Ver Versão Completa : Moto não liga engrenado na 1ª marcha
peuhigino
16-10-2022, 21:15
Boa noite, amigos
Tenho uma Gs 1200 adv 46.000km e impecável até então. Há 2 semanas percebi dois pequenos problemas nela:
1- quando ela está no piloto automático tinha 3 formas de disconectar do piloto automático: freio, rodando a manete do acelerador e dando um toque na embreagem.
Agora, perigosamente, quando da o toque na embreagem ela acelera (sem tração) ferozmente é isso tem me assustado, tanto que nem tenho mais usado o piloto automático.
2- antes eu conseguia ligar a moto engrenada na primeira (qdo ela morria no trânsito, por exemplo). Era só apertar a embreagem até o fim e da start que a moto ligava. Agora ela não liga mais. Só liga no neutro
Obs: não tem nenhuma relação com o descanso da moto. Mesmo com descanso recolhido ela só liga no neutro
Alguem tem ideia?
- resetar (tirar polo da bateria?)
- problema de embreagem?
Tirando esses detalhes a moto está perfeita
Abs,
Pedro Higino
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Pedro, tive uma R1200GS 2015 que apresentou este problema.
No punho esquerdo tem um microswitch que controla estas funções. É um microswitch duplo que controla o acionamento do motor e a velocidade. Pode ser o parafuso que fixa ele, olhando por baixo do manete vc vê um parafuso bem pequeno. Se não ver é porque caiu rsrsrs....acontece.
Se estiver tudo firme e no lugar, vai ser ajuste das lâminas do micro ou o próprio micro com defeito. Ou mesmo o conector sujo ou solto. No meu caso foi ajuste das lâminas e parafuso solto.
Veja aí e dê um feedback....
Boa sorte....
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Quase certeza que é o switch, como o Reiner falou. No link abaixo tem mais detalhes.
http://sgbikerboy.com/2019/02/14/bmw-r1200gs-lc-clutch-switch-failure/
Sent from my iPhone using Tapatalk
peuhigino
16-10-2022, 23:03
Pedro, tive uma R1200GS 2015 que apresentou este problema.
No punho esquerdo tem um microswitch que controla estas funções. É um microswitch duplo que controla o acionamento do motor e a velocidade. Pode ser o parafuso que fixa ele, olhando por baixo do manete vc vê um parafuso bem pequeno. Se não ver é porque caiu rsrsrs....acontece.
Se estiver tudo firme e no lugar, vai ser ajuste das lâminas do micro ou o próprio micro com defeito. Ou mesmo o conector sujo ou solto. No meu caso foi ajuste das lâminas e parafuso solto.
Veja aí e dê um feedback....
Boa sorte....
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221017/5f52f807e846c33f56ede5d760af8d17.jpg
Reiner, vc brilhou meu caro.
Dei só uma mexida (até pq não sei desmontar e desplugar esse switch) e voltou tudo ao normal. A moto voltou a ligar com a 1ª engrenada. Ainda não tá 100% pq em algumas tentativas ela não ligou mas foi só dar uma cutucada no switch que ela ligava tranquilamente.
Acha que devo desmontar e usar limpa contato?? Como faz pra desconectar? So tirar esse parafuso debaixo ou tem que desmontar toda a embreagem?
Obrigado demais por enquanto
Abs,
Pedro Higino
peuhigino
16-10-2022, 23:33
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20221017/5f52f807e846c33f56ede5d760af8d17.jpg
Reiner, vc brilhou meu caro.
Dei só uma mexida (até pq não sei desmontar e desplugar esse switch) e voltou tudo ao normal. A moto voltou a ligar com a 1ª engrenada. Ainda não tá 100% pq em algumas tentativas ela não ligou mas foi só dar uma cutucada no switch que ela ligava tranquilamente.
Acha que devo desmontar e usar limpa contato?? Como faz pra desconectar? So tirar esse parafuso debaixo ou tem que desmontar toda a embreagem?
Obrigado demais por enquanto
Abs,
Pedro Higino
Resolvido.
Tirei o tal parafusinho, bati o limpa contato, recoloquei no lugar e bingo: 100% normal agora
Tá ligando de primeira e amanhã testarei o piloto automático (mas creio que esteja 100% também)
Obrigado Renier e amigos
Que bom....
O fórum cumpriu sua missão mais uma vez...
Gnegraes
17-10-2022, 15:00
Que bom....
O fórum cumpriu sua missão mais uma vez...
Reiner,
Você observou no site tailandês enviado pelo Adriel, que o relatório do GS-911 indicou falha na chave micro switch?
Reiner,
Você observou no site tailandês enviado pelo Adriel, que o relatório do GS-911 indicou falha na chave micro switch?Sim...
Mas não tenho o scanner...
Consertei utilizando o multimetro e testando e adivinhando...rsrsrs
Rromagnani
17-10-2022, 17:32
Resolvido.
Tirei o tal parafusinho, bati o limpa contato, recoloquei no lugar e bingo: 100% normal agora
Tá ligando de primeira e amanhã testarei o piloto automático (mas creio que esteja 100% também)
Obrigado Renier e amigos
Ufa… ainda bem que resolveu! @Reiner parabéns por solucionar o problema a distância e compartilhar a solução por aqui!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
diogomail
17-10-2022, 20:04
A minha está com esse mesmo problema. Vou tentar resolver conforme relatado.
Diogo Maia [emoji1054]
Gnegraes
18-10-2022, 07:28
Sim...
Mas não tenho o scanner...
Consertei utilizando o multimetro e testando e adivinhando...rsrsrs
O GS-911 encurta bastante o tempo de busca de defeitos...
A minha está com esse mesmo problema. Vou tentar resolver conforme relatado.
Diogo Maia [emoji1054]Diogo, achou o defeito?
diogomail
20-10-2022, 08:03
Diogo, achou o defeito?
Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkFala Reiner, blz?
Só vou conseguir tentar fazer esse reparo no FDS, mas aproveitando, para soltar esse plugue para aplicar o limpa contato é preciso soltar 1 parafuso no manete?
Abs,
Diogo Maia [emoji1054]
Fala Reiner, blz?
Só vou conseguir tentar fazer esse reparo no FDS, mas aproveitando, para soltar esse plugue para aplicar o limpa contato é preciso soltar 1 parafuso no manete?
Abs,
Diogo Maia [emoji1054]Blz Diogo,
Não precisa, vc pode usar uma pequena chave de fenda para cuidadosamente liberar a trava do conector e puxa-lo.
Mas o ideal é soltar o parafuso que prende o micro à manete.
É uma chave torx bem pequena, não lembro a medida, mas é a menor delas. Tirando parafuso vc solta o micro de seu alojamento. Aí vc pode limpar as alavancas e o próprio micro....
Não faça força pra nada...é tudo muito singelo. Conforme a vista explodida enviada pelo Guilherme...
diogomail
20-10-2022, 18:47
Blz Diogo,
Não precisa, vc pode usar uma pequena chave de fenda para cuidadosamente liberar a trava do conector e puxa-lo.
Mas o ideal é soltar o parafuso que prende o micro à manete.
É uma chave torx bem pequena, não lembro a medida, mas é a menor delas. Tirando parafuso vc solta o micro de seu alojamento. Aí vc pode limpar as alavancas e o próprio micro....
Não faça força pra nada...é tudo muito singelo. Conforme a vista explodida enviada pelo Guilherme...
Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkObrigado Reiner. Depois trago o resultado.
Abs,
Diogo Maia [emoji1054]
diogomail
23-10-2022, 14:17
Obrigado Reiner. Depois trago o resultado.
Abs,
Diogo Maia [emoji1054]Amigos infelizmente comigo não deu certo. Consegui fazer a abertura da peça e visualizar as tais lâminas. Também removi o plugue e aplicar um limpa contato em toda a estrutura mas não resolveu [emoji17]
Diogo Maia [emoji1054]
Amigos infelizmente comigo não deu certo. Consegui fazer a abertura da peça e visualizar as tais lâminas. Também removi o plugue e aplicar um limpa contato em toda a estrutura mas não resolveu [emoji17]
Diogo Maia [emoji1054]Diogo,
Pra vc se certificar se o defeito é o micro ou a regulagem das lâminas. Coloque a moto no cavalete, engata a moto e baixe o descanso. Com o micro fora do encaixe, acione uma lâmina se cada vez e tente dar partida.
Se der partida, será regulagem da lâmina de acionamento do micro. Se não der a partida, peça alguém pars testar o micro switch com um multimetro. Se estiver com defeito basta troca-lo.
No meu caso tive que ajustar a lâmina.
Boa sorte.