PDA

Ver Versão Completa : Bateria



Gnegraes
13-07-2024, 11:28
All,

Após 5 anos de uso, minha bateria Yuasa YTX14-BS morreu.
Comprei outra e já instalei. Não posso me queixar.

Na Alemanha muitos estão usando as de LiFePO4, correntes de partida altíssimas, carregamento rápido e invariavelmente todas elas vem com calços plásticos para compensar o tamanho reduzido nos suportes. São mais caras mas o rendimento é muito maior, todos os usuários e as análises técnicas são muito positivas.

Aqui no Brasil até onde pesquisei, temos a Aliant italiana. Perguntei lá na Alemanha se tinham experiência com essa marca e não recomendaram, qualidade inferior comparada às marcas que usam por lá.

Cheguei a pensar em compra uma Aliant, mas devido ao feed back de baixa qualidade, fiquei com receio de incêndio/explosão.
E não sem razão, a quantidade de vídeos que recebo de lá com explosões e incêndios é enorme.
Aqui em São Paulo os Bombeiros estão cogitando em colocar nas diretrizes de projeto de prédios comerciais e residenciais que a vaga seja compartimentada com paredes corta-fogo em 3 laterais da vaga, para em caso de incêndio não propague rapidamente ao redor.

EvertonM
22-07-2024, 18:42
Olá, Guilherme.
A minha está com 3 anos de uso, mas hoje cedo deu uma "morrida", ressuscitando cerca de 1 hora depois (estava frio e a moto ficou parada uns dias. Na primeira partida foi ok. Desliguei para verificar o pneu e na segunda partida a bateria não deu conta). Depois de conseguir dar partida, tudo funcionou ok.
Acredito que ela está me avisando que não vai aguentar muito.
Vi que a original é uma Moura. Essa Yuasa YTX14-BS é o modelo para a GS Adv ? (a minha é 1250, 2021/2022).
Vou dar uma pesquisada e já me preparar para o investimento.

Gnegraes
23-07-2024, 15:00
Olá, Guilherme.
A minha está com 3 anos de uso, mas hoje cedo deu uma "morrida", ressuscitando cerca de 1 hora depois (estava frio e a moto ficou parada uns dias. Na primeira partida foi ok. Desliguei para verificar o pneu e na segunda partida a bateria não deu conta). Depois de conseguir dar partida, tudo funcionou ok.
Acredito que ela está me avisando que não vai aguentar muito.
Vi que a original é uma Moura. Essa Yuasa YTX14-BS é o modelo para a GS Adv ? (a minha é 1250, 2021/2022).
Vou dar uma pesquisada e já me preparar para o investimento.

Oi Everton,

Sim, essa Yuasa serve para todos esses motores.

Aqui custa cerca de R$900,00, foi o que paguei na Beto Motos Montada (vem sem a solução que precisa ser colocada na bateria para ativá-la e mais a montagem. Na Yuasa custa R$850,00 sem M.O.

EvertonM
23-07-2024, 15:16
Mais uma dúvida, se puderem me ajudar.
Minha bateria original (Moura 12 V - 12 Ah) está com exatos 3 anos.
Como disse acima, tive um pequeno perrengue, mas depois consegui dar a partida e não apresentou mais o problema.
24 horas depois, chequei no painel e está apresentando 12,1 V com a moto desligada (com a moto rodando fica entre 14,1 e 14,2 V).
Esses valores estão normais ?
Quando deu o problema, a voltagem estava em torno de 11,6 a 11,8 V.
Agradeço as avaliações.

Reiner
23-07-2024, 17:25
Everton, acho que sua bateria vai durar mais algum tempo, a tensão ligada está normal e carregando deveria estar em 13,8V, mas, a diferença é pequena....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

EvertonM
23-07-2024, 19:00
Valeu, Reiner. Grato

Gnegraes
24-07-2024, 07:59
Valeu, Reiner. Grato

A tensão da bateria carregada em repouso deve estar entre 12,3Vcc e 12,8Vcc.
Se a tensão depois de rodar está abaixo disso, ela não está mais aceitando carga, a vida útil está próxima do fim...
A vida útil de uma bateria é determinada pelo número de ciclos de carga/descarga que ela sofre.

EvertonM
24-07-2024, 13:30
Ontem fiz a medição com multímetro, após 24 horas que cheguei de viagem (a moto permaneceu desligada). Marcou 12,8 V (no painel aparecia 12,1 V).
Hoje fui na Eurobike e eles fizeram testes com um aparelho conectado diretamente na bateria. São 3 formatos: repouso, após 5 ou 6 tentativas de partida e 1 minuto depois disso.
No primeiro e no último teste resultou "Estado" e "Vida" da bateria igual a 100%. No teste intermediário o resultado foi "Estado" = 60% e "Vida" = 100%. Nos três casos a resistência ficou entre 15,99 e 15,53 mOhms.
Conclusão: a bateria está razoável e deve aguentar mais um tempo (talvez rode mais 1 ano e chegue aos 4 de uso). Vou acompanhar periodicamente com o multímetro.

Reiner
24-07-2024, 13:36
Everton, nem precisa.....use o painel mesmo.
E mantenha os contatos limpos e apertados.....
A R1200GS que tive, a bateria MOURA estava com 5 anos qdo o ladrão deu partida e foi embora, não tive mais notícias, rsrsrs.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
24-07-2024, 15:26
Ontem fiz a medição com multímetro, após 24 horas que cheguei de viagem (a moto permaneceu desligada). Marcou 12,8 V (no painel aparecia 12,1 V).
Hoje fui na Eurobike e eles fizeram testes com um aparelho conectado diretamente na bateria. São 3 formatos: repouso, após 5 ou 6 tentativas de partida e 1 minuto depois disso.
No primeiro e no último teste resultou "Estado" e "Vida" da bateria igual a 100%. No teste intermediário o resultado foi "Estado" = 60% e "Vida" = 100%. Nos três casos a resistência ficou entre 15,99 e 15,53 mOhms.
Conclusão: a bateria está razoável e deve aguentar mais um tempo (talvez rode mais 1 ano e chegue aos 4 de uso). Vou acompanhar periodicamente com o multímetro.

Everton,

A tensão do multímetro deve estar correta.

leandro11
02-09-2024, 08:10
Bateria original Moura aqui tá dando sinais de fim de vida.
Motos anteriores tive ótimas experiências com a Motobatt, preço intermediário entre a Moura e a Yuasa. Alguém usa na GS a Motobatt?
Sempre soube que as Yuasa de reposição nunca duravam a mesma coisa que as Yuasa OEM.

Gnegraes
02-09-2024, 08:30
Bateria original Moura aqui tá dando sinais de fim de vida.
Motos anteriores tive ótimas experiências com a Motobatt, preço intermediário entre a Moura e a Yuasa. Alguém usa na GS a Motobatt?
Sempre soube que as Yuasa de reposição nunca duravam a mesma coisa que as Yuasa OEM.


Leandro,

Troquei minha bateria faz pouco. Era Yuasa e durou 5 anos, bastante razoável...
Coloquei Yuasa novamente.

EvertonM
02-09-2024, 23:10
Leandro, depois de 3 anos a bateria Moura da minha moto começou a ratear (principalmente nos dias mais frios). Talvez aguentasse um tempo mais, mas com medo de ficar na estrada, resolvi trocar.
A nova chegou há 2 semanas. Coloquei exatamente a mesma bateria - Moura MA12E. Pode ser que outras marcas aguentem mais, mas essa estava quase 1/3 do preço da Yuasa. Se durar mais 3 anos, estou no lucro. Se não durar, fico com o aprendizado.
Eu mesmo fiz a ativação conforme manual, inclusive com carga lenta inicial, e instalei. Até agora tudo funcionando conforme previsto.

Tuco10
04-09-2024, 08:35
Uso alliant tem 5 anos, sem nenhum problema, ja usei em 3 GS1250.

Marivaldo
04-09-2024, 20:03
Aliant, pesquisei: modelo YLP14. Bateria de lítio: 50% mais leve, vida útil de 7 anos, carrega em menos tempo, 14 Ah. Custa o dobro, mas vale a pena.