PDA

Ver Versão Completa : Rotas GPS Navigator



EduGS
08-07-2021, 18:53
Pessoal.

Como vocês fazem para encontrar rotas interessantes e que possam ser carregadas no BMW Navigator? Por exemplo, eu tenho vontade de fazer a Estrada Real Caminho Velho mas não sei onde encontrar o arquivo com essa rota para carregar no GPS. Alguma dica?

Obrigado
Eduardo

Rromagnani
08-07-2021, 19:03
Coloca o Wikiloc no celular e seja feliz! Kkkkkk.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Marcelo DC
08-07-2021, 19:55
Pessoal.

Como vocês fazem para encontrar rotas interessantes e que possam ser carregadas no BMW Navigator? Por exemplo, eu tenho vontade de fazer a Estrada Real Caminho Velho mas não sei onde encontrar o arquivo com essa rota para carregar no GPS. Alguma dica?

Obrigado
EduardoUma solução é o Wikiloc que o Roberto falou. No caso da estrada real ele é meio limitado e vc tem que ir procurando os marcos e perguntando pois vc não sabe se aquela trilha que vc escolheu está toda correta e se a pessoa que gravou fez tudo certo. Então pode baixar o mapa e estudar tb o caminho e lançar o passo a passo entre os locais. Se não me engano tem o arquivo .gpx no site da estrada real também para lançar no gps mas no meu caso fiz algo errado pois cada marco virou um endereço e virou uma zona meu gps. Fiz algo errado. Mas perfuntando e proximo dos marcos vc vai completando o caminho.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

EduGS
09-07-2021, 10:52
Obrigado pela dica, pessoal. Achei um cara no Wickloc que traçou cuidadosamente o caminho velho. Consegui carregar os arquivos no Navigator.

Segue link do Wickloc: https://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=666297&from=10&to=20

Abs e obrigado!

Reiner
09-07-2021, 13:54
Eduardo, só um comentário.
A estrada Real começa em Diamantina.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
09-07-2021, 14:07
Eduardo, só um comentário.
A estrada Real começa em Diamantina.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Ou em Paraty??? rs,rs,rs,rs...

Reiner
09-07-2021, 14:16
Ou em Paraty??? rs,rs,rs,rs...Aiiiiii....Guilherme. .....
Levei em conta que a estrada real foi utilizada para transportar ouro e pedras preciosas das minas de Diamantina e Ouro Preto com Destino à Paraty e daí à Portugal.....daí entendi que destino é final. E como Diamantina é origem, entendo que começa.....kkkkkkk

Sent from my SM-T700 using Tapatalk

EduGS
09-07-2021, 14:36
Pelo que entendi de Diamantina a Ouro Preto é a estrada de diamantes. E de Outro Petro a Paraty é estrada real. Mas tanto faz... o importante é rodar!

Reiner
09-07-2021, 15:00
O site oficial confunde um bocado, denomina o trecho de Diamantina a ouro preto como estrada dos diamantes, e a partir de outo preto se divide em estrada nova e estrada velha. Em todos os trechos, nas marcações , você encontra os selos de estrada real. E tem um passaporte que pode ser carimbado em diversos pontos da estrada....um ótimo passeio que se for realizado no outono inverno, você enfrenta poeira, em muitos trechos sem asfalto, tempo seco, paisagens marrons além do friozinho. Se for na primavera verão, talvez barro nos trechos sem asfalto, tempo agradável, paisagens verdes e floridas. Mas em qualquer época vai encontrar um cafezinho com pão de queijo e o bom papo do mineiro te aguardando. ...bora rodar.

Sent from my SM-T700 using Tapatalk
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210709/82ea79c535fbaf5cc51913d397be0036.jpg

Gnegraes
09-07-2021, 15:24
Aiiiiii....Guilherme. .....
Levei em conta que a estrada real foi utilizada para transportar ouro e pedras preciosas das minas de Diamantina e Ouro Preto com Destino à Paraty e daí à Portugal.....daí entendi que destino é final. E como Diamantina é origem, entendo que começa.....kkkkkkk

Sent from my SM-T700 using Tapatalk

Sei disso, foi só para provocar.... kkkk
Conheço um bom trecho dela, mas só até Ouro Preto.

EduGS
10-07-2021, 16:05
Cara, que frustrante esse GPS... dei uma volta agora nas serras de Petrópolis e Teresópolis e simplesmente nada do que eu programei funcionou no aparelho... :confused:

EduGS
10-07-2021, 16:06
O site oficial confunde um bocado, denomina o trecho de Diamantina a ouro preto como estrada dos diamantes, e a partir de outo preto se divide em estrada nova e estrada velha. Em todos os trechos, nas marcações , você encontra os selos de estrada real. E tem um passaporte que pode ser carimbado em diversos pontos da estrada....um ótimo passeio que se for realizado no outono inverno, você enfrenta poeira, em muitos trechos sem asfalto, tempo seco, paisagens marrons além do friozinho. Se for na primavera verão, talvez barro nos trechos sem asfalto, tempo agradável, paisagens verdes e floridas. Mas em qualquer época vai encontrar um cafezinho com pão de queijo e o bom papo do mineiro te aguardando. ...bora rodar.

Sent from my SM-T700 using Tapatalk
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210709/82ea79c535fbaf5cc51913d397be0036.jpg

Quero muito fazer...

Gnegraes
10-07-2021, 18:14
Quero muito fazer...

Do trecho que conheço da Estrada Real Velha (Paraty), os vales acompanhando rios e ribeirões são todos eles os originais da rota.

Na serra da Bocaina é possível se fazer um trecho da original, na subida da serra. A serra da Bocaina fica no Município de Cunha-SP, mas as suas fraldas se derramam em direção ao mar no estado do RJ. Neste trecho ela se confunde com a Serra do Mar. A Serra da Bocaina é enorme e no seu topo é um quase platô a 2.000 metros de altitude (esse é um passeio fantástico, mas fica para outra prosa por aqui....). Por este motivo, o município de Cunha é o maior em área no estado de SP.

A subida é difícil, ainda há no meio da mata o piso de pedras pé-de-moleque original. Como é pouquíssimo usada, é bastante escorregadia. Para visitar, só a pé.
E a subida é boa: o passo está a 1.500m de altitude. o trecho inicial de subida (uns 8,5 km) é o retrato do descaso do estado do RJ com suas rodovias estaduais (RJ167), chega a ser perigosa no verão em muitos trechos. Há uns três anos foi concluída a estrada-parque dentro do Parque da Serra da Bocaina, toda ela protegida com telas, tuneis por baixo da estrada e passarelas metálicas elevadas para ligar a mata dos dois lados da pista para a livre circulação de animais. O projeto prevê cancelas nas suas extremidades, para que o tráfego se faça entre 06:00 e 18:00 horas por determinação legal. O tráfego de caminhões e ônibus é proibido, mas caminhões são encontrados e muitas vezes fechando a estrada por não conseguirem subir ou entalarem em curvas. Não há cancelas, não há manutenção e nem policiamento, um desastre a moda carioca.... (o nosso amigo Iceman e eu somos assíduos usuários do trecho).

A partir daí no restante da rota, a antiga Trilha de Tropeiros foi se alargando com o passar do tempo e com aumento do tráfego, até que foi asfaltada e com o tempo modernizada, em grande parte foi retificada para permitir um tráfego de veículos em velocidades mais altas.

O trecho entre o passo na serra e a cidade de Cunha é lindo, verdadeiro paraíso para os amantes de curvas, a paisagem é deslumbrante. De Cunha até a via Dutra estrada moderna.

Mas o trajeto é sempre nos vales, ao lado de rios e ribeirões por ser o mais plano para se caminhar. E as cidadezinhas no caminho são os povoados que cresceram, pontos de descanso das tropas.

Guaratinguetá em SP nas margens da Dutra é uma cidade grande, mas ela passa logo. Daí para a frente, só coisa gostosa: Passa Quatro, Itanhandú, Itamonte, Pouso Alto. São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cruzília (famosa pela queijaria), Traituba, Carrancas, Capela do Saco, Caquende, São João Del Rey, Tiradentes (grande centro gastronômico da região, trens a vapor e museu de motos), Prados, Casa Grande, Queluzito, Conselheiro Lafayete, Outo Branco e Ouro Preto,

Para quem dispõe de uma semana livre para ganhar na vida, vale a pena fazer o trajeto entre Paraty e Outo Preto. Se tiver mais tempo, coisa de 2 semanas melhor ainda....

Gnegraes
11-07-2021, 12:39
Do trecho que conheço da Estrada Real Velha (Paraty), os vales acompanhando rios e ribeirões são todos eles os originais da rota.

Na serra da Bocaina é possível se fazer um trecho da original, na subida da serra. A serra da Bocaina fica no Município de Cunha-SP, mas as suas fraldas se derramam em direção ao mar no estado do RJ. Neste trecho ela se confunde com a Serra do Mar. A Serra da Bocaina é enorme e no seu topo é um quase platô a 2.000 metros de altitude (esse é um passeio fantástico, mas fica para outra prosa por aqui....). Por este motivo, o município de Cunha é o maior em área no estado de SP.

A subida é difícil, ainda há no meio da mata o piso de pedras pé-de-moleque original. Como é pouquíssimo usada, é bastante escorregadia. Para visitar, só a pé.
E a subida é boa: o passo está a 1.500m de altitude. o trecho inicial de subida (uns 8,5 km) é o retrato do descaso do estado do RJ com suas rodovias estaduais (RJ167), chega a ser perigosa no verão em muitos trechos. Há uns três anos foi concluída a estrada-parque dentro do Parque da Serra da Bocaina, toda ela protegida com telas, tuneis por baixo da estrada e passarelas metálicas elevadas para ligar a mata dos dois lados da pista para a livre circulação de animais. O projeto prevê cancelas nas suas extremidades, para que o tráfego se faça entre 06:00 e 18:00 horas por determinação legal. O tráfego de caminhões e ônibus é proibido, mas caminhões são encontrados e muitas vezes fechando a estrada por não conseguirem subir ou entalarem em curvas. Não há cancelas, não há manutenção e nem policiamento, um desastre a moda carioca.... (o nosso amigo Iceman e eu somos assíduos usuários do trecho).

A partir daí no restante da rota, a antiga Trilha de Tropeiros foi se alargando com o passar do tempo e com aumento do tráfego, até que foi asfaltada e com o tempo modernizada, em grande parte foi retificada para permitir um tráfego de veículos em velocidades mais altas.

O trecho entre o passo na serra e a cidade de Cunha é lindo, verdadeiro paraíso para os amantes de curvas, a paisagem é deslumbrante. De Cunha até a via Dutra estrada moderna.

Mas o trajeto é sempre nos vales, ao lado de rios e ribeirões por ser o mais plano para se caminhar. E as cidadezinhas no caminho são os povoados que cresceram, pontos de descanso das tropas.

Guaratinguetá em SP nas margens da Dutra é uma cidade grande, mas ela passa logo. Daí para a frente, só coisa gostosa: Passa Quatro, Itanhandú, Itamonte, Pouso Alto, São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cruzília (famosa pela queijaria), Traituba, Carrancas, Capela do Saco, Caquende, São João Del Rey, Tiradentes (grande centro gastronômico da região, trens a vapor e museu de motos), Prados, Casa Grande, Queluzito, Conselheiro Lafayete, Ouro Branco e Ouro Preto,

Para quem dispõe de uma semana livre para ganhar na vida, vale a pena fazer o trajeto entre Paraty e Outo Preto. Se tiver mais tempo, coisa de 2 semanas melhor ainda....


Ah sô, já ia mi esquenu...

Un tirin prá cima de Tiradentes, tein Lagoa Dourada, dasdondi si faiz o melhor rocambole deste mundão di Deus... Nósssss.. é di comé ajuelhado...

Gradicidu

Reiner
11-07-2021, 13:48
Ajueiado.....ajuelhado só nas cidades grandes...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
11-07-2021, 17:13
Ajueiado.....ajuelhado só nas cidades grandes...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Cidadi grandi como Belzonti, Beraba, Berlândia?
Gradicidu pelo aviso e correção.

EduGS
12-07-2021, 16:28
Cidadi grandi como Belzonti, Beraba, Berlândia?
Gradicidu pelo aviso e correção.

Ainda bem que tem mundo... pra nóis rodar de GS!

Well Lex
21-07-2021, 10:35
Esta ai um passeio que esta nos planos.....

Queirozjh
24-07-2021, 10:58
Eduardo, só um comentário.
A estrada Real começa em Diamantina.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

na verdade começa antes. porem os trechos mapeados e chamados de turisticos partem de diamantina mesmo.

Queirozjh
24-07-2021, 11:05
Pessoal.

Como vocês fazem para encontrar rotas interessantes e que possam ser carregadas no BMW Navigator? Por exemplo, eu tenho vontade de fazer a Estrada Real Caminho Velho mas não sei onde encontrar o arquivo com essa rota para carregar no GPS. Alguma dica?

Obrigado
Eduardo

amigo entre no site do instituto estrada real, va em Planeje Sua Viagem, escolha qual caminho quer e faça download dos aquivos dos trechos originais para inserir no gps.
http://www.institutoestradareal.com.br/roteiros/diamantes

eu ja fiz o caminho dos diamentes, usei esses aquivos e deu super certo.