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Ver Versão Completa : Teste comparativo de óleos de motor



Gnegraes
14-09-2022, 17:32
All et caterva,

Achei um teste comparativo muito interessante de 2 óleos renomados no mercado motociclístico; Castrol e Motul

O teste de laboratório foi realizado com óleos sintéticos Castrol Power Racing 4T 10W40 e o Motul 7100 4T 10W40.

Como os resultados são índices pouco conhecidos por usuários, vou fazer um resumo do significado de alguns testes e índices.


Tabela de Viscosidades e índice TBN

11402

Os testes de viscosidade foram realizados de acordo com duas normas da ASTM, uma @100 graus C e outra a @60 graus C, ambas relatando a viscosidade em cSt.
O teste a @100 graus C simula a viscosidade do óleo no cárter com o motor na temperatura de funcionamento e o outro numa temperatura mais baixa, com o motor mais frio.
É interessante notar que o Castrol tem viscosidade mais baixa a@40 graus C (67,5cSt) que o Motul (86,34cSt), o que lhe confere uma bombeabilidade do óleo maior na partida do motor frio, o que é extremamente importante e é um ponto positivo para o Castrol sobre o Motul.

O índice de viscosidade medido pela ASTM D2770 verifica a variação da viscosidade quando se altera a temperatura entre @40 graus C e @100 graus C. O índice do óleo Castrol se mostrou superior ao Motul, 197 contra 151

Outro teste importante para óleos de motores a combustão é o TBN.
O valor representado pelo TBN ou Total Base Number, segundo a ASTM D2896, é a quantidade de alcalis equivalente expresso em mg KOH/g (miligrama de hidróxido de potássio por grama de óleo) necessário para neutralizar todos os componentes ácidos presente em lubrificantes para motores de combustão.
TBN representa a propriedade que o lubrificante tem de neutralizar os subprodutos da combustão, que “vazam” pelos anéis de pistão para o cárter e degeneram o lubrificante. O enxofre leva à formação do ácido sulfúrico, enquanto as altas temperaturas provocam a sua oxidação.
>>> Quanto maior for o TBN, melhor a capacidade do óleo de neutralizar contaminantes da câmara de combustão.
Neste quesito o Castrol é bem superior ao Motul, tendo maior capacidade de neutralizar a formação de ácidos oriundos da câmara de combustão.



Tabela de teores de aditivos

Esta tabela mostra teores de elementos químicos utilizados como aditivos ao óleo de cárter.

Os aditivos de maneira geral são:

Si = antiespumante
Bo = modificador de atrito
Ba = detergente
Ca = detergente
Mg = detergente
P = extrema pressão
Zn + P = antidesgaste

11403


>>> A minha conclusão é que de maneira geral o Castrol Power Racing 1 se mostra bem superior ao Motul 7100.

diogomail
14-09-2022, 19:00
All et caterva,

Achei um teste comparativo muito interessante de 2 óleos renomados no mercado motociclístico; Castrol e Motul

O teste de laboratório foi realizado com óleos sintéticos Castrol Power Racing 4T 10W40 e o Motul 7100 4T 10W40.

Como os resultados são índices pouco conhecidos por usuários, vou fazer um resumo do significado de alguns testes e índices.


Tabela de Viscosidades e índice TBN

11402

Os testes de viscosidade foram realizados de acordo com duas normas da ASTM, uma @100 graus C e outra a @60 graus C, ambas relatando a viscosidade em cSt.
O teste a @100 graus C simula a viscosidade do óleo no cárter com o motor na temperatura de funcionamento e o outro numa temperatura mais baixa, com o motor mais frio.
É interessante notar que o Castrol tem viscosidade mais baixa a@40 graus C (67,5cSt) que o Motul (86,34cSt), o que lhe confere uma bombeabilidade do óleo maior na partida do motor frio, o que é extremamente importante e é um ponto positivo para o Castrol sobre o Motul.

O índice de viscosidade medido pela ASTM D2770 verifica a variação da viscosidade quando se altera a temperatura entre @40 graus C e @100 graus C. O índice do óleo Castrol se mostrou superior ao Motul, 197 contra 151

Outro teste importante para óleos de motores a combustão é o TBN.
O valor representado pelo TBN ou Total Base Number, segundo a ASTM D2896, é a quantidade de ácido expresso em mg KOH/g (miligrama de hidróxido de potássio por grama de óleo) necessário para neutralizar todos os componentes alcalinos presente em lubrificantes para motores de combustão.
TBN representa a propriedade que o lubrificante tem de neutralizar os subprodutos da combustão, que “vazam” pelos anéis de pistão para o cárter e degeneram o lubrificante. O enxofre leva à formação do ácido sulfúrico, enquanto as altas temperaturas provocam a sua oxidação.
>>> Quanto maior for o TBN, melhor a capacidade do óleo de neutralizar contaminantes da câmara de combustão.
Neste quesito o Castrol é bem superior ao Motul, tendo maior capacidade de neutralizar a formação de ácidos oriundos da câmara de combustão.



Tabela de teores de aditivos

Esta tabela mostra teores de elementos químicos utilizados como aditivos ao óleo de cárter.

Os aditivos de maneira geral são:

Si = antiespumante
Bo = modificador de atrito
Ba = detergente
Ca = detergente
Mg = detergente
P = extrema pressão
Zn + P = antidesgaste

11403


>>> A minha conclusão é que de maneira geral o Castrol Power Racing 1 se mostra bem superior ao Motul 7100.Sensacional Guilherme! Excelentes informações. Tenho usado o Castrol há alguns anos e não tenho ressalvas da qualidade. Deixei de utilizar o Motul quando o preço ficou abusivo e hoje tenho certeza que fiz uma ótima escolha com o Power1 da Castrol.
Mas provavelmente vou fazer um teste com o Gulf sintético 5w40. Perguntei a vários usuários e ninguém relatou problemas na utilização desse óleo.

Diogo Maia [emoji1054]

Reiner
14-09-2022, 19:24
Muito bom Guilherme, sempre prestativo e útil....
Depois de muito pesquisar, tambem comprei o GULF para trocar na 1200, agora ex...


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marivaldo
14-09-2022, 19:53
Excelente comparativo.
"Se não tem as manha, não entra não. Chame um profissional".
Profissional é o Guilherme!

Barra
15-09-2022, 07:36
Excelente post.

Gnegraes
15-09-2022, 08:14
Sensacional Guilherme! Excelentes informações. Tenho usado o Castrol há alguns anos e não tenho ressalvas da qualidade. Deixei de utilizar o Motul quando o preço ficou abusivo e hoje tenho certeza que fiz uma ótima escolha com o Power1 da Castrol.
Mas provavelmente vou fazer um teste com o Gulf sintético 5w40. Perguntei a vários usuários e ninguém relatou problemas na utilização desse óleo.

Diogo Maia [emoji1054]


Vou ver se consigo dados de laboratório para o Gulf.
A Gulf saiu do Brasil há muitos anos e agora retorna ao cenário.
Há outra marca em ascensão na Europa, a alemã Liqui Molly que inclusive patrocina equipes na MotoGP e SBK
Se conseguir posto aqui....

Infelizmente informações de usuários tem pouca credibilidade digamos assim.
Pelo fato do motor ainda continuar rodando e não apresentar fumaça no escape, não diz absolutamente nada.

O comparativo que apresentei não desqualifica o Motul, mas apenas apresenta filigranas entre eles.
Apenas diz que um é espetacular e o outro excelente...

Gnegraes
15-09-2022, 08:24
Excelente comparativo.
"Se não tem as manha, não entra não. Chame um profissional".
Profissional é o Guilherme!

Marivaldo.

Obrigado pelas palavras, mas sou engenheiro mecânico e gosto muito de fuçar e ir a fundo em um tema.
Ser curioso é condição sine qua non para ser engenheiro...
Não faz sentido obter informações relevantes e não distribuir aos outros. Afinal este é o objetivo deste grupo....

Benicio
15-09-2022, 09:53
Marivaldo.

Obrigado pelas palavras, mas sou engenheiro mecânico e gosto muito de fuçar e ir a fundo em um tema.
Ser curioso é condição sine qua non para ser engenheiro...
Não faz sentido obter informações relevantes e não distribuir aos outros. Afinal este é o objetivo deste grupo....

Verdade verdadeira Guilherme!
Muito obrigado pelas informações relevantes de sempre!

diogomail
16-09-2022, 16:46
Vou ver se consigo dados de laboratório para o Gulf.
A Gulf saiu do Brasil há muitos anos e agora retorna ao cenário.
Há outra marca em ascensão na Europa, a alemã Liqui Molly que inclusive patrocina equipes na MotoGP e SBK
Se conseguir posto aqui....

Infelizmente informações de usuários tem pouca credibilidade digamos assim.
Pelo fato do motor ainda continuar rodando e não apresentar fumaça no escape, não diz absolutamente nada.

O comparativo que apresentei não desqualifica o Motul, mas apenas apresenta filigranas entre eles.
Apenas diz que um é espetacular e o outro excelente...Seria muito interessante os dados da Gulf. O óleo está popularizando e seria interessante saber suas características.

Diogo Maia [emoji1054]

Gnegraes
19-09-2022, 10:10
Seria muito interessante os dados da Gulf. O óleo está popularizando e seria interessante saber suas características.

Diogo Maia [emoji1054]


Diogo,

Busquei por testes de laboratório com óleos da Gulf e não achei nada.
Sem teste no qual se possa comparar viscosidades, TBN e aditivos, nada se pode dizer....

Gnegraes
22-09-2022, 09:10
Para quem está para trocar o óleo do motor: dei busca para o Castrol Power Racing 1 10W50 e o mais barato que achei (em sites e anúncios confiáveis) foi o kit de 4 litros por R$349,99 na Triumph Euro Motos aqui em São Paulo.

Link do ML: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2202488661-kit-de-oleo-10w50-sintetico-castrol-power-1-moto-_JM?quantity=1

diogomail
22-09-2022, 11:33
Para quem está para trocar o óleo do motor: dei busca para o Castrol Power Racing 1 10W50 e o mais barato que achei (em sites e anúncios confiáveis) foi o kit de 4 litros por R$349,99 na Triumph Euro Motos aqui em São Paulo.

Link do ML: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2202488661-kit-de-oleo-10w50-sintetico-castrol-power-1-moto-_JM?quantity=1Guilherme o manual recomenda o 5w40. Você vê algum grande problema mudando a viscosidade? Normalmente o 10w50 é mais barato. Moro no Nordeste e no geral as temperaturas são sempre altas

Diogo Maia [emoji1054]

Gnegraes
22-09-2022, 15:27
Guilherme o manual recomenda o 5w40. Você vê algum grande problema mudando a viscosidade? Normalmente o 10w50 é mais barato. Moro no Nordeste e no geral as temperaturas são sempre altas

Diogo Maia [emoji1054]


Diogo,

O manual da minha BMW traz uma série de Classes de Viscosidades autorizadas para uso dependentes da temperatura ambiente da região onde se roda. Estas Classes de Viscosidade não são definidas pela BMW, mas pela SAE na sua diretiva de classificação de óleos multi viscosos.
O projetista do motor indica qual classe deve ser usada em diferentes tipos de clima ambiental para orientar o usuário, já que vende motos na Patagônia e no Nordeste brasileiro.

Diferentes classes de viscosidade não tem alteração sensível entre sí na viscosidade do óleo na temperatura média no cárter, que é de 100 graus C.
Por esse motivo os óleos são testados nesta temperatura para obter sua viscosidade. Esta é a viscosidade mais importante, pois é a temperatura do motor aquecido e na condição de funcionamento normal.

Estas informações são para qualquer motor 4 tempos, pois em cada uma destas classes de viscosidade há garantias de duas coisas muito importantes:

- 1o. dígito: garante a bombeabilidade do óleo na partida do motor frio e na temperatura do ar ambiente mínima indicada.
- 2o. dígito: garante que a viscosidade do óleo será a mínima definida pela SAE na temperatura do ar ambiente máxima indicada e que está não baixará mais.

11416


Mais uma vez lembro que os números da classe de viscosidade são adimensionais e não tem qualquer relação com a viscosidade do óleo. Cito sempre como exemplo que o óleo para engrenagens (câmbio, diferencial, etc.) 90W tem a mesma viscosidade de um óleo de motor W30.
Óleos de motor usam nomenclatura de 0W a 50W definidos na classe SAE J300, óleos de engrenagens de 70W a 250W na classe SAE J306, e sem qualquer relação entre eles, estes números poderiam ser letras que o resultado seria o mesmo.

No teu caso que moras no NE e as temperaturas mínimas e máximas são mais elevadas que mais ao sul do continente, não faz sentido usar um óleo 5W40 que garante bombeabilidade a -20 graus C.....
Você pode usar tranquilamente óleos 15W40 ou 20W40, pois garante viscosidade para partir o motor com 1 grau C, o que dificilmente ocorre em Aracaju e arredores. Se você acha estes óleos no mercado é uma outra questão... Fabricantes colocam produtos no mercado que tenham ampla necessidade / procura pelo público, de modo a baixar custos de produção.

Usar uma Classe de Viscosidade com faixa de temperaturas "fria - quente" mais ampla não afeta teu motor. O importante é que as temperaturas ambientes onde você roda estejam na faixa correta de Classe de Viscosidade do óleo que você decidiu usar.

Desconheço que óleo 10W50 seja mais barato que um 5W40. Quanto maior o intervalo de temperaturas, mais caro deve ser o óleo, pois há necessidade de mais aditivos. Um óleo multi visicoso sempre será mais caro que um óleo mono viscoso.

diogomail
22-09-2022, 15:39
Diogo,

O manual da minha BMW traz uma série de Classes de Viscosidades autorizadas para uso dependentes da temperatura ambiente da região onde se roda. Estas Classes de Viscosidade não são definidas pela BMW, mas pela SAE na sua diretiva de classificação de óleos multi viscosos.
O projetista do motor indica qual classe deve ser usada em diferentes tipos de clima ambiental para orientar o usuário, já que vende motos na Patagônia e no Nordeste brasileiro.

Diferentes classes de viscosidade não tem alteração sensível entre sí na viscosidade do óleo na temperatura média no cárter que é de 100 graus C.
Por esse motivo os óleos são testados nesta temperatura para obter sua viscosidade. Esta é a viscosidade mais importante, pois é a temperatura do motor aquecido e na condição de funcionamento normal.

Estas informações são para qualquer motor 4 tempos, pois em cada uma destas classes de viscosidade há garantias de duas coisas muito importantes:

- 1o. dígito: garante a bombeabilidade do óleo na partida do motor frio e na temperatura do ar ambiente mínima indicada.
- 2o. dígito: garante que a viscosidade do óleo será a mínima definida pela SAE na temperatura do ar ambiente máxima indicada e que está não baixará mais.

11416


Mais uma vez lembro que os números da classe de viscosidade são adimensionais e não em qualquer relação com a viscosidade do óleo. Cito sempre como exemplo que o óleo para engrenagens (câmbio, diferencial, etc.) 90W tem a mesma viscosidade de um óleo de motor W30.
Óleos de motor usam nomenclatura de 0W a 50W definidos na classe SAE J300, óleos de engrenagens de 70W a 150W na classe SAE J306, e sem qualquer relação entre eles, estres números poderiam ser letras que o resultado seria o mesmo.

No teu caso que moras no NE e as temperaturas mínimas e máximas são mais elevadas que mais ao sul do continente, não faz sentido usar um óleo 5W40 que garante bombeabilidade a -20 graus C.....
Você pode usar tranquilamente óleos 15W40 ou 20W40, pois garante viscosidade para partir o motor com 1 grau C, o que dificilmente ocorre em Aracaju e arredores. Se você acha estes óleos no mercado é uma outra questão... Fabricantes colocam produtos no mercado que tenham ampla necessidade / procura pelo público, de modo a baixar custos de produção.

Usar uma Classe de Viscosidade com faixa de temperaturas "fria - quente" mais ampla não afeta teu motor. O importante é que as temperaturas ambientes onde você roda estejam na faixa correta de Classe de Viscosidade do óleo que você decidiu usar.Aula sensacional [emoji122][emoji122][emoji122]
Obrigado Guilherme.

Abs,

Diogo Maia [emoji1054]

GuilhemeLo
22-09-2022, 23:25
Para quem está para trocar o óleo do motor: dei busca para o Castrol Power Racing 1 10W50 e o mais barato que achei (em sites e anúncios confiáveis) foi o kit de 4 litros por R$349,99 na Triumph Euro Motos aqui em São Paulo.

Link do ML: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2202488661-kit-de-oleo-10w50-sintetico-castrol-power-1-moto-_JM?quantity=1

O estranho que no site da Castrol descreve esse óleo como semi sintético, e não 100% sintético como no mercado livre ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

GuilhemeLo
22-09-2022, 23:39
Falo porque estou usando esse óleo como 100% sintético , acho que deve ser uma desatualização do site.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

GuilhemeLo
22-09-2022, 23:45
É o site da castrol mesmo, nova formulação 100% sintético.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
23-09-2022, 07:36
É o site da castrol mesmo, nova formulação 100% sintético.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Bom dia Xará,

Página do site da Castrol para óleos de motor 4T e sintéticos :

https://www.castrol.com/pt_br/brazil/home/motorcycle-oil-and-fluids/motorcycle-engine-oils/motorcycle-oil-brands/castrol-power1.html

Os óleos semi sintéticos são os da linha Actevo:

https://www.castrol.com/pt_br/brazil/home/motorcycle-oil-and-fluids/motorcycle-engine-oils/motorcycle-oil-brands/castrol-actevo.html