PDA

Ver Versão Completa : Tampa para substituir vareta de óleo F800



daltonras
10-02-2024, 21:23
Olá galera!
Recentemente vi na internet o caso de uma tiger que colocaram areia no motor na maldade. Curiosamente, depois disso vi vários modelos de tampa que precisa de ferramenta para abrir, em substituição à original.
Não achei nada específico para as F800. Alguém sabe a medida da rosca dessa vareta?

EvertonM
14-02-2024, 18:56
A GS1200/1250 usa o modelo do vídeo abaixo. Por sinal, esse vídeo traz uma boa dica de ferramenta que já vem no kit da moto.

https://www.youtube.com/watch?v=L2hZ1I9jnyo

matheus19
01-03-2024, 14:36
Boa tarde, eu comprei uma no aliexpress, diz que serve para a f800gs, agora é esperar chegar para testar.

Obs: eu também só comprei por causa desse acontecimento ai que você citou, triste realidade :(

Gnegraes
01-03-2024, 15:47
Boa tarde, eu comprei uma no aliexpress, diz que serve para a f800gs, agora é esperar chegar para testar.

Obs: eu também só comprei por causa desse acontecimento ai que você citou, triste realidade :(


Mais importante que a rosca correta, é o comprimento e as marcas na vareta...

EvertonM
01-03-2024, 18:46
Poisé, precisar ter certeza de que não vai "modificar" a leitura do nível do óleo.
Mas, se for igual, sugiro compartilhar o link do produto. Eventualmente outros podem precisar.

matheus19
08-03-2024, 10:45
Chegou hoje a vareta, porem ela é uns 5mm maior que a original

Acompanha a chave para poder retirar a vareta
11713

11714

11715

Fiz umas marcações com caneta onde as marcações de máximo, meio, minimo e final da vareta deveriam ser, vou ver se consigo fazer novas marcações no torno onde eu trabalho, e posto aqui como ficou.
Outra detalhe é que a vareta vem sem o anel de vedação, mas a rosca deu certinho no motor.


Link para compra, porem fui ver hoje e não estava mais disponível :confused: https://pt.aliexpress.com/item/1005005247075278.html?spm=a2g0o.order_list.order_l ist_main.24.21efcaa46opIo9&gatewayAdapt=glo2bra

Gnegraes
08-03-2024, 11:17
Não foi por falta de avisar....
Xing Ling não se sabe se é bom ou um lixo...

Para poder fazer as novas marcações, é necessário ter a arruela de assento de vedação.
Sem ela, a posição da vareta fica fora do padrão...

Se for tornear, reduza o diâmetro da vareta para que as marcas erradas originais Xing Ling desapareçam.

Dá para ver que a peça é falsificada, tem gravada a marca Touratech que é européia e muito conceituada. Não iriam fazer uma cagada como essa....

O detalhe externo na tampa (12 faces) não confere segurança, qualquer alicate faz a vareta girar e ser extraída.

matheus19
08-03-2024, 16:19
Não foi por falta de avisar....
Xing Ling não se sabe se é bom ou um lixo...

Para poder fazer as novas marcações, é necessário ter a arruela de assento de vedação.
Sem ela, a posição da vareta fica fora do padrão...

Se for tornear, reduza o diâmetro da vareta para que as marcas erradas originais Xing Ling desapareçam.

Dá para ver que a peça é falsificada, tem gravada a marca Touratech que é européia e muito conceituada. Não iriam fazer uma cagada como essa....

O detalhe externo na tampa (12 faces) não confere segurança, qualquer alicate faz a vareta girar e ser extraída.

Obvio que é xing ling, comprado no aliexpress direto do chines ja imaginava kkkkk, agora pra mim o fato da pessoa não conseguir abrir com a mão já confere alguma segurança, já que não é todo mundo que anda com um alicate no bolso...

EvertonM
08-03-2024, 19:19
Até que é bonitinha, Matheus. Com os "acertos" acho que vai funcionar.

PS: Olhando para a original, pensei que se aplainar e sextavar a parte superior, você também consegue o mesmo resultado. É uma alternativa, caso a primeira não dê certo.

matheus19
09-03-2024, 19:40
Boa noite, eu fiz as modificações hoje, e o resultado foi esse

11718

11719

11720

11721


eu gostei bastante do resultado.

Sobre a medida da rosca, eu medi a rosca da vareta original, e a rosca é 24x3.0mm, acredito que se levar a vareta original num bom torneiro, ele consegue fazer uma peça nesse estilo, com alguma tipo de "trava de segurança" e uma chave especifica para poder retirar a tampa/vareta.

EvertonM
09-03-2024, 19:54
Muito bom, Matheus. Vai funcionar bem. O trabalho de torno ficou excelente.

matheus19
09-03-2024, 19:59
Muito bom, Matheus. Vai funcionar bem. O trabalho de torno ficou excelente.

Obrigado! eu gosto de aventurar no torno de vez em quando ;)

Reiner
09-03-2024, 20:44
Obrigado! eu gosto de aventurar no torno de vez em quando ;)De vez em quando? Se treinar então vc vai fazer até prótese pra pulga kkkkk
Parabéns pelo trabalho realizado, acho que já vai dar um trabalho a mais ao amigo do alheio.....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
10-03-2024, 09:45
Matheus,

Como sugestão de chave específica para apertar e soltar a vareta, sugiro então fazer um rebaixo para uso da chave BMW.

Como você sabe usinar, faça o rebaixo em uma fresa, usando fresa de topo para obter o rebaixo.

Compre a chave no ML e use-a para obter o perfil.

11728

PabloTiago
13-03-2024, 11:10
Bom dia Matheus,

Parabéns pelo trabalho.
O anel de vedação vc tirou da vareta original ou conseguiu algum similar no mercado?