eletrônicos que também ajudam nesse sentido.
Quanto à troca dos pneus, 13 mil acho pouca km (dependendo da marca/modelo e da forma que vc pilota isso varia). Os pneus originais Michelin Anakee Adventure chegam fácil a 20 mil km no uso tranquilo. Na minha tocada, sempre troquei os dois - o dianteiro menos gasto que o traseiro, mas não compensava aguardar para fazer a troca.

Reiner
07-11-2021, 16:32
Com relação aos pneus, na minha Premium 2015, veio com anakee e troquei aos 12kkm, rodaria mais uns 2kkm. O dianteiro meia vida....mas efetuei a troca do par. Novamente aos 24kkm troquei o par por um par de metzeler next....vai rodar uns 15kkm, pois já está com 13kkm e já encomendei outro par. Mas, a grande diferença é que os 2 pneus gastaram por igual desta vez...
Acredito que conseguiram equalizar o gasto dos pneus.....kkkkk
Em nenhuma das inúmeras vezes que troquei pneu de moto aconteceu isso....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
07-11-2021, 18:58
Muito bacana esse tópico, caso possam me tirar uma dúvida de consumo ? Na 1200 2016 que tinha, sempre acionei o freio dianteiro, pq o ABS equilibrava. E sempre trocava os dois pneus traseiros e um dianteiro, mas na 1250, sinto a traseira balançando e não é mais confiável como era na mileduque. Hoje com quase 13k de km tenho que trocar os dois pneus, traseiro e dianteiro!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

João,

O sistema ABS não equilibra a moto. O sistema impede que numa freada mais forte as rodas se travem e o percurso de frenagem seja longo, sem falar que pode haver derrapagem.

O freio dianteiro é combinado, ou seja, quando acionado 70% da frenagem é na roda dianteira e 30% na traseira.
Já o freio traseiro aciona somente esta roda.

Gnegraes
07-11-2021, 19:12
Boa noite, pessoal! Eu estou na mesma do Nei_Gomes... em algum momento fui aconselhado, ouvi alguém dizer ou brotou na minha mente que o ideal é sempre usar a gasolina comum. Mas a crença aqui ainda vai além, a justificativa para ela é que precisamos manter a moto acostumada a um determinado combustível. Ou seja, se sempre colocarmos podium e em uma viagem só encontrarmos comum, a moto vai reclamar. Eu sempre imaginei que isso fosse fake (ou algo relacionado à motores mais antigos), mas o medo de ter algum problema por isso em uma viagem + os conselhos da CCS de sempre abastecer com comum acabaram "me convencendo"... Posso ficar tranquilo quanto a essa troca, certo? Não teremos problemas se abastecermos normalmente com podium e com comum quando não acharmos a podium?

Diego,

Quando se usa gasolina de alta octanagem e se passa para uma de baixa octanagem, o motor não reclama, o que ocorre é que você sente a diferença...

Para qualquer motor ciclo Otto, gasolina, álcool ou mescla dos dois, quanto maior a octanagem melhor o desempenho do motor, menor carbonização de cabeça de pistão, sede de válvula, eletrodos da vela, óleo de cárter mais limpo, etc.

Se não achar gasolina Podium ou V-Power ficamos sem opção. Procure colocar a melhor que encontrar e assim que possível abasteça com as de alta octanagem.

O preço que se paga a mais na Podium ou V-Power como exemplo, acaba refletindo pouco no custo por Km rodado, pois como o desempenho é melhor o consumo cai.

Gnegraes
07-11-2021, 19:26
Meu grão de sal.
Sempre que possível uso gasolina aditivada de boa procedência. Quando sobra algum dindin (faz algum tempo que isso não ocorre), abasteço com Pódium. Se não achar aditivada, vou na comum mesmo, desde que tenha boa procedência.
Nunca tive qualquer problema, considerando as várias motos que tive, bem como as viagens que fiz.
A gasolina aditivada tem detergentes que ajudam a manter limpo o sistema de alimentação e queima do combustível e, sob meu ponto de vista, não traz qualquer prejuízo ao motor. A Pódium (e outras premium - que também são aditivadas) tem maior octanagem, mais adequada aos motores de compressão maior que 10:1, como em nossas motos (ao menos na minha).
Qual o problema de abastecer com comum ? Se a gasolina for boa, a única questão que levanto é a ausência de limpeza que a aditivada proporciona e a octanagem e limpeza maior possibilitada pela premium.
Uma dica: se abastece sempre com comum, a troca para aditivada (ou Pódium) tem que ser gradativa, pois ela vai limpar as vias e a sujeira que desprende poderá causar alguma alteração no funcionamento.
Esse assunto rende mais de uma caixa de cerveja.
Para quem quiser se aprofundar no tema, há diversos artigos na internet. Segue o primeiro que achei:
https://autopapo.uol.com.br/noticia/boris-explica-os-diferentes-tipos-de-gasolina/

Everton,

As "sujeiras" na câmara de combustão, ou seja, cabeça de pistão, sede de válvulas, eletrodos da vela, etc, são carbonizações que são extremamente duras e difíceis de se fazer a remoção mecânica.
Os aditivos presentes na gasolina não conseguem fazer uma remoção abrupta, por tanto não se preocupe que não vai cuspir sujeira pelo escape... rs,rs,rs,rs...

>>> Outra coisa: Bóris Feldman é um idiota, fala e escreve muita bobagem e como a imensa maioria dos que o ouvem nas rádios ou o leem é formada de pessoas sem qualquer conhecimento do assunto, acha que o cara é sério.

A última dele foi semana passada onde um ouvinte escreveu perguntando sobre tipo de óleo para motor bem rodado.
O idiota disse com todas as letras, que se o motor estiver com 100, 150k km para continuar usando o óleo recomendado em manual, deu o exemplo de óleo 5W40. Mas que se o motor estiver com mais de 200k km ele deve estar cansado e seria bom usar um óleo 10W40 pois é mais viscoso....

O imbecil não sabe como funciona o código SAE de óleos lubrificantes e que os óleos que ele citou tem a mesma viscosidade.

Não ouçam e não leiam esse idiota, desinformação total...

EvertonM
07-11-2021, 20:36
João, reforçando o que o Guilherme disse - inclusive quanto ao uso das alavancas de freio - segue parte do manual acerca do assunto:

11038

Rromagnani
07-11-2021, 22:34
Muito bacana esse tópico, caso possam me tirar uma dúvida de consumo ? Na 1200 2016 que tinha, sempre acionei o freio dianteiro, pq o ABS equilibrava. E sempre trocava os dois pneus traseiros e um dianteiro, mas na 1250, sinto a traseira balançando e não é mais confiável como era na mileduque. Hoje com quase 13k de km tenho que trocar os dois pneus, traseiro e dianteiro!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Curioso… vim de uma GSA 1200 2015 e agora com uma GSA 1250 e não senti diferença…

Minha moto está com 20k e os pneus originais estão chegando ao final da vida…

O traseiro sempre gastou um pouco mais, mas sempre troquei ambos.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

joaosantos
08-11-2021, 10:19
Muito bacana mesmo, vocês são excelentes!
Muito obrigado por me ajudarem. Na revisão de 10k questionei na concessionária pois a frenagem da 2016 que tinha era mais linear e acentuada sempre passou muita segurança, mas nessa 2020 quando freia somente na manete, a traseira fica chimando e afunda a frente, me falaram que era programação pois essa moto tem vários tipos de regulagem pelo menu dela. Por isso achei que esse consumo de pneu estava ligado a essa configuração de abs. Mas até agora continua essa insegurança do freio. Em relação ao pneu, por sempre ir embora um pouco tarde, o trânsito é mais tranquilo então ando um pouco mais forte. Aí justifica o gasto. Agradeço mesmo a explicação de todos. São mesmo top!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
16-11-2021, 09:21
Muito bacana mesmo, vocês são excelentes!
Muito obrigado por me ajudarem. Na revisão de 10k questionei na concessionária pois a frenagem da 2016 que tinha era mais linear e acentuada sempre passou muita segurança, mas nessa 2020 quando freia somente na manete, a traseira fica chimando e afunda a frente, me falaram que era programação pois essa moto tem vários tipos de regulagem pelo menu dela. Por isso achei que esse consumo de pneu estava ligado a essa configuração de abs. Mas até agora continua essa insegurança do freio. Em relação ao pneu, por sempre ir embora um pouco tarde, o trânsito é mais tranquilo então ando um pouco mais forte. Aí justifica o gasto. Agradeço mesmo a explicação de todos. São mesmo top!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

João,

Acho que vale a pena ler o Manual de Proprietário com atenção. Eles tem muuuuita informação e a gente não consegue absorver tudo de uma vez, tem de ter paciência e ler, ler, ler...
Os modos de pilotagem configuráveis alteram significativamente todo o conjunto da moto, desde a suspenção, passando pelo motor.
Vale a pena em um local tranquilo, testar cada um dos modos e observar as reações do conjunto.

Qual configuração você está usando normalmente no asfalto?

joaosantos
19-11-2021, 11:27
Rapaz, vou olhar sim. Mas tive observando e utilizando o freio traseiro somente, já para também testar o ABS e percebi que a traseira realmente sai do fluxo normal e balança bastante, mesmo na reta! Mas vou rever o manual e fazer novos testes! Abração! Normalmente no Road em tempo seco e Rain no molhado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

EvertonM
19-11-2021, 21:21
É estranho o problema, João. Já tive a GS 1200 e agora estou com a GSA 1250 e, nesse quesito, sempre foram muito estáveis - a 1250 até mais que a 1200, mas sem qualquer preocupação com ambas. Ando normalmente no Dynamic PRO. O Road e o Rain são mais "domesticados", então acredito que deveria ser mais tranquilo ainda.
Num chute lá do meio de campo, você sente se a moto afunda a frente quando freia a traseira ? Não deveria afundar (a tal da tecnologia Telelever e Paralever), mas...
PS: a suspensão eu mantenho no Road.

Gnegraes
20-11-2021, 08:58
É estranho o problema, João. Já tive a GS 1200 e agora estou com a GSA 1250 e, nesse quesito, sempre foram muito estáveis - a 1250 até mais que a 1200, mas sem qualquer preocupação com ambas. Ando normalmente no Dynamic PRO. O Road e o Rain são mais "domesticados", então acredito que deveria ser mais tranquilo ainda.
Num chute lá do meio de campo, você sente se a moto afunda a frente quando freia a traseira ? Não deveria afundar (a tal da tecnologia Telelever e Paralever), mas...
PS: a suspensão eu mantenho no Road.


Também acho muuuuito estranho....
Uma das características de suas suspensões Paralever e Telelever que mais me impressiona é exatamente o fato de não "mergulhar" a frente.
O equilíbrio é impressionante na frenagem, a estabilidade da moto é incrível.
Isso pode ser sentido claramente quando após uma frenada mais forte até a paralização da moto, ao soltar o freio a moto inteira se levanta.

Traseira rabeando é sinal de frenagem muito forte somente no freio traseiro.

Uso na imensa maioria das vezes o freio dianteiro.
Freio traseiro só em ocasiões de baixíssima velocidade e mesmo assim de vez em quando, até por que há torque vindo do motor e o freio traseiro se contrapõe ao movimento.

Marivaldo
21-11-2021, 17:38
Uso só o freio traseiro depois que o manete fezo serviço basico. Não "afocinha". Uso so o ROAD. O freio traseiro eu uso pra mantê-la parada, quando paro. Somente nessa situação eu uso só o freio traseiro.

joaosantos
26-11-2021, 15:19
Minha moto anterior era a 3B 2016 e não tinha esse problema, o freio desta 1250 é excelente, mas em alta velocidade e em uma emergência, a traseira fica leve e rabeia muito, comprometendo a estabilidade. Já fiz vários testes depois de dois sustos(fechada) que tive. Todos `a noite, pista vazia e a mais de 150km/h e realmente a traseira balança muito, isto acionando apenas a manete, chega a assustar! Já utilizando apenas o traseiro rabeia menos e com o ABS consegue parar tranquilo, bem bacana. Mas foi apenas teste, porque nessa excelente e maravilhosa moto, como em todas, o freio principal é o dianteiro, tipo 70/30 na frenagem. Para se ter uma ideia, desde que adquiri a 1200 e a praticamente a um ano que tenho a 1250, nunca tinha usado o freio traseiro(exceto no offroad) comecei a fazer teste com o traseiro por causa dos sustos! E foram grandes, pois na cidade e bairro, andamos pianinhos, mas na estrada tem que torcer o cabo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
26-11-2021, 17:00
Minha moto anterior era a 3B 2016 e não tinha esse problema, o freio desta 1250 é excelente, mas em alta velocidade e em uma emergência, a traseira fica leve e rabeia muito, comprometendo a estabilidade. Já fiz vários testes depois de dois sustos(fechada) que tive. Todos `a noite, pista vazia e a mais de 150km/h e realmente a traseira balança muito, isto acionando apenas a manete, chega a assustar! Já utilizando apenas o traseiro rabeia menos e com o ABS consegue parar tranquilo, bem bacana. Mas foi apenas teste, porque nessa excelente e maravilhosa moto, como em todas, o freio principal é o dianteiro, tipo 70/30 na frenagem. Para se ter uma ideia, desde que adquiri a 1200 e a praticamente a um ano que tenho a 1250, nunca tinha usado o freio traseiro(exceto no offroad) comecei a fazer teste com o traseiro por causa dos sustos! E foram grandes, pois na cidade e bairro, andamos pianinhos, mas na estrada tem que torcer o cabo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

João,

Só um comentário: as GS atingem velocidades de 200km/h, mas não foi projetada para isso.
Andar em velocidades muito altas pode ser um risco.

Creio que 120km/h em rodovia seja uma velocidade de cruzeiro boa e com a qual se tem domínio da moto em caso de surgir imprevisto.
Dirigir na defensiva sempre, shit happens....

Sobre freiar com o traseiro rabear menos, sim rabeia menos, mas não para a moto.
E frear com o traseiro te obriga a reduzir as marchas rapidamente, de outro modo você freia e o motor empurra...
Frenagens fortes tem de ser com o dianteiro.

joaosantos
26-11-2021, 17:15
Sim com certeza, apenas fiz esses testes pois as vezes(várias) andamos um pouco mais forte! Obrigado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk