Ver Versão Completa : Como escolher ferramentas Vídeo
https://youtu.be/zgCJAwrEYV8
Gnegraes
07-09-2023, 10:51
Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.
>>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
Se apertados pouco, soltam. Se muito, quebram....
Alguns poucos exigem o uso de trava rosca química por razões de segurança.
Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.
>>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
Penso exatamente a mesma coisa, Guilherme.
Com essa parafernalha eletrônico, não ouso pegar na chave de fenda para fazer qualquer tipo de serviço. Deu ruim, chama o guincho, ainda que seja para trazer de volta para a garagem de casa e analisar o que está acontecendo.
Mas, [tentar] fazer manutenção emergencial em meio a rodovias, não me agrada.
Aliás, até hoje ;););)não aprendi a desmontar as rodas da GS.
Gnegraes
07-09-2023, 15:03
Aliás, até hoje ;););)não aprendi a desmontar as rodas da GS.
Kinha,
É b astante simples:
Roda traseira:
- ferramenta: chave Torx T50 (torque 60Nm)
Como: ao montar apertar em cruz.
11621
Roda dianteira:
- ferramentas: sextavado macho 22mm (50Nm), chave Allen 8mm (19Nm) e Torx T40 para as 2 pinças de freio (30Nm).
- como: solte as pinças de freio e tire-as dos discos. Solte o parafuso de trava com chave Allen M8 e depois solte o eixo da roda.
11622
11623
Destas 4 ferramentas, posso assegurar que Torx e sextavado macho 22mm nenhum borracheiro tem, inclusive a maioria das oficinas mecânicas.
Como ninguém tem torquímetro, tente simular o aperto imaginando a força (10N = 1 kgf) em um braço de alavanca de 1 metro.
Na 1a oportunidade / próxima cidade procure uma oficina e aperte no torque correto.
Na bolsa de ferramentas levo um papel onde anotei os torques em caso de emergência.
Kinha,
É b astante simples:
Roda traseira:
- ferramenta: chave Torx T50 (torque 60Nm)
Como: ao montar apertar em cruz.
11621
Roda dianteira:
- ferramentas: sextavado macho 22mm (50Nm), chave Allen 8mm (19Nm) e Torx T40 para as 2 pinças de freio (30Nm).
- como: solte as pinças de freio e tire-as dos discos. Solte o parafuso de trava com chave Allen M8 e depois solte o eixo da roda.
11622
11623
Destas 4 ferramentas, posso assegurar que Torx e sextavado macho 22mm nenhum borracheiro tem, inclusive a maioria das oficinas mecânicas.
Como ninguém tem torquímetro, tente simular o aperto imaginando a força (10N = 1 kgf) em um braço de alavanca de 1 metro.
Na 1a oportunidade / próxima cidade procure uma oficina e aperte no torque correto.
Na bolsa de ferramentas levo um papel onde anotei os torques em caso de emergência.
Muito obrigado, Guilherme.
Guilherme,
Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.
Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.
No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".
Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.
PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.
O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU
Gnegraes
08-09-2023, 17:05
Guilherme,
Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.
Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.
No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".
Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.
PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.
O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU
Kinha,
Não há necessidade de retirar o corta neve da roda traseira.
Não vejo por que ajustar o eixo dianteiro com o peso da moto sobre ele (???).
O eixo se centraliza de forma rápida com a roda solta e no ar, é muito fácil.
Nunca ví fazerem isso, seja no RSD da BMW, seja Manual Haynes, sejam em oficinas e lojas de pneus
Na vez que retirei a roda foi muito fácil.
Boa noite quantos nm o parafuzo do bujão do óleo?
Gnegraes
27-10-2023, 07:46
Boa noite quantos nm o parafuzo do bujão do óleo?
Torque de 32Nm.
Não esquecer de trocar o anel de vedação do parafuso bujão do cárter.
Você tel o manual da gs 1200 2018
Gnegraes
27-10-2023, 11:13
Você tel o manual da gs 1200 2018
Está buscando o Manual de Serviço?
Você pode fazer download aqui. O último disponível vai para todas as motos até setembro de 2016.
Sim sim manual serviço não achei o link
Gnegraes
27-10-2023, 16:20
Sim sim manual serviço não achei o link
Procure na seção BMW R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Tutorias
Lá você tem o link para fazer download no OneDrive.
São 23 arquivos e demora bastante para baixar tudo.
Bom dia, me dá uma luz, achei a pasta RSD, abro ela tem 24 arquivos, você falou que eram 23, se puder me enviar o passo a passo certinho.
Gnegraes
29-10-2023, 16:43
Bom dia, me dá uma luz, achei a pasta RSD, abro ela tem 24 arquivos, você falou que eram 23, se puder me enviar o passo a passo certinho.
São 23 arquivos.
No tópico referente ao Manual de Serviço está explicado como proceder.