PDA

Ver Versão Completa : Luz do ABS acessa e controle de tração piscando



Feucopa
08-08-2024, 14:02
Boa tarde amigos, Tenho uma R1200GS 2013, Estava saindo para pegar a estrada e do nada ela acendeu a luz do abs e o controle de tração ficou piscando! Pesquisei e vi algo sobre o sensor de roda, alguém sabe me informar se pode ser isso.mesmo? Outra coisa, ela não aciona o piloto automático por esse motivo né?

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

Gnegraes
08-08-2024, 14:27
Boa tarde amigos, Tenho uma R1200GS 2013, Estava saindo para pegar a estrada e do nada ela acendeu a luz do abs e o controle de tração ficou piscando! Pesquisei e vi algo sobre o sensor de roda, alguém sabe me informar se pode ser isso.mesmo? Outra coisa, ela não aciona o piloto automático por esse motivo né?

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk


Fernando,

O melhor diagnóstico é feito com o scanner. Os códigos de erro vão dar o caminho.
Até onde sei, o controle de tração não utiliza os freios e o sistema ABS.
O ideal seria levar em uma CC para fazer o diagnóstico. Relate aqui o que vão te falar, pra gente verificar se não estão tentando te enrolar.

Você fez algum teste com o ABS, como frear fortemente com o freio traseiro e verificar se houve a trepidação característica?
Problema de ABS normalmente pode ter duas origens: escovas de carvão do motor da bomba gastos ou sensor de roda fônica.
Sensor de roda fônica se estiver queimado ou com cabo rompido, a troca é rápida e a peça não é cara.
Trocar as escovas de carvão do motor elétrico demanda tempo: desmontar, enviar via Sedex para São Paulo, remontar.

O conserto do módulo ABS custa cerca de R$1.000 aqui. O módulo custa R$10k.
O meu módulo consertei há uns 3 anos na Beto Motos (a melhor oficina BMW em Sampa), perfeito até agora. Se tiver interesse, te passo o contato.

Feucopa
08-08-2024, 14:29
Pois é, eu acho que o controle de tração também usa o sensor da roda fônica, mas a velocidade, trip e média estao funcionando sem problema! O abs de fato esta desligado, as rodas travam quando acionado o freio fortemente

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

Gnegraes
08-08-2024, 15:01
Fernando,

O controle de tração é feito no gerenciamento do motor pela ZFE (ou ECU).

Existem algumas maneiras de se modificar a potência e torque entregues na roda, como variar a vazão dos bicos injetores, modular a abertura da borboleta de ar no corpo injetor, alterar o modo de funcionamento do comando de válvulas (nos motores com shiftcam).

Vou pesquisar mais para ver se a roda fônica conversa com o controle de tração, depois volto aqui...
Se houver ligação, é provável que o sensor esteja com defeito.

Feucopa
08-08-2024, 15:25
Pois é, pelo menos no que se refere a carro, o controle da tração usa a rotação das rodas para a leitura e entrega de potência, no caso da moto eu imagino que possa ser para ela não empinar ou para quando ela patinar, o.controle entra e tira o torque! Posso estar falando uma grande besteira, mas é o qir eu imagino! Eu estava saindo para viagem quando deu o problema é segui assim mesmo, assim qur retornar vou levar para passar o scanner

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

Reiner
08-08-2024, 18:55
Eu acredito que o sensor existente na carcaça da coroa/pinhão na balança traseira é único para todas as funções relativa à ABS, controle de tração, velocidade, anti welling ou seja lá o que for rsrsrs....
Resumindo, o sensor pode estar com mal contato, fora de posição ou mesmo estragado....pra não estender para software ou centralina.
Mas o sensor tem a ver com a leitura da velocidade.
Pergunto: o velocímetro está correto?

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Feucopa
08-08-2024, 19:35
O velocímetro está ok, por.isso.imaginei que teria alguma coisa a ver com a roda fonica

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

Gnegraes
08-08-2024, 19:39
Eu acredito que o sensor existente na carcaça da coroa/pinhão na balança traseira é único para todas as funções relativa à ABS, controle de tração, velocidade, anti welling ou seja lá o que for rsrsrs....
Resumindo, o sensor pode estar com mal contato, fora de posição ou mesmo estragado....pra não estender para software ou centralina.
Mas o sensor tem a ver com a leitura da velocidade.
Pergunto: o velocímetro está correto?

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Falei com o Beto (Beto Motos) e ele me confirmou que se há problema, o controle de tração não funciona.
Pode ser que o sensor esteja sujo (barro), pode ter-se deslocado (não emite sinal) ou queimou.

Se for o sensor você resolve aí. Aparentemente teu módulo ABS deve estar OK, mas só depois de resolver a pane no sensor, você vai saber se o ABS está OK. Caso não esteja, tem solução e não é cara.

Gnegraes
09-08-2024, 08:13
O velocímetro está ok, por.isso.imaginei que teria alguma coisa a ver com a roda fonica

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk


Fernando,

A roda dianteira também tem roda fônica e sensor.
Me arrisco dizer que o sinal dela na dianteira é que é usado para o cálculo da velocidade, pois ela não patina como a roda traseira.
Se você está com problema de sensor, deve ser no traseiro. Scanner GS911 ou Motoscan (?) devem informar qual sensor está defeituoso, dianteiro ou traseiro.

Achei esse vídeo sobre sensores de roda fônica em BMW, bastante interessante.

https://youtu.be/XDsEQ3hAyQ8?si=AhHaKxBXt6zwcqoY

Feucopa
09-08-2024, 08:17
Fernando,

A roda dianteira também tem roda fônica e sensor.
Me arrisco dizer que o sinal dela na dianteira é que é usado para o cálculo da velocidade, pois ela não patina como a roda traseira.
Se você está com problema de sensor, deve ser no traseiro. Scanner GS911 ou Motoscan (?) devem informar qual sensor está defeituoso, dianteiro ou traseiro.

Achei esse vídeo sobre sensores de roda fônica em BMW, bastante interessante.

https://youtu.be/XDsEQ3hAyQ8?si=AhHaKxBXt6zwcqoYPois é, eu estou voltando para Brasília hj, na segunda vou tentar levar para passar o scanner e desvendar esse mistério! Assim qur o fizer mando aqui!

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

Feucopa
09-08-2024, 19:56
Pra atualizar, achei o fio do sensor da roda traseira rompido. Vou efetuar o reparo e ver se fica 100% novamente.https://uploads.tapatalk-cdn.com/20240809/7d5023fff1c92bf30855d1ccbb53a105.jpg

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

EvertonM
09-08-2024, 20:11
Que bom que encontrou o problema ! Veja se consegue identificar o que causou o rompimento e já providencie a solução, se for o caso.

Feucopa
09-08-2024, 20:42
Que bom que encontrou o problema ! Veja se consegue identificar o que causou o rompimento e já providencie a solução, se for o caso.Resolvido, fiz a emenda com solda e isolação e resolveu. O que fez cortar foi o próprio suporte dele na balança traseira, provavelmente na última revisão de cardã amassou o suporte e ele mastigou a isolação e com o cabo trabalhando ele rompeu o cabo! Valeu a ajuda a todos!

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk

Reiner
10-08-2024, 06:56
Que bom Fernando,
Use uma fita isolante autofusao no local.
E obrigado pelo feedback....assim o fórum vai cumprindo seu papel.


Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk