PDA

Ver Versão Completa : Bico de pneu



Gnegraes
12-07-2021, 14:06
All,

Já havia uns tempos que notava meu pneu dianteiro perdendo pressão mais rapidamente que o traseiro.
Reapertei o transmissor de pressão (no meu caso Garmin) e não resolveu.
Comprei uma chave para apertar/desmontar a válvula Schrader do bico, reapertei e melhorou, mas não resolveu.
Sábado passado passei no posto de combustível e o frentista me mostrou algo que passou desapercebido: bico ressecado e trincado.

Quando vi fiquei assustado, faltava muito pouco para ele se romper. A trinca só era possível de se ver torcendo o bico para o lado, coisa que nunca havia feito quando calibrava as pressões.

Guardei a moto e esperei hoje para ir em loja especializada em pneus de moto. Fui na Alemão Pneus aqui na Zona Sul de SP, Av. Sto Amaro a três quadras de distancia da oficina Beto Motos. Custou R$100 a troca mais o balanceamento.
Loja e serviços impecáveis, senão vejamos: oficina limpíssima, organizada, cada pinça de freio ao ser solta era colocada em uma sacola de lona e amarrada no garfo para proteção e não haver perda de parafusos, etc. Ao remontar a roda, o eixo e as 2 pinças todas torqueadas com 2 estalos no torque correto.

Fica a dica importante de verificarem com alguma frequência os bicos dos pneus. basta torcê-lo um pouco para os lados para ver se a borracha não está ressecada e já com fissuras / trincas.
Existem bicos de Alumínio como opção aos de borracha, mas para quem tem transmissor de pressão interno não é possível. As novas R1250GS já vem com bicos de alumínio, segundo informação na loja Alemão Pneus.

Se o bico se rompe, teu pneu esvazia imediatamente. Se for o dianteiro e dependendo da velocidade, o tombo é certo.

Reiner
12-07-2021, 14:14
Boa dica Guilherme, obrigado.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
12-07-2021, 19:47
Salvo engano, nos últimos anos as GS estão vindo com um bico metalizado - não sei se tem alguma peça em borracha dentro.
Ao menos na minha moto era assim.

Reiner
14-07-2021, 12:53
Realmente, o bico é de metal, talvez alumínio, de muito boa qualidade...
São os pequenos detalhes de aprimoramento ao longo dos anos...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Garrido
06-08-2021, 09:16
Sempre levei minhas motos no Alemão Pneus. Serviço de primeira!