PDA

Ver Versão Completa : Recall do cardã?



Olive
22-07-2022, 13:35
https://www.motonline.com.br/noticia/cardan-vai-levar-400-mil-bmw-gs-a-oficina-veja-se-a-sua-esta-na-lista/

Reiner
22-07-2022, 13:45
https://www.motonline.com.br/noticia/cardan-vai-levar-400-mil-bmw-gs-a-oficina-veja-se-a-sua-esta-na-lista/Realmente, estava esperando efetivar o serviço para relatar aqui. Fiz um agendamento para troca do fluído dos freios na Eurobike RP, e na confirmação do agendamento descreve esse serviço....[emoji106][emoji106][emoji106]

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
22-07-2022, 14:28
O interessante é que não há qualquer menção a Recall tanto no site da BMW Motorrad Brasil, como na Alemanha....

E o mais interessante é que mencionam a partir de 2013...
O que mudou AC 2013 e DC 2013? Que eu saiba só o lado da balança monobraço, que passou da direita para a esquerda...

Benicio
22-07-2022, 21:15
Guilherme
De fato, já mencionei isso aqui, não se ouvia falar de problema no cardã nas refrigeradas a ar…

Benicio
22-07-2022, 21:22
Acho que se houve problemas nas AC, foram casos muito isolados.

EvertonM
22-07-2022, 22:18
Demorou muito para a BMW admitir a necessidade de alguma intervenção no cardã - pelo jeito, algo precisava ser feito desde 2013. Ainda que essa solução me pareça "acochambramento", tomara que seja eficaz. Minha moto está com 9700 kms, então terei que fazer a revisão nas próximas semanas. Vamos ver se volta "furada" - apesar de não achar ruim esperar um pouco mais, para dar tempo de ver como estão ocorrendo as "atualizações no braço oscilante".

Marivaldo
23-07-2022, 05:44
Das duas uma: ou o fabricante não quer assumir os custos de recall com a inclusão das motos de ano de fabricação anteriores a 2013, ou a mudança de lado do braço oscilante agregou um defeito que não existia nas motos mais antigas.
Eu fico com a 1a opção: o fabricante estipulou o recall somente para unidades com até 10 anos desde a data de fabricação, mas o problema sempre existiu.
Isso é uma especulação.

Gnegraes
23-07-2022, 08:52
Das duas uma: ou o fabricante não quer assumir os custos de recall com a inclusão das motos de ano de fabricação anteriores a 2013, ou a mudança de lado do braço oscilante agregou um defeito que não existia nas motos mais antigas.
Eu fico com a 1a opção: o fabricante estipulou o recall somente para unidades com até 10 anos desde a data de fabricação, mas o problema sempre existiu.
Isso é uma especulação.

Do que entendí na matéria da MotoOnline, a BMW pretende verificar a geometria na balança monobraço.

Explico: a balança monobraço é um mecanismo de barras dotado de 3 elementos que estão presos à estrutura da moto em 2 pontos articulados.
Ao se movimentar a roda traseira, o sistema de 2 barras que são a abalança e o tirante tensor tem de se movimentar de maneira paralela, como em um pantógrafo.

11343

Esta é a a suspenção Paralaever nas ACs. Para as LCs é a mesma coisa só que do lado esquerdo da moto.

11344

Caso haja por algum motivo um desalinhamento entre eles, isso pode levar a uma movimentação axial indevido no eixo cardã.
É a única explicação possível para que façam essa verificação/revisão na geometria.

Barra
23-07-2022, 17:32
Joguei o chassi da minha moto no site da bmw e o resultado foi: "Não consta em nossa base de dados nenhuma Campanha de Recall pendente para o chassi informado."

Rromagnani
23-07-2022, 18:57
Joguei o chassi da minha moto no site da bmw e o resultado foi: "Não consta em nossa base de dados nenhuma Campanha de Recall pendente para o chassi informado."Salvo engano, não se trata de um recall mas de mera "campanha". Se for assim não deve aparecer no site mesmo...

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Reiner
23-07-2022, 21:13
Realmente, como eu escrevi atrás. É um "recall branco", mas, o Procon deveria oficializa-lo.
Pois, deveria atender à todos, não só àqueles que procuram os serviços da CC.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
24-07-2022, 08:51
Balança monobraço ou duplo braço com eixo cardã requer alguns cuidados, como inspeção de vedações, etc.
Vocês acham que nas Triumphs também não há "problemas" ???

Digo "problemas" por que curiosamente quem cuida da moto não tem esses "problemas".
Temos exemplos, vídeos e testemunhos disso. Pessoalmente tenho 2 amigos que rodaram mais que qualquer um, já relatei aqui, zero "problemas".

Queirozjh
02-08-2022, 09:46
nao vou nem passar perto da CC. Serviço de CC é lixo. Faço manuntencao do cardã corretamente. moto com 94mil km. cardã zero. zero problema. Aqui CC nao poe o dedo porco.

Barra
02-08-2022, 12:01
Eu penso da mesma forma, não via a hora de acabar a garantia para não fazer mais nada na concessionária.

diogomail
02-08-2022, 19:58
Essa foto abaixo é da minha moto, comprada em 2017, cuidada com muito zelo e sempre lavada em casa com mangueira comum. Meu Off é nível "danoninho" e não vejo nenhum motivo para ser fator iniciador do problema. Com pouco mais de 1 ano de comprada, final de 2018, o cardã da moto quebrou. Estava completamente enferrujado. Foi levada em garantia e o reparo completo custou aproximadamente 35% do valor do veículo. A verdade é que existe sim uma falha no mecanismo e por mais que alguns defendam a marca o problema é real.
Continuo com a moto por ela ter o conjunto que mais me agrada, mas a confiança passa muito distante.

Aproveito para deixar abaixo um link do canal do Lázaro, conterrâneo e que faz ótimos vídeos. Vejam o cardã da moto dele com apenas 2 meses de comprada.

https://youtu.be/UTO4YbCw--I
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220802/1f9409771bcacb8360462d54eca81976.jpg

Diogo Maia [emoji1054]

Reiner
02-08-2022, 20:06
Essa foto abaixo é da minha moto, comprada em 2017, cuidada com muito zelo e sempre lavada em casa com mangueira comum. Meu Off é nível "danoninho" e não vejo nenhum motivo para ser fator iniciador do problema. Com pouco mais de 1 ano de comprada, final de 2018, o cardã da moto quebrou. Estava completamente enferrujado. Foi levada em garantia e o reparo completo custou aproximadamente 35% do valor do veículo. A verdade é que existe sim uma falha no mecanismo e por mais que alguns defendam a marca o problema é real.
Continuo com a moto por ela ter o conjunto que mais me agrada, mas a confiança passa muito distante.

Aproveito para deixar abaixo um link do canal do Lázaro, conterrâneo e que faz ótimos vídeos. Vejam o cardã da moto dele com apenas 2 meses de comprada.

https://youtu.be/UTO4YbCw--I
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220802/1f9409771bcacb8360462d54eca81976.jpg

Diogo Maia [emoji1054]Eu vi esse vídeo, chocante...
Vou fazer a revisao de 1000, com certeza não vão verificar o cardam. Vou chegar em casa a abrir pra verificar.....ou seja, vou cuidar como a R1200GS 2015.
Fazendo isso, não tem porque não confiar, Diogo. Aliás, considero normal essa manutenção. Anormal é confiar numa borrachinha....rsrsrs...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

diogomail
03-08-2022, 08:20
Eu vi esse vídeo, chocante...
Vou fazer a revisao de 1000, com certeza não vão verificar o cardam. Vou chegar em casa a abrir pra verificar.....ou seja, vou cuidar como a R1200GS 2015.
Fazendo isso, não tem porque não confiar, Diogo. Aliás, considero normal essa manutenção. Anormal é confiar numa borrachinha....rsrsrs...

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkReiner o Lázaro levou a moto para fazer revisão de 10k na concessionária e em seguida trouxe a moto para fezer a abertura do cardã. Fazemos essa inspeção com o mesmo mecânico e hoje percebo o quando é indispensável fazer essa verificação anual. Talvez meu erro foi ter confiado em revisão de concessionária, mas quem acreditaria que um cardã iria quebrar com pouco mais de 1 ano de uso?
Minha primeira GS o cardã nunca foi aberto. Fiz todas as revisões em concessionária e troquei por essa segunda acreditando que esse problema do cardã era mito e calúnia da concorrência.

Diogo Maia [emoji1054]

Gnegraes
03-08-2022, 09:35
Reiner o Lázaro levou a moto para fazer revisão de 10k na concessionária e em seguida trouxe a moto para fezer a abertura do cardã. Fazemos essa inspeção com o mesmo mecânico e hoje percebo o quando é indispensável fazer essa verificação anual. Talvez meu erro foi ter confiado em revisão de concessionária, mas quem acreditaria que um cardã iria quebrar com pouco mais de 1 ano de uso?
Minha primeira GS o cardã nunca foi aberto. Fiz todas as revisões em concessionária e troquei por essa segunda acreditando que esse problema do cardã era mito e calúnia da concorrência.

Diogo Maia [emoji1054]

Diogo et caterva,

Apenas uma pequena mas importante observação: a válvula bico de pato necessita obrigatoriamente ser apertada com os dedos para que o líquido saia por ela. A válvula não é um dreno automático.

Se a tua moto tem uma válvula dessas, é recomendável apertá-la toda vez que for sair com ela. Ou se preferir, ao estacioná-la após rodar.

diogomail
03-08-2022, 10:25
Diogo et caterva,

Apenas uma pequena mas importante observação: a válvula bico de pato necessita obrigatoriamente ser apertada com os dedos para que o líquido saia por ela. A válvula não é um dreno automático.

Se a tua moto tem uma válvula dessas, é recomendável apertá-la toda vez que for sair com ela. Ou se preferir, ao estacioná-la após rodar.Guilherme minha moto é 2017 e ainda não possui o dreno recém implantado nas novas motos.

Abs

Diogo Maia [emoji1054]

Reiner
03-08-2022, 11:57
Diogo et caterva,

Apenas uma pequena mas importante observação: a válvula bico de pato necessita obrigatoriamente ser apertada com os dedos para que o líquido saia por ela. A válvula não é um dreno automático.

Se a tua moto tem uma válvula dessas, é recomendável apertá-la toda vez que for sair com ela. Ou se preferir, ao estacioná-la após rodar.Guilherme,

Acredito que, a válvula é tão macia e posicionada de tal forma que em alta velocidade, além de abrir, a velocidade do vento causará a sucção da água.
Se eu fosse engenheiro e projetista do produto, faria dessa maneira.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
03-08-2022, 21:16
Dias atrás, vendo um vídeo de manutenção no cardã de uma Triumph 1200, foi apresentado um furo que há na coifa do cardã, o qual teria a mesma função que o "furo da BMW". Mas na coifa Triumph não há qualquer vedação, bico ou assemelhado. E não vejo tantos relatos de problemas no cardã da Triumph. Talvez a "concorrente" já tivesse a solução há algum tempo.
Acredito que esse buraco da BMW ainda vai dar muito o que falar !

No vídeo abaixo é possível ver o buraco na coifa. E também dá para ver o quanto está limpo o cardã.
https://www.youtube.com/watch?v=EY_hQglbWls

PS: minha moto será "emburacada" na próxima semana, junto com o serviço de revisão. A "agenda do buraco" aqui em Brasília já tem espera de ao menos 1 semana.

adriel
03-08-2022, 22:17
Raramente se escuta alguém falar em problemas no cardan das GS AC e nas Triumphs, aliás não conheço ninguém que sofreu com isso. Dizer que esse relato tão comum nas LC é falta de manutenção é no mínimo uma visão míope, pra não dizer fanatismo pela marca. O fato é que a inspeção nas revisões contorna o problema, mas as concessionárias são incapazes de fazer, provavelmente por incompetência.

Olhando os vídeos de revisão de quem fez o tal furo, fico com a impressão de que só serve para entrar sujeira e piorar a situação. Vou tentar manter a minha com a inspeção anual, usando exatamente as graxas recomendadas pela BMW, e ver se é suficiente. A próxima é em setembro. Depois conto como estava…


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
04-08-2022, 07:55
Dias atrás, vendo um vídeo de manutenção no cardã de uma Triumph 1200, foi apresentado um furo que há na coifa do cardã, o qual teria a mesma função que o "furo da BMW". Mas na coifa Triumph não há qualquer vedação, bico ou assemelhado. E não vejo tantos relatos de problemas no cardã da Triumph. Talvez a "concorrente" já tivesse a solução há algum tempo.
Acredito que esse buraco da BMW ainda vai dar muito o que falar !

No vídeo abaixo é possível ver o buraco na coifa. E também dá para ver o quanto está limpo o cardã.
https://www.youtube.com/watch?v=EY_hQglbWls

PS: minha moto será "emburacada" na próxima semana, junto com o serviço de revisão. A "agenda do buraco" aqui em Brasília já tem espera de ao menos 1 semana.

Everton,

Ficou muito claro que há problemas nas novas coifas. A BMW decidiu que é mais rápido e de menor custo fazer a saída com válvula bico de pato.
A quantidade de informações e relato de defeitos de um veículo é proporcional à quantidade vendida desse veículo. Já viu o número de vendas da Triumph 1200? Chega a ser irrisório perante os números da BMW, que é a terceira marca mais vendida no Brasil.
Fazer um furo e deixar aberto só piora a quantidade de sujeira que entrará na balança....

Vou publicar a tradução do famoso "Boletim Técnico" da BMW sobre este assunto, possivelmente hoje.

Gnegraes
04-08-2022, 07:57
Guilherme,

Acredito que, a válvula é tão macia e posicionada de tal forma que em alta velocidade, além de abrir, a velocidade do vento causará a sucção da água.
Se eu fosse engenheiro e projetista do produto, faria dessa maneira.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Não, não abre, é preciso apertar a válvula para abrir a passagem, válvula bico de pato funciona manualmente.
E sugiro que você cole a tua para não perdê-la....

Rromagnani
04-08-2022, 08:33
Essa história séria facilmente evitável com a simples inclusão da lubrificação nas inspeções periódicas...

Na sexta vou no Val em Rio Claro para lubrificação do carda... Como fiz esse serviço 10k kms atrás, espero que esteja em ordem...

Depois mostro as fotos!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
04-08-2022, 11:22
All,

Consegui nos sites alemães que faço parte uma cópia do Boletim de Serviço referente ao Cardan e instalação de dreno na balança.
Fiz uma tradução dos trechos interessantes a nós, omiti os trechos referentes a procedimentos administrativos da BMW.

Basicamente são feitas duas operações:

- teste de vibrações: retira-se a roda traseira e instalasse um disco fônico (disco com perfurações) na flange da roda e sensor de rotação.
A balança é mantida suspensa por um gancho entre a carcaça da caixa de redução traseira e o chassis tubular da moto.
É instalado uma ponta no cubo da roda para que o sistema cardan/cruzetas universais gire com auxílio de uma aparafusadeira em diferentes gamas de rotações.

O que depreendo do sistema é que micro variações na rotação dos sistema indicam problemas nos estriados e/ou nas cruzetas universais.
- inspeção visual no estado geral, se há água dentro na balança e no estado dos estriados e verificação de folgas.
- indicam uma nova graxa da Klüber para ser usada nos estriados. Fica muito claro a falha de procedimento na fábrica de não estarem lubrificando os estriados. Se fossem lubrificado, mesmo com entrada de água não se oxidariam pois o encaixe macho-fêmea é justo....

BMW Service Information 0033130000 15.06.2022

11350

Ação de Serviço durante a próxima presença na Oficina
Reforma de Drenagem na Balança e Ensaio do Cardan

R1200GS / 1250GS (K50)
R1200 / 1250GS Adventure (K51)
R1200 / R1250RT (K52) - somente veículos do Governo


Fatos
Ocasionalmente ocorrem danos no eixo cardan, o que prejudica o funcionamento do acionamento.
Em casos individuais, a propulsão pode ser perdida. Vários fatores contribuem para o dano.
Efeitos de corrosão entre outros, desempenham um papel se ocorrerem em pontos funcionalmente relevantes.
Sinais de desgaste causados pelo tempo de funcionamento ou por efeitos climáticos e de cargas dinâmicas específicas também podem causar danos aos componentes.
Esses efeitos podem ser amplificados pelo desenho geométrico do chassi (ângulo de dobra das juntas universais na balança).


As seguintes falhas/defeitos podem ocorrer:

1 - as estrias do eixo cardan ao eixo de saída do câmbio podem corroer, com várias consequências possíveis:
1.1 o eixo cardan enferruja na contraparte. Isso não tem efeitos funcionais imediatos, mas dificulta a execução de trabalhos de reparo ou manutenção.
1.2 maior folga entre os flancos dos dentes. As estrias continuam a se desalinhar ao longo do tempo. Como resultado, em alguns casos, os dentes podem escorregar.

2- Os rolamentos das juntas universais podem ser danificados por influências de fabricação, ambiente ou uso. Como resultado, a concentricidade das juntas universais pode ser prejudicada. No caso de danos graves nos rolamentos ou funcionamento fora do padrão de longo prazo, podem ocorrer danos adicionais nas juntas universais.

Solução na fábrica

Para proteger o eixo cardan, uma série de medidas já foram implementadas desde o início da produção da série atual, por exemplo, para o revestimento da superfície do eixo, a superfície e lubrificação das ranhuras (Klüber LFT 71-402) ou mais recentemente desde o final de 2021 para a drenagem da balança.

11351

A válvula de bico para drenagem da balança se iniciou em série a partir de 24 de outubro de 2021 (modelos GS) e 07 de dezembro de 2021 (outros modelos).

Solução na Oficina

Para os veículos afetados, a ação deve ser realizada durante a próxima visita à oficina.
Uma drenagem deve ser instalada na balança de acordo com as instruções de reparo "00 60 406 Retrofit drenagem da balança".
Dependendo da quilometragem, os seguintes trabalhos devem ser realizados:

A - Veículo com quilometragem < 2.000 km
Nenhum trabalho adicional é necessário.

B - Veículo com quilometragem > 60.000 km
Substitua o eixo de transmissão de acordo com as instruções de reparação "33 73 000 Substituição do veio de transmissão".

C - Todos os outros veículos afetados
Verifique o eixo de transmissão instalado quanto a danos de acordo com as instruções de reparo "33 73 002 - Verifique o eixo de transmissão".
Com este método de teste, a integridade funcional do eixo cardan é verificada quando ele é instalado. A não uniformidade rotacional do flange da roda traseira causada por danos nas juntas universais ou nos estriados é medida. Isso requer um registro de alta resolução da velocidade no flange da roda traseira.
Isso é registrado por uma grande roda sensora (roda fônica) e um sensor e transmitida através do adaptador de medição externo (idêntico à unidade de controle do motor) para o equipamento de teste e diagnóstico, que também verifica durante todo o processo de teste. Para a medição realizada pelo equipamento de teste, o cubo da roda traseira é acionado de maneira definida em várias faixas de velocidade usando-se uma aparafusadeira.
A referente Função de Serviço no ISTA está disponível a partir da versão 4.35.40.

11352

1- Resultado do teste "Defeito no eixo cardan"
Substitua o eixo de transmissão de acordo com "Instruções de reparo 33 73 507 - Substitua o eixo de transmissão durante a inspeção". Atenção especial deve ser dada para garantir que todos os dentes dos estriados sejam lubrificados de forma adequada e cuidadosa (lubrificante Klüber LFT-71-402).
Da mesma forma, a especificação para a conexão aparafusada do Paralever na caixa de engrenagem cônica traseira deve ser fixada corretamente com Loctite.

2- Resultado do teste "Eixo cardan OK" + vazamento de água pelo orifício da válvula do bico de pato.
Ao perfurar a balança para adaptar o dreno, não sai água (ou apenas algumas gotas).
Nenhum trabalho adicional é necessário.

3 - Resultado do teste "Eixo cardan OK + vazamento de água pelo orifício para válvula do bico de pato.
Se, ao perfurar o balancim para a válvula de bico de pato, sair água acumulada no balancim pelo furo, as estrias da frente e traseira também devem ser verificadas se o resultado do teste for "eixo cardan OK".
A troca do eixo cardan (e possivelmente outros componentes) só é permitida nos seguintes casos:
- O estriado está inextricavelmente corroído.
- Os dentes estão desgastados / tem folga significativa (diretamente ou na condição em que ocorreu).

→ Oxidação de superfície pura no eixo cardan ou na superfície das cruzetas universais não tem impacto funcional não dá direito à troca destas peças.

Se o cardan existente for usado novamente, os dentes devem ser cuidadosamente limpos (por exemplo, com uma escova de aço) e todos os dentes devem ser lubrificados adequada e cuidadosamente (lubrificante Klüber LFT-71-402).

>>>> a partir deste ponto há uma relação de ferramental e seus códigos BMW para serem usados >>>>>>



11353

Vista geral do conjunto de ferramentas mecânicas (33 1 920)
- gancho de suporte
- suporte do sensor
- adaptador do disco flangeado com parafuso
- disco sensor

11354

Vista geral do conjunto elétrico
- chicote de medição
- aparelho de medição e controle
- sensor de rotação



Aviso

Um vídeo do procedimento de teste está disponível...... (site privado da CC com a BMW)

Antonio
04-08-2022, 11:23
Essa história séria facilmente evitável com a simples inclusão da lubrificação nas inspeções periódicas...

Na sexta vou no Val em Rio Claro para lubrificação do carda... Como fiz esse serviço 10k kms atrás, espero que esteja em ordem...

Depois mostro as fotos!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Roberto acabei de marcar com o Val na quinta-feira que vem para ele abrir e ver o cardã . Minha moto é uma 2015
e o cardã foi aberto com 32 mil km em 2017 para a troca da coifa ( na garantia ) que tinha furado e estava zerado .
Hoje ela esta com 92 mil km e vamos ver como vai estar . Depois posto as fotos aqui .

Kinha
04-08-2022, 11:31
Essa história séria facilmente evitável com a simples inclusão da lubrificação nas inspeções periódicas...

Na sexta vou no Val em Rio Claro para lubrificação do carda... Como fiz esse serviço 10k kms atrás, espero que esteja em ordem...

Depois mostro as fotos!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Roberto, sabe quanto estão cobrando la no Val para fazer essa manutenção preventiva?

Benicio
04-08-2022, 13:09
Essa história séria facilmente evitável com a simples inclusão da lubrificação nas inspeções periódicas...

Na sexta vou no Val em Rio Claro para lubrificação do carda... Como fiz esse serviço 10k kms atrás, espero que esteja em ordem...

Depois mostro as fotos!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Roberto
Exatamente assim!
E deveria partir da BMW, levando à inclusão deste serviço nas concessionárias também.
Parece que a BMW não está disposta ao mea culpa que se faz necessário…
Abraço

Gnegraes
04-08-2022, 14:18
Roberto
Exatamente assim!
E deveria partir da BMW, levando à inclusão deste serviço nas concessionárias também.
Parece que a BMW não está disposta ao mea culpa que se faz necessário…
Abraço

Benício e Beto,

Leiam o Boletim Técnico da BMW que postei hoje.
Estão recomendando a lubrificação criteriosa dos estriados.
Verificação integral, encontraram problema? Trocam o eixo e as cruzetas.
Todas as motos com eixo cardan a partir de 2013.

Antonio
04-08-2022, 15:39
Benício e Beto,

Leiam o Boletim Técnico da BMW que postei hoje.
Estão recomendando a lubrificação criteriosa dos estriados.
Verificação integral, encontraram problema? Trocam o eixo e as cruzetas.
Todas as motos com eixo cardan a partir de 2013.

Guilherme só não entendi uma coisa . Ali diz que motos com mais de 60 mil , substitui o "eixo de transmissão " . Marquei o recall
para quarta-feira , minha moto esta com 92 mil km se não estiver fora dos parametros eles nem vão abrir a coifa para ver a situação do cardã , é isso ?

Gnegraes
04-08-2022, 15:53
Guilherme só não entendi uma coisa . Ali diz que motos com mais de 60 mil , substitui o "eixo de transmissão " . Marquei o recall
para quarta-feira , minha moto esta com 92 mil km se não estiver fora dos parametros eles nem vão abrir a coifa para ver a situação do cardã , é isso ?


Oi Antonio,

O que está escrito no item B é que todo cardan com mais de 60.000km será trocado.
Acho que completo, eixo e cruzetas.

O Diego que é Gerente de pós Venda da Maclarty Maia (novo nome da Caltabiano) me ligou para agendar na minha.
Ele não sabia o meu ano e achou que estaria nessa verificação, está fora, ano 2009.

Acho que todos devem ler com cuidado o Boletim Técnico, não é um "passa moleque", estão investindo muito dinheiro.

Antonio
04-08-2022, 16:30
Oi Antonio,

O que está escrito no item B é que todo cardan com mais de 60.000km será trocado.
Acho que completo, eixo e cruzetas.

O Diego que é Gerente de pós Venda da Maclarty Maia (novo nome da Caltabiano) me ligou para agendar na minha.
Ele não sabia o meu ano e achou que estaria nessa verificação, está fora, ano 2009.

Acho que todos devem ler com cuidado o Boletim Técnico, não é um "passa moleque", estão investindo muito dinheiro.

Legal foi la que marquei o recall .Estou indo para São Paulo amanhã e vou dar uma passada lá para tirar essa duvida ,valeu abs .

Rromagnani
04-08-2022, 18:26
Roberto, sabe quanto estão cobrando la no Val para fazer essa manutenção preventiva?Pelo que sei se não estiver colado pelo ferrugem, 150.00 se estiver nas duas extremidades 600.00.

Não tenho certeza absoluta, mas me parece que é isso...

Amanhã respondo com certeza!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
04-08-2022, 18:28
Benício e Beto,

Leiam o Boletim Técnico da BMW que postei hoje.
Estão recomendando a lubrificação criteriosa dos estriados.
Verificação integral, encontraram problema? Trocam o eixo e as cruzetas.
Todas as motos com eixo cardan a partir de 2013.Esse pode ser o boletim técnico, mas quem traduziu pro Brasil, esqueceu de incluir a parte da abertura e lubrificação, já que as CCs daqui não fazem isso de jeito nenhum... Kkkk

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
04-08-2022, 19:48
Esse pode ser o boletim técnico, mas quem traduziu pro Brasil, esqueceu de incluir a parte da abertura e lubrificação, já que as CCs daqui não fazem isso de jeito nenhum... Kkkk

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk


Beto,

Com este Boletim Técnico, estão fazendo a partir do momento que receberam o ferramental para teste. Ele é válido a partir de 15/06/2022, bem recente.
Ontem o Diego - Gerente de Pós Venda da MacLarty Maia me telefonou e perguntei a ele se tinham todos os equipamentos e ele me disse que sim.

Quando foi que você levou a tua no CC para revisão?
Diria que você deveria levar a tua no CC. Assista ao teste.

Kinha
04-08-2022, 20:19
Pelo que sei se não estiver colado pelo ferrugem, 150.00 se estiver nas duas extremidades 600.00.

Não tenho certeza absoluta, mas me parece que é isso...

Amanhã respondo com certeza!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Roberto, quando puderes posta o valor aqui. Em POA orçaram o serviço em R$ 390,00... :mad:

Kinha
04-08-2022, 20:20
Beto,

Com este Boletim Técnico, estão fazendo a partir do momento que receberam o ferramental para teste. Ele é válido a partir de 15/06/2022, bem recente.
Ontem o Diego - Gerente de Pós Venda da MacLarty Maia me telefonou e perguntei a ele se tinham todos os equipamentos e ele me disse que sim.

Quando foi que você levou a tua no CC para revisão?
Diria que você deveria levar a tua no CC. Assista ao teste.

Aqui em SC ainda não chegou no interior e nem mesmo na capital, Florianópolis. Deve estar vindo de cinquentinha pela Régis Bittencourt...

Antonio
04-08-2022, 20:37
Pelo que sei se não estiver colado pelo ferrugem, 150.00 se estiver nas duas extremidades 600.00.

Não tenho certeza absoluta, mas me parece que é isso...

Amanhã respondo com certeza!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Roberto acredito que seja R$ 300,00 se não estiver colado e 2 horas de serviço .Barato pela tranquilidade .

EvertonM
04-08-2022, 22:44
Guilherme, na leitura do texto, entendi que vão lubrificar os estriados somente se tiver que abrir o cardã. Caso esteja tudo "normal" (eixo cardã ok e sem ou pouca água), o vivente volta para casa com a moto furada, mas sem lubrificação. Então, concluo que a aposta é que o furo vai resolver todos os problemas. Por precaução, parece-me uma medida adequada fazer a lubrificação numa boa oficina, assim que possível (farei isso).

Rromagnani
05-08-2022, 06:44
Beto,

Com este Boletim Técnico, estão fazendo a partir do momento que receberam o ferramental para teste. Ele é válido a partir de 15/06/2022, bem recente.
Ontem o Diego - Gerente de Pós Venda da MacLarty Maia me telefonou e perguntei a ele se tinham todos os equipamentos e ele me disse que sim.

Quando foi que você levou a tua no CC para revisão?
Diria que você deveria levar a tua no CC. Assista ao teste.A minha não levei ainda, aliás, nem vou tão cedo. Hj irei em Rio Claro no Val para lubrificar (e rodar um.pouco) kkk....

A do amigo que contei foi levada na semana passada na Gran Brasil e somente mediram a vibração e fizeram o furo.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
05-08-2022, 08:04
A minha não levei ainda, aliás, nem vou tão cedo. Hj irei em Rio Claro no Val para lubrificar (e rodar um.pouco) kkk....

A do amigo que contei foi levada na semana passada na Gran Brasil e somente mediram a vibração e fizeram o furo.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Beto,

Provavelmente ela está sem vibrações no eixo e cruzetas.
E não deve ter rodado mais de 60.000km, de outra forma teriam trocado tudo.
E a inspeção / lubrificação realizada fica registrada na CC BMW.

Rromagnani
05-08-2022, 09:26
Atualização de preços aqui na Dynamo para verificação de carda...

Se não estiver travado - 200.00
1 ponta travada -400.00
2 pontas travadas - 600.00

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Kinha
05-08-2022, 10:17
Atualização de preços aqui na Dynamo para verificação de carda...

Se não estiver travado - 200.00
1 ponta travada -400.00
2 pontas travadas - 600.00

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Obrigado, Roberto.

Depois de concluído o serviço, faça um relato das tuas impressões, como estava, estado da coifa, se a oficina fez comentários sobre o "recal branco" da BMW...

Kinha
05-08-2022, 10:18
Atualização de preços aqui na Dynamo para verificação de carda...

Se não estiver travado - 200.00
1 ponta travada -400.00
2 pontas travadas - 600.00

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Já te explorando um pouco mais, quanto tempo tu levas de SP até Rio Claro? E quanto tempo a oficina está levando para fazer o serviço.

Gnegraes
05-08-2022, 13:13
Obrigado, Roberto.

Depois de concluído o serviço, faça um relato das tuas impressões, como estava, estado da coifa, se a oficina fez comentários sobre o "recal branco" da BMW...


Kinha et caterva,

Falei com a Beto Motos e os valores cobrados são os mesmos:

Se não estiver travado - R$200.00
1 ponta travada - R$400.00
2 pontas travadas - R$600.00

Gnegraes
05-08-2022, 13:14
Já te explorando um pouco mais, quanto tempo tu levas de SP até Rio Claro? E quanto tempo a oficina está levando para fazer o serviço.


Kinha,

Pode ser que leve um dia inteiro, caso as duas extremidades estejam "soldadas"....

Kinha
05-08-2022, 13:33
Kinha,

Pode ser que leve um dia inteiro, caso as duas extremidades estejam "soldadas"....

Guilherme:

Sim, estou ciente que só ao desmontar vou ver o tamanho de algum (esperado) problema.

Mas tenho esperança que minha situação ainda não esteja ruim. A moto é 22/21, tem 2000 km, nunca andei na chuva, nunca lavei. Se entrou água onde não devia entrar, foi por conta da lavação da concessionária.

O preço que me passaram lá na oficina indicada aqui no fórum (POA) é de R$ 390,00. Minha programação é ir na segunda quinzena de agosto. Antes de agendar, vou dar uma chorada no orçamento. Se não baixarem o preço, não descarto convidar a esposa para dar um passeio no estado de SP. Já que é para gastar, que seja por uma boa causa...

Gnegraes
05-08-2022, 16:17
Guilherme:

Sim, estou ciente que só ao desmontar vou ver o tamanho de algum (esperado) problema.

Mas tenho esperança que minha situação ainda não esteja ruim. A moto é 22/21, tem 2000 km, nunca andei na chuva, nunca lavei. Se entrou água onde não devia entrar, foi por conta da lavação da concessionária.

O preço que me passaram lá na oficina indicada aqui no fórum (POA) é de R$ 390,00. Minha programação é ir na segunda quinzena de agosto. Antes de agendar, vou dar uma chorada no orçamento. Se não baixarem o preço, não descarto convidar a esposa para dar um passeio no estado de SP. Já que é para gastar, que seja por uma boa causa...


Kinha,

Rode com ela para estar com mais e 2.000km rodados.
Abaixo de 2.000km não mexem em nada (???)

Venham a SP, serão bem-vindos....

Antonio
05-08-2022, 16:21
Só atualizando . Iria hoje pra SP perguntar sobre o Recall e fazer o mesmo
Na quarta-feira , so que tive um imprevisto e tive que cancelar tudo .

Rromagnani
05-08-2022, 19:48
Já te explorando um pouco mais, quanto tempo tu levas de SP até Rio Claro? E quanto tempo a oficina está levando para fazer o serviço.De SP a Rio Claro leva pouco mais de duas horas... Um passeio legal.

O Val resolveu em.menos de 20 minutos!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
05-08-2022, 19:54
Hj lá no Val foi bem tranquilo...

O cardã abriu facilmente sem nenhum indício de travamento.

Ainda estava melecado com a graxa da verificação feita 10.000 kms atrás.

O que me impressionou um pouco foi a sujeira do carda e do túnel inteiro... Mesmo com as coisas devidamente engraxadas, sem dúvida ocorreu alguma infiltração de água e pó.



Agora vamos rodar com a motoca...

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220805/150c3572a145522ba4f507676a2f2d84.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20220805/b2598a756cac1cac56a384079bd03888.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
06-08-2022, 11:38
Timeline Cardans a partir de 2013

Fatos observados nas balanças monobraço dos modelos R1200/1250GS, R1200/1250GS Adv e R1200RT

2013

BMM lançou uma nova versão dos motores boxer 1200cc, denominados LC por refrigeração líquida nos cabeçotes.
Juntamente com o novo motor, inverteram a posição da balança monobraço do lado direito para o esquerdo das motos.
Uma mudança simples, já que com recursos de CAD basta espelhar as peças para tê-las exatamente idênticas às anteriores, mas "espelhadas".

>>> nesta fase alguém da engenharia da fábrica resolveu mudar a espessura e especificação da borracha utilizada nas coifas dianteira e traseira, ficaram mais finas e mais maleáveis.

2015

A coifa traseira devido à deformação ao rodar e por ser mais maleável, estava raspando na cruzeta universal traseira e rasgando.
A solução da fábrica foi fazer um suporte feito de arame de aço, para manter a dobra da coifa na sua posição.
Mesmo com este pequeno reforço estrutural, sai muito facilmente do seu lugar.

Estas modificações nas coifas levaram a inúmeros problemas de entrada de água na balança, ocasionando oxidação severa.
Também aliado ao fato da não observação de uso de graxa repelente a água Klüber Staburagas nos encaixes das coifas para sua vedação.
Além do não uso de graxa Optimoly TA da Castrol nos eixos estriados, que emsmo sem qualquer presença de água, "solda" a união estriada.

2022

BMW lança um Boletim Técnico em 15/06/2022 com uma série de medidas a serem tomadas pelos CCs em todo o mundo.
Os detalhes desta imensa operação está descrita no texto do mesmo.


Dados importantes a se levar em consideração:

- as motos pré 2013 não apresentam esses "problemas". Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.

- as motos pós 2013 desde que com manutenção correta do tipo: a- verificação rotineira do estado das coifas, b- na abertura da baalnça utilização das graxas recomendadas pela fábrica e na frequência usual das preventivas de toda a moto, também não apresentaram problemas. Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.

De qualquer forma, a BMW demorou muito tempo a reagir aos "problemas" ocorridos.
Isso é imperdoável em um produto que desde o início em 1923 se tornou símbolo de durabilidade e confiabilidade.
Vão gastar uma pequena fortuna na verificação e troca gratuita de peças em todo o mundo.

isaianet
09-08-2022, 12:01
Timelife Cardans a partir de 2013

Fatos observados nas balanças monobraço dos modelso R1200/1250GS, R1200/1250GS Adv e R1200RT

2013

BMM lançou uma nova versão dos motores boxer 1200cc, denominados LC por refrigeração lÃ*quida nos cabeçotes.
Juntamente com o novo motor, inverteram a posição da balança monobraço do lado direito para o esquerdo das motos.
Uma mudança simples, já que com recursos de CAD basta espelhar as peças para tê-las exatamente idênticas Ã*s anteriores, mas "espelhadas".

>>> nesta fase alguém da engenharia da fábrica resolveu mudar a espessura e especificação da borracha utilizada nas coifas dianteira e traseira, ficaram mais finas e mais maleáveis.

2015

A coifa traseira devido Ã* deformação ao rodar e por ser mais maleável, estava raspando na cruzeta universal traseira e rasgando.
A solução da fábrica foi fazer um suporte feito de arame de aço, para manter a dobra da coifa na sua posição.
Mesmo com este pequeno reforço estrutural, sai muito facilmente do seu lugar.

Estas modificações nas coifas levaram a inúmeros problemas de entrada de água na balança, ocasionando oxidação severa.
Também aliado ao fato da não observação de uso de graxa repelente a água Klüber Staburagas nos encaixes das coifas para sua vedação.
Além do não uso de graxa Optimoly TA da Castrol nos eixos estriados, que emsmo sem qualquer presença de água, "solda" a união estriada.

2022

BMW lança um Boletim Técnico em 15/06/2022 com uma série de medidas a serem tomadas pelos CCs em todo o mundo.
Os detalhes desta imensa operação está descrita no texto do mesmo.


Dados importantes a se levar em consideração:

- as motos pré 2013 não apresentam esses "problemas". Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.

- as motos pós 2013 desde que com manutenção correta do tipo: a- verificação rotineira do estado das coifas, b- na abertura da baalnça utilização das graxas recomendadas pela fábrica e na frequência usual das preventivas de toda a moto, também não apresentaram problemas. Temos relatos de inúmeras motos com rodagem de centenas de milhares de km sem qualquer ocorrência.

De qualquer forma, a BMW demorou muito tempo a reagir aos "problemas" ocorridos.
Isso é imperdoável em um produto que desde o inÃ*cio em 1923 se tornou sÃ*mbolo de durabilidade e confiabilidade.
Vão gastar uma pequena fortuna na verificação e troca gratuita de peças em todo o mundo.


Como sabem não sou dono de 1200/1250, mas estou acompanhando toda essa discussão de vocês para agregar conhecimento e fiquei pensando em uma posssível solução para este problema.

Pelo que estou vendo, mesmo coifas novas ou bicos de pato não impedem a contaminação por água do cardan. E por melhor que seja a graxa aplicada para lubrificação, com o tempo essa água acaba contaminando a graxa e causando o problema de travamento do estriado do cardan. Como o cardan fica dentro da suspensão, não é simples colocar graxa nova com frequência como é feito em caminhões, pickups e 4x4s.

O Negraes me conhece a mais tempo, sabe meu histórico com Land Rovers e consequentemente meu gosto por mecânica (por hobby mesmo).

Lembro que há cerca de 15 anos atrás precisei fazer o reparo de um cardan dianteiro da Defender 90 que tinha na época, e recorri a uma oficina famosa, especializada em cardans na minha região, para fazer o serviço. O meu problema era semelhante, o estriado do cardan tinha sido contaminado por água, faltou lubrificação e acabou criando folga e engripando.

O senhor, dono da oficina, me chamou e perguntou qual o uso que eu fazia da Defender, se era em muitas trilhas com água (comuns aqui no RS) e caso positivo, gostaria de me propor um "preventivo" para nunca mais ter esse tipo de problema.

Enfim, o preventivo dele era "pintar" os estriados com um spray da Molycote, feito exclusivamente para trazer uma lubrificação a seco em caso da falta de graxa e lubrificação. Aceitei o "preventivo" e por coincidência, ou não, nunca mais tive problemas com aquele cardan. Depois daquilo, sempre tenho um tubo do spray em casa e "pinto" peças que necessitam lubrificação e podem sofrer com contaminação. Sobre o poder de lubrificação do bissulfeto de molibdênio, este é mundialmente conhecido.


Obviamente esse é um procedimento que jamais será feito em Concessionária, mas fica a sugestão para quem gosta que colocar a mão na massa.

Segue o link do spray: https://www.lumobras.com.br/molykote/lubrificante-seco/lubrificante-seco-d-321-r-spray/

Aos engenheiros de plantão, fiquem a vontade para justificar ou não recomendar o seu uso.

Gnegraes
09-08-2022, 15:25
Como sabem não sou dono de 1200/1250, mas estou acompanhando toda essa discussão de vocês para agregar conhecimento e fiquei pensando em uma posssível solução para este problema.

Pelo que estou vendo, mesmo coifas novas ou bicos de pato não impedem a contaminação por água do cardan. E por melhor que seja a graxa aplicada para lubrificação, com o tempo essa água acaba contaminando a graxa e causando o problema de travamento do estriado do cardan. Como o cardan fica dentro da suspensão, não é simples colocar graxa nova com frequência como é feito em caminhões, pickups e 4x4s.

O Negraes me conhece a mais tempo, sabe meu histórico com Land Rovers e consequentemente meu gosto por mecânica (por hobby mesmo).

Lembro que há cerca de 15 anos atrás precisei fazer o reparo de um cardan dianteiro da Defender 90 que tinha na época, e recorri a uma oficina famosa, especializada em cardans na minha região, para fazer o serviço. O meu problema era semelhante, o estriado do cardan tinha sido contaminado por água, faltou lubrificação e acabou criando folga e engripando.

O senhor, dono da oficina, me chamou e perguntou qual o uso que eu fazia da Defender, se era em muitas trilhas com água (comuns aqui no RS) e caso positivo, gostaria de me propor um "preventivo" para nunca mais ter esse tipo de problema.

Enfim, o preventivo dele era "pintar" os estriados com um spray da Molycote, feito exclusivamente para trazer uma lubrificação a seco em caso da falta de graxa e lubrificação. Aceitei o "preventivo" e por coincidência, ou não, nunca mais tive problemas com aquele cardan. Depois daquilo, sempre tenho um tubo do spray em casa e "pinto" peças que necessitam lubrificação e podem sofrer com contaminação. Sobre o poder de lubrificação do bissulfeto de molibdênio, este é mundialmente conhecido.


Obviamente esse é um procedimento que jamais será feito em Concessionária, mas fica a sugestão para quem gosta que colocar a mão na massa.

Segue o link do spray: https://www.lumobras.com.br/molykote/lubrificante-seco/lubrificante-seco-d-321-r-spray/

Aos engenheiros de plantão, fiquem a vontade para justificar ou não recomendar o seu uso.



Carlo,

Vamos a alguns pontos importantes:

- as cruzetas utilizadas nos eixos são herméticas, não pedem lubrificação.

- as coifas desde que devidamente impermeabilizadas com graxa hidrofugante específica na região dos alojamentos, cumprem perfeitamente com seu papel, graxa Klüber Staburags NBU 30 PTM (descrito no manual RSD, graxa part number 07559056992). Não sou eu que está afirmando isso, são centenas de milhares de balanças Paralever em motos BMW pré 2013.

- as uniões com eixos estriados sempre foram lubrificadas com graxa, Castrol Optimoly TA (descrito no manual RSD, graxa part number 18219062599) . Não se sabe o por que, mas a fábrica deixou de fazê-lo. Com a umidade interna na balança, a oxidação é inevitável, dificultando de modo severo a desmontagem dos dois sistemas, saída do câmbio e entrada na caixa de redução traseira.

- mesmo nas atuais pós 2013, desde que as coifas mantidas em sua posição correta e lubrificadas com a graxa especificada, nada ocorre. Não sou eu que está afirmando isso, são vídeos postados por mecânicos que fazem o serviço de manutenção preventiva corretamente.

Está tudo nos Manuais de Oficina BMW, pelo menos até setembro de 2016, que é o último documento que temos acesso. Depois desta data os concessionários acessam o manual BMW de modo online.

EvertonM
13-08-2022, 22:11
11363

Fiz o "furo" ontem, junto com a revisão de 10 mil kms. Segundo a CC, os testes apresentaram resultado normal, então não há necessidade de outras intervenções. De todo modo, ainda tenho mais 2 anos de garantia.
Daqui algum tempo devo fazer a lubrificação (fora da CC).

Barra
15-08-2022, 15:05
O Piu bate um spray em todo o cardã antes de remontar no lugar para previnir contra corrosão e capricha na lubrificação das coifas com a graxa recomendada pela BMW.

Gnegraes
18-08-2022, 15:50
Hoje estive na CC MacLarty Maia (ex-Caltabiano) para retirar uma peça.

Conversei com o pessoal de oficina sobre as verificações de eixos cardans. Estão fazendo muitas operações, haviam várias nos elevadores.
Comentei sobre a perda de válvulas bico de pato, me mostrou exatamente na hora que estavam passando adesivo em uma para montar. A fábrica indica colar a válvula.

O Fernando de Peças me disse que por conta desta operação, o preço do eixo cardan completo está com desconto enorme oficializado pela fábrica, pouco mais de R$4.000,00, sendo que há pouco o preço passava dos R$10.000,00.

Se alguém está pensando em substituir e não se enquadra no programa (pré 2012), não deixe passar esta oportunidade.

EvertonM
18-08-2022, 21:34
Devem estar colando mesmo, Guilherme. Na minha moto verifiquei que está bem firme e acredito que não vá sair do lugar.
Como anunciado no documento da BMW, o atendente da CC me disse que estão agendando para troca todos os cardãs com mais de 60 mil kms ou que apresentem defeito - o problema, segundo ele, está sendo conseguir as peças (imagino que a demanda aumentou muito).

Gnegraes
19-08-2022, 07:51
Devem estar colando mesmo, Guilherme. Na minha moto verifiquei que está bem firme e acredito que não vá sair do lugar.
Como anunciado no documento da BMW, o atendente da CC me disse que estão agendando para troca todos os cardãs com mais de 60 mil kms ou que apresentem defeito - o problema, segundo ele, está sendo conseguir as peças (imagino que a demanda aumentou muito).

Peças via de regra os CCs pedem 3 dias úteis para te entregar.
Existe um depósito central no interior de SP que abastece as CCs no Brasil.
Isso diminui o custo de estoque, o que faz sentido.

Creio que a BMW deve ter se preparado para a demanda de eixos. Já pensou na gritaria se faltam eixos nas CCs????

sal silva
19-08-2022, 18:27
Pessoal,venho por meio desta lhes informar que minha motoca GS 1200 ADV 2015 esta 15 dias na Power de Santos aguardando um novo carda sem prazo de entrega.KKK,palhaçada,ainda bem que tenho outra moto.

Benicio
19-08-2022, 18:58
Grande Sal!
Quem é vivo sempre aparece!
Vai dar tudo certo.
Abração

Marivaldo
20-08-2022, 05:24
Isso vai sair muito muito caro pra marca BMW.

sal silva
20-08-2022, 12:07
Grande Sal!
Quem é vivo sempre aparece!
Vai dar tudo certo.
Abração

Forte abrax meu irmao,sobrevivemos ao covidao:cool:.Pelo menos ate agora.:rolleyes:

Gnegraes
26-08-2022, 15:58
Sal,

Falei hoje com o Fernando do Depto de Peças da Maclarty Maia (ex Caltabiano) e perguntei a ele se há falta de eixos para troca nas R1200/1250.

Ele me disse que a BMW está mandando lotes de eixos de seu depósito central.
Existe uma lista para agendar a verificação e eventual troca e chamam apenas um número de proprietários condizente com o estoque, o que me parece correto e justo.
A CC BMW santixxxta precisa fazer um pouquinho de planejamento para não penalizar vocês e ficarem com as motos paradas desnecessariamente lá.....

Gnegraes
31-08-2022, 15:53
De acordo com a revista alemã Motorrad, cerca de 440.000 motos GS em todo o mundo serão inspecionadas, só na Alemanha 72.000 motos.

P.ALMEIDA
01-09-2022, 09:46
Bom dia galera.
Compartilhando informação com o grupo.
Minha GSA1200 2014/15 hoje está com 140k. Está comigo desde 2017 quando a comprei com uns 18k de um amigo. Fiz muitas viagens pela América do Sul pelo ripio e asfalto, também muitas locais. A embreagem ainda é original. A moto está perfeita pra mim. Uso no off leve as vezes. Acabei de fazer revisão no Beto Motos SP. Desde os 40k faço revisão com eles e o Ricardo/Beto abre, inspeciona, lubrifica o cardan. Nunca tive surpresa com o cardan. Tive apenas um problema com vazamento pelo retentor (graças a Power que colocou excesso de óleo). Hoje liguei na Maclarty Maia Sp pra agendar a inspeção (dia 13/9). O atendente comentou que vai fazer a inspeção e colocar o dreno mas que pela kilometragem dela a BMW recomenda a troca do eixo cardan. Fiquei surpreso que mesmo sem fazer a inspeção já assumiram a necessidade de fazer a troca. Comentou que não tem no Brasil e que seria encomendado após a inspeção e agendaria outra data para instalar. E confirmou que não tem nenhum custo para mim. Após a inspeção aviso aqui novidades. Recomendo entrarem em contato com sua CC sobre este procedimento.

Rromagnani
01-09-2022, 10:54
Bom dia galera.
Compartilhando informação com o grupo.
Minha GSA1200 2014/15 hoje está com 140k. Está comigo desde 2017 quando a comprei com uns 18k de um amigo. Fiz muitas viagens pela América do Sul pelo ripio e asfalto, também muitas locais. A embreagem ainda é original. A moto está perfeita pra mim. Uso no off leve as vezes. Acabei de fazer revisão no Beto Motos SP. Desde os 40k faço revisão com eles e o Ricardo/Beto abre, inspeciona, lubrifica o cardan. Nunca tive surpresa com o cardan. Tive apenas um problema com vazamento pelo retentor (graças a Power que colocou excesso de óleo). Hoje liguei na Maclarty Maia Sp pra agendar a inspeção (dia 13/9). O atendente comentou que vai fazer a inspeção e colocar o dreno mas que pela kilometragem dela a BMW recomenda a troca do eixo cardan. Fiquei surpreso que mesmo sem fazer a inspeção já assumiram a necessidade de fazer a troca. Comentou que não tem no Brasil e que seria encomendado após a inspeção e agendaria outra data para instalar. E confirmou que não tem nenhum custo para mim. Após a inspeção aviso aqui novidades. Recomendo entrarem em contato com sua CC sobre este procedimento.

Só para colocar uma pulga atrás da sua orelha… kkk

Será que vale a pena mexer em algo que está bom a 140k kms?

Confesso que estou um pouco reticente em meter a broca no túnel do carda…


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

P.ALMEIDA
01-09-2022, 11:12
Rsrsrs......concordo contigo Roma...difícil confiar na CC. Se o buraco fosse feito pelo Beto eu não teria dúvidas..... depois da troca vou levar pra ele inspecionar ou levo na próxima revisão.
Como não pretendo trocar de moto tão cedo = teria que colocar +/- R$ 50 mil + minha moto pra pegar uma mais nova e mais importante = não tenho grana pra isso kkkkkkkk .....resolvi gastar parte dessa grana da possível troca em gasolina, viagens e manutenção dela....está nos meus planos trocar a embreagem dela preventivamente, pensei em fazer isto nos próximos 10 ou 20k.
Preventivamente também estava pensando em trocar o eixo cardan. Se acontecer a troca agora tiro um item da minha lista. Vou fazer o procedimento e comento aqui. Bons ventos.

Gnegraes
01-09-2022, 11:38
Rsrsrs......concordo contigo Roma...difícil confiar na CC. Se o buraco fosse feito pelo Beto eu não teria dúvidas..... depois da troca vou levar pra ele inspecionar ou levo na próxima revisão.
Como não pretendo trocar de moto tão cedo = teria que colocar +/- R$ 50 mil + minha moto pra pegar uma mais nova e mais importante = não tenho grana pra isso kkkkkkkk .....resolvi gastar parte dessa grana da possível troca em gasolina, viagens e manutenção dela....está nos meus planos trocar a embreagem dela preventivamente, pensei em fazer isto nos próximos 10 ou 20k.
Preventivamente também estava pensando em trocar o eixo cardan. Se acontecer a troca agora tiro um item da minha lista. Vou fazer o procedimento e comento aqui. Bons ventos.


Paulo,

Difícil decidir entre manter e trocar, ainda mais tendo sido inspecionado pelo Beto / Ricardo.
Mas pela segurança e pelo registro da operação na CC, eu trocaria.
Na MacLarty Maia há lista de inscrição e só te chamam (por ordem de inscrição) quando houver peça no estoque.
A decisão da BMW é que a partir do ano de 2013 (as LCs), motos com mais de 60.000km a troca é obrigatória, sem inspeção.

Quanto à válvula bico de pato em princípio não vejo problema, apenas verificar se colaram direito. Alguns já a perderam...

Como você roda muito em rodovia, embreagem vai longe. Trânsito urbano é o grande inimigo de disco...

Rromagnani
01-09-2022, 13:12
Rsrsrs......concordo contigo Roma...difícil confiar na CC. Se o buraco fosse feito pelo Beto eu não teria dúvidas..... depois da troca vou levar pra ele inspecionar ou levo na próxima revisão.
Como não pretendo trocar de moto tão cedo = teria que colocar +/- R$ 50 mil + minha moto pra pegar uma mais nova e mais importante = não tenho grana pra isso kkkkkkkk .....resolvi gastar parte dessa grana da possível troca em gasolina, viagens e manutenção dela....está nos meus planos trocar a embreagem dela preventivamente, pensei em fazer isto nos próximos 10 ou 20k.
Preventivamente também estava pensando em trocar o eixo cardan. Se acontecer a troca agora tiro um item da minha lista. Vou fazer o procedimento e comento aqui. Bons ventos.Fazer um off Topic aqui...

Minha moto vai fazer 2 anos e como eu comprei com o select, pensei na possibilidade de trocar a moto por uma nova e empurrar a balão para mais 2 anos...

Pra resumir... A moto nova (igual a minha) está 124.900 e eles avaliaram a minha em 82k...

Ou seja... Precisaria pqgar 40k para ter uma moto igual a minha! [emoji1787][emoji1787][emoji1787]

Resultado... Lá vou eu bater 100.000 kms com essa tb!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
01-09-2022, 15:21
Fazer um off Topic aqui...

Minha moto vai fazer 2 anos e como eu comprei com o select, pensei na possibilidade de trocar a moto por uma nova e empurrar a balão para mais 2 anos...

Pra resumir... A moto nova (igual a minha) está 124.900 e eles avaliaram a minha em 82k...

Ou seja... Precisaria pqgar 40k para ter uma moto igual a minha! [emoji1787][emoji1787][emoji1787]

Resultado... Lá vou eu bater 100.000 kms com essa tb!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk



O que mostra que comprar veículos semi-novos de 1 a 2 anos de uso vale muito a pena....

EvertonM
12-09-2022, 15:32
Roberto, essa diferença é muito significativa. Se sua moto tá redondinha, essa grana pode servir para muitas outras coisas (e quando vc for trocar, vai ter que colocar uma grana, então melhor deixar esse momento para depois).

Rromagnani
12-09-2022, 19:43
Roberto, essa diferença é muito significativa. Se sua moto tá redondinha, essa grana pode servir para muitas outras coisas (e quando vc for trocar, vai ter que colocar uma grana, então melhor deixar esse momento para depois).

Já desisti da ideia faz tempo…. Na vdd nem estava empolgado em trocar, era apenas por um negócio e não pela moto.

Aliás, deveria ter ficado com a 1200 até hj! Kkkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

P.ALMEIDA
13-09-2022, 12:21
Galera, atualizando informação e compartilhando:
Hoje fiz a inspeção no cardan na CC como programado. Foi trocado sem questionamento e nem passou por aparelhos para medir devido a kilometragem e feito o dreno.

Reiner
13-09-2022, 12:35
Galera, atualizando informação e compartilhando:
Hoje fiz a inspeção no cardan na CC como programado. Foi trocado sem questionamento e nem passou por aparelhos para medir devido a kilometragem e feito o dreno.Parabéns, Paulo.
Para vc e para a BMW, agora é só rodar outros 100kkm....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
13-09-2022, 15:22
Legal, Paulo. Parece que o processo está funcionando, exceto pela falta do cardã em estoque.

Gnegraes
13-09-2022, 16:26
Legal, Paulo. Parece que o processo está funcionando, exceto pela falta do cardã em estoque.

Everton,

Não é bem assim...
Você entra em contato com a CC, informa o VIN e dados. Baseado na km, eles solicitam ou não um eixo novo para a tua moto.
Caso no teste haja problemas, acessam o estoque.
Acho que não dá para todas as CCs no mundo manterem eixos em estoque, não sabem quantos clientes irão acionar determinada CC... o número de motos atingido pelo programa é de cerca 440.000 ....
Na minha opinião estão fazendo a lição e casa direitinho...

EvertonM
13-09-2022, 18:22
Exatamente isso, Guilherme. Todavia, penso que quando deliberaram pela prática, é possível que tivessem uma noção da demanda - as tais 440 mil motos - e uma estimativa de quantos cardãs seriam necessários. Temos relatos de pendências nesse item, o que pode indicar que a demanda superou o esperado. Mas creio que tudo será solucionado em médio prazo. De todo modo, não havia troca prevista para quem tivesse mais de 60 mil kms rodados. Então o vivente, ainda que espere um pouco, tá no lucro ! rsrs

Reiner
13-09-2022, 20:10
Qdo fui a RP, na Eurobike, buscar a moto, lá estava um cliente de Limeira se não me engano, reclamando que fez o agendamento para a campanha e a CC não tinha a válvula para instalar. Teria que retornar em outra oportunidade.....acontece, não deveria, mas acontece.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Antonio
19-09-2022, 20:27
Atualizando a troca do cardan .Hoje levei a moto na CC para fazer a analise do cardan . A moto esta com 94 mil km
e esse cardan tinha sido aberto a ultima vez com 32 mil km para a troca da coifa . ( estava zerado )Bom depois de
62 mil km ele foi aberto de novo . O tunel estava seco sem vestígio de agua ,o estriado inferior estava descolado
e o superior soltou depois de usarem um pouco de desengripante e darem umas batidas com um martelo e um tipo de chave .
O mecanico falou que ele estava em bom estado apesar da quilometragem . Segue em anexo a foto do cardan que foi trocado abs .11415

Reiner
19-09-2022, 21:47
Que bom Antonio,
Isso confirma algumas de nossas deduções. Vc usava máquina de jato de água para lavar a moto?
E agora mais 97kkm com o cardam novo.....não demore tanto mais para lubrifica-lo.
Abrs...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Antonio
19-09-2022, 22:56
Então Reiner eu mesmo lavo raramente a moto em casa com uma mangueira . Quanto a lubrificar com 10/20 mil km
eu acho que se a oficina não tiver a graxa certa para vedar a coifa vai ser pior por que vai começar a
entrar água .Vou ver se consigo comprar aquela graxa certa e dessa vez começar a lubrificar mais cedo mesmo .Abs .

Marcelo DC
20-09-2022, 13:33
Sera que essa campanha tem duração? Meu cardã esta com 110k mas esta muito bom.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
20-09-2022, 15:48
Sera que essa campanha tem duração? Meu cardã esta com 110k mas esta muito bom.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Marcelo,

Teoricamente não tem prazo para terminar. Mas sempre há um "mas"....
Eu levaria em um CC e faria a troca. Peça para acompanhar o serviço.
Recall não tem prazo, é oficial e menciona os números de VINs.
Nesse caso não é recall, não se esqueça disso....

sisti
17-10-2022, 10:27
Querem ver como é um cardã zero?
Abri o meu em casa mesmo com 5000km por curiosidade e zelo, é claro. Quem tem, tem medo. E quem cuida, tem pra sempre rsrs
Realmente notei que a fabrica coloca pouquíssima graxa na "boca" que encaixa nos dentes estriados do conjunto traseiro.
Era aquela famosa graxa cinza, mas tinha pouco, muuuito pouco mesmo. A parte dos dentes estriados como podem ver, estava até brilhando de tão limpa, tinha uma espécie de óleo fino nela.
Não tive coragem de desmontar a parte da frente, fiquei com medo de fazer alguma merda, estragar a coifa, pois alí é bem apertado de mexer. Movimentei o cardã e notei que está desencaixando fácil a parte da frente, portanto sem ferrugem ou travamento como deveria ser. Como a parte traseira estava zerada e seca, suponho que a frente não esteja com nenhum problema e deixei como estava. Na próxima revisão aos 10k eu tomo coragem para desmontar tudo.
A graxa branca que colocam na coifa, parece uma cola, tem bem pouco também mas vedou legal, pois lavei a moto e não entrou nada de água. Na parte do dreno (já feito de fábrica) também estava tudo seco e limpo, só com algum pozinho de metal que deve ser de quando fizeram o furo.
Enfim, tudo bala! Só dei uma engraxada nos dentes e na boca com a graxa específica e na coifa tbm com a graxa para coifa.

11421
11422
11423
11424

Reiner
17-10-2022, 13:20
É isso aí Sisti , vamos desmitificar esse cardam rsrsrs.
Qdo for possível se apresente adequadamente no tópico específico....de qualquer forma, bem vindo.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Antonio
05-12-2022, 20:20
A campanha de verificação e troca deve estar funcionando bem . Não tem nenhuma reclamação em nenhum lugar ( eu acho) . Parabéns aos envolvidos .

Gnegraes
06-12-2022, 07:30
Querem ver como é um cardã zero?
Abri o meu em casa mesmo com 5000km por curiosidade e zelo, é claro. Quem tem, tem medo. E quem cuida, tem pra sempre rsrs
Realmente notei que a fabrica coloca pouquíssima graxa na "boca" que encaixa nos dentes estriados do conjunto traseiro.
Era aquela famosa graxa cinza, mas tinha pouco, muuuito pouco mesmo. A parte dos dentes estriados como podem ver, estava até brilhando de tão limpa, tinha uma espécie de óleo fino nela.
Não tive coragem de desmontar a parte da frente, fiquei com medo de fazer alguma merda, estragar a coifa, pois alí é bem apertado de mexer. Movimentei o cardã e notei que está desencaixando fácil a parte da frente, portanto sem ferrugem ou travamento como deveria ser. Como a parte traseira estava zerada e seca, suponho que a frente não esteja com nenhum problema e deixei como estava. Na próxima revisão aos 10k eu tomo coragem para desmontar tudo.
A graxa branca que colocam na coifa, parece uma cola, tem bem pouco também mas vedou legal, pois lavei a moto e não entrou nada de água. Na parte do dreno (já feito de fábrica) também estava tudo seco e limpo, só com algum pozinho de metal que deve ser de quando fizeram o furo.
Enfim, tudo bala! Só dei uma engraxada nos dentes e na boca com a graxa específica e na coifa tbm com a graxa para coifa.

11421
11422
11423
11424


Sisti,

Graxa no caso de eixos estriados é para cobrir a superfície de contato, nada mais que isso.
O importante é que os flancos dos entalhados tenham sua superfície recoberta para suportar alta pressão advinda da transmissão do torque.
Qualquer excedente de graxa não servirá absolutamente para nada.

Marivaldo
08-02-2023, 02:20
Revisão aos 47.000 km (~ 5 anos ) realizada ontem na Euroville (Uberlândia). Sistema ok, conforme os testes, sem necessidade de troca. Foi feito o furo e instalado o "bico de pato".

Kinha
22-05-2023, 13:32
Cardan ...

Minha moto está com 7k (22/21). "Recall" agendado para o mês de junho e a concessionária me avisa que está suspenso por falta de peça. Fui incluído em lista de espera, embora o primeiro teste (precisa trocar ou não)ainda não tenha sido feito. O mecânica me disse que eu posso rodar tranquilamente com a moto e que nada precisa ser feito a título de manutenção, que o sistema é lacrado e não precisa ser aberto.... Misericórdia...

EvertonM
22-05-2023, 15:34
Não me parece lógico postergar a verificação em razão de falta de cardã, se não há certeza que terá que trocar a peça. Seria mais simples fazer o teste e, em caso de necessidade, agendar a troca para quando fosse recebido o novo cardã.
De todo modo, não acredito que haja muito risco nessa espera. Sua moto está muito nova. A minha estava na mesma situação da sua quando fiz o teste (ano 21/22 - cerca de 10000 kms) e não precisou trocar o cardã.

Piréx
22-05-2023, 15:44
Cardan ...

Minha moto está com 7k (22/21). "Recall" agendado para o mês de junho e a concessionária me avisa que está suspenso por falta de peça. Fui incluído em lista de espera, embora o primeiro teste (precisa trocar ou não)ainda não tenha sido feito. O mecânica me disse que eu posso rodar tranquilamente com a moto e que nada precisa ser feito a título de manutenção, que o sistema é lacrado e não precisa ser aberto.... Misericórdia...

A minha (21/22) não passou no teste na revisão dos 20k km, não fizeram o furo e também me disseram para rodar tranquilamente e esperar a peça chegar. Isso foi em 04/05. Esperando...

Gnegraes
22-05-2023, 18:01
Conce$$ionários via de regra no Brasil tem uma péssima fama... Por que será hein????

BMW Motorrad no Brasil está pouco se lixando para os usuários da marca.

Markinho
22-05-2023, 20:54
Estava na pesquisa essa semana sobre isso...Aproveitando para incluir minha experiência até o momento.
Minha R1200 GSA 17/18 está com 59.900km, mas já completa 60k até chegar na CCS...

1a tentativa - Grand Brasil Alphaville
Pedi a confirmação a respeito de que as motos acima de 60mil teriam a troca do cardan independente de testes, mas a pessoa que me atendia não sabia a respeito. Apos consulta do CHASSI, foi confirmada a troca...porém está sem estoque. Perguntei se era possível ser avisado, e a resposta foi:
"Não...tenho muitos clientes e não vou lembrar. Melhor você ir """ligando pra saber"""!!! kkkkkk
Simples assim.

2a tentativa - Power BMW Tatuape
Após passar todos os dados igual na consulta com outra CCS e fazer as mesmas perguntas (Ctrl C / Ctrl V), a resposta obtida foi uma foto de orçamento da revisão de 60k na CCS no valor de R$2.800,00. Kkkkkk
Juro que pensei ser ainda o assistente virtual, mas era uma pessoa...triste.
Após repetir algumas vezes todas as informações, a pessoa entendeu e me orientou a levar a moto para fazer o registro do pedido onde serão tiradas várias fotos, preencher documentos que serão enviados a BMW para aprovar o "recall" e ser feito o pedido da peça (sem previsão de chegada). Mas poderia levar a moto embora após 1hr de serviço aproximadamente.

Obs: a Grand Brasil não informou nada sobre fazer o registro do pedido...apenas pediu pra eu ir ligando e ver se chegou cardan no Brasil.

Vou tentar uma terceira opção...logo mais atualizo a saga.

Kinha
22-05-2023, 22:03
Conce$$ionários via de regra no Brasil tem uma péssima fama... Por que será hein????

BMW Motorrad no Brasil está pouco se lixando para os usuários da marca.

Tempos atrás, um colega de trabalho comprou um veículo francês 0 km (bem longe de ser o veículo de entrada da marca). Como ele é oficial de justiça, usava o veículo diariamente e, em pouco tempo, a quilometragem do carro era consideravelmente alta.

Ele simplesmente ignorou as revisões da concessionária e fez a manutenção do veículo por conta própria. O manual de revisões não tinha sequer o carimbo da primeira revisão.

Sei que ele vendeu o veículo perto dos 80 ou 90 mil km. O carro nunca teve problemas, dentro ou fora da garantia (que certamente não cobriria qualquer dano caso surgisse). Mas não botou o pé na concessionária.

Tem hora que tenho vontade de fazer a mesma coisa!

leandro11
23-05-2023, 08:29
Aos 22 mil km fiz a verificação do cardã na cc de Florianopolis e informaram que não precisa trocar.
Fizeram o furo, atualizaram o software conforme o recall.
Recebi dias depois uma nota fiscal, custo zero, contendo a troca de 3 parafusos. Não consegui identificar na moto quais foram e qual o motivo.
Gostaria de ter acompanhado o serviço, mas não consegui pois só iriam entregar a moto no final da tarde.

EvertonM
23-05-2023, 10:05
A Eurobike também me mandou uma NF do recall, com valor de R$ 166, relativo a 3 parafusos e uma "válvula de respiro - tubo do cardan", além dos serviços "Reequipar drenagem no braço oscilante da roda traseira" e "Verificar o veio de transmissão (teste eletrônico)".
Também não tenho ideia do que foi feito, exceto quanto ao furo e trequinho de borracha, que são visíveis.
Fiquei imaginando se, para colocar o aparelho, são necessários esses 3 parafusos... só especulação.

Gnegraes
23-05-2023, 11:37
A Eurobike também me mandou uma NF do recall, com valor de R$ 166, relativo a 3 parafusos e uma "válvula de respiro - tubo do cardan", além dos serviços "Reequipar drenagem no braço oscilante da roda traseira" e "Verificar o veio de transmissão (teste eletrônico)".
Também não tenho ideia do que foi feito, exceto quanto ao furo e trequinho de borracha, que são visíveis.
Fiquei imaginando se, para colocar o aparelho, são necessários esses 3 parafusos... só especulação.



O teste eletrônico se resume a colocar um sensor de rotação preso na carcaça da caixa de redução traseira e montar uma flange no lugar da roda traseira. No eixo se adapta um pino para ser usado com a furadeira. Ao girar em diferentes rotações, baixas, médias e elevadas, e fazendo-as variar, o sensor verifica nas acelerações e desacelerações eventual jogo backlash) no trem de transmissão. Acima de um determinado valor estipulado pela fábrica, indica folga e o eixo é substituído.

11575


Os termos no sistema são oriundos de Portugal, veio é eixo... assim como travões são freios e jantes são pneus.

Marcelo DC
24-05-2023, 11:54
Eu agendei a minha e pela km pediram para esperar a peça pois iria trocar ja que estava com 115000km. No mesmo dia me ligaram que tinha o carda. Nao consegui ir r reagendei. Mesma coisa, no mesmo dia me ligaram que tinha o cardan. Foi em março. Agora ha 2 semanas me ligam dizendo que nao deram baixa e para dar baixa precisava levar a moto de novo. Achei que iam devolver o cardan velho :), mas me deram uma mini revisão com oleo e filtro gratis. Deram uns aperto e abriram a lateral para ver a marca de sujeira de oleo e a borracha não estava bem encaixada. Ficou 40min no scanner e liberam com a moto lavada. Eurobike de Ribeirão.

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

Kinha
06-06-2023, 21:41
A 2ª revisão da minha moto estava agendada. Também estava agendado o teste do cardan para o mesmo dia. Dias antes da revisão, me avisaram que o teste do cardan não seria feito, por conta da falta da peça. Ficou apenas a 2ª revisão a fazer.

NO dia da revisão, me avisaram que seria feito o tal do teste e que a reposição do cardan estaria entrando em ordem. Minha moto com aproximados 7.500 km e um ano e meio de uso teve o cardan condenado. Irão me chamar para a troca, assim que o cardan chegar. Falaram em algo em torno de um mês, mas sem confirmação.

As características de uso da minha moto: apenas e exclusivamente cidade, nunca peguei chuva, não lembro de ter passado por alguma possa d'água e muito menos por dentro de rio/riacho... Neste ano e meio de uso, lembro de ter lavado uma vez, com muito cuidado para não jogar água nas coifas e sem o uso de lavadora de alta pressão. Apenas a concessionária lavou a moto nas duas revisões.

Agora é esperar.

Gnegraes
07-06-2023, 08:34
A 2ª revisão da minha moto estava agendada. Também estava agendado o teste do cardan para o mesmo dia. Dias antes da revisão, me avisaram que o teste do cardan não seria feito, por conta da falta da peça. Ficou apenas a 2ª revisão a fazer.

NO dia da revisão, me avisaram que seria feito o tal do teste e que a reposição do cardan estaria entrando em ordem. Minha moto com aproximados 7.500 km e um ano e meio de uso teve o cardan condenado. Irão me chamar para a troca, assim que o cardan chegar. Falaram em algo em torno de um mês, mas sem confirmação.

As características de uso da minha moto: apenas e exclusivamente cidade, nunca peguei chuva, não lembro de ter passado por alguma possa d'água e muito menos por dentro de rio/riacho... Neste ano e meio de uso, lembro de ter lavado uma vez, com muito cuidado para não jogar água nas coifas e sem o uso de lavadora de alta pressão. Apenas a concessionária lavou a moto nas duas revisões.

Agora é esperar.


Kinha,

Você já viu teu eixo cardã aberto? Ele está enferrujado, travado?
A balança monobraço está internamente suja?
Cuidado com o que te dizem nas CCs....
Se a CC lavou tua moto, eles usam lavadora de alta pressão.
CC aqui no Brasil nem sempre é sinal de pessoal treinado e consciente.

O Piu publicou recentemente dois vídeos mostrando uma moto que passou pelo "recall" (kkkkkkkkkkk....) e mostrou o interior da balança monobraço e o eixo todo oxidado.
No segundo vídeo mostra que a válvula bico de pato pouco serve para drenar água pois para que isso ocorra você tem de posicionar a balança monobraço articulando a suspensão até que ela esteja na posição mais baixa e possa drenar o líquido, de outro modo smepre restará líquido dentro.. O vídeo é bastante interessante.

Repito aqui mais uma vez: a BMW não atacou o problema principal que foi a mudança de material das coifas a partir de 2013.
Esse problema praticamente não existia antes, o próprio Piu confirma isso.
As novas coifas são feitas de borracha muito mole e maleável, qualquer movimento imprevisto elas saem da posição correta nos alojamentos e é por aí que entra a água....
E mais do que nunca é obrigatória a inspeção rotineira e utilizar graxa adequada nas coifas para manter a estanqueidade.

Por razões de garantias, mesmo para quem está fora dela, façam a revisão com as CCs, assim terão provas para solicitar ressarcimentos futuros da fábrica.

>>>> "Recall" do cardã BMW??? Um verdadeiro "passa moleque"... Uma vergonha.

Reiner
07-06-2023, 10:03
Kinha,

Você já viu teu eixo cardã aberto? Ele está enferrujado, travado?
A balança monobraço está internamente suja?
Cuidado com o que te dizem nas CCs....
Se a CC lavou tua moto, eles usam lavadora de alta pressão.
CC aqui no Brasil nem sempre é sinal de pessoal treinado e consciente.

O Piu publicou recentemente dois vídeos mostrando uma moto que passou pelo "recall" (kkkkkkkkkkk....) e mostrou o interior da balança monobraço e o eixo todo oxidado.
No segundo vídeo mostra que a válvula bico de pato pouco serve para drenar água pois para que isso ocorra você tem de posicionar a balança monobraço articulando a suspensão até que ela esteja na posição mais baixa e possa drenar o líquido, de outro modo smepre restará líquido dentro.. O vídeo é bastante interessante.

Repito aqui mais uma vez: a BMW não atacou o problema principal que foi a mudança de material das coifas a partir de 2013.
Esse problema praticamente não existia antes, o próprio Piu confirma isso.
As novas coifas são feitas de borracha muito mole e maleável, qualquer movimento imprevisto elas saem da posição correta nos alojamentos e é por aí que entra a água....
E mais do que nunca é obrigatória a inspeção rotineira e utilizar graxa adequada nas coifas para manter a estanqueidade.

Por razões de garantias, mesmo para quem está fora dela, façam a revisão com as CCs, assim terão provas para solicitar ressarcimentos futuros da fábrica.

>>>> "Recall" do cardã BMW??? Um verdadeiro "passa moleque"... Uma vergonha.Guilherme, no caso do recall, me parece que não estão considerando infiltração de água ou ferrugem.
Pelo teste, deve ser algum lote de eixos com defeito. Ou de balanceamento ou de fresamento.
De qualquer modo, é melhor trocar o cardam seguindo às recomendações por garantia.
Aconselho à não utilizar os serviços de lavagem da CC. Utilizei uma única vez há mais de 6 anos, qdo cheguei em casa e fui checar a moto, a coifa dianteira estava totalmente fora do lugar. Então, lavar, eu mesmo lavo e pouco. Vive suja....kkkkkk. E não é questão de não poder ver água não. É o jato da terrível bomba. Porque chuva, já cansei de andar debaixo de temporais e asfalto alagado, sem problemas.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Kinha
07-06-2023, 11:27
Kinha,

Você já viu teu eixo cardã aberto? Ele está enferrujado, travado?
A balança monobraço está internamente suja?
Cuidado com o que te dizem nas CCs....
Se a CC lavou tua moto, eles usam lavadora de alta pressão.
CC aqui no Brasil nem sempre é sinal de pessoal treinado e consciente.

O Piu publicou recentemente dois vídeos mostrando uma moto que passou pelo "recall" (kkkkkkkkkkk....) e mostrou o interior da balança monobraço e o eixo todo oxidado.
No segundo vídeo mostra que a válvula bico de pato pouco serve para drenar água pois para que isso ocorra você tem de posicionar a balança monobraço articulando a suspensão até que ela esteja na posição mais baixa e possa drenar o líquido, de outro modo smepre restará líquido dentro.. O vídeo é bastante interessante.

Repito aqui mais uma vez: a BMW não atacou o problema principal que foi a mudança de material das coifas a partir de 2013.
Esse problema praticamente não existia antes, o próprio Piu confirma isso.
As novas coifas são feitas de borracha muito mole e maleável, qualquer movimento imprevisto elas saem da posição correta nos alojamentos e é por aí que entra a água....
E mais do que nunca é obrigatória a inspeção rotineira e utilizar graxa adequada nas coifas para manter a estanqueidade.

Por razões de garantias, mesmo para quem está fora dela, façam a revisão com as CCs, assim terão provas para solicitar ressarcimentos futuros da fábrica.

>>>> "Recall" do cardã BMW??? Um verdadeiro "passa moleque"... Uma vergonha.


Guilherme, o cardan ainda não foi aberto. Se abriram para fazer o teste, não consegui acompanhar a revisão. Acompanho o Piu pelas redes sociais. Não há como deixar de fazer a manutenção no cardan e, se a concessionária não fosse trocá-lo, eu iria revisá-lo em oficina independente, mesmo correndo o risco de perda da garantia. Quando me chamarem para trocar o cardan, vou fazer o possível para acompanhar o serviço e ver o estado/situação da coisa. Dou retorno aqui no fórum.

Gnegraes
07-06-2023, 11:27
Guilherme, no caso do recall, me parece que não estão considerando infiltração de água ou ferrugem.
Pelo teste, deve ser algum lote de eixos com defeito. Ou de balanceamento ou de fresamento.
De qualquer modo, é melhor trocar o cardam seguindo às recomendações por garantia.
Aconselho à não utilizar os serviços de lavagem da CC. Utilizei uma única vez há mais de 6 anos, qdo cheguei em casa e fui checar a moto, a coifa dianteira estava totalmente fora do lugar. Então, lavar, eu mesmo lavo e pouco. Vive suja....kkkkkk. E não é questão de não poder ver água não. É o jato da terrível bomba. Porque chuva, já cansei de andar debaixo de temporais e asfalto alagado, sem problemas.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Reiner,

Os problemas apresentados são todos oriundos de água dentro da balança monobraço, além de falta de lubrificação de eixos estriados e das extremidades das coifas de borracha.
O eixo pré e pós 2013 no advento das LCs é o mesmo.
A única coisa que se alterou foi a qualidade de projeto das coifas, um desastre diga-se de passagem.

Se este não é o motivo, por que a BMW está instalando essa válvula bico de pato e que nem eficiente é? Continua mantendo água dentro, mesmo se você drenar....
Assista ao vídeo do Piu, para facilitar a visualização, ele colocou café dentro da balança...

Kinha
07-06-2023, 11:30
Reiner, a concessionária (mecânico) me alegou esse ponto. Me mostrou o suposto ponto de folga que poderia causar vibração e justificar a troca da peça. Ele me mostrou dois cardans que haviam sido substituídos: um, de uma moto com baixa quilometragem; o outro, segundo me disse, de uma moto próxima dos 60 mil km. Em ambos os casos, não havia sinais aparentes de ferrugem.

Como irão substituir o cardan da minha moto, após isso vou esperar de um a dois anos para abri-lo novamente para lubrificação.

Kinha
07-06-2023, 11:34
Guilherme, o conhecimento (teórico) de mecânica também me faz acreditar que se trata de um recall branco e que o problema está na entrada de umidade. A concessionária me disse que a tal vibração é imperceptível ao piloto. Ora, se ninguém reclama (imperceptível!), se não se tem notícia de acidentes causados pela tal vibração, se é instalada o bico de pato para sangrar a água que entrou, qual a dificuldade de admitir que a existência do problema?

Reiner
07-06-2023, 11:47
Justamente, no meu raciocínio, se não fosse o eixo, seria muito mais barato fazer o recall branco das coifas....o dreno, outras motos os tem. Por vez somente um furo. Por que trocariam um eixo em estado de novo?????
Mas, vai entender....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

EvertonM
07-06-2023, 12:38
Na internet tem relatos de acidentes sérios em razão desse problema do cardã. Nos EUA chegou-se a ter proibições de uso das motos. Aqui no Brasil, se não me engano, algumas motos novas ficaram "travadas" até que fosse efetuado o procedimento.
Como foi uma situação que atingiu motos em todo o mundo, minha "teoria da conspiração" é que tem mais caroço nesse angú. Acredito que seria mais barato trocar a coifa se fosse apenas problema de entrada de umidade - motos como a Triumph tem um buraco na coifa, sem qualquer "bico", e poderia ser uma solução viável.
Se estão trocando o cardã, acredito que o problema está além da coifa... ou não !
PS: na minha fizeram o teste com 10.000 kms e concluíram que está ok. Já rodei mais 10.000 kms depois disso.

Gnegraes
07-06-2023, 13:37
Na internet tem relatos de acidentes sérios em razão desse problema do cardã. Nos EUA chegou-se a ter proibições de uso das motos. Aqui no Brasil, se não me engano, algumas motos novas ficaram "travadas" até que fosse efetuado o procedimento.
Como foi uma situação que atingiu motos em todo o mundo, minha "teoria da conspiração" é que tem mais caroço nesse angú. Acredito que seria mais barato trocar a coifa se fosse apenas problema de entrada de umidade - motos como a Triumph tem um buraco na coifa, sem qualquer "bico", e poderia ser uma solução viável.
Se estão trocando o cardã, acredito que o problema está além da coifa... ou não !
PS: na minha fizeram o teste com 10.000 kms e concluíram que está ok. Já rodei mais 10.000 kms depois disso.


Everton,

Não tenho detalhes pois não tenho uma pós 2013, mas me parece que o alojamento nas extremidades da manga do eixo devam ter sofrido alguma pequena modificação.
As coifas atuais possuem um anel de arame de aço para tentar manter a coifa na posição dentro da balança.

O problema não é a oxidação superficial nas partes, mas a oxidação que está deteriorando as juntas universais cardã e são elas que quebram ou travam.

Os eixos estriados se não foram lubrificados, em princípio não causam problema, até que se precise desmontar o conjunto. Aí é uma novela que dá bastante audiência, muito trabalho e paciência para soltar o eixo.

O custo na minha opinião envolveria as duas coifas que são baratas e a troca das mangas do eixo, bastante caras....

O eixo em sí é uma peça bastante simples, dois tubos com borracha ligando as partes internamente e que funciona como amortecedor de torção. As juntas cardã também são baratas.

Trocar a balança custa caro pois há muita mão de obra envolvida, além de um monte de pequenas peças (tomei os preços na Europa no catálogo BMW):

- balança custa Euro 1.114
- micelâneas Euro 450
- total de Euro 1.564.

O eixo custa Euro 998.

Se considerarmos a mão de obra envolvida em cada um dos dois casos, trocar a balança monobraço custa cerca do dobro.

Reiner
07-06-2023, 13:40
Na internet tem relatos de acidentes sérios em razão desse problema do cardã. Nos EUA chegou-se a ter proibições de uso das motos. Aqui no Brasil, se não me engano, algumas motos novas ficaram "travadas" até que fosse efetuado o procedimento.
Como foi uma situação que atingiu motos em todo o mundo, minha "teoria da conspiração" é que tem mais caroço nesse angú. Acredito que seria mais barato trocar a coifa se fosse apenas problema de entrada de umidade - motos como a Triumph tem um buraco na coifa, sem qualquer "bico", e poderia ser uma solução viável.
Se estão trocando o cardã, acredito que o problema está além da coifa... ou não !
PS: na minha fizeram o teste com 10.000 kms e concluíram que está ok. Já rodei mais 10.000 kms depois disso.Everton, esses últimos relatos, se devem a um outro problema relacionado ao eixo de saída da caixa de câmbio, se não me engano. Para correção, estão alterado o mapeamento do motor. Já foi discutido aqui.
As quebras do eixo cardam se devem mesmo à falta de manutenção. Ou seja entra água, enferruja e quebra.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
07-06-2023, 16:35
Everton, esses últimos relatos, se devem a um outro problema relacionado ao eixo de saída da caixa de câmbio, se não me engano. Para correção, estão alterado o mapeamento do motor. Já foi discutido aqui.
As quebras do eixo cardam se devem mesmo à falta de manutenção. Ou seja entra água, enferruja e quebra.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Esse "remapeamento" faz parte dos contos de fadas BMW (BMW Märchen...)

Gnegraes
16-06-2023, 10:36
Me engana que eu gosto.....

https://www.instagram.com/reel/CtIfqj7JDtm/

SergioRM
11-07-2023, 12:44
Comprei minha GS no inicio do mês e liguei na CC Gran Brasil de Alphaville para saber sobre os recalls. Disseram que precisava fazer o do cardã.
Deixei a moto na sexta a tarde e peguei hoje pela manhã.
Segundo o atendente o cardã estava ok, apenas lubrificaram e colocaram o dreno com o bico de pato. Custo zero.

Gnegraes
11-07-2023, 13:57
all,

No mês passado dia 16/06 publiquei um vídeo do Piu, mas citei o link errado, já corrigi no post original, mas vai de novo...


Me engana que eu gosto.....

https://www.instagram.com/reel/CtIfqj7JDtm/

Gnegraes
10-09-2023, 10:39
Recall do eixo cardã, atualização da situação mundial.

BMW está tendo problemas em obter eixos no fornecedor para fazer a troca, a quantidade é muito grande, mais de 440.000 motos afetadas.

Vejam este artigo abaixo:

11630
11631
11632
11633
11634

Rromagnani
10-09-2023, 13:07
Teimosia injustificada…


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Markinho
10-09-2023, 22:37
Alimentando mais o tema…
Após contato em várias CCS e sem obter um resposta concreta sobre o recall, fui até a EuroMotors em Jundiaí - SP no começo do mês de Setembro/23 por um outro motivo e acabei lembrando de perguntar pessoalmente sobre o recall na oficina.
Agendei a avaliaçao da minha moto para a semana seguinte, pois mesmo sabendo que teria a troca do cardan garantida por a minha moto ter mais de 60.000km fui informado que o pedido da peça só pode ser feito após o laudo técnico, e o mesmo é vinculado ao chassi da moto.
Feita a análise, aprovada a troca e agora é esperar. Disseram de 30 a 60 dias, mas pelas conversas que andam por aqui acredito que possa demorar mais um pouco. Sem problemas, a moto está ok e o cardan revisado sempre a cada 10.000km.
Obs: nao foi feito o tal furo na balança.

Qualquer novidade atualizo!
Abrasss

Piréx
19-09-2023, 16:18
A minha (21/22) não passou no teste na revisão dos 20k km, não fizeram o furo e também me disseram para rodar tranquilamente e esperar a peça chegar. Isso foi em 04/05. Esperando...

Para registro, eu sigo sem ter o eixo substituído. Entrei em contato outro dia e pediram para esperar.

Markinho
19-09-2023, 16:49
Alimentando mais o tema…
Após contato em várias CCS e sem obter um resposta concreta sobre o recall, fui até a EuroMotors em Jundiaí - SP no começo do mês de Setembro/23 por um outro motivo e acabei lembrando de perguntar pessoalmente sobre o recall na oficina.
Agendei a avaliaçao da minha moto para a semana seguinte, pois mesmo sabendo que teria a troca do cardan garantida por a minha moto ter mais de 60.000km fui informado que o pedido da peça só pode ser feito após o laudo técnico, e o mesmo é vinculado ao chassi da moto.
Feita a análise, aprovada a troca e agora é esperar. Disseram de 30 a 60 dias, mas pelas conversas que andam por aqui acredito que possa demorar mais um pouco. Sem problemas, a moto está ok e o cardan revisado sempre a cada 10.000km.
Obs: nao foi feito o tal furo na balança.

Qualquer novidade atualizo!
Abrasss

Atualizando!
Para minha surpresa, uma semana após o laudo já me chamaram para agendar a substituição. A troca será feita amanhã (20/09/23).

Reiner
19-09-2023, 19:09
É o caso do Pirex dar uma prensa na CC dele.......

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Markinho
21-09-2023, 21:24
Atualizando!
Para minha surpresa, uma semana após o laudo já me chamaram para agendar a substituição. A troca será feita amanhã (20/09/23).

Finalizado com sucesso!
Deixei a moto na CCS as 8am e retirei as 5pm, como combinado desde o agendamento.
Atendimento impecável de todos envolvidos. Tudo muito claro como seria feito e na hora da retirada o mecânico responsável pelo serviço fez questão de explicar tudo.
Ainda no dia seguinte entraram em contato para saber se estava tudo certo com a moto.
Só pra lembrar foi feito na Euro Motors de Jundiaí - SP.

Aproveitando o tema CCS (dentro desse tópico), apenas gostaria de pontuar o excelente atendimento também na Mclarty Maia (Caltabiano) de Pinheiros em SP.
Acabei de comprar um F750 seminova lá e também fui extremamente bem atendido desde o primeiro momento.
Resumindo, indico as duas CCS.

Obs: Mas vale a pena consultar várias antes de comprar algo, pois existe variação de valores nos acessórios BEM RELEVANTES.

Piréx
22-09-2023, 14:29
É o caso do Pirex dar uma prensa na CC dele.......

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Eu tenho tentado, vira e mexe dou uma perguntada... Por enquanto sem sucesso. E já se passaram 4 meses.

Gnegraes
17-10-2023, 09:37
All,

Me engana que eu gosto !!!!

BMW Brasil, como sempre digo aqui, só fazendo merd@ e ignorando qualquer tentativa de comunicação de usuários com a marca aqui....
A incompetência é gigantesca e por motivo de falta de atenção e de processo nos CCs....

O "Recall de Cardã" aqui no Brasil é uma balela e uma mentira, não serve absolutamente para nada. Mas o brasileiro gosta de ser enganado, achincalhado, roubado. Freud explica....

A solução do problema é tão simples que continuar a ter problemas beira o absurdo.

Vejam esse vídeo que o Piu postou no Instagram, não é preciso explicar nada....

https://instagram.com/stories/piumotorrad/3215539506559777539?utm_source=ig_story_item_share&igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Gnegraes
17-10-2023, 17:26
All,

Me engana que eu gosto !!!!

BMW Brasil, como sempre digo aqui, só fazendo merd@ e ignorando qualquer tentativa de comunicação de usuários com a marca aqui....
A incompetência é gigantesca e por motivo de falta de atenção e de processo nos CCs....

O "Recall de Cardã" aqui no Brasil é uma balela e uma mentira, não serve absolutamente para nada. Mas o brasileiro gosta de ser enganado, achincalhado, roubado. Freud explica....

A solução do problema é tão simples que continuar a ter problemas beira o absurdo.

Vejam esse vídeo que o Piu postou no Instagram, não é preciso explicar nada....

https://instagram.com/stories/piumotorrad/3215539506559777539?utm_source=ig_story_item_share&igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==


***** ATENÇÃO *****

Sugiro a quem fez o "Recall do Cardã" a convite dos CCs, que leve a uma oficina de confiança e que ela tenha os lubrificantes corretos a serem aplicados tanto nos eixos estriados, como nas duas coifas de borracha na balança monobraço.


Agora se confia no serviço dos CCs BMW aqui no Brasil e acha que está tudo bem, Freud explica....

Barra
19-10-2023, 07:17
Quando saiu esse recall da bmw eu nem me preocupei em levar a moto lá pois quem fazia a manutenção dela era o Piu, na minha cabeça eu iria levar e iriam fazer merda, então nem levei. Acabei vendendo a moto recentemente.

Gnegraes
22-10-2023, 19:50
A BMW finalmente jogou a toalha e introduziu nas rotinas de Plano de Manutenções !!! Mas parcialmente....

Agora consta no check list da CC, verificar e lubrificar o eixo de transmissão a cada 20.000km, em caso de uso off-road.
Deveria ser uma rotina obrigatória, independentemente do tipo de pios e uso da moto.

leandro11
23-10-2023, 10:43
Piada...kkkk

É só chegar na CC e dizer que faz off-road...

Quem já fez o recall meia boca deveria ser chamado de volta e ter essa lubrificação efetuada gratuitamente.

Reiner
18-11-2023, 13:11
Pessoal, fiz a manutenção do cardam hoje.
Notei que as peças, coifas e o próprio cardam passam uma ideia de muita qualidade, nada a ver com a 2015 que eu tinha.
Tanto é que deu muito trabalho para os encaixes das coifas e do estriado.
16 meses e quase 10kkm depois ,tudo está perfeito. Como deveria estar mesmo. Fiquei muito satisfeito.

EvertonM
18-11-2023, 13:38
Que bom, Reiner.
Estou precisando fazer essa manutenção na minha moto (está com 25000 kms).
Nas férias - que espero que cheguem logo - vou dar uma chegada no Pio.

Gnegraes
18-11-2023, 19:04
Pessoal, fiz a manutenção do cardam hoje.
Notei que as peças, coifas e o próprio cardam passam uma ideia de muita qualidade, nada a ver com a 2015 que eu tinha.
Tanto é que deu muito trabalho para os encaixes das coifas e do estriado.
16 meses e quase 10kkm depois ,tudo está perfeito. Como deveria estar mesmo. Fiquei muito satisfeito.

Perfeito Reiner.

Reiner
19-11-2023, 07:17
Perfeito Reiner.Algumas fotoshttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/5432f0204484b5170a4b4f62158d4b4a.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/e378962f9af4dc1379a1e0c7212a6553.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/2a5feb826af21ef600e24f8997516845.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/1f5de7d0d479e25e13cbb6c9443ba737.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/302b644557bdb6ddf6e69f79bb73f272.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/b72df2ebd2ac9732257ea6b06b129960.jpg

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
19-11-2023, 09:07
Está melhor do que quando saiu da montagem em Manaus....

Marcelo DC
20-11-2023, 14:09
Algumas fotoshttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/5432f0204484b5170a4b4f62158d4b4a.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/e378962f9af4dc1379a1e0c7212a6553.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/2a5feb826af21ef600e24f8997516845.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/1f5de7d0d479e25e13cbb6c9443ba737.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/302b644557bdb6ddf6e69f79bb73f272.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20231119/b72df2ebd2ac9732257ea6b06b129960.jpg

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Como curiosidade Reiner, a desmontagem e montagem do cardä da minha gs 2017 era mais fácil desde 0km do que a minha atual 23.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Reiner
20-11-2023, 14:32
Realmente, Marcelo!
Inclusive citei na mensagem anterior.....os encaixes, as folgas e a própria borracha das coifas são firmes e justos. Esta tudo novo, sem o mínimo sinal de água, mas as estrias estavam apenas úmidas de graxa...talvez um óleo foi passado. Agora está besuntado com graxa específica para estrias, alta temperatura e imune a água. Vou abrir agora só após 2 anos.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

EvertonM
24-01-2024, 19:41
Hoje fiz a lubrificação do cardã da minha moto na CC Eurobike (está com 26500 kms).
Segundo informações que me passaram, esse serviço foi incluído no pacote da revisão de 20 e 40 mil kms, com troca gratuita do eixo cardã aos 60 mil kms - ao menos para as 1200 e 1250 (acho que alguém já tinha compartilhado um vídeo sobre isso).
Inclusive, essa informação passa a ser parte de uma "campanha" da marca (ao menos foi o que entendi).
Como fiz a revisão de 20 mil kms em mai/2023 e esse serviço não estava previsto, resolvi fazê-lo agora, não deixando apenas para a revisão de 40 mil kms.
Ficou em R$ 316, o que não me pareceu tão caro.
O link abaixo fala algo sobre isso:
https://www.theriders.com.br/adeus-bmw-reconhece-que-seu-cardan-nao-e-eterno/

Marcelo DC
24-01-2024, 20:23
Interessante. A minha gs 2017 vendi com 116000km e o cardã que sempre cuidei estava muito novo.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Marcelo DC
24-01-2024, 20:25
Hoje fiz a lubrificação do cardã da minha moto na CC Eurobike (está com 26500 kms).
Segundo informações que me passaram, esse serviço foi incluído no pacote da revisão de 20 e 40 mil kms, com troca gratuita do eixo cardã aos 60 mil kms - ao menos para as 1200 e 1250 (acho que alguém já tinha compartilhado um vídeo sobre isso).
Inclusive, essa informação passa a ser parte de uma "campanha" da marca (ao menos foi o que entendi).
Como fiz a revisão de 20 mil kms em mai/2023 e esse serviço não estava previsto, resolvi fazê-lo agora, não deixando apenas para a revisão de 40 mil kms.
Ficou em R$ 316, o que não me pareceu tão caro.
O link abaixo fala algo sobre isso:
https://www.theriders.com.br/adeus-bmw-reconhece-que-seu-cardan-nao-e-eterno/

Pelo texto do link as 1300 não terão a troca gratuíta. Acho que 5% das moto 0km chegam nessa km de 80000km sem vender antes.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

leandro11
25-01-2024, 08:08
Vi uma informação dias atrás vinda de dentro da cc BMW aqui de SC, que a princípio duvidei mas agora está surgindo a mesma informação em outros lugares:

- Será trocado o cardã gratuitamente A CADA 60 mil km de todas as GS 1200 >2013 e 1250, independente de ter feito as revisões na cc ou não, dentro ou fora da garantia.
- Quem fez aquela verificação do recall antes dos 60 mil e não foi preciso fazer a troca (meu caso), pode voltar lá aos 60 que será trocado.
- Inspeção do cardã incluído nas revisões a cada 20 mil km

A conferir.

Reiner
25-01-2024, 09:37
Foi essa informação que recebi do Lucas, técnico da recepção da Eurobike, RP, no dia 23/01/24.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

EvertonM
25-01-2024, 21:45
- Inspeção do cardã incluído nas revisões a cada 20 mil km
Incluído e cobrado !!


agora está surgindo a mesma informação em outros lugares
Poisé, a notícia está confirmada por várias CC.
E como não tem almoço grátis, o que concluo é que o cardã das 1200 (2013 em diante) e 1250 tem algum perrengue (de engenharia, material ou qualquer outra coisa). No recall trocaram os acima de 60 mil "de grátis" e, em tese, também farão o mesmo com as demais motos citadas.
Nas 1300, a informação é que a troca se dará com 80 mil kms e será paga pelo feliz proprietário da motoca.
Esse fato me faz crer que há alguma situação que levou a BMW a fazer esse "recall sem recall". Li em algum lugar que, no caso das "60 mil kms", não há esse previsão de troca nos documentos entregues ao comprador, então a fabricante teria assumido o custo. Nas "80 mil kms" essa informação da troca constaria do manual. Não me convenceu !

Gnegraes
26-01-2024, 07:57
Incluído e cobrado !!


Poisé, a notícia está confirmada por várias CC.
E como não tem almoço grátis, o que concluo é que o cardã das 1200 (2013 em diante) e 1250 tem algum perrengue (de engenharia, material ou qualquer outra coisa). No recall trocaram os acima de 60 mil "de grátis" e, em tese, também farão o mesmo com as demais motos citadas.
Nas 1300, a informação é que a troca se dará com 80 mil kms e será paga pelo feliz proprietário da motoca.
Esse fato me faz crer que há alguma situação que levou a BMW a fazer esse "recall sem recall". Li em algum lugar que, no caso das "60 mil kms", não há esse previsão de troca nos documentos entregues ao comprador, então a fabricante teria assumido o custo. Nas "80 mil kms" essa informação da troca constaria do manual. Não me convenceu !


Nada de estranho. Trata-se de um novo motor, com potência e torques diferentes do anterior, isso significa que o eixo e cruzetas são novos e diferentes dos modelos anteriores.

Existe um ditado que diz: .... cachorro mordido de cobra, tem medo de linguiça....
Não existe peça sem desgaste, não existe peça que dure a vida toda.
A baixa manutenção verificada nos eixos cardã incutiu o mito que não desgasta, não quebra, dura para sempre.

A fábrica decidiu que o eixo deve ser trocada a cada 80K, com custo para o proprietário. Garante confiabilidade no uso em qualquer situação.
Isso elimina problemas políticos e jurídicos. Ponto final.

Reiner
26-01-2024, 08:45
E tirando o uso militar e ou aeronáutico, acredito que a peça deve ser trocada qdo apresentar problemas.....no caso do cardam com 60k e a cc trocar sem custo, ótimo. Mas, no caso das 1300, trocar aos 80k com custo, só se a peça estiver com alguma folga ou outra irregularidade. Pois dependendo da forma de conduzir ou cuidar, o usuário poderá dobrar ou triplicar a vida útil da peça. Bem como poderá abreviar em muito este prazo. A recomendação realmente é pra livrar o fabricante de sanções.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
26-01-2024, 11:13
E tirando o uso militar e ou aeronáutico, acredito que a peça deve ser trocada qdo apresentar problemas.....no caso do cardam com 60k e a cc trocar sem custo, ótimo. Mas, no caso das 1300, trocar aos 80k com custo, só se a peça estiver com alguma folga ou outra irregularidade. Pois dependendo da forma de conduzir ou cuidar, o usuário poderá dobrar ou triplicar a vida útil da peça. Bem como poderá abreviar em muito este prazo. A recomendação realmente é pra livrar o fabricante de sanções.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Como sempre afirmei aqui, claramente os problemas observados a partir das 1200 LC em 2013 por óbvio ululante e gritante erro de projeto das coifas e respectivos alojamentos na saída do câmbio, nas extremidades da balança monobraço e na entrada da caixa de redução de engrenagens traseira, foram reconhecidos pela fábrica. Basta ver a mudança de materiais observada nas recentes 1250...

Na nova 1300GS a BMW indica trocar com 80k...
Não é obrigatório, cada um faz o que bem entender. O custo da peça e MO é do usuário.

Essa indicação no Manual de proprietário livra a BMW de reclamações dos usuários, desgaste na mídia, problemas jurídicos = despesas enormes.

BMW nunca afirmou, garantiu ou outra coisa que o valha, que o eixo cardã e suas cruzetas são eternos.
São duráveis e de baixa manutenção? Sim. Dão menos problemas que transmissão por corrente de rolos? Sim.
Mas não são lifetime....

Antonio
27-01-2024, 07:59
Bom dia . Tive uma GS 800 que com 32 mil km precisei trocar a relação . Se tivesse ficado com ela acredito que com 90 mil km teria trocado 3 relações coroa/pinhão . Pelo que paguei nessa troca da relação na CC pode ser que o cardã seja quase o mesmo preço se tiver que trocar 1 vez só com 90 mil km .

EvertonM
27-01-2024, 09:29
É uma comparação interessante, Antonio. Não pensado por essa ótica, apesar de não ter ideia de quanto cobrarão por um cardã da 1300.

Gnegraes
27-01-2024, 10:33
É uma comparação interessante, Antonio. Não pensado por essa ótica, apesar de não ter ideia de quanto cobrarão por um cardã da 1300.


O preço do eixo deve ser semelhante ao preço dos eixos atuais para 1200 e 1250, não vejo motivo para ser diferente.
BMW não não vai fazer o seu lucro baseado nisso...
A troca é recomendada com 80k, mas pode durar muuuuuito mais que isso, dependendo do modo de pilotar, locais onde roda, etc.

A transmissão por corrente de rolos é sempre incomoda. Suja todo o conjunto traseiro, é necessário ajustar a tensão, etc.
Sob esse ponto de vista, a solução de coreia dentada é mais elegante. Mas não gosta de lama, terra, areia. Abrasão é a palavra chave.

Sob o ponto de vista custo por km rodado, mesmo se semelhante ou até mesmo mais caro, ainda vejo muita vantagem no eixo cardã.

Reiner
27-01-2024, 12:07
O preço do eixo deve ser semelhante ao preço dos eixos atuais para 1200 e 1250, não vejo motivo para ser diferente.
BMW não não vai fazer o seu lucro baseado nisso...
A troca é recomendada com 80k, mas pode durar muuuuuito mais que isso, dependendo do modo de pilotar, locais onde roda, etc.

A transmissão por corrente de rolos é sempre incomoda. Suja todo o conjunto traseiro, é necessário ajustar a tensão, etc.
Sob esse ponto de vista, a solução de coreia dentada é mais elegante. Mas não gosta de lama, terra, areia. Abrasão é a palavra chave.

Sob o ponto de vista custo por km rodado, mesmo se semelhante ou até mesmo mais caro, ainda vejo muita vantagem no eixo cardã.Eu posso opinar com propriedade sobre isto, pois tive motos com corrente por mais de 35 anos, inclusive a última, a TDM 900, estava com a mesma corrente por 48K e não tinha sinal de ter chegado à metade da vida....
Eu ainda assim prefiro o cardam, por diversos motivos....limpesa, durabilidade, Aparência, segurança etc...acho mesmo que é porque é inerente à GS....e ela é bia demais.
Nao imagino uma GS com corrente.
E nem uma harley com cardam....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

EvertonM
27-01-2024, 14:48
Sem dúvida, Reiner e Guilherme. Cardã é tudo de bom e não tem como pensar a GS/GSA sem ele.
Mas, "filosoficamente", foi interessante a provocação do Antonio - como eu disse, não tinha pensado dessa forma (faz muito tempo que não tenho moto com corrente).
É claro que, se bem manutenidos e cuidados, cardã e corrente podem durar muito mais que a média do "uso padrão" que, a depender de quanto a CC vai cobrar o cardã, poderia ter um custo semelhante quando da troca.
Esperar para ver.
Por enquanto vou curtindo e lubrificando o cardã da minha GSA a cada 20 mil kms, com promessa de troca gratuita aos 60 mil kms !!

Antonio
27-01-2024, 16:52
Só como curiosidade de preço . Trocado o veio de transmissão em 10/202211674

Antonio
27-01-2024, 16:55
Essa troca foi por já ter mais de 60 mil km na campanha do cardã .

EvertonM
27-01-2024, 17:01
Esse ficou caro, Antonio. Sendo em razão do recall, prefiro acreditar que foi para "efeito fiscal" e que esse preço não será o praticado.
Se vier por esse preço, mais uma razão para eu permanecer com a minha GSA, que terá cardã "gratuito" !

PS: gostei do nome da cor da moto - Azul Frozen !! Vem com "Let It Go" junto ? rsrs (só entenderá quem tiver filha pequena)

Antonio
27-01-2024, 17:29
Éverton eu pensei que estivesse “ barato “ por ser um recall. Se for esse preço comparado com 3 relações da antiga 800 que teria sido trocada , para 94 mil km não é tanta diferença . Fora a economia de lubrificante de corrente e ter que ficar lubrificando durante 188 vezes kkk . Quanto a cor quem nunca viu o desenho.Abs .

Gnegraes
27-01-2024, 17:46
Fica caro em Reais, no país de pobres com governo rico e perdulário, que gasta em nome dos pobres.....

O eixo cardã de uma 2017 (escolhi um ano qualquer...) custa em CC na Europa: Euro 1.148,00
Taxa do Euro ontem: R$5,34...

Entende-se que o valor da NF é o interno da fábrica, para fins fiscais...

O preço de venda do eixo em CC deve ser algo ao redor de R$11.000

EvertonM
27-01-2024, 18:06
O preço de venda do eixo em CC deve ser algo ao redor de R$11.000
Só tem aumentado a vantagem ($$) de ter uma GS/GSA 1200-1250.
Se for esse preço, daqui um tempo vai ter "leilão" de GS 1300 com 70 mil kms.

Marcelo DC
27-01-2024, 18:52
Passei hoje na Euroville em Pocos e cotei o cardã. 2600 reais para troca. Tinha uma com 60k na manutenção e estavam aguardando a fabrica se a troca seria gratuita ou não.


Outro detalhe: o atendente teve acesso ao manual da r1300 portugues Brasil. Tentei conseguir o arquivo mas não consegui. Está chegando.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

EvertonM
27-01-2024, 19:09
Passei hoje na Euroville em Pocos e cotei o cardã. 2600 reais para troca.
Aí fica mais civilizado. Vão ter que praticar um preço acessível, para não vai inviabilizar a 1300.


Tinha uma com 60k na manutenção e estavam aguardando a fabrica se a troca seria gratuita ou não.
Ué ! A promessa não é "troca gratuita" com 60.000 kms ? Ficou sabendo de alguma dificuldade para que isso ocorra ?

Marcelo DC
27-01-2024, 19:41
Lá é um ponto de venda com uma oficina simplificada. Só um mecanico. Ouvi que ainda vão para um local definitivo. O Vinicius, responsavel por essa parte, fslou que é a primeira que troca assim.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Gnegraes
28-01-2024, 10:21
O valor que consta nas fichas de oficina neste caso, R$3.915,00 não é o preço de venda normal da peça.
Isso se deve por conta de ser um recall, deve haver justificativas fiscais deste valor a menor.

O preço de venda do eixo hoje na Alemanha é de Euro 1.142. Considerando que o IVA lá é fixo e é de 19% e que uma margem de 10% de lucro esteja sendo praticada, o preço de custo do eixo para a BMW deve ser algo ao redor de Euro 800. O que é bem próximo do valor da ficha de oficina, considrando a taxa de câmbio como R$ 5,34.

Importante ressaltar que não importa o ano da moto, o preço do eixo cardã é em princípio o mesmo.

Mais uma vez chamo a atenção que o Manual de Proprietário indica a troca do eixo cardã com 80k km.
Isso não é obrigatório, o eixo não vai quebrar com 80.001 km rodados...

Gnegraes
28-01-2024, 10:26
Passei hoje na Euroville em Pocos e cotei o cardã. 2600 reais para troca. Tinha uma com 60k na manutenção e estavam aguardando a fabrica se a troca seria gratuita ou não.


Outro detalhe: o atendente teve acesso ao manual da r1300 portugues Brasil. Tentei conseguir o arquivo mas não consegui. Está chegando.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk


Há algo de muito estranho nesses números.....
Primeiro que o eixo não é cobrado do cliente no recall.
Segundo que o preço de venda aqui e mesmo lá fora na Europa, é bem superior a isso.

Bullshit....

alberto dy
28-01-2024, 11:29
Apenas para constar a maluquice, orcei esta semana em Curitiba na StarNews o cardan da 1200gs 2012 33739898679 - R$ 16.900,00
Por favor se alguém tiver sugestões de onde comprar mais barato estou precisando, já pensei até em comprar uma moto de leilão apenas para tirar o cardam
abraços

EvertonM
28-01-2024, 13:30
Alberto, você já pesquisou na internet ?
Pode haver alguma oferta séria, de procedência, que valha a pena.
Numa olhada pelo Google, vi ofertas de cardãs recondicionados na faixa de R$ 1300.

Rromagnani
28-01-2024, 15:25
Apenas para constar a maluquice, orcei esta semana em Curitiba na StarNews o cardan da 1200gs 2012 33739898679 - R$ 16.900,00
Por favor se alguém tiver sugestões de onde comprar mais barato estou precisando, já pensei até em comprar uma moto de leilão apenas para tirar o cardam
abraços

O @marceloDC trocou, tempos atrás o cardã da moto dele, quem vendeu é alguém aqui do fórum que não me lembro… a pessoa trabalha com cardãs e faz um ótimo trabalho…


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Marcelo DC
28-01-2024, 15:39
O @marceloDC trocou, tempos atrás o cardã da moto dele, quem vendeu é alguém aqui do fórum que não me lembro… a pessoa trabalha com cardãs e faz um ótimo trabalho…


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Peguei um com o Possenti aqui do grupo. Na vdd ele fez o serviço pra trocar as cruzetas na antiga motoca.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Marcelo DC
28-01-2024, 15:44
Apenas para constar a maluquice, orcei esta semana em Curitiba na StarNews o cardan da 1200gs 2012 33739898679 - R$ 16.900,00
Por favor se alguém tiver sugestões de onde comprar mais barato estou precisando, já pensei até em comprar uma moto de leilão apenas para tirar o cardam
abraços

Enviei mensagem com dois contatos que podem te ajudar.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Rromagnani
28-01-2024, 15:51
Apenas para constar a maluquice, orcei esta semana em Curitiba na StarNews o cardan da 1200gs 2012 33739898679 - R$ 16.900,00
Por favor se alguém tiver sugestões de onde comprar mais barato estou precisando, já pensei até em comprar uma moto de leilão apenas para tirar o cardam
abraços

Outra (boa) alternativa é contatar o Val na Dínamo Motos em Rio Claro… mecânico extremamente cuidadoso e experiente, especializado em BMW…. (19) 99709-2343


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Gnegraes
29-01-2024, 07:13
Apenas para constar a maluquice, orcei esta semana em Curitiba na StarNews o cardan da 1200gs 2012 33739898679 - R$ 16.900,00
Por favor se alguém tiver sugestões de onde comprar mais barato estou precisando, já pensei até em comprar uma moto de leilão apenas para tirar o cardam
abraços

Cote aqui em SP na MacLarty Maia (ex- Caltabiano), eles tem os melhores preços de peças para BMW, assim como para outras marcas, são imbatíveis.

alberto dy
29-01-2024, 10:46
Peguei um com o Possenti aqui do grupo. Na vdd ele fez o serviço pra trocar as cruzetas na antiga motoca.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

já falei com ele e com outros, não tem para as AC, é mosca branca e o valor na CC é este mesmo R$ 16.900,00

alberto dy
29-01-2024, 10:50
Cote aqui em SP na MacLarty Maia (ex- Caltabiano), eles tem os melhores preços de peças para BMW, assim como para outras marcas, são imbatíveis.

Obrigado, mas cotei o preço é o mesmo da StarNews de Curitiba, acho que terei que mandar vir da Alemanha ou EUA

alberto dy
29-01-2024, 10:56
O problema do cardan da minha 2012 não é nas cruzetas ou desgaste de partes metálicas, a borracha entre as duas peças deteriorou não sei porque e o eixo corre o risco de correr solto dentro dele mesmo, será como se a embreagem estivesse patinando mas é no eixo.
Ainda não tenho nenhum problema real, mas na minha avaliação do eixo, preciso trocar para evitar problema e em viagens longas ficar tranquilo.

Continuo aceitando sugestões

Gnegraes
29-01-2024, 11:04
O problema do cardan da minha 2012 não é nas cruzetas ou desgaste de partes metálicas, a borracha entre as duas peças deteriorou não sei porque e o eixo corre o risco de correr solto dentro dele mesmo, será como se a embreagem estivesse patinando mas é no eixo.
Ainda não tenho nenhum problema real, mas na minha avaliação do eixo, preciso trocar para evitar problema e em viagens longas ficar tranquilo.

Continuo aceitando sugestões


O eixo é composto por duas partes, uma parte de diâmetro menor entrando dentro da outra de diâmetro maior.
A parte oca é preenchida de borracha e funciona como um absorvedor de torção.
Se o eixo é submetido a muitos trancos de embreagem, seja subindo marcha ou reduções de marcha de forma violenta, essa borracha se rompe por cisalhamento.
Não tem solução e nem reparo, tem de trocar.

Gnegraes
29-01-2024, 11:08
Obrigado, mas cotei o preço é o mesmo da StarNews de Curitiba, acho que terei que mandar vir da Alemanha ou EUA

O preço aqui nos CCs é idêntico ao custo de importar.
Importar ainda tem a desvantagem de ter prazo bem mais logo.
E acho muito difícil encontrar CC na Europa que vá fazer uma remessa internacional.

Se quer pagar mais barato não pagando os impostos, em torno de R$6.000,00, só se alguém que estiver lá trouxer para você.

alberto dy
29-01-2024, 11:23
O eixo é composto por duas partes, uma parte de diâmetro menor entrando dentro da outra de diâmetro maior.
A parte oca é preenchida de borracha e funciona como um absorvedor de torção.
Se o eixo é submetido a muitos trancos de embreagem, seja subindo marcha ou reduções de marcha de forma violenta, essa borracha se rompe por cisalhamento.
Não tem solução me reparo, tem de trocar.

Exatamente, mas o meu não foi por trancos e sim sobrecarga de sobre peso em viagem de 22 dias pela argentina com a patroa, não tem problema ainda mas vejo dano nesta borracha e como não tenho outra opção preciso trocar para poder viajar com ela novamente em novembro.
Com este valor brasil vou a Miami e trago e ainda sobra troco ou vou passear na Alemanha.

Gnegraes
29-01-2024, 16:05
Exatamente, mas o meu não foi por trancos e sim sobrecarga de sobre peso em viagem de 22 dias pela argentina com a patroa, não tem problema ainda mas vejo dano nesta borracha e como não tenho outra opção preciso trocar para poder viajar com ela novamente em novembro.
Com este valor brasil vou a Miami e trago e ainda sobra troco ou vou passear na Alemanha.

Mas sempre há risco na alfandega.
É uma peça grande e volumosa, hoje todas as bagagens - TODAS - passam pelos scanners de raio gama.
Eles veem tudo e se algo chama a atenção, comunicam no documento de despacho enviada ao aeroporto de chegada.
Se te pegarem vais pagar aqui a diferença de preço.

Mas pelo menos deu um passeio na Alemanha...

Barra
03-02-2024, 08:22
Se pegarem perde a peça pois peças não podem vir via bagagem despachada.

Gnegraes
05-02-2024, 10:28
Se pegarem perde a peça pois peças não podem vir via bagagem despachada.

Depende...
Tenho amigos que vão todos os anos na Autoclásica na Argentina... um deles já trouxe um motor de uma Mondial 250cc dos anos 50 numa sacola de mão....

Barra
06-02-2024, 09:33
Sempre tem uns ninjas. ;)

shw
20-02-2024, 17:33
Na BMW após os problemas do cardã um novo custa R$3.000,00 pois baratearam a peça devido a quantidade de problema..

Gnegraes
21-02-2024, 08:14
Na BMW após os problemas do cardã um novo custa R$3.000,00 pois baratearam a peça devido a quantidade de problema..

Marcell,

O preço na Europa também se reduziu recentemente, cerca de 25%.
Hoje em CC lá o preço é de 864 Euros, o que dá no câmbio de hoje ca. R$4.600.

E na Alemanha se mostrar teu passaporte não europeu, ainda te dão de desconto o Mwst de 19%. É o imposto único na Alemanha, eles te dizem que quem tem de pagar imposto é o alemão, estrangeiros fora da Europa não.... Exatamente como aqui, pois o Amor venceu....

O preço hoje cobrado aqui deve ser o de custo de compra pela BMW.

EvertonM
21-02-2024, 08:53
R$ 3.000,00 não é exatamente uma pechincha, mas é um preço mais civilizado.
Penso que não é bondade da BMW, nem penitência pelos problemas de cardã já incorridos (até porque a promessa é de troca grátis aos 60 mil kms para as 1200 e 1250).
Como as 1300 vão ter que trocar o cardã aos 80.000 e o feliz proprietário ficará com a conta, eles precisam apresentar um preço acessível para não inviabilizar a moto (inclusive a revenda da usada).

Gnegraes
21-02-2024, 09:46
R$ 3.000,00 não é exatamente uma pechincha, mas é um preço mais civilizado.
Penso que não é bondade da BMW, nem penitência pelos problemas de cardã já incorridos (até porque a promessa é de troca grátis aos 60 mil kms para as 1200 e 1250).
Como as 1300 vão ter que trocar o cardã aos 80.000 e o feliz proprietário ficará com a conta, eles precisam apresentar um preço acessível para não inviabilizar a moto (inclusive a revenda da usada).

Everton,

Concordo em partes.
Nenhuma parte de uma moto tem durabilidade eterna.

A BMW recomenda a troca aos 80k, não é obrigatória. transmissão por correntes de rolos são trocadas frequentemente e ninguém reclama por isso.
Há uma mistificação de que transmissão por eixo cardã é eterna...
É resistente e confiável? Sim.
Dura muito? Sim
A prova disto são os modelos pré 2013, quase não se sabe de casos de quebra de eixos.
Houve falha de projeto entre 2013 e até recentemente? Sim e parece que corrigiram.

A atual postura da fábrica tem mais a ver com foco jurídico em reclamações que possam vir a se tornar Recalls que outra coisa.

shw
21-02-2024, 14:13
R$ 3.000,00 não é exatamente uma pechincha, mas é um preço mais civilizado.
Penso que não é bondade da BMW, nem penitência pelos problemas de cardã já incorridos (até porque a promessa é de troca grátis aos 60 mil kms para as 1200 e 1250).
Como as 1300 vão ter que trocar o cardã aos 80.000 e o feliz proprietário ficará com a conta, eles precisam apresentar um preço acessível para não inviabilizar a moto (inclusive a revenda da usada).

Se vc pegar uma relação original de uma Ducati Multistrada, de uma KTM 1290, até de uma F850GS custa perto deste valor, ai podemos dizer que é justo!
como nas R1300GS o card vai ser trocado a cada 80K tende a ficar mais barato

Reiner
21-02-2024, 15:05
Se vc pegar uma relação original de uma Ducati Multistrada, de uma KTM 1290, até de uma F850GS custa perto deste valor, ai podemos dizer que é justo!
como nas R1300GS o card vai ser trocado a cada 80K tende a ficar mais baratoComo disse o Guilherme, a troca proposta é " pro forme".... conforme a utilização, vc vai ter cardam pra 300kkm, como já vimos aqui.
Agora um conjunto de corrente qdo muito, se tratar bem 60kkm. Aí já justifica com mais o argumento do preço, o uso do cardam.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
21-02-2024, 18:27
Como disse o Guilherme, a troca proposta é " pro forme".... conforme a utilização, vc vai ter cardam pra 300kkm, como já vimos aqui.
Agora um conjunto de corrente qdo muito, se tratar bem 60kkm. Aí já justifica com mais o argumento do preço, o uso do cardam.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Sem falar no conforto de não haver regulagens frequentes, limpeza, lubrificação....

Gnegraes
21-02-2024, 18:29
A BMW é tão ruim, mas tão ruim que ano passado comemorou 1.000.000 de motos da linha GS com motores Boxer....

11694


Os cães ladram, e a caravana passa.....

adriel
22-02-2024, 09:08
Sem falar no conforto de não haver regulagens frequentes, limpeza, lubrificação....

Esse é o ponto chave. Usando corrente, nas viagens longas se perde muito tempo cuidando da limpeza e lubrificação, fora o baita incômodo.

Claro que ninguém quer pagar uma fábula pela eventual troca do cardã, mas com valores próximos como estão falando aí, entendo que está excelente.


Sent from my iPhone using Tapatalk

shw
22-02-2024, 11:16
A BMW é tão ruim, mas tão ruim que ano passado comemorou 1.000.000 de motos da linha GS com motores Boxer....

11694


Os cães ladram, e a caravana passa.....

Só reclama quem não tem

Gnegraes
22-02-2024, 16:52
Só reclama quem não tem

A produção mundial em 2023 ultrapassou as 225.000 motos.
BMW responde por 12% das motos rodando na Alemanha, uma em cada 8...

SergioRM
02-04-2024, 10:00
Levei minha GS 2015 em junho do ano passado para fazer a recall do cardã (tinha acabado de compra-la com 22000kms). Não aparentava nenhum problema, fizeram o furo para o dreno e me devolveram dizendo que estava tudo ok. Não recebi nenhum papel ou nf sobre o serviço executado. Nesse final de semana, depois de 4000 kms rodados resolvi abrir para ver como estava. Eu tenho quase a certeza que o mesmo foi trocado, estava com aparência de novo e a graxa parecia recém passada. A vedação das borrachas estava perfeita e não tinha nenhum sinal de agua ou humidade dentro.

11749

Gnegraes
02-04-2024, 10:41
Sérgio,

Qual a CC que te atendeu?
É bom divulgarmos pois houve casos de que o serviço não foi feito a contento como no teu caso....

Reiner
02-04-2024, 10:44
Oi Sérgio, a cc não desmonta para instalar o dreno e checar o cardam. Tudo é feito sem abertura do conjunto.
Qdo abri pela primeira vez a minha 2015, estava assim.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

SergioRM
02-04-2024, 10:52
Sérgio,

Qual a CC que te atendeu?
É bom divulgarmos pois houve casos de que o serviço não foi feito a contento como no teu caso....

Foi na Gran Brasil de Alphaville.

SergioRM
02-04-2024, 10:56
Oi Sérgio, a cc não desmonta para instalar o dreno e checar o cardam. Tudo é feito sem abertura do conjunto.
Qdo abri pela primeira vez a minha 2015, estava assim.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Reiner a concessionária me informou que o teste e o furo é feito sem desmontar, apenas se houver um problema que abririam para fazer a troca. Só achei que depois de quase 10 anos, estava com aparência de novo. Perto de algumas fotos que vejo de motos bem mais novas, foi uma surpresa positiva.

Reiner
02-04-2024, 13:55
Reiner a concessionária me informou que o teste e o furo é feito sem desmontar, apenas se houver um problema que abririam para fazer a troca. Só achei que depois de quase 10 anos, estava com aparência de novo. Perto de algumas fotos que vejo de motos bem mais novas, foi uma surpresa positiva.As motos qdo cuidadas conforme o manual são assim. O problema é o uso de máquinas de alta pressão e detergentes brabos na limpesa.....destroem o conjunto cardam.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
13-06-2024, 14:24
Apenas mais uma informação que confirma o que sempre falei sobre a falha de projeto e especificação de material das coifas da balança entre 2013 e 2022 e que causou tanta dor de cabeça aos usuários e prejuizos enormes para a fábrica.

Ontem vi uma R1150GS ano 2001.
Está com 480.000km rodados e as coifas são as originais de fábrica, nunca foram trocadas....

Para bom entendedor, meia palavra basta....