PDA

Ver Versão Completa : GSA 850 Kit correia dentada



Abreu
22-06-2022, 00:50
Bom dia!
Minha moto 2021 tem a incorrigível batida da corrente, resultado da alteração da relação para adequação às normas de emissões brasileiras. Como solução definitiva e considerando que minha moto se destina a viagens e não offroad, pensei em instalar um kit de Correia dentada. Minhas dúvidas:
1º - alguém aqui já instalou?
2º - se sim, elimina o ruído?
3º - há risco de danos à moto?

Obrigado a todos!

shw
27-06-2022, 22:17
Eu já vi F800Gs que usou correia e deu problema no eixo do pinhão .. e a conta ficou astronômica

shw
27-06-2022, 22:18
Aqui o video

https://www.youtube.com/watch?v=KNIGIw1hH8w

Gnegraes
28-06-2022, 07:42
Em mecânica, qualquer coisa que se acopla a outra transmitindo torque, como engrenagens e eixos estriados (caso do vídeo), deve possuir as mesmas características metalúrgicas, dentre elas a dureza superficial.
Caso isso não ocorra, a parte mais "mole" irá se desgastar e/ou deformar sob carga de forma diferente, ocasionando o colapso do acoplamento.

Também é importantíssimo que tenha as mesmas tolerâncias e geometria dimensional, para um perfeito acoplamento entre as duas partes. O par deve obrigatoriamente ser idêntico no tipo de acoplamento e normalização.

O ocorrido mostrado no vídeo do Piu não condena a transmissão por polia dentada e correia dentada, mas mostra claramente que o produto não foi bem projetado e fabricado. Fujam dele como diabo da cruz....
Esse sistema de transmissão é usado há décadas em motores automotivos com sucesso, bastando respeitar a vida útil da correia dentada.

rodraiher
01-08-2023, 10:35
Eu já vi F800Gs que usou correia e deu problema no eixo do pinhão .. e a conta ficou astronômica

salve! o amigo instalou o kit de correia dentada na sua GS? caso sim, quais os comentários?

crmendesme
02-08-2023, 15:59
Rodrigo, isso é gambiarra não presta. se não quiser mais usar corrente a melhor opção é partir para cardã.
Bosn ventos.

Gnegraes
02-08-2023, 16:50
A baixa qualidade do material da polia deste fornecedor, não invalida a solução de transmissão por polias e correia dentada.
Este sistema é amplamente utilizado em motores, máquinas, etc.

A própria BMW deverá lançar em breve este tipo de transmissão.

https://www.motonline.com.br/noticia/novas-motos-bmw-podem-trocar-correntes-por-correias/

Não sei se há outros fornecedores no mercado brasileiro.

Reiner
02-08-2023, 18:38
O detalhe deste sistema se resume às polias tensionadoras, pois à maneira que sao adaptadas, a correia no curso máximo da suspensão provoca uma carga não suportada pelo eixo do pinhão (saída do cambio) ou mesmo o rompimento da correia....
Esses são os principais problemas relatados que eu já li.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
03-08-2023, 07:20
O detalhe deste sistema se resume às polias tensionadoras, pois à maneira que sao adaptadas, a correia no curso máximo da suspensão provoca uma carga não suportada pelo eixo do pinhão (saída do cambio) ou mesmo o rompimento da correia....
Esses são os principais problemas relatados que eu já li.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Se há problemas de mudança da tensão, isso deve ser causado pelo projeto do braço da suspensão.
O que também causa problemas no sistema de corrente de rolos - engrenagens.
Em princípio o eixo de articulação da balança deve estar alinhado com o eixo do câmbio e o mais próximo possível um do outro.

O texto da BMW indica que os rolos tensionadores mantém a correia com tensão sempre constante, isso significa que a carga radial nos eixos de saída do câmbio e da roda são constantes, eliminando problemas nos rolamentos e na correia.

Isso deve solucionar problemas de danos aos eixos.

Reiner
03-08-2023, 19:04
Se há problemas de mudança da tensão, isso deve ser causado pelo projeto do braço da suspensão.
O que também causa problemas no sistema de corrente de rolos - engrenagens.
Em princípio o eixo de articulação da balança deve estar alinhado com o eixo do câmbio e o mais próximo possível um do outro.

O texto da BMW indica que os rolos tensionadores mantém a correia com tensão sempre constante, isso significa que a carga radial nos eixos de saída do câmbio e da roda são constantes, eliminando problemas nos rolamentos e na correia.

Isso deve solucionar problemas de danos aos eixos.Guilherme, fiz um comentário sobre as adaptações realizadas....
No caso da BMW, Harley e outras, acredito que o projeto contempla todas as possibilidades de funcionamento visando durabilidade e rendimento....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
04-08-2023, 10:02
Guilherme, fiz um comentário sobre as adaptações realizadas....
No caso da BMW, Harley e outras, acredito que o projeto contempla todas as possibilidades de funcionamento visando durabilidade e rendimento....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Ficou muito claro Reiner, apenas quis detalhar um pouco mais o assunto...

crmendesme
04-08-2023, 22:27
Guilherme, fiz um comentário sobre as adaptações realizadas....
No caso da BMW, Harley e outras, acredito que o projeto contempla todas as possibilidades de funcionamento visando durabilidade e rendimento....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Qundo comentei que era gambiarra, a intensão era expor isso, se não foi projetado para usar correia, não coloque.

Ermilton S
08-10-2023, 19:09
Boa noite !! Possuo uma GS 850 Adventure. Não instalei kit correia, mas pretendo do instalar quando for substituir a relação. Fui eu e um amigo ao Equador agora em agosto. A moto dele é uma Tiger 900 e tem esse kit instalado. Só nessa viagem rodamos 20 mil km e a moto dele se portou maravilhosamente bem. Hoje ela já está com 30 mil km rodados sem apresentar nenhum problema. Manutenção zero, barulho zero. Aprovadissimo !!!!

clovismr
09-11-2023, 09:33
Não lembro o modelo era uma 800 carenada touring, usava correia.
Salvo engano, unidade de força da GS 800.
Não veio para o Brasil.
Por sinal, era uma categoria que não tinha oferta por aqui mas não veio, talvez preço final.

clovismr
09-11-2023, 09:39
Guilherme, vi certa vez uma cross da BMW em torno de 400cc, pra trilha pesada estilo sem luzes e tal. O pinhão vinha no próprio eixo da balança. Pelo que vi dispensava tensionador porque a corrente trabalhava paralela à balança, não alterando seu comprimento. Não vi em nenhum outro fabricante nem na própria BMW depois. Você saberia o motivo de não usarem o sistema? Acúmulo de tensão no ponto?

Gnegraes
09-11-2023, 15:28
Guilherme, vi certa vez uma cross da BMW em torno de 400cc, pra trilha pesada estilo sem luzes e tal. O pinhão vinha no próprio eixo da balança. Pelo que vi dispensava tensionador porque a corrente trabalhava paralela à balança, não alterando seu comprimento. Não vi em nenhum outro fabricante nem na própria BMW depois. Você saberia o motivo de não usarem o sistema? Acúmulo de tensão no ponto?



Correntes de rolos e as engrenagens sofrem desgaste e com isso vem as folgas.
Sem ajuste, o risco da corrente escapar das engrenagens aumenta muito.

A moto que você se refere era a G450X monocilindrica, 52CV @ 9.000rpm, 5 marchas, no ano de 2008.

11659

Foi um projeto com troca de tecnologia entre a BMW e a Husqvarna e que desejam se estabelecer no mundo enduro contra a KTM austríaca.
O que ocorreu é que a KTM se situava entre as duas e com desempenho melhor, além de dominar o cenário de competições.
Como a produção não era muito grande, a BMW se desinteressou.

Reiner
09-11-2023, 16:42
Não lembro o modelo era uma 800 carenada touring, usava correia.
Salvo engano, unidade de força da GS 800.
Não veio para o Brasil.
Por sinal, era uma categoria que não tinha oferta por aqui mas não veio, talvez preço final.Esta aqui, BMW 800S 2007
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20231109/5829dfacbea034a8fd390e185112d992.jpg
Ainda encontra-se muitas e muitas pela Europa a fora, em pleno uso.
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

clovismr
09-11-2023, 17:43
Obrigado Guilherme e Reiner. São as duas mesmo. Não sabia da KTM no proujeto, obrigado de novo, Guilherme.

Gnegraes
09-11-2023, 17:50
Obrigado Guilherme e Reiner. São as duas mesmo. Não sabia da KTM no proujeto, obrigado de novo, Guilherme.

Na realidade foi a Husqvarna com a BMW... KTM era a presa a ser perseguida.

clovismr
09-11-2023, 18:05
Obrigado pela correção, Gulherme.