PDA

Ver Versão Completa : DYI Peças em material plástico



Gnegraes
08-06-2023, 09:50
All,

Um colega na Alemanha possui uma R1200GS.
Não estava satisfeito com a posição de faróis auxiliares de neblina montados no protetor de motor.
Fez um novo projeto, alocando os faróis mais acima e aparafusados na estrutura da carenagem do tanque e do paralamas superior, escondendo o suporte na parte interior.

Após modelar um protótipo na mão, passou o projeto para o computador em CAD.
Para fazer a peça utilizou uma impressora 3D bastante barata:

https://www.techstage.de/test/3D-Drucker-Creality-Ender-3-im-Test-billig-tolle-Ergebnisse-4243358.html

A impressora vem toda desmontada e custa Euro 179,00, sem frete e impostos. O texto está em alemão mas as fotos e os vídeos valem para compreender o equipamento.

Para o material utilizou o PA+30 que é uma Poliamida com 30% de fibra de vidro. Na Alemanha o quilo deste material é ao redor de Euro 20, muito barato. Uma poliamida é conhecida no mercado por um nome comercial que é o Nylon marca registrada da DuPont.

O resultado na minha opinião ficou excelente! Com um pouco de conhecimento técnico e bom gosto em design, o resultado possível supera as expectativas....

Desenho do suporte me 3D no CAD:

11580


Peças produzidas na impressora 3D:

11581


Faróis com o novo suporte:

11582

11583

11584

Reiner
08-06-2023, 13:14
O trabalho do irmão alemão realça o desenvolvimento da indústria para atender a quem adora fazer as coisas. E lá são acessíveis em preço e ofertas.
Mas, no aliexpress no caso dele, e pra nós além do aliexpress, tem muitos fornecedores dessa peça para instalação dos faróis auxiliares nesta posição. O que fica bem mais em conta, mas, tira o prazer da execução própria.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

crmendesme
10-06-2023, 00:06
Acredito ser o sonho de todo dono de moto antiga, poder desenvolver projetos assim, mais é muito complexo para os que tem pouco conhecimento com desenho técnico como eu.