PDA

Ver Versão Completa : Novo nesse novo mundo BM



Nogas
18-07-2023, 19:23
Fala Parceiros, Blz,

Meu nome é Erico Verissimo, sou das Minas Gerais,
tenho 39 anos, ando de moto desde meus 13 anos, CG, NX, Xtz, DT e minha penúltima Lander 250,
adquirir minha primeira BM, agora a 2 semanas, é uma R1250 GS Premium Brasil 2022, esta com 1300 km,
porem o oleo já baixou a baixo do nível da bolinha do visor do óleo,
o antigo dono cortou muito giro,
na minha região não tem mecânico especializado,
nem estou andando pelo nível esta baixo,
entrei em contato na Varellamotos, indicaram o motul 5100 10w40 e filtro k&N 160,
fazer troca de 5 mil km,
o motozão esta com o amortecedor de direção quebrado, sem o retrovisor direto,
e o carregador de celular do lado do painel tb foi removido.
No mais esta Top, muito grato de poder participar aqui com vcs, poder absorver experiência e contribuir tb.
Abraço a tds os Participantes.

Marcelo DC
18-07-2023, 19:40
Bem vindo Nogas. O oleo indicado da sua moto, conforme o manual, é o 5w40 e não 10w40 como indicado. O motul 5100 acredito que seja semi sintetico. Para a Gs, se for usar o motul, use o motul 7100 5w40.

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

Rromagnani
18-07-2023, 20:53
Bem vindo por aqui Nogas!

O MarceloDC já resolveu a dúvida…

Só uma pergunta… pq o antigo dono “cortava de giro” com frequência?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

EvertonM
18-07-2023, 21:25
Bem-vindo, Nogas, aproveite o Fórum.
Fiquei curioso - sua moto está com 1.300 ou 13.000 kms. É claro que depende muito do uso, cuidado, etc, mas na hipótese dos 1.300 kms, baixar óleo desse tanto seria um fato estranho. Vc está verificando da maneira prevista no manual ? (caso não tenha o manual, vc acha fácil na internet)
Quanto ao óleo, já foi esclarecido. Uma observação - não misture semissintético com sintético (o 5100 é semissintético, o 7100 é sintético).
As trocas de óleo previstas no manual, com o óleo correto, são a cada 10.000 kms.
Boa sorte e bons ventos.

Reiner
18-07-2023, 21:30
Bom vindo Nogas ,

Isso tudo sem falar na garantia.
Porque não faz a troca na CC...?
Os recall's estão em dia.?
A moto é muito nova para dispensar tudo isso....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Nogas
18-07-2023, 22:35
Bem vindo Nogas. O oleo indicado da sua moto, conforme o manual, é o 5w40 e não 10w40 como indicado. O motul 5100 acredito que seja semi sintetico. Para a Gs, se for usar o motul, use o motul 7100 5w40.

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

Obg Marcelo DC, estou pensando em usar o Castrol 5W40 Power 1 Racing, é esse mesmo que é o indicado? vi pessoal comentando aqui nos forum, porem não fala sobre o Racing, fala apenas do Castrol 5W40 Power 1, se trata do msm óle? ou motul 7100 5w40 é melhor, qual vc´s usam?

Nogas
18-07-2023, 22:42
Bem vindo por aqui Nogas!

O MarceloDC já resolveu a dúvida…

Só uma pergunta… pq o antigo dono “cortava de giro” com frequência?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Obg Roberto! eu não conheci o antigo dono comprei a moto da seguradora.

Nogas
18-07-2023, 22:54
Bem-vindo, Nogas, aproveite o Fórum.
Fiquei curioso - sua moto está com 1.300 ou 13.000 kms. É claro que depende muito do uso, cuidado, etc, mas na hipótese dos 1.300 kms, baixar óleo desse tanto seria um fato estranho. Vc está verificando da maneira prevista no manual ? (caso não tenha o manual, vc acha fácil na internet)
Quanto ao óleo, já foi esclarecido. Uma observação - não misture semissintético com sintético (o 5100 é semissintético, o 7100 é sintético).
As trocas de óleo previstas no manual, com o óleo correto, são a cada 10.000 kms.
Boa sorte e bons ventos.

Obg Everton, São 1.300 kms. Não tenho o manual, vou dar uma vasculhada, olhei por alto mas não achei, minha verificação foi pelo visor transparente do motor, com ela no descanso lateral, não fiz aquele procedimento de andar um pouco com a moto e colocar a suspensão no automático e parar no plano e fazer a verificação eletrônica, é essa verificação que vc se refere? Obg Everton.

Nogas
18-07-2023, 22:59
Bom vindo Nogas ,

Isso tudo sem falar na garantia.
Porque não faz a troca na CC...?
Os recall's estão em dia.?
A moto é muito nova para dispensar tudo isso....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Obg Marcos, como comprei da seguradora, acredito que não deve ter garantia mais? sobre os recall´s eu tenho que verificar no site da BMW Motorrad ?

crmendesme
19-07-2023, 07:05
Bem vindo ao forum Erico.

Gnegraes
19-07-2023, 07:38
Bem vindo ao fórum Nogas !!!

O óleo que você mencionou é o Castrol Power Racing 1, alguém esqueceu uma palavra.... ele é sintético.

Para ver o nível de óleo, a moto precisa estar sobre o cavalete central, o motor aquecido após rodar e aguardar 5 minutos para fazer a leitura.
Se o nível está tão baixo assim, faça a troca imediata do óleo e filtro de óleo.

Filtro de ar não precisa ser KN, pode ser o normal mesmo, você encontra na web, por exemplo no ML. O da Mahle é o "original" da BMW e o número dele é LX984/5.

Tua moto parece ter sido roubada, já que comprou de seguradora. Eu se fosse você colocaria em cima de uma caminhonete e levaria a uma CC para uma verificação geral. Não ligaria o motor e nem rodaria com ela.

Para ter o manual de Proprietário, você pode fazer download dele no site da BMW Motorrad.

Não sei o que é mais perto para você, Salvador ou Belzonti, mas levaria em CC BMW.

>>>> Não é uma moto que qualquer um mexe, muito fácil fazer besteira sem conhecimento técnico especializado.

Nogas
19-07-2023, 14:39
Bem vindo ao forum Erico.

Valeu Cristiano,

Gnegraes
19-07-2023, 15:16
Nogas,

Nun tein jeitu di negá qui ocê é minêru sô !!!
Panela de ferro, facas di churrasqueá, gamelas di madeira, fruta coída nu pé....

Nogas
19-07-2023, 15:23
Bem vindo ao fórum Nogas !!!

O óleo que você mencionou é o Castrol Power Racing 1, alguém esqueceu uma palavra.... ele é sintético.

Para ver o nível de óleo, a moto precisa estar sobre o cavalete central, o motor aquecido após rodar e aguardar 5 minutos para fazer a leitura.
Se o nível está tão baixo assim, faça a troca imediata do óleo e filtro de óleo.

Filtro de ar não precisa ser KN, pode ser o normal mesmo, você encontra na web, por exemplo no ML. O da Mahle é o "original" da BMW e o número dele é LX984/5.

Tua moto parece ter sido roubada, já que comprou de seguradora. Eu se fosse você colocaria em cima de uma caminhonete e levaria a uma CC para uma verificação geral. Não ligaria o motor e nem rodaria com ela.

Para ter o manual de Proprietário, você pode fazer download dele no site da BMW Motorrad.

Não sei o que é mais perto para você, Salvador ou Belzonti, mas levaria em CC BMW.

>>>> Não é uma moto que qualquer um mexe, muito fácil fazer besteira sem conhecimento técnico especializado.

Fala Guilherme, Obg.

A moto teve uma pequena colisão, eu peguei com 1.206 km e hj esta com 1.288 km, parei de andar qd vi o nível baixo, esses km que andei a moto ta bem suave.

Vou fazer a troca do óleo e filtro e levar em um mecanico na cidade de Montes Claros que a galera indicou, ou levar em um CC BMW como vc indicou, para da uma avaliada.

Salvador e BH fica muito longe. Ontem depois do poste eu conseguir localizar no site o manual, é o mesmo manual da 2020,

Qual oleo e filtro vc indica Guilherme?

Desde já muito obrigado pela orientações, muito grato.

Nogas
19-07-2023, 15:28
Nogas,

Nun tein jeitu di negá qui ocê é minêru sô !!!
Panela de ferro, facas di churrasqueá, gamelas di madeira, fruta coída nu pé....

kkkkkkkkkkkk, bom dmais Guilherme,

Moro em uma cidadezinha, mas o pessoal daqui mora td pra SP, e valeu pelas dicas do outro post, TMJ.

Benicio
19-07-2023, 15:48
Érico
Formei em 1987 e fui direto pavimentar a BR 122, era o engenheiro residente no trecho Porteirinha, Mato Verde, Monte Azul, Espinosa, Urandi-BA.
Na época, só tinha asfalto até Montes Claros!
Galera sensacional, boas lembranças!!!

Gnegraes
20-07-2023, 13:46
Fala Guilherme, Obg.

A moto teve uma pequena colisão, eu peguei com 1.206 km e hj esta com 1.288 km, parei de andar qd vi o nível baixo, esses km que andei a moto ta bem suave.

Vou fazer a troca do óleo e filtro e levar em um mecanico na cidade de Montes Claros que a galera indicou, ou levar em um CC BMW como vc indicou, para da uma avaliada.

Salvador e BH fica muito longe. Ontem depois do poste eu conseguir localizar no site o manual, é o mesmo manual da 2020,

Qual oleo e filtro vc indica Guilherme?

Desde já muito obrigado pela orientações, muito grato.



Filtro de óleo e de ar você pode comprar no ML.
O fabricante é a Mahle, fornecedora da BMW. Filtro de ar Lx984/5 e o de óleo OC619. Ambos são itens baratos.

Óleo no início para o amaciamento do motor deve ser um semi sintético. Você parece que acaba de passar essa fase.
No CC a 1a. troca ocorre 1.500km (me corrijam) e deve ser semi sintéitico, recomendo Motul 5100.
Com 10.000km você parte para Óleo sintético. Minha recomendação é o Castrol Powe rRacing 1 10W50, já que você mora em lugar bem quente.

Depois com mais vagar, te explico porque usar semi sintético no inicio e depois sintético.

Gnegraes
20-07-2023, 17:56
Érico
Formei em 1987 e fui direto pavimentar a BR 122, era o engenheiro residente no trecho Porteirinha, Mato Verde, Monte Azul, Espinosa, Urandi-BA.
Na época, só tinha asfalto até Montes Claros!
Galera sensacional, boas lembranças!!!

Uai sô!!! Nóssss...

Ocê é trecheru??? Termina un trechu, casca fora protu....

Benicio
20-07-2023, 19:15
Kkkkkkkkkk
Bons causos pra contar, junto da pinga e no torresminho!
Abração