PDA

Ver Versão Completa : Bateria não encaixa no berço



fxramalho
25-11-2021, 13:43
Boa tarde pessoal.

Tenho uma F800 GS Adventure 2018 e minha bateria original já era.

Fui procurar a bateria original (Heliar XTX14-M), mas não encontro em lugar nenhum. Pesquisei outras marcas e gostei da YUASA YTX14, vi que muitos estão usando esta bateria.

O problema é que tentei colocar a bateria YUASA, mas ela tem umas aletas plásticas no topo, ao lado dos terminais, e estas aletas pegam no berço de conectores que é parafusado sobre a bateria para mantê-la no lugar. Alguém teve este problema? Que bateria colocou e como fez pra encaixar?

Gnegraes
25-11-2021, 15:09
Boa tarde pessoal.

Tenho uma F800 GS Adventure 2018 e minha bateria original já era.

Fui procurar a bateria original (Heliar XTX14-M), mas não encontro em lugar nenhum. Pesquisei outras marcas e gostei da YUASA YTX14, vi que muitos estão usando esta bateria.

O problema é que tentei colocar a bateria YUASA, mas ela tem umas aletas plásticas no topo, ao lado dos terminais, e estas aletas pegam no berço de conectores que é parafusado sobre a bateria para mantê-la no lugar. Alguém teve este problema? Que bateria colocou e como fez pra encaixar?


Filipe,

Achei estranho pois as carcaças de baterias são padronizadas em suas dimensões.
Você mencionou a Heliar XTX14-M, no site da Heliar todas começam com a letra H, ou seja deve ser HTX14-M.

No site simulei uma F800GS e a bateria indicada também possui reforços de proteção ao lado de cada terminal.

11047

C=150mm, L=87mm H=145mm

Você poderia tirar uma foto da tua bateria antiga e postar aqui?

As Yuasa também possuem esses reforços que você chamou de "orelhas".

11048

Dimensões: C=150mm, L=87mm H=145mm

Me parecem ser um detalhe para isolar os polos da bateria, evitando que alguma peça metálica venha a fechar o circuito entre os polos e levando a curto-circuito.