Ver Versão Completa : Dna bmw
sal silva
23-03-2013, 23:38
Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.Ele tambem me falou que a regulagem das motos BMW tem por obrigaçao serem feitas nas concessionarias autorizadas, pois somente eles (BMW)podem liberar o dna da moto para que sejam reguladas ou reparadas (to lascado).Ele tambem falou que teve proprietarios de BMW que levaram suas motos fora da concessionaria e tiveram um prejuizo enorme, pois varias peças queimaram.Nao sei se me faço entender, mas gostaria da opiniao de voces.
Valeu.
Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.Ele tambem me falou que a regulagem das motos BMW tem por obrigaçao serem feitas nas concessionarias autorizadas, pois somente eles (BMW)podem liberar o dna da moto para que sejam reguladas ou reparadas (to lascado).Ele tambem falou que teve proprietarios de BMW que levaram suas motos fora da concessionaria e tiveram um prejuizo enorme, pois varias peças queimaram.Nao sei se me faço entender, mas gostaria da opiniao de voces.
Valeu.
Nada haver...
TOLENTINO
24-03-2013, 08:19
Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).
Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.
Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.
Não ter comércio de peças de origem duvidosas seria interessante.
Mas não têm nada a ver. Para isso todas as peças teriam que ter algum chip codificando as mesmas.
Besteira.
sal silva
24-03-2013, 21:03
Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).
Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.
Pode ser que cada centralina tenha um codigo unico, ou seja, todas as partes eletronicas de peças ligadas a ela podem nao funcionar em outra moto do mesmo modelo.Quanto às peças nao ligadas a ela, como bancos,paralamas,rodas etc, como disse o crodao, so se tivessem um chip embutido na peça, ai daria para ver se foi retirado de uma moto roubada.Tecnologia ha, basta as montadoras e o poder publico trabalharem com seriedade.Tolentino este seu mecanico é credenciado pela BMW?Ele parece ser bom.
Victor L
24-03-2013, 21:43
Pode ser que cada centralina tenha um codigo unico, ou seja, todas as partes eletronicas de peças ligadas a ela podem nao funcionar em outra moto do mesmo modelo.Quanto às peças nao ligadas a ela, como bancos,paralamas,rodas etc, como disse o crodao, so se tivessem um chip embutido na peça, ai daria para ver se foi retirado de uma moto roubada.Tecnologia ha, basta as montadoras e o poder publico trabalharem com seriedade.Tolentino este seu mecanico é credenciado pela BMW?Ele parece ser bom.
Esse mecânico tb me chamou atenção... Nem comprei a moto e já estou gostando dos serviços dele :)
Exato o cara deve ser bom... Ótima referencia
CM-R1200-GS
25-03-2013, 12:18
Pessoal, o mecanico que o Tolentino se referiu, não é credenciado BMW, o cara trabalha na casa dele, mas ELE É BOM PACAS !!!!
Não conheço pessoalmente, mas as referencias são boas.
TOLENTINO
25-03-2013, 14:12
Esse mecânico, o "Fofão", é gerente de oficina da ccs Toyota aqui de Itu onde dá expediente diário, mas como apaixonado por motos, montou na própria residência uma oficina para mexer nas motos dele (Hayabusa e CB1000R) e dos amigos.
Ele é muito detalhista e tem todos os softwares, manuais técnicos e ferramentas necessárias para manutenção de motos "premium", porém, como ele trabalha sozinho nessa oficina, de segunda a sexta-feira das 19h as 22h, os "clientes" tem que agendar com bastante antecedência e não ter pressa. Mas vale a pena, porque o cara é fera e mexe nas motos como se fossem dele. Alem de ser muito gente boa e cobrar um preço que, se não pode ser classificado como barato, é justo.
Levo minhas motos na ccs apenas enquanto estão na garantia, mas só para pegar o bendito carimbo do manual, mas em seguida levo para o Fofão "revisar a revisão".
Eu tenho uma opinião: com raríssimas exceções, mecânico de motos que é bom não trabalha em concessionária.
Essa opinião faz todo sentido.
Eu tenho uma opinião: com raríssimas exceções, mecânico de motos que é bom não trabalha em concessionária.
Interessante, nunca tinha pensado nisso, acho que você têm razão.
TOLENTINO
26-03-2013, 08:05
Minha opinião sobre mecânicos de concessionárias é baseada, principalmente, no fator remuneração. Quando recebemos um orçamento de ccs, nos cobram pela hora de serviço mecânico, um valor correspondente ao salario que recebe um engenheiro mecânico pós-graduado na Alemanha, mas para o mecânico que vai mexer nas nossas motos pagam salário de "auxiliar de aprendiz júnior".
Quando o mecânico é capacitado e um bom profissional, é muito mais lógico abrir a própria oficina, pois o investimento não é tão grande e se ele for bom mesmo, é certeza de sucesso e de remuneração muito melhor.
Quem trabalha como mecânico em ccs, óbviamente sabe disso, mas está lá por duas razões: é jovem e precisa aprender ou desenvolver a profissão e depois montar seu próprio negócio ou é do tipo "fim de carreira". Repito aqui que existem exceções, mas são muito raras mesmo.