PDA

Ver Versão Completa : carretera austral em setembro



DanielAdv
20-04-2023, 20:43
Olá amigos, tudo bem por ai?

Estou planejando uma trip para o Atacama + carretera austral em setembro, alguém sabe informar se é uma boa época (possível pelas condições climáticas).

Aceito dicas e sugestões de passeios e pontos por la.

luiz baum
20-04-2023, 21:06
Olá amigos, tudo bem por ai?

Estou planejando uma trip para o Atacama + carretera austral em setembro, alguém sabe informar se é uma boa época (possível pelas condições climáticas).

Aceito dicas e sugestões de passeios e pontos por la.
Estou pesquisando sobre Ushuaia.
Pela proximidade imagino que a época recomendada para a carretera seja a mesma de Ushuaia .
Ouço o pessoal falar para ir a partir da metade de outubro.

Luiz Baum

P.ALMEIDA
22-04-2023, 09:59
Amigo, em Setembro vc vai pilotar em temperaturas próximas 2 ou zero. Eu fiz num Janeiro o Ushuaia e parte da Carretera Austral voltando mas o frio castiga mesmo no verão. Olha os relatos do Beto aqui no grupo que está por lá este mês. Eu voltarei por lá pra terminar a Carretera mas em Janeiro. Bons ventos.

Marcelo DC
24-05-2023, 20:20
Daniel, a Carreteira tem um clima proprio e com tendência de muita humidade. A regra do Ushuaia não funciona tão bem na Carreteira pois as chuvas são frequentes em qq época do ano. Eu fiz agora em abril de 2023 a carreteira pela segunda vez e peguei frio e chuva. As duas xs fui com plano B (exemplo: Ushuaia, Torres del Paine, etc...) acompanhando o tempo, pois se não estivesse bom perto de Bariloche eu optaria pelo plano B. De qualquer maneira e uma jornada sensacional. Fiz de Puerto Montt a Vila Ohiggs e voltei pelo Paso Rodolfo Roballos e gostei demais. Vale os perrengues do trajeto. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230524/646e8124a0aec5db4cd1dfaa32cea90b.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230524/e70c1728f426fa20eb88f090e6fc6d91.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230524/df69069ce54e9a17c04b9190f6420bc9.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230524/3bf57399dd7c4d6df133dedb1ca4f3f5.jpg

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

Rromagnani
24-05-2023, 21:25
Se vc gosta de pilotar no frio, certamente vai se divertir! KKKKKKK

Nunca fui pra Carreteira, logo não posso te ajudar, mas pro Ushuaia em Abril, foi beeemmm gelado!

Papeie com o Marcelo_DC que conhece melhor a Carreteira do que Pirassununga! KKKKKK

Kinha
24-05-2023, 21:47
Marcelo DC tocou o terror lá na Carretera. Deixou a gorducha bem segura na garagem e foi de tenerezinha.

Aproveitando, Marcelo DC tu pode nos contar como é a experiência de viajar com uma moto de baixa cilindrada até o pé da cordilheira, onde realmente a paisagem muda, o cansaço fica em stand by e a beleza do cenário toma conta de tudo? A teneré viaja confortável a 100 km/h?

Marcelo DC
25-05-2023, 13:57
Se vc gosta de pilotar no frio, certamente vai se divertir! KKKKKKK

Nunca fui pra Carreteira, logo não posso te ajudar, mas pro Ushuaia em Abril, foi beeemmm gelado!

Papeie com o Marcelo_DC que conhece melhor a Carreteira do que Pirassununga! KKKKKKKkk .... Pensando em qual desculpa vou usar para voltar lá ....:)

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

Marcelo DC
25-05-2023, 14:16
Marcelo DC tocou o terror lá na Carretera. Deixou a gorducha bem segura na garagem e foi de tenerezinha.

Aproveitando, Marcelo DC tu pode nos contar como é a experiência de viajar com uma moto de baixa cilindrada até o pé da cordilheira, onde realmente a paisagem muda, o cansaço fica em stand by e a beleza do cenário toma conta de tudo? A teneré viaja confortável a 100 km/h?Kinha .... Esse assunto vai longe .... Resumindo muito, na tenere viajo confortavel e o maior problema são os lugares com transito e caminhoes onde a direção é mais defensiva. Na moto maior vc se desenrola mais facil dos caminhoes. Cheguei a fazer 1080km em um dia na tenere e no geral ela é confortavel principalmente nas pernas que vai mais esticada que nas GS. Mas sim ... Para o Ushuaia teve dia de não conseguir passar de 80kmh. A vel de cruzeiro costuma ser de 90-105 e o consumo nessas viagens varia de 17 a 40km por litro. Mas quando chega no ripio da 40 ou estradas tranquilas perto das cordilheiras a tenerezinha e sensacional. Fui com anakee wild na frente e miras e07 atras que foram excelentes e fui descendo por estradas perifericas a 40 desde a altura de Salta/Ar. Tenho um prazer enorme em viajar com ela que hoje esta com 110000km. Como viajo sem roteiro e somente com a direção, eu nunca estou atrasado, então depois dos terceiro dia, faço pernas de 500-700km e nos dias de ripio de 100-400km. Uma moto maior vai melhor ate la mas dependendo da regiao pode sofrer um pouco. Ja fiz a carreteira com a Gs e se preparar bem a moto vai legal tb. Agora ela ta em manutenção e to dando uma boa geral nela. Voltei com 3 trincas na roda de ferro e quebra do suporte da bolha com as vibrações. É mais ou menos isso.

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

luiz baum
31-05-2023, 10:03
Kinha .... Esse assunto vai longe .... Resumindo muito, na tenere viajo confortavel e o maior problema são os lugares com transito e caminhoes onde a direção é mais defensiva. Na moto maior vc se desenrola mais facil dos caminhoes. Cheguei a fazer 1080km em um dia na tenere e no geral ela é confortavel principalmente nas pernas que vai mais esticada que nas GS. Mas sim ... Para o Ushuaia teve dia de não conseguir passar de 80kmh. A vel de cruzeiro costuma ser de 90-105 e o consumo nessas viagens varia de 17 a 40km por litro. Mas quando chega no ripio da 40 ou estradas tranquilas perto das cordilheiras a tenerezinha e sensacional. Fui com anakee wild na frente e miras e07 atras que foram excelentes e fui descendo por estradas perifericas a 40 desde a altura de Salta/Ar. Tenho um prazer enorme em viajar com ela que hoje esta com 110000km. Como viajo sem roteiro e somente com a direção, eu nunca estou atrasado, então depois dos terceiro dia, faço pernas de 500-700km e nos dias de ripio de 100-400km. Uma moto maior vai melhor ate la mas dependendo da regiao pode sofrer um pouco. Ja fiz a carreteira com a Gs e se preparar bem a moto vai legal tb. Agora ela ta em manutenção e to dando uma boa geral nela. Voltei com 3 trincas na roda de ferro e quebra do suporte da bolha com as vibrações. É mais ou menos isso.

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

Existem rodas de alumínio que possam ser colocadas na Tenere 250?

Luiz Baum

Reiner
31-05-2023, 11:05
Luiz, com certeza sim....
https://threeheads.com.br/
Verifique este site.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Marcelo DC
31-05-2023, 16:54
Existem rodas de alumínio que possam ser colocadas na Tenere 250?

Luiz BaumSim Luiz. Varias marcas compativeis. Aro 21x1.60 e aro 18x2.15 com 36 furos. O problema e que as genericas amassam enquanto essas originais sao mais resistentes. Existe ainda as com vies de off road ou motocross como as Excel takasago e as Viper off road que são bem resistentes. Para viagens longas assim seriam interessantes. Para rodar no asfalto por aqui não sei se compensa. Custam um pouco mais que as originais de ferro. 1000 a 2000 reais cada ( o aro sozinho). Os preços começam em 100 reais para as genericas de aluminio. O aro original custa de 700 a 1000.

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

Marcelo DC
31-05-2023, 17:31
Complementando, as rodas off road de aluminio tem peso semelhante as de ferro originais. A vantagem seria em relação a oxidação para quem roda em ambientes severos. Andei na praia com a minha e oxidou por dentro por exemplo. O mesmo acontece no uyuni e não limpa com a lavagem normal. A linha yamaha vem com aros de ferro. Ja a Xre vem com aro excel de aluminio. As honda xl, sahara e falcon tb são rodas de ferro e possuem preços menores que as rodas da yamaha tenere.

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

Kinha
31-05-2023, 17:36
Kinha .... Esse assunto vai longe .... Resumindo muito, na tenere viajo confortavel e o maior problema são os lugares com transito e caminhoes onde a direção é mais defensiva. Na moto maior vc se desenrola mais facil dos caminhoes. Cheguei a fazer 1080km em um dia na tenere e no geral ela é confortavel principalmente nas pernas que vai mais esticada que nas GS. Mas sim ... Para o Ushuaia teve dia de não conseguir passar de 80kmh. A vel de cruzeiro costuma ser de 90-105 e o consumo nessas viagens varia de 17 a 40km por litro. Mas quando chega no ripio da 40 ou estradas tranquilas perto das cordilheiras a tenerezinha e sensacional. Fui com anakee wild na frente e miras e07 atras que foram excelentes e fui descendo por estradas perifericas a 40 desde a altura de Salta/Ar. Tenho um prazer enorme em viajar com ela que hoje esta com 110000km. Como viajo sem roteiro e somente com a direção, eu nunca estou atrasado, então depois dos terceiro dia, faço pernas de 500-700km e nos dias de ripio de 100-400km. Uma moto maior vai melhor ate la mas dependendo da regiao pode sofrer um pouco. Ja fiz a carreteira com a Gs e se preparar bem a moto vai legal tb. Agora ela ta em manutenção e to dando uma boa geral nela. Voltei com 3 trincas na roda de ferro e quebra do suporte da bolha com as vibrações. É mais ou menos isso.

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk


Então, não tenho experiência alguma em trecho off (exceto de bicicleta), mas o peso da GS dá pra imaginar a diferença que faz uma moto muito mais leve. Experiência fantástica. Parabéns.