PDA

Ver Versão Completa : Retrovisor Estragado



Olive
31-03-2022, 18:19
Boa tarde. A palavra é essa mesmo. O retrovisor esquerdo da moto está intacto, sem nenhum arranhão, mas com um barulho de algo solto dentro dele. Muito barulhento; bastam pequenos toques na caixa com a ponta do dedo e ouço o barulho, como se houvesse parafusos soltos. Testei em um pequeno trecho sem capacete e é como aquele console do carro cheio de moedas em asfalto ruim. O espelho está íntegro, mas quando pressiono, o barulho não aparece.Não observei nada que possa ser desmontado. Tem um pequeno furo embaixo.Será que só outro novo vai resolver?

Reiner
31-03-2022, 19:41
Rondon, o problema deve estar no próprio espelho que está solto no suporte plástico. Para não descartar um item que não é barato, você pode resolver com um soprador de calor ou mesmo um secador de cabelos. Aqueça a peça com cuidado e faça pressão usando uma luva ou mesmo uma flanela. Ou então aplicando cola tipo super bonder com um alfinete para fixar o espelho....
Boa sorte....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Olive
31-03-2022, 20:43
Marcos, se entendi bem, aqueço todo o plástico e pressiono na moldura apertando ela no espelho (de cima para baixo e vice-versa ao mesmo tempo)?

Reiner
01-04-2022, 07:56
Marcos, se entendi bem, aqueço todo o plástico e pressiono na moldura apertando ela no espelho (de cima para baixo e vice-versa ao mesmo tempo)?Rondon, aplica o calor aos poucos em uma das laterais do espelho, aplicar no corpo todo corre o risco de deformar a peça....se estiver em dúvida, melhor aplicar a cola com alfinete.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

diogomail
01-04-2022, 10:39
Estou com o mesmo problema em ambos retrovisores de minha moto. Os espelhos se soltaram e fica trepidando. Alguém achou uma solução definitiva?

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

EvertonM
01-04-2022, 22:14
Parece deformação do plástico, com o vidro afrouxando no berço. Se a moto estiver na garantia, esse é o caminho. Caso contrário, penso que uma aplicação cuidadosa de silicone preto também funcionaria (pode ser usado junto com a solução do Reiner - Super Bonder).

Gnegraes
02-04-2022, 07:09
Rondon, aplica o calor aos poucos em uma das laterais do espelho, aplicar no corpo todo corre o risco de deformar a peça....se estiver em dúvida, melhor aplicar a cola com alfinete.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Se for aplicar cola pelo pequeno furo, cuidado para não tapá-lo.
Ele é o respiro da carcaça do espelho, de outra forma criaria pressão interna devido ao aquecimento pelo ar e o sol,

Olive
02-04-2022, 13:16
Resolvido o problema graças ao mestre Marcos Reiner! Tirei o retrovisor da moto, pus numa mesa e apliquei devagarinho super-bonder em todo o perímetro do espelho, na junção dele com a carcaça. Depois, com um alfinete fui "riscando" o perímetro para empurrar um pouco de cola para dentro. Deu algum trabalho depois pra tirar o excesso (acetona e estilete). Ficou novo. Acabou o barulho. Queria só perguntar ao Mestre Reiner quantas cervejas dá pra comprar com 600 reais? Não responda. A próxima vez que eu for a Capitólio fazemos as contas.
Gostaria que a discussão seguisse um pouco porque fiquei curioso. O que diabos tem dentro desse retrovisor? E esse buraco respirador que o Guilherme falou? Como pode fazer um barulho tão chato?

Reiner
02-04-2022, 16:48
Combinado!!!!
É só uma caixa plástica (acústica por sinal) e o vidro espelhado.....é um defeito de fabricação, deveria ser montado com um filme elástico dentro do encaixe. O problema pode voltar com o tempo, só aplicar a cola novamente. O furo é um dreno de água, pois pode entrar agua pelo suporte e de ar no processo de moldagem....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
02-04-2022, 16:56
Resolvido o problema graças ao mestre Marcos Reiner! Tirei o retrovisor da moto, pus numa mesa e apliquei devagarinho super-bonder em todo o perímetro do espelho, na junção dele com a carcaça. Depois, com um alfinete fui "riscando" o perímetro para empurrar um pouco de cola para dentro. Deu algum trabalho depois pra tirar o excesso (acetona e estilete). Ficou novo. Acabou o barulho. Queria só perguntar ao Mestre Reiner quantas cervejas dá pra comprar com 600 reais? Não responda. A próxima vez que eu for a Capitólio fazemos as contas.
Gostaria que a discussão seguisse um pouco porque fiquei curioso. O que diabos tem dentro desse retrovisor? E esse buraco respirador que o Guilherme falou? Como pode fazer um barulho tão chato?

Olive,

É um simples respiro.
Sem ele, com temperatura elevada do ar e mais o aquecimento pelo sol incidindo na sua cor preta (ou quase isso), a pressão interna aumentaria bastante a forma da caixa do espelho.

Me pergunto se o respiro por algum motivo não entupiu e levou com isso ao aumento de pressão / deformação e soltou o vidro da moldura...
Me parece bastante razoável como explicação para o problema....

diogomail
10-04-2022, 09:50
Pessoal, procedimento simples de fazer. Optei em ir aplicando pequenas quantidades de cola nas bordas do espelho utilizando uma seringa. A única dificuldade é puxar a cola com a seringa pois a agulha que utilizei era muito fina. Ficou perfeitohttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20220410/dc1f2ffb121365027e2acfb597882c1d.jpg

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

alexandrej
02-06-2022, 16:29
A minha GS 1200 Adv 17/17 também tem este problema. Mas como sempre ando com capacete eu acabo não o escutando e assim ele não me incomoda. Quando era nova, não tinha isso. Penso que seja desgaste pelo tempo mesmo. Gostei da sugestão da super-bonder. Vou adotar. Obrigado aos amigos.

diogomail
03-06-2022, 17:46
A minha GS 1200 Adv 17/17 também tem este problema. Mas como sempre ando com capacete eu acabo não o escutando e assim ele não me incomoda. Quando era nova, não tinha isso. Penso que seja desgaste pelo tempo mesmo. Gostei da sugestão da super-bonder. Vou adotar. Obrigado aos amigos.Na verdade o ruído também não me incomodava, afinal o capacete e turbulência "falavam mais alto". Minha preocupação maior era o espelho soltar ou quebrar por estar solto na moldura.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]