PDA

Ver Versão Completa : Problemas no GS 1250 Exclusive



PauloLopes
27-07-2021, 14:09
Acabei de levar a CC a moto para revisão de 10 k km, após uma viagem ao sul (Cânion Fortaleza, Gramado etc), a moto apontou no painel informações importantes de erro! A CC detectou um defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas! Não tenho a mínima noção do que seja tal coisa, porém a minha preocupação é se a partir de então dará problemas no comando de Válvulas, motor e etc! Alguns dos companheiros tem conhecimento deste problema?https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210727/166e757eb3163c2d9fb458d61597797f.jpg
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210727/e14819c77d193838ded1b615357ff3fa.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

EvertonM
27-07-2021, 14:49
defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas

Isso é melhor que "defeito na rebimbola da parafuseta" !! "Roda fônica" deve ser o cara que faz o barulho do motor... ou não !!

Agora falando sério: parece que esse negócio é parente do distribuidor. Veja o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=dGNaj20rhvA

Não creio que possa gerar maiores problemas no motor. De todo modo, sua moto ainda está na garantia.

Eraldo Tel
27-07-2021, 17:23
Acabei de levar a CC a moto para revisão de 10 k km, após uma viagem ao sul (Cânion Fortaleza, Gramado etc), a moto apontou no painel informações importantes de erro! A CC detectou um defeito no parafuso da roda fônica do sensor do comando de válvulas! Não tenho a mínima noção do que seja tal coisa, porém a minha preocupação é se a partir de então dará problemas no comando de Válvulas, motor e etc! Alguns dos companheiros tem conhecimento deste problema?https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210727/166e757eb3163c2d9fb458d61597797f.jpg
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210727/e14819c77d193838ded1b615357ff3fa.jpg


Enviado do meu iPhone usando TapatalkDeve ser erro de português, seria roda cônica do sensor do comando de válvulas, garante a faísca no momento exato para uma queima perfeita, se a informação for diferente do programado a Ecu não deixa o motor funcionar. Vão trocar o parafuso e garantir que não saia mais do lugar usando uma cola. Não deve acontecer de novo se o serviço for bem feito.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Gnegraes
27-07-2021, 17:45
Deve ser erro de português, seria roda cônica do sensor do comando de válvulas, garante a faísca no momento exato para uma queima perfeita, se a informação for diferente do programado a Ecu não deixa o motor funcionar. Vão trocar o parafuso e garantir que não saia mais do lugar usando uma cola. Não deve acontecer de novo se o serviço for bem feito.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Eraldo,

O termo é estranho mas é Roda Fônica mesmo.
Garante o sincronismo do motor no que tange a injeção e ignição.

EvertonM
27-07-2021, 17:47
É isso, Eraldo, mas o treco chama "roda fônica" mesmo. Só não sei a razão de ter sido batizado assim !

Gnegraes
28-07-2021, 11:02
É isso, Eraldo, mas o treco chama "roda fônica" mesmo. Só não sei a razão de ter sido batizado assim !

O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.
O disco ranhurado do freio ABS por exemplo é uma roda fônica.
No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento.

Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão (:rolleyes:), na versão inglesa não achei nada.
Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos.

Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante:

https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s

A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc.
O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW.
Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor.

EvertonM
28-07-2021, 14:41
Opa ! Agora sim uma boa explicação. Valeu, Guilherme.
E, voltando à questão do Paulo, não me parece preocupante o diagnóstico apresentado. Suponho que um dos maiores reflexos do problema seja no sistema de injeção de combustível.
Nada que um bom platinado não resolva !! rsrsrs

PS: se buscar "platinado" no Google, só vem informação de cor de cabelo. Nem o Google tá usando platinado !

luiz baum
28-07-2021, 15:41
O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.
O disco ranhurado do freio ABS por exemplo é uma roda fônica.
No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento.

Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão (:rolleyes:), na versão inglesa não achei nada.
Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos.

Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante:

https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s

A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc.
O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW.
Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor.


Este princípio de medição é amplamente utilizado na indústria.
Desde aplicações mais simples para determinar a posição de válvulas (aberta/fechada) como medição e controle de rpm de grandes máquinas: bombas, turbo-geradores etc.

Luiz Baum

luiz baum
28-07-2021, 15:42
O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.
O disco ranhurado do freio ABS por exemplo é uma roda fônica.
No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento.

Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão (:rolleyes:), na versão inglesa não achei nada.
Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos.

Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante:

https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s

A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc.
O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW.
Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor.


Este princípio de medição é amplamente utilizado na indústria.
Desde aplicações mais simples para determinar a posição de válvulas (aberta/fechada) como medição e controle de rpm de grandes máquinas: bombas, turbo-geradores etc.

Luiz Baum

Gnegraes
28-07-2021, 16:30
Opa ! Agora sim uma boa explicação. Valeu, Guilherme.
E, voltando à questão do Paulo, não me parece preocupante o diagnóstico apresentado. Suponho que um dos maiores reflexos do problema seja no sistema de injeção de combustível.
Nada que um bom platinado não resolva !! rsrsrs

PS: se buscar "platinado" no Google, só vem informação de cor de cabelo. Nem o Google tá usando platinado !

Everton,

Pelo alarme dado pela ZFE / ECU, pode ser que o sensor não esteja com a fixação correta (Parafuso mal apertado?) o que leva com a vibração natural do motor uma determinada instabilidade no sinal de resposta.

Sobre platinado, tem de buscar em inglês ou alemão. Em português me parece que a palavra vem do fato das pontas de contato serem no passado revestidas de platina.

O uso de determinadas ferramentas de busca e sites internacionais é muito pequeno aqui no Brasil.
Eu sempre comparo um mesmo texto de busca na Wikipedia: em português quase sempre um resumo muito do sem-vergonha, em inglês bons textos e em alemão chega muitas vezes às raias do absurdo em detalhes, bibliografia informada, etc. Vejam o exemplo de busca por Karl Benz, o inventor do automóvel:

Wikipedia br
https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Benz

Wikipedia en

https://en.wikipedia.org/wiki/Carl_Benz

Wikipedia de

https://de.wikipedia.org/wiki/Carl_Benz

E falando em Karl Benz, ele patenteou entre outras coisas o acelerador tipo válvula de borboleta para dosar a mistura ar-combustível, sistema de ignição com velas e bateria, a vela de ignição, o carburador, a embreagem, o diferencial no eixo traseiro e o radiador a água. Ah!! Já ia esquecendo, a esposa dele, a Bertha Benz, teve a ideia e desenvolveu o freio a tambor com sapatas.....

EvertonM
28-07-2021, 17:01
Valeu, Guilherme !!

Eraldo Tel
28-07-2021, 17:47
O disco, ou roda, ou engrenagem fônica é um medidor angular ou de fase.
O disco ranhurado do freio ABS por exemplo é uma roda fônica.
No caso do sincronismo do motor, a falta de dentes na engrenagem determina uma posição angular, o que é extremamente importante em uma motor a combustão interna. Quanto mais dentes esta engrenagem tiver, menor o passo angular e mais precisa a informação de posicionamento.

Também bão sabia a origem do nome, fui buscar e só achei na Wikipedia em alemão (:rolleyes:), na versão inglesa não achei nada.
Foi inventada pelo dinamarquês Poul la Cour em 1875. Ele era meteorologista e haviam problemas de sincronização entre telégrafos de estações meteorológicas. Depois do uso nos telégrafos foi introduzido nos motores elétricos síncronos.

Para entender como o sensor funciona, mede e transmite um pulso elétrico, o vídeo abaixo é interessante:

https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s

A Bosch foi quem introduziu nos motores o sistema clássico de ignição em 1925, com bobina, distribuidor rotativo, platinado, velas, etc.
O primeiro sistema a ter um único sensor que comandava tanto a ignição como a injeção foi o sistema Motronic da Bosch em 1979 para motores BMW.
Vocês podem ver o sensor (Motordrehzalfühler) e a roda fonica na parte inferior da figura, no bloco do motor.Ótimo Guilherme, praticamente esgotou todas as questões a respeito do assunto.
Boas e precisas informações, apesar da garantia vamos torcer pra ser apenas má fixação por afrouxamento dos parafusos.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

PauloLopes
28-07-2021, 23:15
Galera, agradeço a todos pelas explicações acerca do
meu problema na roda fônica…….!
So espero que seja simples como o consultor/mecânico assim disse!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

PauloLopes
02-08-2021, 17:19
Galera, ainda não me entregaram a moto!
O sensor chegou mas o parafuso que prende o sensor, nada ainda!
Quando me entregarem a moto viu ter uma conversa com o mecânico a respeito!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
02-08-2021, 18:09
Galera, ainda não me entregaram a moto!
O sensor chegou mas o parafuso que prende o sensor, nada ainda!
Quando me entregarem a moto viu ter uma conversa com o mecânico a respeito!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Bingo !!!!!!!

PauloLopes
04-08-2021, 20:23
Na verdade o problema, segundo do relato do mecânico chefe da BMW, foi o parafuso e anilha que prende o sensor da roda fônica!
Além disso tinha uma atualização de software em relação a navegação!
Não foi preciso mexer no motor e tão somente a aleta lateral onde se encontrava o parafuso!
Serviço realizado!
Agora é por a máquina na estrada!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Reiner
04-08-2021, 22:28
Que bom, Paulo...
Nada de deixar a máquina parada, pois esse motor começa a amaciar e ficar bom com uns 30kkm. É nesse período que todos problemas de montagem ou peças que porventura existirem, aparece.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

PauloLopes
05-08-2021, 09:56
Ele falou de uma norma de regulagem da Europa!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

PauloLopes
05-08-2021, 09:58
Quando acaba a garantia, né!?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
05-08-2021, 12:01
Ele falou de uma norma de regulagem da Europa!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Deve ser um novo mapeamento do motor, para reduzir emissões.

PauloLopes
22-12-2022, 19:34
Galera comprei um China Vnetphone intercomunicador V8 duplo!
Alguém pode me dizer se ele pareia com os outros intercomunicadores?
Segundo a propaganda parece que sim!
Estou me preparando para viagem em novembro/23 para o Ushuaia!
Falta agora farol auxiliar para bmw 1250!
Se alguém tiver para vender ou me dizer qual seria melhor pra minha moto, desde já agradeço!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Reiner
23-12-2022, 08:37
Paulo,
Vc não terá problemas com o intercomunicador. Tenho um China tbem, pareia com o painel, com o celular e com outro intercomunicador ao mesmo tempo.
Qto ao farol, é melhor comprar um de boa qualidade. Pois comprei um no mercado livre bem baratinho e na primeira chuva encheu d'água.
Empresas como www.motoatacama.com.br ou www.motopointrc.com.br oferecem o kit completo para instalação ou fazem a instalação para vc.
E nós mantém informados da viagem, com fotos e relatos....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk