Ver Versão Completa : Nova R1300GS
Gnegraes
29-09-2023, 07:49
https://youtu.be/7tKkoWvbKCE?si=-ZsBmljk-VYqyBhK
caborge11
29-09-2023, 12:31
É certo que a beleza está nos olhos de quem vê, eu vou precisar de mais um tempo para me acostumar a esse visual. Quanto aos demais aspectos, o que eu vejo que poderia ser melhor na minha atual 1250 é a resposta do motor em baixa. Andei na nova Tiger 1200 e na Multistrada 1260 e a diferença é abismal, são muito mais fortes em baixa. Espero que o novo motor melhore isso, por que o shift cam, na minha opinião, não faz um bom trabalho. Não é ruim, mas a concorrência está bem à frente.
Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
EvertonM
29-09-2023, 20:49
Poisé, ainda não conseguir achar mais bonita que a minha.
Rromagnani
29-09-2023, 21:10
É certo que a beleza está nos olhos de quem vê, eu vou precisar de mais um tempo para me acostumar a esse visual. Quanto aos demais aspectos, o que eu vejo que poderia ser melhor na minha atual 1250 é a resposta do motor em baixa. Andei na nova Tiger 1200 e na Multistrada 1260 e a diferença é abismal, são muito mais fortes em baixa. Espero que o novo motor melhore isso, por que o shift cam, na minha opinião, não faz um bom trabalho. Não é ruim, mas a concorrência está bem à frente.
Enviado de meu moto g(9) play usando o TapatalkA percepção das pessoas é algo curioso...
Minha impressão é exatamente o oposto... acho a Tiger bem mais xoxa que a GS enquanto o motor não sobe de rotação...
Não vou falar da Ducati pq faz tempo que não ando com uma.
Mas isso é só minha impressão!
Quanto ao visual, eu concordo com vc... precisamos acostumar um pouco, mas já achei nesse vídeo bem melhor que nas fotos!
Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
caborge11
29-09-2023, 21:43
A percepção das pessoas é algo curioso...
Minha impressão é exatamente o oposto... acho a Tiger bem mais xoxa que a GS enquanto o motor não sobe de rotação...
Não vou falar da Ducati pq faz tempo que não ando com uma.
Mas isso é só minha impressão!
Quanto ao visual, eu concordo com vc... precisamos acostumar um pouco, mas já achei nesse vídeo bem melhor que nas fotos!
Enviado de meu SM-G780G usando o TapatalkPois é, muito estranho mesmo. Eu não vejo as pessoas reclamarem da GS nesse aspecto. Eu nunca andei em outra 1250 que não fosse a minha, mas andei numa Tiger 1200 das novas e um amigo meu fez o mesmo. Ele experimentou a minha e a Tiger e ele teve a mesma percepção que eu sobre as motos, é algo tão diferente de torque em baixa que parecem não ser comparáveis. Eu tive uma Tiger das antigas durante 5 anos, uma coisa é fato: o motor da Tiger da geração anterior é muuuuuuuuuuito mais linear e liso que o da minha 1250. Apenas como teste, saindo de um quebra molas a partir dos 28 km/h em sexta marcha eu ia acelerando e a moto respondia liso, sem reclamar. Na Gs eu tento fazer o mesmo de 3a marcha e ela vibra toda, quase morre. Eu vejo que na Gs eu tenho que cambiar muito mais para manter o motor com boa resposta, algo que na Tiger eu nem me preocupava
Gnegraes
30-09-2023, 10:36
All,
É necessário entender alguns detalhes técnicos muito importantes ao analisar os dois motores.
1) Triumph tem motor de 3 cilindros em linha, BMW motor de 2 cilindros boxer.
O desempenho e respostas deles são obrigatoriamente diferentes, são projetos diferentes.
O motor de 3 cilindros em linha obrigatoriamente tem acelerações mais rápidas que um de 2 cilindros boxer.
Ao usar o motor de um veículo deve-se sempre analisar com cuidado a curva de Potência / Torque versus rpm.
A curva de torque é a mais importante delas e é ela que te informa como usar o motor. Ela te indica em qual rotação mais baixa o motor te entrega um torque que te permita acelerar de modo adequado e com bom desempenho.
Ao pilotar você deve olhar APENAS para o contagiros, é ele que te informa se você está na faixa adequada da curva de torque. Ignore indicador de marcha e velocímetro. Se a rotação estiver baixa, deve reduzir a marcha e com isso entrar na faixa ótima de uso.
O exemplo de estar em 6a marcha a 28km/h é irreal e não é assim que se pilota uma moto de câmbio manual e sem conversor de torque.
Se você gosta de pilotar assim, deve comprar uma moto / scooter que tenha câmbio automático e conversor de torque.
O exemplo de carro com câmbio automático te mostra sem que você perceba como funciona: se você acelerar e as forças disponibilizados na roda não forem adequadas, o conversor de torque sente isso e reduz automaticamente as marchas para adequar o sistema. Simples assim...
Não dá para pilotar câmbio manual como se fosse automático com conversor de torque.... não vai funcionar....
2) Shitcam BMW
O sistema shiftcam da BMW modifica o funcionamento do comando de válvulas do motor.
Ele não é responsável por aumentar o torque e as respostas à aceleração do motor, ao contrário, ele reduz o desempenho geral...
A redução no torque e respostas à aceleração são reduzidas de modo a permitir uma pilotagem mais suave e com baixo torque disponibilizado na roda traseira, evitando derrapagens e quedas em situação de pista com água, barro, areia sobre solo duro, etc. torna a pilotagem mais agradável e muito mais segura.
Como o shiftcam faz isso? O eixo de comando possui duas posições com cames diferentes, tanto na altura do ressalto como na posição angular.
Na posição de baixo torque, as válvulas abrem menos que em sua abertura máxima, reduzindo o desempenho do motor. Além da abertura angular ser atrasada, tudo em pról de limitar o motor.
caborge11
30-09-2023, 12:47
All,
É necessário entender alguns detalhes técnicos muito importantes ao analisar os dois motores.
1) Triumph tem motor de 3 cilindros em linha, BMW motor de 2 cilindros boxer.
O desempenho e respostas deles são obrigatoriamente diferentes, são projetos diferentes.
O motor de 3 cilindros em linha obrigatoriamente tem acelerações mais rápidas que um de 2 cilindros boxer.
Ao usar o motor de um veículo deve-se sempre analisar com cuidado a curva de Potência / Torque versus rpm.
A curva de torque é a mais importante delas e é ela que te informa como usar o motor. Ela te indica em qual rotação mais baixa o motor te entrega um torque que te permita acelerar de modo adequado e com bom desempenho.
Ao pilotar você deve olhar APENAS para o contagiros, é ele que te informa se você está na faixa adequada da curva de torque. Ignore indicador de marcha e velocímetro. Se a rotação estiver baixa, deve reduzir a marcha e com isso entrar na faixa ótima de uso.
O exemplo de estar em 6a marcha a 28km/h é irreal e não é assim que se pilota uma moto de câmbio manual e sem conversor de torque.
Se você gosta de pilotar assim, deve comprar uma moto / scooter que tenha câmbio automático e conversor de torque.
O exemplo de carro com câmbio automático te mostra sem que você perceba como funciona: se você acelerar e as forças disponibilizados na roda não forem adequadas, o conversor de torque sente isso e reduz automaticamente as marchas para adequar o sistema. Simples assim...
Não dá para pilotar câmbio manual como se fosse automático com conversor de torque.... não vai funcionar....
2) Shitcam BMW
O sistema shiftcam da BMW modifica o funcionamento do comando de válvulas do motor.
Ele não é responsável por aumentar o torque e as respostas à aceleração do motor, ao contrário, ele reduz o desempenho geral...
A redução no torque e respostas à aceleração são reduzidas de modo a permitir uma pilotagem mais suave e com baixo torque disponibilizado na roda traseira, evitando derrapagens e quedas em situação de pista com água, barro, areia sobre solo duro, etc. torna a pilotagem mais agradável e muito mais segura.
Como o shiftcam faz isso? O eixo de comando possui duas posições com cames diferentes, tanto na altura do ressalto como na posição angular.
Na posição de baixo torque, as válvulas abrem menos que em sua abertura máxima, reduzindo o desempenho do motor. Além da abertura angular ser atrasada, tudo em pról de limitar o motor.Oi Guilherme!
Pelas suas respostas no fórum vejo em várias situações que você tem dificuldade de entendimento ou não quer entender. Vamos lá, o exemplo de estar em 6a marcha a 28km/h é REAL, no caso da Tiger 1200 2016, que era o modelo que eu tinha, isso correspondia a aproximadamente 1200 rpm, o que é perfeitamente factível para a Tiger, não para a BMW, por que o motor iria apagar na mesma situação. Se você ler novamente o que eu escrevi, foi apenas um teste que me permitiu concluir sobre o comportamento da moto em diferentes faixas de rotação do motor. Desde que eu eu tenha condições, eu compro a moto que eu quiser, não preciso de suas orientações.
Sobre a curva de torque das motos em questão não tenho acesso, mas a percepção é que na Tiger é muito mais plana, força em qualquer rotação. Eu particularmente migrei para a BMW e continuo com ela por que a ciclistica é impecável, não vejo outra bigtrail com o mesmo comportamento.
Como usuário me interessa o comportamento da moto, foco nos fins. Acho Interessante os meios, mas por mais que tenha uma engenharia exuberante por de trás, isso não é relevante para mim se não traz bons resultados (cabe dizer que sou engenheiro de formação, rsrs). Digo isso por que na minha percepção uma das maiores virtudes da GS é também um ponto fraco: o motor. Ele é espetacular por que permite um centro de gravidade baixo contribuindo muito para a ciclística, mas deixa a desejar em desempenho. Ainda assim, para meu uso, a Gs é a moto mais adequada.
EvertonM
30-09-2023, 14:14
Na minha visão GS e Tiger são propostas diferentes, apesar de estarem no mesmo nicho das Big Trail - motor, suspensão, aerodinâmica, eletrônica... acredito que tudo isso influencia na sensação da pilotagem e torna a comparação mais difícil, pois entra também a expectativa do vivente.
Tive uma TEX 2015 e achava seu motor fantástico e senti uma perda nesse aspecto quando migrei para a GS. Em compensação, com a GS passei a ter uma moto mais "no chão" com eletrônica de ponta. E quando fui para a GSA tive isso e um pouco mais.
No fim, ambas são excelentes motocicletas, a depender do ponto de vista e o que se espera da máquina.
caborge11
30-09-2023, 14:18
Na minha visão GS e Tiger são propostas diferentes, apesar de estarem no mesmo nicho das Big Trail - motor, suspensão, aerodinâmica, eletrônica... acredito que tudo isso influencia na sensação da pilotagem e torna a comparação mais difícil, pois entra também a expectativa do vivente.
Tive uma TEX 2015 e achava seu motor fantástico e senti uma perda nesse aspecto quando migrei para a GS. Em compensação, com a GS passei a ter uma moto mais "no chão" com eletrônica de ponta. E quando fui para a GSA tive isso e um pouco mais.
No fim, ambas são excelentes motocicletas, a depender do ponto de vista e o que se espera da máquina.Oi Everton, essa é minha percepção. Saindo da Tiger eu perdi motor, mas ganhei em ciclística, o que para mim é mais relevante!
Gnegraes
30-09-2023, 18:49
Oi Guilherme!
Pelas suas respostas no fórum vejo em várias situações que você tem dificuldade de entendimento ou não quer entender. Vamos lá, o exemplo de estar em 6a marcha a 28km/h é REAL, no caso da Tiger 1200 2016, que era o modelo que eu tinha, isso correspondia a aproximadamente 1200 rpm, o que é perfeitamente factível para a Tiger, não para a BMW, por que o motor iria apagar na mesma situação. Se você ler novamente o que eu escrevi, foi apenas um teste que me permitiu concluir sobre o comportamento da moto em diferentes faixas de rotação do motor. Desde que eu eu tenha condições, eu compro a moto que eu quiser, não preciso de suas orientações.
Sobre a curva de torque das motos em questão não tenho acesso, mas a percepção é que na Tiger é muito mais plana, força em qualquer rotação. Eu particularmente migrei para a BMW e continuo com ela por que a ciclistica é impecável, não vejo outra bigtrail com o mesmo comportamento.
Como usuário me interessa o comportamento da moto, foco nos fins. Acho Interessante os meios, mas por mais que tenha uma engenharia exuberante por de trás, isso não é relevante para mim se não traz bons resultados (cabe dizer que sou engenheiro de formação, rsrs). Digo isso por que na minha percepção uma das maiores virtudes da GS é também um ponto fraco: o motor. Ele é espetacular por que permite um centro de gravidade baixo contribuindo muito para a ciclística, mas deixa a desejar em desempenho. Ainda assim, para meu uso, a Gs é a moto mais adequada.
Oi Christian,
A rotação de marcha lenta das GS é de 1.150rpm. Querer que o motor BMW responda à aceleração nesta rotação em 6a marcha a 28km/h e a 1.200rpm é muito difícil. Pelo teu relato, a menos de tratores e de veículos com caixa de redução na saída do câmbio, a Tiger é o 1o veículo que ouvi falar com um desempenho assim, nas características que você citou.
O câmbio da BMW é muito bem escalonado, tendo a sua 1a marcha bem longa, o que permite rodar devagar com bom torque disponível na roda traseira.
Nesta velocidade e nesta rotação 1a marcha e 2a marcha são as adequadas.
Rromagnani
30-09-2023, 19:08
Pois é, muito estranho mesmo. Eu não vejo as pessoas reclamarem da GS nesse aspecto. Eu nunca andei em outra 1250 que não fosse a minha, mas andei numa Tiger 1200 das novas e um amigo meu fez o mesmo. Ele experimentou a minha e a Tiger e ele teve a mesma percepção que eu sobre as motos, é algo tão diferente de torque em baixa que parecem não ser comparáveis. Eu tive uma Tiger das antigas durante 5 anos, uma coisa é fato: o motor da Tiger da geração anterior é muuuuuuuuuuito mais linear e liso que o da minha 1250. Apenas como teste, saindo de um quebra molas a partir dos 28 km/h em sexta marcha eu ia acelerando e a moto respondia liso, sem reclamar. Na Gs eu tento fazer o mesmo de 3a marcha e ela vibra toda, quase morre. Eu vejo que na Gs eu tenho que cambiar muito mais para manter o motor com boa resposta, algo que na Tiger eu nem me preocupava
Essa questão de sair devagar com marcha alta eu concordo com vc… a GS reclama bastante e a tiger sai tranquilo.
A impressão que a tiger sempre me passou é que em baixas rotações (e até em média) ela demora para responder ao acelerador…. Eu até brincava com um amigo que tinha uma chamando ela de xoxona….
Fiz um ótimo test ride na nova e achei ela bem melhor, mas ainda assim, a resposta demora um pouco mais que a bm…
Mas convenhamos… ambas são excelentes e vai apenas do gosto do cliente!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Marcelo DC
30-09-2023, 19:32
Eu andei na tiger nova e achei que ela evoluiu muito. Também achei as primeiras marchas mais curtas que a da GS. Mesmo devagar eu tinha que andar em segunda na tiger, diferente da GS. Caracteristicas bem diferentes.
Sobre a 1300, já estou acostumando com o visual. Curioso para testar.
Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk
Marcelo DC
30-09-2023, 19:45
Algumas curiosidades da GS1300:
- parece que a bolha eletrica abaixa menos que a manual para não cobrir todo o radar.
- 19litros
- 3 rodas diferentes
- abaixa em velocidades menores ( acho que 50kmh)
- banco do passageiro perdeu 10cm
- parece bem facil mexer na bolha manual
- Nao achei a luz de freio. Ta nas setas? Nao achei uma imagem legal.
- radar dianteiro e traseiro
- vi uma imagem com o joelho do piloto bem dobrado. Sera que "esportivaram" mais as pedaleiras recuando elas?
É o que eu lembrei agora.
Marivaldo
01-10-2023, 20:27
Há alguma informação sobre o modelo Adventure (capacidade do tanque, itens de serie, etc...) ?
EvertonM
01-10-2023, 21:08
Andei fazendo umas pesquisas no oráculo Google e não encontrei nada sobre eventual modelo Adventure. Li especulações que poderia vir com motor 1400, mas pareceu pura achologia. Estou ansioso para saber como será.
Rromagnani
01-10-2023, 21:30
Acredito que a ADV ainda deve demorar alguns meses… vamos aguardar…
Gnegraes
02-10-2023, 09:32
Para quem quiser detalhes do novo motor e fotos, visitem a reportagem da revista Motorrad abaixo, que está comemorando 120 anos de vida. Incrível!!!
https://www.motorradonline.de/typen/bmw-r-1300-gs-motor-technik-neuer-boxer/
Para o ano de 2024, o próximo passo evolutivo no novo motor será de 1.254cc para exatamente 1.300cc.
Resulta de diâmetros de cilindro e pistões medindo 106,5 milímetros cada e um curso de pistão de 73 milímetros. Comparado com o 1250, o diâmetro interno é 4 milímetros maior e o curso é 3 milímetros mais curto.
O motor de dois cilindros refrigerado a ar e a líquido continua girando até 9.000 rpm. Atinge a potência máxima de 145,5CV (107 kW) @7.750 rpm e o torque máximo de 149Nm @6.500 rpm.
A engenharia da BMW aumentou os diâmetros das válvulas, onde as duas válvulas de admissão por cilindro cresceram de 40 para 44 milímetros e as duas válvulas de escape cresceram cada uma de 34 para 35,6 milímetros. Eles também aumentaram novamente a compressão, de 12,5:1 para 13,3:1 (vai pedir cada vez mais gasolina melhor de alta octanagem...)
Além disso, a BMW agora coloca os acionamentos da árvore de cames individualmente em cada lado do cilindro. No cilindro esquerdo, que ainda está alguns centímetros à frente do cilindro direito na direção de deslocamento devido às bielas, a corrente de distribuição do cabeçote DOHC passa atrás do cilindro e na frente dele no cilindro direito oposto . Isso compensa a assimetria na vista superior.
Como de costume, o líquido refrigerante flui especificamente ao redor dos cabeçotes e parcialmente ao redor dos cilindros, enquanto o ar também é usado para resfriamento - afinal, é para isso que o Boxer está predestinado.
O novo boxer 1300 não possui mais um eixo de balanceamento separado; em vez disso, pesos de balanceamento são colocados no virabrequim e no alternador. Com o total de um eixo a menos no trem de força, o sentido de rotação do virabrequim e do cardã muda. O momento de tombamento durante as mudanças de carga, que antes era típico dos boxers, foi amplamente equilibrado e, portanto, eliminado.
A posição de instalação da transmissão muda: a caixa de 6 velocidades está agora sob o motor e não mais atrás dele. Isso reduz o comprimento total do motor e diminui o peso. De acordo com a BMW, o 1300 boxer é 3,9 kgf mais leve que o 1250, e um total de 6,5 kgf foram supostamente economizados em todo o trem de força.
Aliás, a empresa japonesa Musashi continua fornecendo a transmissão. Após o recall e atualização do software da BMW R1250 GS devido a eixos de entrada de transmissão quebrados ocasionais, a transmissão também foi reforçada.
DanielAdv
02-10-2023, 15:17
Na minha humilde opinião, no inicio achei muito feia, depois vi um video mostrando mais o farol, e ai mudou meu sentimento um pouco.. negocio é analisar pessoalmente, mas ainda acho a 1250 mais bonita.. alguma ideia de quando chega no Brasil?? a concessionaria daqui me informou que só setembro do ano que vem, será que demora tanto?
Marcelo DC
02-10-2023, 16:49
Na minha humilde opinião, no inicio achei muito feia, depois vi um video mostrando mais o farol, e ai mudou meu sentimento um pouco.. negocio é analisar pessoalmente, mas ainda acho a 1250 mais bonita.. alguma ideia de quando chega no Brasil?? a concessionaria daqui me informou que só setembro do ano que vem, será que demora tanto?Acho que nas outras vezes demorou menos, mas a mudança agora foi maior. Não sei como fica para a fabrica e fornecedores. Tb achei feia nas fotos espias e agora ja acho melhor. Acho que ao vivo deve ser mais legal ainda. Depois do testdrive deve ser maravilhosa. :)
Rromagnani
02-10-2023, 18:05
Na minha humilde opinião, no inicio achei muito feia, depois vi um video mostrando mais o farol, e ai mudou meu sentimento um pouco.. negocio é analisar pessoalmente, mas ainda acho a 1250 mais bonita.. alguma ideia de quando chega no Brasil?? a concessionaria daqui me informou que só setembro do ano que vem, será que demora tanto?
Tive a mesma sensação… não gostei a primeira vista e nos vídeos já achei interessante! Kkk
Rromagnani
02-10-2023, 18:05
Acho que nas outras vezes demorou menos, mas a mudança agora foi maior. Não sei como fica para a fabrica e fornecedores. Tb achei feia nas fotos espias e agora ja acho melhor. Acho que ao vivo deve ser mais legal ainda. Depois do testdrive deve ser maravilhosa. :)
Kkkkkkkk. Bem por aí!
EvertonM
02-10-2023, 20:29
Poisé, devagar vai se acostumando com o novo visual. Mas o preço, não me acostumo de jeito nenhum !
Gnegraes
09-10-2023, 14:17
Dentre vários detalhes do novo motor, me causou um pouco de surpresa o fato do motor ainda ser predominantemente resfriado ar.
Todas as informações prévias informavam que seria feito totalmente por líquido.
O resfriamento líquido do motor 1250cc na área do cabeçote foi ampliado para o cilindro.
O ar ainda é o maior responsável pela rejeição de calor do motor.
Por total falta de espaço frontal, o resfriador de óleo não foi retomado, uma pena.
Gnegraes
13-10-2023, 17:21
Alguns vídeos oficiais da fábrica estão disponíveis, mas em alemão e com legendas em inglês.
Além do que já havia enviado sobre o motor obtido na matéria da revista Motorrad, mais alguns detalhes interessantes e novos:
- setas dianteiras integradas nos protetores de mão.
- suspensão dianteira Telever reprojetada, traseira Paralever tradicional.
- suspensão verdadeiramente ativa: com a moto parada, abaixa toda a suspensão para facilitar o apoio dos pés no chão. Baixinhos, chegou a vez de vocês !!!!
- chassis central confeccionado em chapa de aço, chassis traseiro em Alumínio fundido.
- novo tanque em alumínio.
- novo centro de produção na fábrica de Spandau em Berlin para a R1300GS, montagem totalmente robotizada.
- um dos targets principais do projeto foi tornar a moto menos complexa, mais simples e confiável.
No vídeo abaixo, o time responsável pelo design e projeto explica a nova R1300GS:
https://youtu.be/-gg-0eT4w6k?si=ia4Sy7QEmunwn15c
Escolheram a Argentina para fazer os testes de campo, enorme variedade de pistas, climas, etc e no meio do nada, sem curiosos e gente para atrapalhar. Além de terem obtido imagens espetaculares para o MKT....
Sem dúvida, é uma nova moto. Bem parecida com a R1250GS.
THE PACESETTER
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Neste video um ótimo review da mesma
https://youtu.be/ugquUBRADCk?si=I5GEHpnBeXvQblix
Uma comparação interessante com as competidoras
11655
Gnegraes
17-10-2023, 17:36
Uma comparação interessante com as competidoras
11655
Marcel,
Muito boa essa tabela, dá para saber em detalhes como andam as coisas nas bigtrails. Excelente comparativo e completíssimo.
O target da BMW no projeto da R1300GS foi o de encostar e incomodar os seus mais diretos competidores a nível mundial: Ducati e Triumph.
Me chamou a atenção o torque da R1300GS 149Nm, é o maior dentre todas...
E isso é muito bom, afinal em 95% do tempo que pilotamos estamos usando torque. Particularmente se quisesse aceleração (= potência..) teria comprado uma R1000RR...
Consumo muito bom, o melhor nas grandes, só perde para ela mesma nos modelos R1250GS....:cool:
Rromagnani
17-10-2023, 22:01
Marcel,
Muito boa essa tabela, dá para saber em detalhes como andam as coisas nas bigtrails. Excelente comparativo e completíssimo.
O target da BMW no projeto da R1300GS foi o de encostar e incomodar os seus mais diretos competidores a nível mundial: Ducati e Triumph.
Me chamou a atenção o torque da R1300GS 149Nm, é o maior dentre todas...
E isso é muito bom, afinal em 95% do tempo que pilotamos estamos usando torque. Particularmente se quisesse aceleração (= potência..) teria comprado uma R1000RR...
Consumo muito bom, o melhor nas grandes, só perde para ela mesma nos modelos R1250GS....:cool:
No torque só aumentou a diferença…
Não sou muito ligado em números e o que gosto da 1200/1250 é a manobrabilidade (se é que existe essa palavra) e suavidade da moto.
Espero que a 1300 no mínimo mantenha essa característica.
caborge11
17-10-2023, 22:24
Bem legal o resumo!!! O que me chama a atenção é sobre os números de torque, como eu falei mais acima, a Ducati Multi V4 e a Tiger 1200 demonstram muito mais força ao subir as marchas mesmo com números de torque máximo inferiores à GS. Imagino que isso se deve a curva de torque, possivelmente mais plana na Tiger e Ducati, ainda que o torque máximo da GS seja atingido em uma rotação mais baixa que elas.
Enviado de meu 2303CRA44A usando o Tapatalk
Gnegraes
18-10-2023, 07:52
Bem legal o resumo!!! O que me chama a atenção é sobre os números de torque, como eu falei mais acima, a Ducati Multi V4 e a Tiger 1200 demonstram muito mais força ao subir as marchas mesmo com números de torque máximo inferiores à GS. Imagino que isso se deve a curva de torque, possivelmente mais plana na Tiger e Ducati, ainda que o torque máximo da GS seja atingido em uma rotação mais baixa que elas.
Isso não tem absolutamente nada a ver com a curva de torque do motor, mas com a relação de redução das marchas do câmbio.
As BMWs RXXXXGS sempre tiveram a 1a marcha longa, nos modelos atuais vai até 80km/h. Te permite rodar a baixas velocidades sem necessidade de cambiar a todo momento, o que é muito interessante e útil.
As relações de redução do câmbio das GSs são desta forma para que te permita andar na faixa ideal de torque em velocidades maiores na estrada, que é o foco do projeto, vitorioso por sinal.
A prova da excelência das relações de redução do câmbio é o fato de ter o melhor consumo de combustível dentre todas as grandes Bigtrails.
Prova inexorável que se roda utilizando de forma correta a faixa de torque ideal no range de rotações.
Gnegraes
18-10-2023, 07:55
No torque só aumentou a diferença…
Não sou muito ligado em números e o que gosto da 1200/1250 é a manobrabilidade (se é que existe essa palavra) e suavidade da moto.
Espero que a 1300 no mínimo mantenha essa característica.
Beto,
Acho que a ciclística da R1300 GS deve ter melhorado, pois na nova concepção do motor o CG (centro de gravidade) do motor é mais baixo,
Isso é fruto de terem adotado a posição do câmbio embaixo do motor.
caborge11
18-10-2023, 13:43
Isso não tem absolutamente nada a ver com a curva de torque do motor, mas com a relação de redução das marchas do câmbio.
As BMWs RXXXXGS sempre tiveram a 1a marcha longa, nos modelos atuais vai até 80km/h. Te permite rodar a baixas velocidades sem necessidade de cambiar a todo momento, o que é muito interessante e útil.
As relações de redução do câmbio das GSs são desta forma para que te permita andar na faixa ideal de torque em velocidades maiores na estrada, que é o foco do projeto, vitorioso por sinal.
A prova da excelência das relações de redução do câmbio é o fato de ter o melhor consumo de combustível dentre todas as grandes Bigtrails.
Prova inexorável que se roda utilizando de forma correta a faixa de torque ideal no range de rotações.É justamente o contrário: um câmbio muito longo não te permite rodar em baixas velocidades, você é obrigado a reduzir. Basta andar numa GS e nas outras motos com uma marcha mais alta e em baixa velocidade que você percebe isso. Foi justamente o meu exemplo de andar de 6a. Marcha à 28 km/h na Tiger, coisa que nem de terceira a Ga consegue.
É justamente o contrário: um câmbio muito longo não te permite rodar em baixas velocidades, você é obrigado a reduzir. Basta andar numa GS e nas outras motos com uma marcha mais alta e em baixa velocidade que você percebe isso. Foi justamente o meu exemplo de andar de 6a. Marcha à 28 km/h na Tiger, coisa que nem de terceira a Ga consegue.
Opinião de um mero usuário.
Minha GS é 22/21, para se entender a relação de câmbio. Além do câmbio nada suave (que acredito ser característica do projeto), acho o giro muito alto em velocidades moderadas. Se não estou enganado, a 4000 giros a velocidade é de 112 km/h. Vai ver é mal costume de dirigir carros por muito tempo.... mas me agradaria se a relação fosse um tantinho mais longa.
Precisa acelerar? Marcha pra baixo e a coisa se resolve. Na maior dos tempos, se pilota em rodovia em 6ª marcha em velocidade de cruzeiro. Daí meu desejo que o motor girasse em menor rotação.
Gnegraes
18-10-2023, 16:50
Opinião de um mero usuário.
Minha GS é 22/21, para se entender a relação de câmbio. Além do câmbio nada suave (que acredito ser característica do projeto), acho o giro muito alto em velocidades moderadas. Se não estou enganado, a 4000 giros a velocidade é de 112 km/h. Vai ver é mal costume de dirigir carros por muito tempo.... mas me agradaria se a relação fosse um tantinho mais longa.
Precisa acelerar? Marcha pra baixo e a coisa se resolve. Na maior dos tempos, se pilota em rodovia em 6ª marcha em velocidade de cruzeiro. Daí meu desejo que o motor girasse em menor rotação.
Kinha,
Rotação do motor a 4.000rpm não é alta, está na metade do range do motor, salvo engano vai ao limite de 8.000rpm.
E nesta rotação você está na faixa de torque ideal, se acelerar, o motor responde.
Relação mais longa? Precisa mais velocidade? Acho que a GS não foi feita para andar mais rápido do que já anda, não tem aerodinâmica condizente.
Veja as curvas de Potência e Torque dos motores 1200 e 1250 LC (as linhas claras são do 1200 e as escuras do 1250):
11656
No caso do teu motor (1250), veja que entre 4.000rpm e 7.500rpm o torque é quase constante varia de 130 a 145Nm, uma variação muito pequena.
Se você estiver rodando nesta faixa de rotações, se acelerar forte, o motor responde na hora....
É justamente o contrário: um câmbio muito longo não te permite rodar em baixas velocidades, você é obrigado a reduzir. Basta andar numa GS e nas outras motos com uma marcha mais alta e em baixa velocidade que você percebe isso. Foi justamente o meu exemplo de andar de 6a. Marcha à 28 km/h na Tiger, coisa que nem de terceira a Ga consegue.
Neste video ele mostra um exemplo que na 5 marcha ele anda abem de boas
Outra coisa a moto teve uma redução do tamanho lateral do motor em 6mm, e o tanque mais baixo reduzir inda mais o centro de gravidade, o motor se tornou mais eficiente e leva 1 L a menos d gasolina no tanque.
Também o quadro estampado deixou a moto mais fina, rígida, e mais curta, deixando muito mais ágil no off e em baixas velocidades.
A roda que antes era de liga, agora é de aluminio forjado com 6kg de redução, e a roda raiada teve reforços.
Gnegraes
19-10-2023, 08:10
Christian,
Eu nunca afirmei que o câmbio das GSs é longo, apenas informei que a relação de redução da 1a marcha é longa....
O conceito é parecido com os câmbios de F1, 1a marcha muito longa (vai a aprox. 150km/h) e as demais marchas escalonadas e com diferenças curtas entre si.
Isso permite que o piloto faça qualquer chicane e curva de baixa velocidade na 1a marcha e sem ter de cambiar. Já imaginou ter de cambiar dentro de de uma chicane???
Na GS se você fizer as contas de rotações partindo da roda até o motor, chegará à rotação do motor da GS em 6a marcha e a 28km/h: 1.005rpm...
Como a marcha lenta é de 1.150rpm, em 6a marcha o motor morre...
Nas outras marchas as rotações do motor são:
- em 5a marcha: 1.113rpm
- em 4a marcha: 1.262rpm
- em 3a marcha: 1.536rpm
- em 2a marcha: 2.011rpm
- em 1a marcha: 2.816rpm.
- redução primária: 1,737
A uma velocidade de 28km/h só é possível rodar em 1a e 2a marchas, em 3a marcha não....
Vou ver se consigo os dados da Tiger 900 e fazer os cálculos.
Só preciso da relação de redução coroa-pinhão, da 6 marcha e da rotação de marcha lenta.
Gnegraes
19-10-2023, 09:21
Christian,
Eu nunca afirmei que o câmbio das GSs é longo, apenas informei que a relação de redução da 1a marcha é longa....
O conceito é parecido com os câmbios de F1, 1a marcha muito longa (vai a aprox. 150km/h) e as demais marchas escalonadas e com diferenças curtas entre si.
Isso permite que o piloto faça qualquer chicane e curva de baixa velocidade na 1a marcha e sem ter de cambiar. Já imaginou ter de cambiar dentro de de uma chicane???
Na GS se você fizer as contas de rotações partindo da roda até o motor, chegará à rotação do motor da GS em 6a marcha e a 28km/h: 1.005rpm...
Como a marcha lenta é de 1.150rpm, em 6a marcha o motor morre...
Nas outras marchas as rotações do motor são:
- em 5a marcha: 1.113rpm
- em 4a marcha: 1.262rpm
- em 3a marcha: 1.536rpm
- em 2a marcha: 2.011rpm
- em 1a marcha: 2.816rpm.
- redução primária: 1,737
A uma velocidade de 28km/h só é possível rodar em 1a e 2a marchas, em 3a marcha não....
Vou ver se consigo os dados da Tiger 900 e fazer os cálculos.
Só preciso da relação de redução coroa-pinhão, da 6 marcha e da rotação de marcha lenta.
Christian,
Na Tiger 900 com pneu traseiro 150/70R17 (mesmo perímetro externo do pneu da GS), temos uma relação coroa-pinhão de 50:16, 6a marcha 0,9671 e redução primária 1,652.
Fazendo as contas a 28km/h em 6a marcha, a rotação do motor é de 1.174rpm.
A rotação de marcha lenta dela é de 1.200rpm.....
Gnegraes
21-10-2023, 11:58
Por que tão devagar ?
Antonio,
O assunto surgiu quando o Caborge 11 publicou o seguinte: .... Eu tive uma Tiger das antigas durante 5 anos, uma coisa é fato: o motor da Tiger da geração anterior é muuuuuuuuuuito mais linear e liso que o da minha 1250. Apenas como teste, saindo de um quebra molas a partir dos 28 km/h em sexta marcha eu ia acelerando e a moto respondia liso, sem reclamar. Na Gs eu tento fazer o mesmo de 3a marcha e ela vibra toda, quase morre.
Não sei como um motor suporta ser acelerado em 6a marcha a 28km/h e com rotações pouco abaixo da marcha lenta....
Busquei os números dos câmbios e mostrei as rotações tanto na GS como na Tiger. Mostrei o conceito do câmbio das GSs com 1a marcha longa (e o porque ...) e as rotações em todas as marchas a uma velocidade de 28km/h.
Não sei como a Tiger com torque inferir à GS consegue.... apenas analiso números e mecânica de potência de motores.
Gnegraes
22-10-2023, 19:38
Duas novidades na R1300GS:
- com a moto parada, a suspensão desce e permite que o piloto coloque os pés no chão com mais facilidade.
Isso para os baixinhos, é uma facilidade muito grande.
https://youtu.be/9grbx-Xxy3c
- o cavalete central agora tem assistência elétrica, para facilitar colocar e retirar a moto do cavalete.
Em minha opinião, bobagem desnecessária. É somente questão de jeito: colocar o peso do corpo na alavanca do cavalete e ao mesmo tempo puxar a moto para trás, ela sobe no cavalete facilmente...
https://youtube.com/watch?v=oDKKYg-sEvY&si=bcPjLed33yOI0gik
Gnegraes
22-10-2023, 20:06
Teste de velocidade em uma Autobahn na Alemanha.
Scott Warner fez teste de velocidade máxima em rodovia.
Atingiu com muita facilidade a velocidade de 230km/h, com muita estabilidade e maciez.
E isso com chuva leve....
Também elogia muito o novo para-brisas e os defletores laterais, ruído muito baixo em alta velocidade causado pelo ar.
O som do vídeo é o real de dentro do capacete, realmente muito baixo.
Fala também do conforto em pilotar a R1300Gs. Tece muitos elogios ao novo ACC - Active Cruise Control
https://youtu.be/oCRWlscnDTQ?si=jue9sjqxs6qAGQrX
Rromagnani
22-10-2023, 20:22
De tudo o que vi e li sobre a moto, um fato eu realmente não gostei…
As pedaleiras estão mais recuadas, em uma posição mais esportiva… isso prejudica bastante o conforto qdo se roda muitos kms seguidos…
Gnegraes
23-10-2023, 17:43
Mais alguns detalhes da R1300GS:
- amortecedor de direção incluido.
- juntas universais (cardã) no eixo de transmissão são maiores que as anteriores.
- o sistema de trava das Malas laeriais e Topcase é feito com a chave keyless. Reprojetaram o conjunto e agora tem um perfil mais arredondado.
Observação: O sistema de rebaixamento da suspensão é opcional, não vem em todos os modelos.
- juntas universais (cardã) no eixo de transmissão são maiores que as anteriores.
- o sistema de trava das Malas laeriais e Topcase é feito com a chave keyless. Reprojetaram o conjunto e agora tem um perfil mais arredondado.
Observação: O sistema de rebaixamento da suspensão é opcional, não vem em todos os modelos.
O amortecedor de direção já tinha na anterior, pelo menos na adventure…
Sent from my iPhone using Tapatalk
De tudo o que vi e li sobre a moto, um fato eu realmente não gostei…
As pedaleiras estão mais recuadas, em uma posição mais esportiva… isso prejudica bastante o conforto qdo se roda muitos kms seguidos…
Também não me agrada essa pedaleira recuada. Descaracteriza a proposta da moto.
Se meu joelho já reclamava antes, agora então...
Quer dizer que é essa tranca elétrica também vai para os bagageiros.... E eu que pensava em eu dia conseguir neutralizar essa trava da tampa de combustível para evitar problemas futuros.
Gnegraes
25-10-2023, 07:26
Mais um detalhe importante:
- o plano de manutenção da R1300GS prevê a troca do eixo de transmissão aos 80.000km.
Às custas do proprietário obviamente.....
- o plano de manutenção da R1300GS prevê a troca do eixo de transmissão aos 80.000km.
Às custas do proprietário obviamente.....Você trocaria aos chegar 80kkm, por constar no plano de revisão?
Trocar peças por tempo, hora ou km de uso só helicóptero e avião....
Kinha,
Rotação do motor a 4.000rpm não é alta, está na metade do range do motor, salvo engano vai ao limite de 8.000rpm.
E nesta rotação você está na faixa de torque ideal, se acelerar, o motor responde.
Relação mais longa? Precisa mais velocidade? Acho que a GS não foi feita para andar mais rápido do que já anda, não tem aerodinâmica condizente.
Veja as curvas de Potência e Torque dos motores 1200 e 1250 LC (as linhas claras são do 1200 e as escuras do 1250):
11656
No caso do teu motor (1250), veja que entre 4.000rpm e 7.500rpm o torque é quase constante varia de 130 a 145Nm, uma variação muito pequena.
Se você estiver rodando nesta faixa de rotações, se acelerar forte, o motor responde na hora....
Guilherme, a rotação mais baixa seria apenas para ter um pouco mais de conforto. Um giro menor, menos consumo, menos barulho. Sou assumidamente um coxinha, dificilmente trafego em estrada de chão e acima do limite de velocidade.
Às custas do proprietário obviamente.....
Se seguir a risca o plano de manutenção, vai custar (ainda mais) caro manter o brinquedo. Aliás, foi para o ralo a tese da marca de que o cardãn dispensaria manutenção. Agora, não apenas se exige, como mandam trocar.
Kinha, entrando no assunto. Esta "tese" sempre foi conversa de quem não conhece. A manutenção deve sempre ser feita, o grande diferencial é poder rodar 10/15/20 kkm sem ter que lubrificar e com muito menor risco de partir....
Gerando segurança e conforto sem dúvida nenhuma....
Gnegraes
25-10-2023, 15:17
Guilherme, a rotação mais baixa seria apenas para ter um pouco mais de conforto. Um giro menor, menos consumo, menos barulho. Sou assumidamente um coxinha, dificilmente trafego em estrada de chão e acima do limite de velocidade.
Kinha,
Nada contra rotações baixas no motor...
Mas há de se ter uma rotação tal que o torque nessa rotação seja maior que o requerido pela roda motriz.
Gnegraes
25-10-2023, 15:24
Kinha, entrando no assunto. Esta "tese" sempre foi conversa de quem não conhece. A manutenção deve sempre ser feita, o grande diferencial é poder rodar 10/15/20 kkm sem ter que lubrificar e com muito menor risco de partir....
Gerando segurança e conforto sem dúvida nenhuma....
Reiner, você está certo, fazendo o serviço direito, não dá problemas.
Kinha, o eixo de transmissão não apresenta problemas nas motos fabricadas até 2013, a última totalmente resfriada a ar.
Com a mudança de lado da balança monobraço, ""reprojetaram"" as coifas de borracha, que além de serem mais finas, são mais moles.
Saem de seus alojamentos com facilidade, permitindo a entrada de água e sujeira. Não é necessário continuar e repetir o que todos sabemos...
Postei o vídeo do Piu aqui. CCs no Brasil via de regra são um lixo. Mecânicos mal treinados e que não sabem o que estão fazendo na maioria das vezes.
Gnegraes
26-10-2023, 18:51
Se seguir a risca o plano de manutenção, vai custar (ainda mais) caro manter o brinquedo. Aliás, foi para o ralo a tese da marca de que o cardãn dispensaria manutenção. Agora, não apenas se exige, como mandam trocar.
Kinha,
A BMW recomenda a troca do eixo de transmissão, assim como recomenda a troca das velas, da correia do alternador, do óleo da caixa de redução da roda traseira, etc, etc, etc....
Se você proprietário vai trocar ou não de acordo com a recomendação, essa é uma decisão e um problema teu, assim como a responsabilidade sobre o que ocorrer.
Fazendo a revisão correta costumeira a cada 20k e que as coifas estejam íntegras e em sua posição correta, é certeza que não apresentará problemas.
A posição da BMW nesta recomendação é totalmente jurídica e tirando a responsabilidade da fábrica se algo ocorrer com o eixo, caso não tenha sido efetuada a troca... "Eu não disse? eu avisei!!!..."
O eixo de transmissão é coisa séria. Imagine estar a 160km/h na rodovia (Alemanha) e uma das juntas universais do eixo se quebra. Acidente na certa.
E as responsabilidades recaem ou sobre a fábrica, ou sobre o proprietário.
Gnegraes
29-10-2023, 20:13
Novas Malas laterais e Topcase Vario BMW
As novas Malas e Topcase estão com novo design.
O Topcase e a Mala esquerda possuem agora alteração do volume / tamanho de modo contínuo. A mala direita não, pelo fato de já ter seu volume restrito pelo encaixe da mala sobre o escapamento.
Possuem luz interna (interessante!!!) e tomada USB para ligar cabos.
O travamento no suporte na moto é feito com a chave de presença, ou seja, é elétrico.
Possuem novos limites da carga útil, que no total é de 30kgf.
Mas o curioso é que definiram quanto pode ser colocado dentro e na parte externa delas:
Topcase
carga interna 6kgf
carga externa 2kgf
Mala esquerda/direita
carga interna 10kgf
carga externa 1 kgf
A velocidade máxima autorizada é de 180km/h com o Topcase e Malas, com certeza devido à aerodinâmica do conjunto da moto.
https://youtu.be/q-sytom6U9I?si=FQb49cvDGsFxuYQZ
EvertonM
29-10-2023, 21:45
Esse modelo novo é um "sumidouro" de dinheiro - o vivente vai ter que comprar tudo novo, pois aparentemente os acessórios das 1200/1250 não servirão.
Acho que vou ficar com minha "velhinha" por muito tempo.
Gnegraes
30-10-2023, 11:04
Plano de manutenções preventivas BMW
11657
Rromagnani
31-10-2023, 17:33
Esse modelo novo é um "sumidouro" de dinheiro - o vivente vai ter que comprar tudo novo, pois aparentemente os acessórios das 1200/1250 não servirão.
Acho que vou ficar com minha "velhinha" por muito tempo.
Kkkk. São dois…. Já programei a próxima troca…. Vai ser uma 2031 edição especial de 50 anos….
A moto com certeza vai existir… minha dúvida é se EU vou existir! Kkkkkkkkk
EvertonM
31-10-2023, 22:47
Ainda vamos rodar muito, Roberto. Assim Deus quererá !!
E vai ser muito bom estacionar minha moto na vaga de idoso. rsrs
Rromagnani
02-11-2023, 13:12
Ainda vamos rodar muito, Roberto. Assim Deus quererá !!
E vai ser muito bom estacionar minha moto na vaga de idoso. rsrs
Kkkkkkkkk
Gnegraes
02-11-2023, 16:56
Kkkkkkkkk
Existe vaga de moto para idoso???
Existe vaga de moto para idoso???No super mercado estaciono a moto na vaga de carros para idoso. Primeiro, porque a area cercada para motos não cabe a GS e segundo, nao tenho outra opcao.Não tenho o cartão específico pra moto, mas como nunca reclamaram acho que a cara basta....kkkkk
crmendesme
03-11-2023, 20:08
No super mercado estaciono a moto na vaga de carros para idoso. Primeiro, porque a area cercada para motos não cabe a GS e segundo, nao tenho outra opcao.Não tenho o cartão específico pra moto, mas como nunca reclamaram acho que a cara basta....kkkkk
KKKKK essa foi boa.
Marivaldo
04-11-2023, 07:09
Em estacionamentos de motos eu ocupo 2 vagas. Às vezes estaciono em vaga pra automóveis. Nunca vi ninguem reclamar.
clovismr
09-11-2023, 09:04
Bom dia a todos.
Passando para saber da nova GS.
O que observei até agora:
Altura do banco ao solo: concorrência é o que há de melhor, tempos atrás surgiram kits de rebaixamento de BT nos EUA com as motos aumentando de tamanho limitando altura do consumidor, aí uma empresa lá lançou um kit pra GS. Não era barato, mas...
A Harley não perdeu tempo e já colocou como opcional na dela.
Eu acho que a BMW demorou um pouco. Mas resolveu e eu acho que pode virar tendência na categoria.
Cardan: Super Tènèrè 1200 manda lembranças... é impressionante como essa moto mantém o preço. O último ano, 2020,continua na faixa de 70mil mesmo fora de linha. Talvez a Yamaha devesse ter insistido mais.
Não entendi o porque da Tiger 1200 mudar abandonando o monobraço e essa de 80mil km da BMW não foi algo muito bom de se saber. Não ajuda. De novo, ST 1200 manda lembranças. HD não embarcou no cardã, por que será? Só BMW e Triumph nas BT.
Pelas fotos, ficou muito, mas muito mais bonita que as anteriores com aquelas treliças e aquele emaranhado de ferragens (sei, alumínio e tal). Excelente moto, líder inconteste do mercado, mas nunca gostei do design dela. A "leitura" era estranha, não consigo ver harmonia nem beleza no desenho dela.
Agora, pelas fotos, mudou. Muito mas muito mais bonita. Na verdade achei o produto liso, harmônico, limpo, decifrável, linda. Essa GS tá muito bonita. A conclusão é que finalmente os alemães resolveram pensar em estética além da funcionalidade e qualidade. Que espero não terem abandonado apesar dos 80 mil km ... Yamaha Yamaha ... vocês deveriam ter licenciado o conjunto pra BMW, não?rsrs
Simples, essa do cardan foi extremamente broxante. Não vai ajudar em nada.
Não porque não gosto de monobraço é que de fato não confio naquilo, mas sei que não sou a definir o quer que seja. É que o sistema deveria ser e deve ser algo sem vida útil, é que acho. Yamaha é assim, Triumph não sei. BMW pisou legal.
Se for pra dar dor de cabeça eu prefiro a corrente. Pelo manos no olhar já sei como está e não preciso desmontar nada.
No mais,gosto é igual c... cada um tem o seu rsrs.
E essa moto tá muito linda!! PQP!
Gnegraes
09-11-2023, 14:56
Bom dia a todos.
Passando para saber da nova GS.
O que observei até agora:
Altura do banco ao solo: concorrência é o que há de melhor, tempos atrás surgiram kits de rebaixamento de BT nos EUA com as motos aumentando de tamanho limitando altura do consumidor, aí uma empresa lá lançou um kit pra GS. Não era barato, mas...
A Harley não perdeu tempo e já colocou como opcional na dela.
Eu acho que a BMW demorou um pouco. Mas resolveu e eu acho que pode virar tendência na categoria.
Cardan: Super Tènèrè 1200 manda lembranças... é impressionante como essa moto mantém o preço. O último ano, 2020,continua na faixa de 70mil mesmo fora de linha. Talvez a Yamaha devesse ter insistido mais.
Não entendi o porque da Tiger 1200 mudar abandonando o monobraço e essa de 80mil km da BMW não foi algo muito bom de se saber. Não ajuda. De novo, ST 1200 manda lembranças. HD não embarcou no cardã, por que será? Só BMW e Triumph nas BT.
Pelas fotos, ficou muito, mas muito mais bonita que as anteriores com aquelas treliças e aquele emaranhado de ferragens (sei, alumínio e tal). Excelente moto, líder inconteste do mercado, mas nunca gostei do design dela. A "leitura" era estranha, não consigo ver harmonia nem beleza no desenho dela.
Agora, pelas fotos, mudou. Muito mas muito mais bonita. Na verdade achei o produto liso, harmônico, limpo, decifrável, linda. Essa GS tá muito bonita. A conclusão é que finalmente os alemães resolveram pensar em estética além da funcionalidade e qualidade. Que espero não terem abandonado apesar dos 80 mil km ... Yamaha Yamaha ... vocês deveriam ter licenciado o conjunto pra BMW, não?rsrs
Simples, essa do cardan foi extremamente broxante. Não vai ajudar em nada.
Não porque não gosto de monobraço é que de fato não confio naquilo, mas sei que não sou a definir o quer que seja. É que o sistema deveria ser e deve ser algo sem vida útil, é que acho. Yamaha é assim, Triumph não sei. BMW pisou legal.
Se for pra dar dor de cabeça eu prefiro a corrente. Pelo manos no olhar já sei como está e não preciso desmontar nada.
No mais,gosto é igual c... cada um tem o seu rsrs.
E essa moto tá muito linda!! PQP!
Clóvis,
Balança monobraço não tem nada a ver com transmissão por eixo. São coisas independentes.
Balança monobraço tem alguma vantagens incontestes:
- primeiro que é muito mais rígida que a balança de dois braços, que torce e com ela vai junto o eixo e a roda.
Permite o uso de mono amortecedor e mola centrais, com automação de configuração de rigidez e tempo de resposta da suspensão.
- segundo que a facilidade para trocar um pneu é incomparavelmente mais simples e rápida.
Eixo de transmissão tem tido problemas na BMW num passado muito recente, há coisa de 10 anos para ser mais exato.
Antes era um problema quase desconhecido nas motos BMW.
As causas? Simples que chegam a dar raiva...
- de 2013 para cá (LC) as coifas são muito moles e saem de seus alojamentos com facilidade, permitindo a entrada de água e sujeira.
- falta de procedimento correto ATÉ NAS CONCE$$IONÁRIAS no tocante à lubrificação dos eixos estriados e das coifas.
Exemplos de sucesso mesmo nas motos de 2013 para cá existem aos montes, assista aos vídeos do Piu e veja a quantidade de motos com centenas de milhares de km e eixos perfeitos....
Nova política da BMW de recomendar a troca do eixo com 80k km. Devem ter motivos, legais inclusive. Com aumento da potência e torque, acidentes podem acontecer com feridos e mortes.
99% das motos do mundo usam corrente de rolos e engrenagens na transmissão. Troca-se em média a cada 40k km e ninguém reclama.
Rromagnani
09-11-2023, 15:39
Como o amigo disse, gosto cada um tem o seu… kkkk
Particularmente achei a moto bacana, mas estranhei o farol mais baixo com o sensor do controle adaptativo em cima…. Da a impressão que a testa ficou enorme… kkkkkkk
Também não gostei muito da traseira fininha e sem a lanterna, muito embora tenho dúvidas que a BR vai ser assim por conta de legislação de trânsito.
Tenho quase certeza que cometeram um pecado mortal ao reposicionar as pedaleiras para trás em uma posição mais esportiva…. Quanto mais flexionados os joelhos, menor o conforto… vamos ver…
A história da troca do carda acredito que seja muito mais para resguardo de possível problema do que uma orientação técnica…. Basta abrir e lubrificar cada 10k e seja feliz por muitos kms…
Vamos esperar o lançamento e começar a fazer os testes!
Como o amigo disse, gosto cada um tem o seu… kkkk
Particularmente achei a moto bacana, mas estranhei o farol mais baixo com o sensor do controle adaptativo em cima…. Da a impressão que a testa ficou enorme… kkkkkkk
Também não gostei muito da traseira fininha e sem a lanterna, muito embora tenho dúvidas que a BR vai ser assim por conta de legislação de trânsito.
Tenho quase certeza que cometeram um pecado mortal ao reposicionar as pedaleiras para trás em uma posição mais esportiva…. Quanto mais flexionados os joelhos, menor o conforto… vamos ver…
A história da troca do carda acredito que seja muito mais para resguardo de possível problema do que uma orientação técnica…. Basta abrir e lubrificar cada 10k e seja feliz por muitos kms…
Vamos esperar o lançamento e começar a fazer os testes!
Essa história do cardan e a troca com 80k (sei que o tópico não se presta ao assunto, mas para não perder a viagem...). Um casal que acompanho nas redes sociais postou a km da moto: 230k km (por aí). Perguntei sobre a manutenção: trocaram o cardan por conta do recall branco da BM. Ou seja, se feita a manutenção adequada, a troca pode ser questionada (dispensada?).
Claro, kinha...até porque estará fora da garantia, isto é, terá casos execipcionais de viajantes atingindo os 80k dentro da garantia.
clovismr
09-11-2023, 17:44
Obrigado pelo esclarecimento, Guilherme.
Gnegraes
09-11-2023, 17:58
Essa história do cardan e a troca com 80k (sei que o tópico não se presta ao assunto, mas para não perder a viagem...). Um casal que acompanho nas redes sociais postou a km da moto: 230k km (por aí). Perguntei sobre a manutenção: trocaram o cardan por conta do recall branco da BM. Ou seja, se feita a manutenção adequada, a troca pode ser questionada (dispensada?).
Kinha,
Eu tenho absoluta certeza disso.
Tenho um amigo com uma R1100GS 1992 branca Paris Dakar, está com 265.000km, trocou o eixo uma só vez. Usa no dia a dia.
Outro amigo tem uma R1100R 1996, está com 240.000km, eixo original. Faz uma manutenção mais severa a cada 100k km com abertura de cabeçote, descarbonização de cabeça de pistões, assento das válvulas, fecha e vai rodar. Óbvio que trocas de óleo, velas, filtros, etc., conforme manual.
Eixo original.....
clovismr
09-11-2023, 18:02
Não ia questionar alguns itens que discordo, mas até pra enriquecer o debate, vou fazê-lo:
"Balança monobraço tem alguma vantagens incontestes:
- primeiro que é muito mais rígida que a balança de dois braços, que torce e com ela vai o eixo e a roda.
Permite o uso de mono amortecedor e mola centrais, com automação de configuração de rigidez e tempo de resposta da suspensão.
- segundo que a facilidade para trocar um pneu é incomparavelmente mais simples e rápido."
Entendo o contrário, até porque todos os esforços da roda vão pra um ponto só. As forças verticais ao eixo, as tranversaís ao eixo e aquelas devido a tração propriamente dita. São esforços sempre tridensionais AGINDO NUM ÚNICO PONTO. Acho difícil dois pontos de apoio responderem de forma inferior à esse acúmulo de tensões. Todo esforço de torção (tridimensionais, diga-se de passagem)está concentrado num único ponto.E isso é visual.
A única maneira de uma balança convencional ser inferior a um monobraço é devido erro de projeto, é o que acho. Caso contrário as motos de trilha e de cross usariam o sistema de mono braço. Não é o que vejo.
A menos que eu esteja confundindo, mas esmagadora maioria de motos até de pequena cilindrada utilizam-se de mono amortecedor central, e balança convencional, inclusive em trilhas e competições de motocross como já citado acima. O monoamortecedor central é coisa já usual, comum. De fato não entendi sua colocação.
Não vejo onde está a vantagem do monobraço frente a balança convencional quanto ao amortecimento central. De fato não entendi.
A facilidade de troca de pneu é fato inconteste.
Gnegraes
10-11-2023, 07:27
Não ia questionar alguns itens que discordo, mas até pra enriquecer o debate, vou fazê-lo:
"Balança monobraço tem alguma vantagens incontestes:
- primeiro que é muito mais rígida que a balança de dois braços, que torce e com ela vai o eixo e a roda.
- segundo que a facilidade para trocar um pneu é incomparavelmente mais simples e rápido."
Entendo o contrário, até porque todos os esforços da roda vão pra um ponto só. As forças verticais ao eixo, as tranversaís ao eixo e aquelas devido a tração propriamente dita. São esforços sempre tridensionais AGINDO NUM ÚNICO PONTO. Acho difícil dois pontos de apoio responderem de forma inferior à esse acúmulo de tensões. Todo esforço de torção (tridimensionais, diga-se de passagem)está concentrado num único ponto.E isso é visual.
A única maneira de uma balança convencional ser inferior a um monobraço é devido erro de projeto, é o que acho. Caso contrário as motos de trilha e de cross usariam o sistema de mono braço. Não é o que vejo.
A menos que eu esteja confundindo, mas esmagadora maioria de motos até de pequena cilindrada utilizam-se de mono amortecedor central, e balança convencional, inclusive em trilhas e competições de motocross como já citado acima. O monoamortecedor central é coisa já usual, comum. De fato não entendi sua colocação.
Não vejo onde está a vantagem do monobraço frente a balança convencional quanto ao amortecimento central. De fato não entendi.
A facilidade de troca de pneu é fato inconteste.
A rigidez de um componente é previamente calculada para determinada deformação. Não conheço notícia de alguma balança monobraço ter quebrado.
Me indique uma moto de alta performance que use balança de duplo braço, incluindo aí as de competição on- e off-road.
A esmagadora maioria de motos no mundo são scooters, CGs, Fazers e outras coisinhas asiáticas, de baixa performance e baratas.
Esse é um outro mercado, outras tecnologias com seus baixos custos de produção.
"Me indique uma moto de alta performance que use balança de duplo braço, incluindo aí as de competição on- e off-road."
Guilherme, Sao poucas as motos de alta performance com monobraço. Somente motos exclusivas e de alto valor. No moto GP e WSBK somente as Ducati....motos off road não me lembro de nenhuma....
Até Bmw SS1000R e balança dupla.
Gnegraes
10-11-2023, 10:47
"Me indique uma moto de alta performance que use balança de duplo braço, incluindo aí as de competição on- e off-road."
Guilherme, Sao poucas as motos de alta performance com monobraço. Somente motos exclusivas e de alto valor. No moto GP e WSBK somente as Ducati....motos off road não me lembro de nenhuma....
Até Bmw SS1000R e balança dupla.
Obrigado pela informação
Corrigindo, no motogp a desmocedici Ducati é balança dupla com corrente.....
EvertonM
11-11-2023, 00:01
Eita... tô gostando desse debate !
Gnegraes
11-11-2023, 10:58
Corrigindo, no motogp a desmocedici Ducati é balança dupla com corrente.....
KTM, Ducati, Guzzi, Honda, Yamaha e Triumph também tem suspensão monobraço traseira em alguns de seus modelos.
Fonte: Wikipedia.en
clovismr
17-11-2023, 09:45
Bom dia a todos.
Acho que vou criar outra polêmica kkkk....
Vamos lá, deixando o monobraço de lado, até porque por menos que eu goste daquilo ainda assim teria uma gs, ou melhor, terei!
E a dúvida que tenho é o que vi no site norte-americano da BMW: a 1300 está mais barata que a 1250. Eu não entendi essa.
1250 a 22,165.00 :
https://www.bmwmotorcycles.com/en/models/adventure/r1250gs.html
e 1300 a 19,890.00
https://www.bmwmotorcycles.com/en/models/adventure/r1300gs.html
Parece que as duas são versões básicas, de entrada.
Eu não entendi o lançamento mais em conta que o modelo atual que está saindo de linha.
Alguém poderia explicar?
Eu explico:
Jogada de marketing, não tem nenhuma das duas a pronta entrega....então, quem quiser alguma moto modelo antigo vai ter que pagar mais. Ou seja, oba, vou aproveitar o preço da R1300GS....
Entendeu!!!
clovismr
17-11-2023, 15:35
Reiner,
Entendi... faz sentido. E por aqui, será que vai na mesma?
Reiner,
Entendi... faz sentido. E por aqui, será que vai na mesma?Clóvis, bom dia!!!
Aqui é o velho esquema, sempre dizem que o lançamento vai demorar e promovem a venda até o fim do estoque. Você compra e passa 2 meses chega a nova versão....e vc fica p#%& da vida.
clovismr
27-11-2023, 12:09
"Clóvis, bom dia!!!
Aqui é o velho esquema, sempre dizem que o lançamento vai demorar e promovem a venda até o fim do estoque. Você compra e passa 2 meses chega a nova versão....e vc fica p#%& da vida."
tem jeito não ... kkkkkkkkkkkkkk
Gnegraes
27-11-2023, 17:41
"Clóvis, bom dia!!!
Aqui é o velho esquema, sempre dizem que o lançamento vai demorar e promovem a venda até o fim do estoque. Você compra e passa 2 meses chega a nova versão....e vc fica p#%& da vida."
tem jeito não ... kkkkkkkkkkkkkk
Na Alemanha estão dando desconto nas 1250....
Posso estar enganado, mas não vi enorme e indiscutível aceitação ao modelo 1300 aqui no Brasil. A coisa pode estar no meio a meio, mas acho que a 1300 vai demorar mais para ganhar a simpatia dos consumidores.
A 1250, ainda que tenha um ou outro ponto discutível (cardan é um deles), é um projeto já consolidado no mercado. E tem outra: comprar o "início do projeto" sempre deixa algum receio.
Este fim de semana estava escutando o Piu nas redes sociais e ele fez alguns comentários das 2013 e 2014.... Não é mera coincidência que seja justamente o modelo de transição.
Gnegraes
27-11-2023, 18:16
Posso estar enganado, mas não vi enorme e indiscutível aceitação ao modelo 1300 aqui no Brasil. A coisa pode estar no meio a meio, mas acho que a 1300 vai demorar mais para ganhar a simpatia dos consumidores.
A 1250, ainda que tenha um ou outro ponto discutível (cardan é um deles), é um projeto já consolidado no mercado. E tem outra: comprar o "início do projeto" sempre deixa algum receio.
Este fim de semana estava escutando o Piu nas redes sociais e ele fez alguns comentários das 2013 e 2014.... Não é mera coincidência que seja justamente o modelo de transição.
De tudo que lí e ví em videos de testes, a 1300 é espetacular.
É uma outra moto, outra ciclística, mais dócil de tocar, por incrível que pareça...
Concordo que a primeira LC em 2013 teve vários problemas, mas todos eles sanados. A menos das malditas coifas muito moles da balança
As coifas foram consertadas tbem, hoje estão bem mais resistentes, firmes e justas....
E eu tbem não compraria uma R1300GS 2024, esperaria pelo menos 2025....
EvertonM
27-11-2023, 20:27
Também estou nessa, Reiner. Até porque pretendo ficar no modelo Adventure, que nem foi lançado.
Gnegraes
28-11-2023, 07:43
As coifas foram consertadas tbem, hoje estão bem mais resistentes, firmes e justas....
E eu tbem não compraria uma R1300GS 2024, esperaria pelo menos 2025....
Oi Reiner,
Alteraram as coifas, mas demorou alguns anos....
clovismr
28-11-2023, 08:41
Num vídeo que vi o cara dizia que a coifa da Tiger 1200 e partes do cardan serviriam na GS - não lembro ano/modelo mas era uma LC. A coifa ele mostrou instalando enquanto falava do resto. E eu não marquei o canal... m@#*!!
O conjunto de coifas da Tiger não chegava a 100 reais enquanto da BMW o preço era muito mais alto. Em ambos só encontrados em concessionárias.
Lembrando que se eram de fato da Tiger não tem como confirmar - estou vendendo como comprei.
Procede?
Obs: visualmente acho as duas balanças (monobraço) muito parecidas, e sei que isso não diz nada... rsrs
Também estou nessa, Reiner. Até porque pretendo ficar no modelo Adventure, que nem foi lançado.
Então, na conversa que tive dias atrás com a concessionária, a adventure talvez venha um pouco diferenciada, motor 1.400 cc. Mas vai tempo... nem foi lançada no velho continente.
Gnegraes
28-11-2023, 09:54
Num vídeo que vi o cara dizia que a coifa da Tiger 1200 e partes do cardan serviriam na GS - não lembro ano/modelo mas era uma LC. A coifa ele mostrou instalando enquanto falava do resto. E eu não marquei o canal... m@#*!!
O conjunto de coifas da Tiger não chegava a 100 reais enquanto da BMW o preço era muito mais alto. Em ambos só encontrados em concessionárias.
Lembrando que se eram de fato da Tiger não tem como confirmar - estou vendendo como comprei.
Procede?
Obs: visualmente acho as duas balanças (monobraço) muito parecidas, e sei que isso não diz nada... rsrs
Parecido não é igual. Ímpossivel de servir....
Papel e YouTube aceitam tudo.
As balanças tem design próprio e os alojamentos das coifas idem.
Se durante alguns anos (2013 até 2019) as "merdas" das coifas não paravam no lugar, imaginem outra de desenho diferente.
Além disso a geometria e os ângulos de flexão são diferentes. Na BMW a suspensão é Paralever, que em outras palavras é um mecanismos de 4 barras onde a balança e o braço tensionador se movimentam paralelamente.
clovismr
28-11-2023, 10:13
"Papel e YouTube aceitam tudo."
Desse jeito... rsrs
"Papel e YouTube aceitam tudo."
Desse jeito... rsrsBem assim mesmo,
As peças são incompatíveis, sem dúvida. Os preços de revisões, peças e manutenção são bem parelhos. Gambiarras?, já vi motor de XL 250 em Turuna.....serve direitinho....kkkkk