PDA

Ver Versão Completa : Alternador R1200GS



Iceman
07-12-2022, 07:43
Bom dia pessoal,
ontem recebi a noticia da POWER de que o alternaador da minha moto (R1200GS Sport+ 2014) está com probemas.
O orçamento apresentad para um novo alternador foi de R$ 13.400,00, o que confesso achei um absurdo.

Estou procurando alguem que possa reparar o alternador.

Alguma dica?

Grato,

Iceman

Gnegraes
07-12-2022, 10:49
Bom dia pessoal,
ontem recebi a noticia da POWER de que o alternaador da minha moto (R1200GS Sport+ 2014) está com probemas.
O orçamento apresentad para um novo alternador foi de R$ 13.400,00, o que confesso achei um absurdo.

Estou procurando alguem que possa reparar o alternador.

Alguma dica?

Grato,

Iceman


Oi Thomas,

O caro nessa troca também é por conta da mão de obra para desmontar o motor...
Nas AC a operação de peito aberto é para trocar a embreagem, desmonta-se metade da moto para acessar o disco.

Nas LC isso foi resolvido, para trocar a embreagem basta abrir uma tampa frontal no bloco.
Já para o alternador é necessário retirar o motor e desmontá-lo....

O alternador custa na Europa Euro 864 + controlador Euro 184, total de Euro 1.048
A peça no concessionário é em torno de R$ 10.000,00, o restante é MO de abrir e fechar o motor, mais óleo, filtro, etc....

Falei bom o Beto e a estimativa é de no máximo R$6.500,00 usando peça recondicionada, jogo de juntas do motor, óleo de cárter, filtros, líquido de arrefecimento, etc.

>>> Absurdo é o Custo Brasil !!!!
E o Nine já avisou: impostos irão subir por aqui, afinal ele precisa gastar o nosso $$$.
Faiz u "L" ai Mané....

Iceman
07-12-2022, 11:43
Fala Guilherme,

na verdade 13.400 é só o custo da peça na POWER.
Mão de obra são mais 3.500.

Mas tbm andei vendo videos no Youtube de como é feita a substituição e confesso que desanimei.
Trabalho enorme e delicado de deixar qualquer mechanico fazer.

Estou vendo com a POWER se conseguem melhorar esses custos (peça e M.O.), se conseguir baixar um pouco, acho que vou acabar fazendo lá mesmo.

Afinal, já gastei 15k para arrumar o cambio da minha Cherokee, que pretendo vender, por que não gastar isso na minha moto que pretendo manter ainda por anos?

Gnegraes
07-12-2022, 16:14
Fala Guilherme,

na verdade 13.400 é só o custo da peça na POWER.
Mão de obra são mais 3.500.

Mas tbm andei vendo videos no Youtube de como é feita a substituição e confesso que desanimei.
Trabalho enorme e delicado de deixar qualquer mechanico fazer.

Estou vendo com a POWER se conseguem melhorar esses custos (peça e M.O.), se conseguir baixar um pouco, acho que vou acabar fazendo lá mesmo.

Afinal, já gastei 15k para arrumar o cambio da minha Cherokee, que pretendo vender, por que não gastar isso na minha moto que pretendo manter ainda por anos?


Thomas,

Cada um sabe de seu $$$.
Eu não gosto nem um pouco e me recuso a pagar o dobro pelo mesmo serviço inclusas peças...

P.ALMEIDA
07-12-2022, 16:56
Bom dia pessoal,
ontem recebi a noticia da POWER de que o alternaador da minha moto (R1200GS Sport+ 2014) está com probemas.
O orçamento apresentad para um novo alternador foi de R$ 13.400,00, o que confesso achei um absurdo.

Estou procurando alguem que possa reparar o alternador.

Alguma dica?

Grato,

Iceman

Fala Thomas.
Baita ferrada.
Curiosidade... o que voce acha que ocasionou esse problema ? Pergunto porque quando não dá pra viajar pra longe eu uso a minha GSA 14-15 hoje com 142k, umas 2x por semana em trechos de 20-30km e não queria ter esse susto ...digo custo.

Reiner
07-12-2022, 19:38
Paulo,
Li alguma coisa a respeito, me parece que as unidades dos anos 13/14 possui um detalhe no gerador que nao permite um fluxo de óleo adequado, não permitindo a troca de calor suficiente na unidade. Isso eu li ou vi não me lembro onde. Mas, a manutenção adequada da bateria( não deixar descarregar) e ou troca-lá assim que estiver avisando do mau funcionamento. No caso da 13/14 evitar o uso de iluminação com filamentos (halogenas) nos faróis suplementares. Ou seja, evitar qualquer trabalho adicional do gerador vai ajudar a aumentar sua durabilidade....
Penso eu.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
08-12-2022, 07:03
Thomas et caterva,

Aqui na Grande SP, a CC que tem historicamente os melhores preços para peças de reposição é a McLarty Maia ex-Caltabiano.
Para Land Rovers é a mesma situação, são imbatíveis.

O preço que te informaram para o alternador deve incluir todas as juntas do motor, óleo de cárter e filtro de óleo, já que tudo isso precisa ser trocado.

Gnegraes
08-12-2022, 07:09
Paulo,
Li alguma coisa a respeito, me parece que as unidades dos anos 13/14 possui um detalhe no gerador que nao permite um fluxo de óleo adequado, não permitindo a troca de calor suficiente na unidade. Isso eu li ou vi não me lembro onde. Mas, a manutenção adequada da bateria( não deixar descarregar) e ou troca-lá assim que estiver avisando do mau funcionamento. No caso da 13/14 evitar o uso de iluminação com filamentos (halogenas) nos faróis suplementares. Ou seja, evitar qualquer trabalho adicional do gerador vai ajudar a aumentar sua durabilidade....
Penso eu.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Bom dia Reiner,

Isso de falta de troca de calor não faz sentido. Nos modelos AC o alternador funciona "a seco", sem a dita "refrigeração".
Nas LCs, ao contrário, o alternador está imerso em óleo do cárter e submetido a sua temperatura, o que a meu ver é mais crítico.
Óleo de cárter resfria partes móveis do motor.

Alternador é peça robusta eletricamente falando. Quem sofre alterações no consumo elétrico é a bateria.

Reiner
08-12-2022, 12:46
Bom dia Reiner,

Isso de falta de troca de calor não faz sentido. Nos modelos AC o alternador funciona "a seco", sem a dita "refrigeração".
Nas LCs, ao contrário, o alternador está imerso em óleo do cárter e submetido a sua temperatura, o que a meu ver é mais crítico.
Óleo de cárter resfria partes móveis do motor.

Alternador é peça robusta eletricamente falando. Quem sofre alterações no consumo elétrico é a bateria.Guilherme, dois detalhes,

O gerador para trabalhar fora do motor, foi desenhado e testado para suportar esta configuração.
O gerador para trabalhar imerso foi desenhado para outra situação de udo. E imagino que menor em tamanho fisico que o externo, é isso acaba levando a algum stress. Então, o óleo sem dúvida deve ter entrado na conta. Acredito eu que existe a possibilidade de um pequeno detalhe ter ficado fora desta conta. Portanto, nao vamos discutir com quem gastou milhões para resolver isso. E não nos dirá nada sobre isso.
E eu perdi um alternador da hilux por problema na bateria. Ou um somatório causas..não sei.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
08-12-2022, 15:08
Guilherme, dois detalhes,

O gerador para trabalhar fora do motor, foi desenhado e testado para suportar esta configuração.
O gerador para trabalhar imerso foi desenhado para outra situação de udo. E imagino que menor em tamanho fisico que o externo, é isso acaba levando a algum stress. Então, o óleo sem dúvida deve ter entrado na conta. Acredito eu que existe a possibilidade de um pequeno detalhe ter ficado fora desta conta. Portanto, nao vamos discutir com quem gastou milhões para resolver isso. E não nos dirá nada sobre isso.
E eu perdi um alternador da hilux por problema na bateria. Ou um somatório causas..não sei.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Não creio que o alternador imerso em óleo seja menor que o outro.
O que manda no projeto mecânico de uma máquina elétrica girante é a potência a ser gerada e, não é o caso, o torque a ser fornecido.

Marcelo DC
09-12-2022, 07:32
Bom dia pessoal,
ontem recebi a noticia da POWER de que o alternaador da minha moto (R1200GS Sport+ 2014) está com probemas.
O orçamento apresentad para um novo alternador foi de R$ 13.400,00, o que confesso achei um absurdo.

Estou procurando alguem que possa reparar o alternador.

Alguma dica?

Grato,

IcemanIceman, tz valha a consulta no Val da Dinamo Motos em Rio Claro. Já vi ele trocando e conversamos um pouco sobre isso.

Como curiosidade, o acesso ao oleo das 1250 foi ampliado em relação as 1200. Tem um video do Piu Motorrad mostrando isso também, outro que vc poderia consultar.

Boa sorte na solução.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
09-12-2022, 08:32
Iceman, tz valha a consulta no Val da Dinamo Motos em Rio Claro. Já vi ele trocando e conversamos um pouco sobre isso.

Como curiosidade, o acesso ao oleo das 1250 foi ampliado em relação as 1200. Tem um video do Piu Motorrad mostrando isso também, outro que vc poderia consultar.

Boa sorte na solução.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk


Oi Marcelo,

Não entendí tua frase...."Como curiosidade, o acesso ao oleo das 1250 foi ampliado em relação as 1200. Tem um video do Piu Motorrad mostrando isso também, outro que vc poderia consultar".

Acesso ao óleo ampliado?

A troca e reparo de alternador é coisa simples e corriqueira, só que agora há necessidade de desmontar o motor....

alberto dy
09-12-2022, 10:50
Oi pessoal,

O pouco que sei sobre as 14, 15, até porque a minha é AC e não trocaria uma 2012 por nenhuma até 2021:

O estator fica submerso e é refrigerado pelo óleo do motor, todos queimam no mesmo ponto principalmente porque se o óleo baixar um pouco a refrigeração diminui na parte de cima e torra, a BMW quer que troque todo sistema do alternador por isso tão caro, troque apenas o Estator e recomendo fazer com o Piu em Catanduva. Tem maluco aumentando os furos de circulação de óleo do estator, não sei se funciona.

Ontem na Live do Atacama com o Ricardo Lugris, ele contou o que aconteceu com ele e que não tinha alternador nos Estados Unidos nem no Canadá levou um tempão para chegar da Alemanha e o preço foi mais de 2500,00 dólares (deve ser colocado).

Gnegraes
09-12-2022, 11:11
Oi pessoal,

O pouco que sei sobre as 14, 15, até porque a minha é AC e não trocaria uma 2012 por nenhuma até 2021:

O estator fica submerso e é refrigerado pelo óleo do motor, todos queimam no mesmo ponto principalmente porque se o óleo baixar um pouco a refrigeração diminui na parte de cima e torra, a BMW quer que troque todo sistema do alternador por isso tão caro, troque apenas o Estator e recomendo fazer com o Piu em Catanduva. Tem maluco aumentando os furos de circulação de óleo do estator, não sei se funciona.

Ontem na Live do Atacama com o Ricardo Lugris, ele contou o que aconteceu com ele e que não tinha alternador nos Estados Unidos nem no Canadá levou um tempão para chegar da Alemanha e o preço foi mais de 2500,00 dólares (deve ser colocado).


Alberto,

Fui ver no RSD como se faz a troca do alternador.

Ele está alinhado com o eixo do virabrequim, não está localizado no cárter para que possa estar "imerso" e caso haja baixo nível de óleo a parte superior se aqueça e queime.
A refrigeração por óleo deve ser através da bomba de óleo do motor, através de canais de óleo dedicados.

O rotor não queima, deve ser composto de imãs permanentes girando dentro das bobinas do estator, o campo magnético variável (está girando dentro do estator) gera corrente elétrica nas bobinas.
O regulador de tensão é externo ao motor e fácil de ser trocado em caso de pane.

Para chegar ao estator, a caixa de câmbio deve ser removida. a roda fônica (sistema de sincronização angular do motor) deve ser retirada, a roda livre do motor de arranque deve ser sacada, etc.

Bastante trabalho, podem ter certeza....

O alternador me parece ser parrudo: a corrente em marcha lenta é de 23A e a 6.000rpm é de 35A.

Abaixo vai figura do estator:

11462

Para quem tem aquele vídeo de animação mostrando o motor da LC sendo montado e funcionando, a partir do tempo 32 segundos é possível ver sendo a sua tampa sendo colocada.
É rápido mas dá para ver a posição do conjunto no motor.

Abaixo vai o link no OneDrive do vídeo:

https://1drv.ms/v/s!AtiZ5VhZnVBGhpt8_yTMH-om9R9lQQ?e=aLqISB

Reiner
09-12-2022, 18:02
Vi o vídeo do Piu....
Ele mostra a diferença entre as carcaças dos geradores. O da 1250 tem, se me lembro bem, 8 furos e o da 1200 lc 3 furos. Furos esses para passagem do óleo. Ele explica no modo dele que, o óleo não circula bem só com os 3 furos. Provocando o super aquecimento das bobinas superiores. E sabido que nao é todas as lc que queimam as bobinas, portanto, isso ocorre devido a uma soma de fatores que incluem talvez, o óleo baixo, a temperatura externa, o uso intensivo de iluminação halogena e o aquecedor de manopla. Não acredito que o uso de GPS e ou celular vá sobrecarregar a bateria.
Acho que é por aí....ou então peças defeituosas, aí já não acredito ser.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
09-12-2022, 20:22
Vi o vídeo do Piu....
Ele mostra a diferença entre as carcaças dos geradores. O da 1250 tem, se me lembro bem, 8 furos e o da 1200 lc 3 furos. Furos esses para passagem do óleo. Ele explica no modo dele que, o óleo não circula bem só com os 3 furos. Provocando o super aquecimento das bobinas superiores. E sabido que nao é todas as lc que queimam as bobinas, portanto, isso ocorre devido a uma soma de fatores que incluem talvez, o óleo baixo, a temperatura externa, o uso intensivo de iluminação halogena e o aquecedor de manopla. Não acredito que o uso de GPS e ou celular vá sobrecarregar a bateria.
Acho que é por aí....ou então peças defeituosas, aí já não acredito ser.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Acho que o alternador tem uma capacidade para lá de boa: 35A com a moto rodando, em marcha lenta 23A.
Sinceramente não acredito que o uso de faróis e aquecedor de manopla demandem tanta energia assim.
Esses sistemas de geração sempre tem uma reserva muito boa de potência, para que a confiabilidade seja alta.
Se alguém tiver paciência, basta medir a corrente que circula nestes circuitos, nada complicado...

As velas de ignição consomem muito pouca carga, já que a tensão nas velas é bastante elevada (mais de 10.000V) e com isso a corrente circulante é bem baixa (quem eleva a tensão é a bobina).

O restante é para a iluminação de faróis, buzina e aquecimento, além de manter a bateria carregada para a próxima partida no motor de arranque.

O restante dos circuitos é eletrônica em estado puro, consomem um nada de energia.

Reiner
10-12-2022, 07:46
Guilherme, concordo com tudo que escreve, mas, estamos escrevendo sobre um sistema que está gerando dúvidas. E ainda acho que, as velas devem ser trocadas com 20kkm, estando boas ou não. Pois uma velas com baixa resistência vai gerar mais carga no sistema.
E vamos escrevendo....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
10-12-2022, 10:19
Guilherme, concordo com tudo que escreve, mas, estamos escrevendo sobre um sistema que está gerando dúvidas. E ainda acho que, as velas devem ser trocadas com 20kkm, estando boas ou não. Pois uma velas com baixa resistência vai gerar mais carga no sistema.
E vamos escrevendo....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Oi Reiner,

Não mencionei nada sobre troca de velas.
Apenas fiz comentários sobre o consumo de energia dos vários sistemas da moto, incluindo aí as velas de ignição.

E velas de ignição desgastadas geram faíscas deficientes, não aumentam a corrente no seu circuito.
Apenas ocasionam queima deficiente na câmara de combustão.

Não sei se o sistema está gerando dúvidas. Quantos de nós conhece alguém que já teve de trocar alterandor?
Os casos com certeza são poucos, de outra forma já haveria gente gritando que BMW é uma bosta, vão fazer recall... e por aí vai...

Gnegraes
10-12-2022, 10:27
Fala Guilherme,

na verdade 13.400 é só o custo da peça na POWER.
Mão de obra são mais 3.500.

Mas tbm andei vendo videos no Youtube de como é feita a substituição e confesso que desanimei.
Trabalho enorme e delicado de deixar qualquer mechanico fazer.

Estou vendo com a POWER se conseguem melhorar esses custos (peça e M.O.), se conseguir baixar um pouco, acho que vou acabar fazendo lá mesmo.

Afinal, já gastei 15k para arrumar o cambio da minha Cherokee, que pretendo vender, por que não gastar isso na minha moto que pretendo manter ainda por anos?


Oi Thomas,

Eu checaria se o regulador de tensão está OK.
Pode ser ele e é peça fácil de trocar e muito mais barata.
Se ele estiver com problema, não carrega a bateria.

Marivaldo
10-12-2022, 15:30
Oi Thomas,

Eu checaria se o regulador de tensão está OK.
Pode ser ele e é peça fácil de trocar e muito mais barata.
Se ele estiver com problema, não carrega a bateria.

Concordo. O alternador é um gerador síncrono trifásico de 560 Watts, tão robusto quanto o motor de partida. É mais provável ser algo entre o alternador e a bateria (ou, seja, o regulador de tensão.
Faça um teste com outro alternador e outra bateria, pois essa aí já deve ter ido pro saco.

Marivaldo
10-12-2022, 15:31
Digo, regulador de tensão e outra bateria.

Gnegraes
10-12-2022, 17:42
Guilherme, dois detalhes,

O gerador para trabalhar fora do motor, foi desenhado e testado para suportar esta configuração.
O gerador para trabalhar imerso foi desenhado para outra situação de udo. E imagino que menor em tamanho fisico que o externo, é isso acaba levando a algum stress. Então, o óleo sem dúvida deve ter entrado na conta. Acredito eu que existe a possibilidade de um pequeno detalhe ter ficado fora desta conta. Portanto, nao vamos discutir com quem gastou milhões para resolver isso. E não nos dirá nada sobre isso.
E eu perdi um alternador da hilux por problema na bateria. Ou um somatório causas..não sei.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Reiner,

Para comparar tamanhos, o alternador das AC é bem menor que o das LC.
Fica no topo do bloco e acionado por correia dentada de borracha

Alternador das AC

11464


Alternador das LC

11462

Reiner
10-12-2022, 20:58
Reiner,

Para comparar tamanhos, o alternador das AC é bem menor que o das LC.
Fica no topo do bloco e acionado por correia dentada de borracha

Alternador das AC

11464


Alternador das LC

11462Eu acredito que, para embutir no bloco o volume do conjunto deve ter diminuído. Se não, vou começar a duvidar da capacidade técnica dos engenheiros da BMW, rsrsrs.
De qualquer forma, foi alterado o conjunto. Deixaram de utilizar um sistema mais que provado e aprovado e começou a utilizar uma nova configuração. Que está sendo posta à prova. Com relação às velas, acredito que velas gastas, além de todos os problemas com relação ao consumo e queimas, acabam ficando úmidas, trazendo problemas para as bobinas e consequentemente à bateria e ao alternador. Sem entrar em detalhes técnicos.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
12-12-2022, 08:24
Eu acredito que, para embutir no bloco o volume do conjunto deve ter diminuído. Se não, vou começar a duvidar da capacidade técnica dos engenheiros da BMW, rsrsrs.
De qualquer forma, foi alterado o conjunto. Deixaram de utilizar um sistema mais que provado e aprovado e começou a utilizar uma nova configuração. Que está sendo posta à prova. Com relação às velas, acredito que velas gastas, além de todos os problemas com relação ao consumo e queimas, acabam ficando úmidas, trazendo problemas para as bobinas e consequentemente à bateria e ao alternador. Sem entrar em detalhes técnicos.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


oi Reiner,

Apenas para que não fique o conceito errôneo sobre o sistema de ignição composto de bobina de ignição, capacitor, alternador e bateria.

O papel da bonina em um sistema de ignição é elevar a tensão no circuito.
O papel do capacitor é armazenar energia e a descarregar totalmente assim que o circuito fechar contato.
O papel do alternador é gerar energia e a enviar para a bateria da moto, que a armazena.
A bateria fornece energia para os circuitos elétricos da moto por demanda.

Velas de ignição gastas causam danos apenas à combustão da mistura ar/combustível e todos os problemas decorrentes desta.
Velas de ignição gastas não provocam danos ao sistema de ignição do motor.

Hoje já não há platinado, etc., tudo é resolvido eletronicamente no módulo de comando do motor, que recebe sinal da roda fônica informando a posição angular do virabrequim, para determinação do ponto correto de ignição em relação ao PMS dos cilindros.

Reiner
12-12-2022, 12:15
Obrigado Guilherme, sempre esclarecedor. Valeu!!!

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Marcelo DC
12-12-2022, 23:48
Oi Marcelo,

Não entendí tua frase...."Como curiosidade, o acesso ao oleo das 1250 foi ampliado em relação as 1200. Tem um video do Piu Motorrad mostrando isso também, outro que vc poderia consultar".

Acesso ao óleo ampliado?

A troca e reparo de alternador é coisa simples e corriqueira, só que agora há necessidade de desmontar o motor....

Oi Gnegraes. O estator das LC costumam queimar a parte superior dele, onde fica tudo pretejado. Ele fica parcialmente submerso de oleo dentro do rotor e tem as mesmas dimensões nas r1200 e r1250. Nas r1250 ele veio mais vazado, com mais entradas livre de oleo. Acho que 6 no lugar de 3 das 1200. Dizem que é para lubrificar melhor.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Victorguss
28-05-2023, 21:08
Boa noite, nos modelos Lc o estator fica banhado em óleo, se rodar com o nível de óleo um pouquinho baixo já pode ocasionar esse problema .. dizem que nas 2016 para frente foi solucionado. Abraços

crmendesme
29-05-2023, 13:53
Boa noite, nos modelos Lc o estator fica banhado em óleo, se rodar com o nível de óleo um pouquinho baixo já pode ocasionar esse problema .. dizem que nas 2016 para frente foi solucionado. Abraços

O problema esta mais para falha de projeto.