PDA

Ver Versão Completa : Moto não liga engrenado na 1ª marcha



peuhigino
16-10-2022, 21:15
Boa noite, amigos

Tenho uma Gs 1200 adv 46.000km e impecável até então. Há 2 semanas percebi dois pequenos problemas nela:

1- quando ela está no piloto automático tinha 3 formas de disconectar do piloto automático: freio, rodando a manete do acelerador e dando um toque na embreagem.

Agora, perigosamente, quando da o toque na embreagem ela acelera (sem tração) ferozmente é isso tem me assustado, tanto que nem tenho mais usado o piloto automático.

2- antes eu conseguia ligar a moto engrenada na primeira (qdo ela morria no trânsito, por exemplo). Era só apertar a embreagem até o fim e da start que a moto ligava. Agora ela não liga mais. Só liga no neutro

Obs: não tem nenhuma relação com o descanso da moto. Mesmo com descanso recolhido ela só liga no neutro

Alguem tem ideia?

- resetar (tirar polo da bateria?)
- problema de embreagem?

Tirando esses detalhes a moto está perfeita

Abs,
Pedro Higino


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Reiner
16-10-2022, 22:05
Pedro, tive uma R1200GS 2015 que apresentou este problema.
No punho esquerdo tem um microswitch que controla estas funções. É um microswitch duplo que controla o acionamento do motor e a velocidade. Pode ser o parafuso que fixa ele, olhando por baixo do manete vc vê um parafuso bem pequeno. Se não ver é porque caiu rsrsrs....acontece.
Se estiver tudo firme e no lugar, vai ser ajuste das lâminas do micro ou o próprio micro com defeito. Ou mesmo o conector sujo ou solto. No meu caso foi ajuste das lâminas e parafuso solto.
Veja aí e dê um feedback....
Boa sorte....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

adriel
16-10-2022, 22:38
Quase certeza que é o switch, como o Reiner falou. No link abaixo tem mais detalhes.

http://sgbikerboy.com/2019/02/14/bmw-r1200gs-lc-clutch-switch-failure/


Sent from my iPhone using Tapatalk

peuhigino
16-10-2022, 23:03
Pedro, tive uma R1200GS 2015 que apresentou este problema.
No punho esquerdo tem um microswitch que controla estas funções. É um microswitch duplo que controla o acionamento do motor e a velocidade. Pode ser o parafuso que fixa ele, olhando por baixo do manete vc vê um parafuso bem pequeno. Se não ver é porque caiu rsrsrs....acontece.
Se estiver tudo firme e no lugar, vai ser ajuste das lâminas do micro ou o próprio micro com defeito. Ou mesmo o conector sujo ou solto. No meu caso foi ajuste das lâminas e parafuso solto.
Veja aí e dê um feedback....
Boa sorte....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221017/5f52f807e846c33f56ede5d760af8d17.jpg

Reiner, vc brilhou meu caro.

Dei só uma mexida (até pq não sei desmontar e desplugar esse switch) e voltou tudo ao normal. A moto voltou a ligar com a 1ª engrenada. Ainda não tá 100% pq em algumas tentativas ela não ligou mas foi só dar uma cutucada no switch que ela ligava tranquilamente.

Acha que devo desmontar e usar limpa contato?? Como faz pra desconectar? So tirar esse parafuso debaixo ou tem que desmontar toda a embreagem?

Obrigado demais por enquanto

Abs,

Pedro Higino


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

peuhigino
16-10-2022, 23:33
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221017/5f52f807e846c33f56ede5d760af8d17.jpg

Reiner, vc brilhou meu caro.

Dei só uma mexida (até pq não sei desmontar e desplugar esse switch) e voltou tudo ao normal. A moto voltou a ligar com a 1ª engrenada. Ainda não tá 100% pq em algumas tentativas ela não ligou mas foi só dar uma cutucada no switch que ela ligava tranquilamente.

Acha que devo desmontar e usar limpa contato?? Como faz pra desconectar? So tirar esse parafuso debaixo ou tem que desmontar toda a embreagem?

Obrigado demais por enquanto

Abs,

Pedro Higino


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Resolvido.

Tirei o tal parafusinho, bati o limpa contato, recoloquei no lugar e bingo: 100% normal agora

Tá ligando de primeira e amanhã testarei o piloto automático (mas creio que esteja 100% também)

Obrigado Renier e amigos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Reiner
17-10-2022, 06:58
Que bom....
O fórum cumpriu sua missão mais uma vez...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
17-10-2022, 15:00
Que bom....
O fórum cumpriu sua missão mais uma vez...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Você observou no site tailandês enviado pelo Adriel, que o relatório do GS-911 indicou falha na chave micro switch?

Reiner
17-10-2022, 16:00
Reiner,

Você observou no site tailandês enviado pelo Adriel, que o relatório do GS-911 indicou falha na chave micro switch?Sim...
Mas não tenho o scanner...
Consertei utilizando o multimetro e testando e adivinhando...rsrsrs

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Rromagnani
17-10-2022, 17:32
Resolvido.

Tirei o tal parafusinho, bati o limpa contato, recoloquei no lugar e bingo: 100% normal agora

Tá ligando de primeira e amanhã testarei o piloto automático (mas creio que esteja 100% também)

Obrigado Renier e amigos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Ufa… ainda bem que resolveu! @Reiner parabéns por solucionar o problema a distância e compartilhar a solução por aqui!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

diogomail
17-10-2022, 20:04
A minha está com esse mesmo problema. Vou tentar resolver conforme relatado.

Diogo Maia [emoji1054]

Gnegraes
18-10-2022, 07:28
Sim...
Mas não tenho o scanner...
Consertei utilizando o multimetro e testando e adivinhando...rsrsrs

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

O GS-911 encurta bastante o tempo de busca de defeitos...

Reiner
19-10-2022, 21:44
A minha está com esse mesmo problema. Vou tentar resolver conforme relatado.

Diogo Maia [emoji1054]Diogo, achou o defeito?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

diogomail
20-10-2022, 08:03
Diogo, achou o defeito?

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkFala Reiner, blz?

Só vou conseguir tentar fazer esse reparo no FDS, mas aproveitando, para soltar esse plugue para aplicar o limpa contato é preciso soltar 1 parafuso no manete?

Abs,

Diogo Maia [emoji1054]

Reiner
20-10-2022, 16:20
Fala Reiner, blz?

Só vou conseguir tentar fazer esse reparo no FDS, mas aproveitando, para soltar esse plugue para aplicar o limpa contato é preciso soltar 1 parafuso no manete?

Abs,

Diogo Maia [emoji1054]Blz Diogo,
Não precisa, vc pode usar uma pequena chave de fenda para cuidadosamente liberar a trava do conector e puxa-lo.
Mas o ideal é soltar o parafuso que prende o micro à manete.
É uma chave torx bem pequena, não lembro a medida, mas é a menor delas. Tirando parafuso vc solta o micro de seu alojamento. Aí vc pode limpar as alavancas e o próprio micro....
Não faça força pra nada...é tudo muito singelo. Conforme a vista explodida enviada pelo Guilherme...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

diogomail
20-10-2022, 18:47
Blz Diogo,
Não precisa, vc pode usar uma pequena chave de fenda para cuidadosamente liberar a trava do conector e puxa-lo.
Mas o ideal é soltar o parafuso que prende o micro à manete.
É uma chave torx bem pequena, não lembro a medida, mas é a menor delas. Tirando parafuso vc solta o micro de seu alojamento. Aí vc pode limpar as alavancas e o próprio micro....
Não faça força pra nada...é tudo muito singelo. Conforme a vista explodida enviada pelo Guilherme...

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkObrigado Reiner. Depois trago o resultado.

Abs,

Diogo Maia [emoji1054]

diogomail
23-10-2022, 14:17
Obrigado Reiner. Depois trago o resultado.

Abs,

Diogo Maia [emoji1054]Amigos infelizmente comigo não deu certo. Consegui fazer a abertura da peça e visualizar as tais lâminas. Também removi o plugue e aplicar um limpa contato em toda a estrutura mas não resolveu [emoji17]

Diogo Maia [emoji1054]

Reiner
23-10-2022, 14:28
Amigos infelizmente comigo não deu certo. Consegui fazer a abertura da peça e visualizar as tais lâminas. Também removi o plugue e aplicar um limpa contato em toda a estrutura mas não resolveu [emoji17]

Diogo Maia [emoji1054]Diogo,

Pra vc se certificar se o defeito é o micro ou a regulagem das lâminas. Coloque a moto no cavalete, engata a moto e baixe o descanso. Com o micro fora do encaixe, acione uma lâmina se cada vez e tente dar partida.
Se der partida, será regulagem da lâmina de acionamento do micro. Se não der a partida, peça alguém pars testar o micro switch com um multimetro. Se estiver com defeito basta troca-lo.
No meu caso tive que ajustar a lâmina.
Boa sorte.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk