Ver Versão Completa : SUSPENSÃO ESA GS 1200 - Dúvidas
MPBezerra
09-08-2021, 15:51
Pessoal, boa tarde.
Comprei recentemente uma GS 1200 ADV ano 2011 e não consigo alterar a suspensão através do botão, ESA. Apenas consigo mudar as opções CONFOR, SPORT E NORMAL. Opções de terreno e de passageiros/bagagens não consigo.
Se puder me ensinar de como fazer, agradeço.
Gnegraes
09-08-2021, 16:15
Pessoal, boa tarde.
Comprei recentemente uma GS 1200 ADV ano 2011 e não consigo alterar a suspensão através do botão, ESA. Apenas consigo mudar as opções CONFOR, SPORT E NORMAL. Opções de terreno e de passageiros/bagagens não consigo.
Já tentou no manual de Proprietário?
MPBezerra
09-08-2021, 17:28
Já tentou no manual de Proprietário?
Sim, apenas cita para realizar "toques" mais longos no botão ESA, medida está ineficaz...
Gnegraes
09-08-2021, 17:58
Sim, apenas cita para realizar "toques" mais longos no botão ESA, medida está ineficaz...
Reinstalar o software na ZFE pode ser a solução.
Passar a moto no scanner também pode indicar outros falhas.
De qualquer modo terá de levar em CC.
willrod81
09-08-2021, 18:20
Pessoal, boa tarde.
Boa tarde, beleza?
Você tentou com a moto parada? Pergunto isso porque ajuste ESA você consegue alterar o conforto com a moto andando, porém pré carga só com a moto parada!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
alexandrej
09-08-2021, 22:14
Sim, apenas cita para realizar "toques" mais longos no botão ESA, medida está ineficaz...Toque rápido muda a suspensão de mais mole para mais dura. Toque demorado muda de 1 passageiro, 1 passageiro mais carga, 2 passageiros.
O tipo de terreno não existe, seria modo de pilotagem senso o rain o mais tranquilo e o dyanamic o Enduro (Enduro Pro) o mais nervoso. É num botão diferente do botão de ajuste de suspensão.
Lembrar tbm q mesmo no enduro pro a parte de controle de tração (me parece) esta desabilitada, mas o abs esta apenas menos intrusivos. Para desligar o abs tem q ir no botão especifico com a moto no neutro.
Na duvida tente fazer esse testes com a moto parada. Se não resolver dessa forma, deve demandar alguns reset na cc.
Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
MPBezerra
10-08-2021, 13:05
Toque rápido muda a suspensão de mais mole para mais dura. Toque demorado muda de 1 passageiro, 1 passageiro mais carga, 2 passageiros.
O tipo de terreno não existe, seria modo de pilotagem senso o rain o mais tranquilo e o dyanamic o Enduro (Enduro Pro) o mais nervoso. É num botão diferente do botão de ajuste de suspensão.
Lembrar tbm q mesmo no enduro pro a parte de controle de tração (me parece) esta desabilitada, mas o abs esta apenas menos intrusivos. Para desligar o abs tem q ir no botão especifico com a moto no neutro.
Na duvida tente fazer esse testes com a moto parada. Se não resolver dessa forma, deve demandar alguns reset na cc.
Realmente os toques longos não funcionam, apenas os curtos...
Somente reforçando:
•A moto deverá estar parada e com o motor ligado!
MPBezerra
10-08-2021, 13:32
Foi a maneira que fiz, porem só funciona o toque curto, o longo não mostra resultado no painel...
Marcelo
Nesse caso, levaria numa concessionária.
Pelo que sei da minha é o seguinte:
Suspensão pode ajustar a rigidez para COMFORT (mole), NORMAL e SPORT (mais dura) o que é feito pressionando o botão (ABS) para cima.
Ou a altura ajustando 1 capacete, dois capacetes, 1 com bagagem ou 2 com bagagem, o que é feito pressionando o botão (ABS) para baixo.
Esse botão tem dupla função, sendo para cima a rigidez e para baixo a altura em função da carga.
RAIN, ROAD, DYNAMIC, ENDURO e ENDURO PRO são modos de pilotagem que não atuam na suspensão, apenas mudam o regime de entrega de potência do motor e o funcionamento do ABS e controle de tração.
Os modos Enduro e Enduro-PRO precisam de uma peça ligada a um conector debaixo do banco para poderem ser selecionadas (aparece uma caixinha com duas perninhas no display).
RAIN entrega a potencia mais devagar (mesmo que se enrole o cabo com tudo) e o ABS e Controle de tração ficam bem mais sensiveis. A potencia é limitada neste modo.
ROAD é o modo padrão de pilotagem.
DYNAMIC a entrega de potência do motor é imediata e o acelerador fica bem mais sensível (ABS e CT continuam ativos normalmente).
ENDURO potencia total, ABS e CT bem menos sensíveis (demoram mais para atuar).
ENDURO-PRO Potência total e tudo desligado, sem ABS ou CT(modo "Deus te proteja").
Bom dia a todos,
Nos sabemos que ao ajustar a suspensão das R1200 GS e Adv com o painel analógico para piloto e malas, ela fica mais alta.
Pergunto, qual o inconveniente ou qual a consequência de utilizar sem ajustar, mantendo a moto mais baixa?
Eis a questão....
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Gnegraes
14-08-2021, 13:01
Bom dia a todos,
Nos sabemos que ao ajustar a suspensão das R1200 GS e Adv com o painel analógico para piloto e malas, ela fica mais alta.
Pergunto, qual o inconveniente ou qual a consequência de utilizar sem ajustar, mantendo a moto mais baixa?
Eis a questão....
Reiner,
É simples: você vai estar com uma carga maior e com o curso da suspensão menor, você deverá chegar ao batente de fim de curso com facilidade com as irregularidades da pista.
Certo, fora isso acho que não tem mais comprometimentos.
Penso em deixar na posição intermediária de firmeza.
Como vou viajar com pouco peso e vou usar as malas para aumentar as seguranças ativas ( caso de roubos) e passiva (caso de quedas) penso em deixar na posição mais baixa....
alexandrej
22-08-2021, 18:04
Bom dia a todos,
Eis a questão....
Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkSe o peso não for muito, creio q não haja qq problema. Mas se estivermos falando em dois adultos pesados com muita bagagem talvez seja conveniente mudar para a configuração adequada. Para pouco peso creio q não haja diferença.