https://www.motonline.com.br/noticia...esta-na-lista/
Versão Imprimível
Realmente, estava esperando efetivar o serviço para relatar aqui. Fiz um agendamento para troca do fluído dos freios na Eurobike RP, e na confirmação do agendamento descreve esse serviço....[emoji106][emoji106][emoji106]
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
O interessante é que não há qualquer menção a Recall tanto no site da BMW Motorrad Brasil, como na Alemanha....
E o mais interessante é que mencionam a partir de 2013...
O que mudou AC 2013 e DC 2013? Que eu saiba só o lado da balança monobraço, que passou da direita para a esquerda...
Guilherme
De fato, já mencionei isso aqui, não se ouvia falar de problema no cardã nas refrigeradas a ar…
Acho que se houve problemas nas AC, foram casos muito isolados.
Demorou muito para a BMW admitir a necessidade de alguma intervenção no cardã - pelo jeito, algo precisava ser feito desde 2013. Ainda que essa solução me pareça "acochambramento", tomara que seja eficaz. Minha moto está com 9700 kms, então terei que fazer a revisão nas próximas semanas. Vamos ver se volta "furada" - apesar de não achar ruim esperar um pouco mais, para dar tempo de ver como estão ocorrendo as "atualizações no braço oscilante".
Das duas uma: ou o fabricante não quer assumir os custos de recall com a inclusão das motos de ano de fabricação anteriores a 2013, ou a mudança de lado do braço oscilante agregou um defeito que não existia nas motos mais antigas.
Eu fico com a 1a opção: o fabricante estipulou o recall somente para unidades com até 10 anos desde a data de fabricação, mas o problema sempre existiu.
Isso é uma especulação.
Do que entendí na matéria da MotoOnline, a BMW pretende verificar a geometria na balança monobraço.
Explico: a balança monobraço é um mecanismo de barras dotado de 3 elementos que estão presos à estrutura da moto em 2 pontos articulados.
Ao se movimentar a roda traseira, o sistema de 2 barras que são a abalança e o tirante tensor tem de se movimentar de maneira paralela, como em um pantógrafo.
Anexo 11343
Esta é a a suspenção Paralaever nas ACs. Para as LCs é a mesma coisa só que do lado esquerdo da moto.
Anexo 11344
Caso haja por algum motivo um desalinhamento entre eles, isso pode levar a uma movimentação axial indevido no eixo cardã.
É a única explicação possível para que façam essa verificação/revisão na geometria.
Joguei o chassi da minha moto no site da bmw e o resultado foi: "Não consta em nossa base de dados nenhuma Campanha de Recall pendente para o chassi informado."
Realmente, como eu escrevi atrás. É um "recall branco", mas, o Procon deveria oficializa-lo.
Pois, deveria atender à todos, não só àqueles que procuram os serviços da CC.
Balança monobraço ou duplo braço com eixo cardã requer alguns cuidados, como inspeção de vedações, etc.
Vocês acham que nas Triumphs também não há "problemas" ???
Digo "problemas" por que curiosamente quem cuida da moto não tem esses "problemas".
Temos exemplos, vídeos e testemunhos disso. Pessoalmente tenho 2 amigos que rodaram mais que qualquer um, já relatei aqui, zero "problemas".
nao vou nem passar perto da CC. Serviço de CC é lixo. Faço manuntencao do cardã corretamente. moto com 94mil km. cardã zero. zero problema. Aqui CC nao poe o dedo porco.
Eu penso da mesma forma, não via a hora de acabar a garantia para não fazer mais nada na concessionária.
Essa foto abaixo é da minha moto, comprada em 2017, cuidada com muito zelo e sempre lavada em casa com mangueira comum. Meu Off é nível "danoninho" e não vejo nenhum motivo para ser fator iniciador do problema. Com pouco mais de 1 ano de comprada, final de 2018, o cardã da moto quebrou. Estava completamente enferrujado. Foi levada em garantia e o reparo completo custou aproximadamente 35% do valor do veículo. A verdade é que existe sim uma falha no mecanismo e por mais que alguns defendam a marca o problema é real.
Continuo com a moto por ela ter o conjunto que mais me agrada, mas a confiança passa muito distante.
Aproveito para deixar abaixo um link do canal do Lázaro, conterrâneo e que faz ótimos vídeos. Vejam o cardã da moto dele com apenas 2 meses de comprada.
https://youtu.be/UTO4YbCw--I
https://uploads.tapatalk-cdn.com/202...54eca81976.jpg
Diogo Maia [emoji1054]
Eu vi esse vídeo, chocante...
Vou fazer a revisao de 1000, com certeza não vão verificar o cardam. Vou chegar em casa a abrir pra verificar.....ou seja, vou cuidar como a R1200GS 2015.
Fazendo isso, não tem porque não confiar, Diogo. Aliás, considero normal essa manutenção. Anormal é confiar numa borrachinha....rsrsrs...
Reiner o Lázaro levou a moto para fazer revisão de 10k na concessionária e em seguida trouxe a moto para fezer a abertura do cardã. Fazemos essa inspeção com o mesmo mecânico e hoje percebo o quando é indispensável fazer essa verificação anual. Talvez meu erro foi ter confiado em revisão de concessionária, mas quem acreditaria que um cardã iria quebrar com pouco mais de 1 ano de uso?
Minha primeira GS o cardã nunca foi aberto. Fiz todas as revisões em concessionária e troquei por essa segunda acreditando que esse problema do cardã era mito e calúnia da concorrência.
Diogo Maia [emoji1054]
Diogo et caterva,
Apenas uma pequena mas importante observação: a válvula bico de pato necessita obrigatoriamente ser apertada com os dedos para que o líquido saia por ela. A válvula não é um dreno automático.
Se a tua moto tem uma válvula dessas, é recomendável apertá-la toda vez que for sair com ela. Ou se preferir, ao estacioná-la após rodar.
Guilherme,
Acredito que, a válvula é tão macia e posicionada de tal forma que em alta velocidade, além de abrir, a velocidade do vento causará a sucção da água.
Se eu fosse engenheiro e projetista do produto, faria dessa maneira.
Dias atrás, vendo um vídeo de manutenção no cardã de uma Triumph 1200, foi apresentado um furo que há na coifa do cardã, o qual teria a mesma função que o "furo da BMW". Mas na coifa Triumph não há qualquer vedação, bico ou assemelhado. E não vejo tantos relatos de problemas no cardã da Triumph. Talvez a "concorrente" já tivesse a solução há algum tempo.
Acredito que esse buraco da BMW ainda vai dar muito o que falar !
No vídeo abaixo é possível ver o buraco na coifa. E também dá para ver o quanto está limpo o cardã.
https://www.youtube.com/watch?v=EY_hQglbWls
PS: minha moto será "emburacada" na próxima semana, junto com o serviço de revisão. A "agenda do buraco" aqui em Brasília já tem espera de ao menos 1 semana.
Raramente se escuta alguém falar em problemas no cardan das GS AC e nas Triumphs, aliás não conheço ninguém que sofreu com isso. Dizer que esse relato tão comum nas LC é falta de manutenção é no mínimo uma visão míope, pra não dizer fanatismo pela marca. O fato é que a inspeção nas revisões contorna o problema, mas as concessionárias são incapazes de fazer, provavelmente por incompetência.
Olhando os vídeos de revisão de quem fez o tal furo, fico com a impressão de que só serve para entrar sujeira e piorar a situação. Vou tentar manter a minha com a inspeção anual, usando exatamente as graxas recomendadas pela BMW, e ver se é suficiente. A próxima é em setembro. Depois conto como estava…
Sent from my iPhone using Tapatalk
Everton,
Ficou muito claro que há problemas nas novas coifas. A BMW decidiu que é mais rápido e de menor custo fazer a saída com válvula bico de pato.
A quantidade de informações e relato de defeitos de um veículo é proporcional à quantidade vendida desse veículo. Já viu o número de vendas da Triumph 1200? Chega a ser irrisório perante os números da BMW, que é a terceira marca mais vendida no Brasil.
Fazer um furo e deixar aberto só piora a quantidade de sujeira que entrará na balança....
Vou publicar a tradução do famoso "Boletim Técnico" da BMW sobre este assunto, possivelmente hoje.
Essa história séria facilmente evitável com a simples inclusão da lubrificação nas inspeções periódicas...
Na sexta vou no Val em Rio Claro para lubrificação do carda... Como fiz esse serviço 10k kms atrás, espero que esteja em ordem...
Depois mostro as fotos!
Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk
All,
Consegui nos sites alemães que faço parte uma cópia do Boletim de Serviço referente ao Cardan e instalação de dreno na balança.
Fiz uma tradução dos trechos interessantes a nós, omiti os trechos referentes a procedimentos administrativos da BMW.
Basicamente são feitas duas operações:
- teste de vibrações: retira-se a roda traseira e instalasse um disco fônico (disco com perfurações) na flange da roda e sensor de rotação.
A balança é mantida suspensa por um gancho entre a carcaça da caixa de redução traseira e o chassis tubular da moto.
É instalado uma ponta no cubo da roda para que o sistema cardan/cruzetas universais gire com auxílio de uma aparafusadeira em diferentes gamas de rotações.
O que depreendo do sistema é que micro variações na rotação dos sistema indicam problemas nos estriados e/ou nas cruzetas universais.
- inspeção visual no estado geral, se há água dentro na balança e no estado dos estriados e verificação de folgas.
- indicam uma nova graxa da Klüber para ser usada nos estriados. Fica muito claro a falha de procedimento na fábrica de não estarem lubrificando os estriados. Se fossem lubrificado, mesmo com entrada de água não se oxidariam pois o encaixe macho-fêmea é justo....
BMW Service Information 0033130000 15.06.2022
Anexo 11350
Ação de Serviço durante a próxima presença na Oficina
Reforma de Drenagem na Balança e Ensaio do Cardan
R1200GS / 1250GS (K50)
R1200 / 1250GS Adventure (K51)
R1200 / R1250RT (K52) - somente veículos do Governo
Fatos
Ocasionalmente ocorrem danos no eixo cardan, o que prejudica o funcionamento do acionamento.
Em casos individuais, a propulsão pode ser perdida. Vários fatores contribuem para o dano.
Efeitos de corrosão entre outros, desempenham um papel se ocorrerem em pontos funcionalmente relevantes.
Sinais de desgaste causados pelo tempo de funcionamento ou por efeitos climáticos e de cargas dinâmicas específicas também podem causar danos aos componentes.
Esses efeitos podem ser amplificados pelo desenho geométrico do chassi (ângulo de dobra das juntas universais na balança).
As seguintes falhas/defeitos podem ocorrer:
1 - as estrias do eixo cardan ao eixo de saída do câmbio podem corroer, com várias consequências possíveis:
1.1 o eixo cardan enferruja na contraparte. Isso não tem efeitos funcionais imediatos, mas dificulta a execução de trabalhos de reparo ou manutenção.
1.2 maior folga entre os flancos dos dentes. As estrias continuam a se desalinhar ao longo do tempo. Como resultado, em alguns casos, os dentes podem escorregar.
2- Os rolamentos das juntas universais podem ser danificados por influências de fabricação, ambiente ou uso. Como resultado, a concentricidade das juntas universais pode ser prejudicada. No caso de danos graves nos rolamentos ou funcionamento fora do padrão de longo prazo, podem ocorrer danos adicionais nas juntas universais.
Solução na fábrica
Para proteger o eixo cardan, uma série de medidas já foram implementadas desde o início da produção da série atual, por exemplo, para o revestimento da superfície do eixo, a superfície e lubrificação das ranhuras (Klüber LFT 71-402) ou mais recentemente desde o final de 2021 para a drenagem da balança.
Anexo 11351
A válvula de bico para drenagem da balança se iniciou em série a partir de 24 de outubro de 2021 (modelos GS) e 07 de dezembro de 2021 (outros modelos).
Solução na Oficina
Para os veículos afetados, a ação deve ser realizada durante a próxima visita à oficina.
Uma drenagem deve ser instalada na balança de acordo com as instruções de reparo "00 60 406 Retrofit drenagem da balança".
Dependendo da quilometragem, os seguintes trabalhos devem ser realizados:
A - Veículo com quilometragem < 2.000 km
Nenhum trabalho adicional é necessário.
B - Veículo com quilometragem > 60.000 km
Substitua o eixo de transmissão de acordo com as instruções de reparação "33 73 000 Substituição do veio de transmissão".
C - Todos os outros veículos afetados
Verifique o eixo de transmissão instalado quanto a danos de acordo com as instruções de reparo "33 73 002 - Verifique o eixo de transmissão".
Com este método de teste, a integridade funcional do eixo cardan é verificada quando ele é instalado. A não uniformidade rotacional do flange da roda traseira causada por danos nas juntas universais ou nos estriados é medida. Isso requer um registro de alta resolução da velocidade no flange da roda traseira.
Isso é registrado por uma grande roda sensora (roda fônica) e um sensor e transmitida através do adaptador de medição externo (idêntico à unidade de controle do motor) para o equipamento de teste e diagnóstico, que também verifica durante todo o processo de teste. Para a medição realizada pelo equipamento de teste, o cubo da roda traseira é acionado de maneira definida em várias faixas de velocidade usando-se uma aparafusadeira.
A referente Função de Serviço no ISTA está disponível a partir da versão 4.35.40.
Anexo 11352
1- Resultado do teste "Defeito no eixo cardan"
Substitua o eixo de transmissão de acordo com "Instruções de reparo 33 73 507 - Substitua o eixo de transmissão durante a inspeção". Atenção especial deve ser dada para garantir que todos os dentes dos estriados sejam lubrificados de forma adequada e cuidadosa (lubrificante Klüber LFT-71-402).
Da mesma forma, a especificação para a conexão aparafusada do Paralever na caixa de engrenagem cônica traseira deve ser fixada corretamente com Loctite.
2- Resultado do teste "Eixo cardan OK" + vazamento de água pelo orifício da válvula do bico de pato.
Ao perfurar a balança para adaptar o dreno, não sai água (ou apenas algumas gotas).
Nenhum trabalho adicional é necessário.
3 - Resultado do teste "Eixo cardan OK + vazamento de água pelo orifício para válvula do bico de pato.
Se, ao perfurar o balancim para a válvula de bico de pato, sair água acumulada no balancim pelo furo, as estrias da frente e traseira também devem ser verificadas se o resultado do teste for "eixo cardan OK".
A troca do eixo cardan (e possivelmente outros componentes) só é permitida nos seguintes casos:
- O estriado está inextricavelmente corroído.
- Os dentes estão desgastados / tem folga significativa (diretamente ou na condição em que ocorreu).
→ Oxidação de superfície pura no eixo cardan ou na superfície das cruzetas universais não tem impacto funcional não dá direito à troca destas peças.
Se o cardan existente for usado novamente, os dentes devem ser cuidadosamente limpos (por exemplo, com uma escova de aço) e todos os dentes devem ser lubrificados adequada e cuidadosamente (lubrificante Klüber LFT-71-402).
>>>> a partir deste ponto há uma relação de ferramental e seus códigos BMW para serem usados >>>>>>
Anexo 11353
Vista geral do conjunto de ferramentas mecânicas (33 1 920)
- gancho de suporte
- suporte do sensor
- adaptador do disco flangeado com parafuso
- disco sensor
Anexo 11354
Vista geral do conjunto elétrico
- chicote de medição
- aparelho de medição e controle
- sensor de rotação
Aviso
Um vídeo do procedimento de teste está disponível...... (site privado da CC com a BMW)
Roberto acabei de marcar com o Val na quinta-feira que vem para ele abrir e ver o cardã . Minha moto é uma 2015
e o cardã foi aberto com 32 mil km em 2017 para a troca da coifa ( na garantia ) que tinha furado e estava zerado .
Hoje ela esta com 92 mil km e vamos ver como vai estar . Depois posto as fotos aqui .
Guilherme só não entendi uma coisa . Ali diz que motos com mais de 60 mil , substitui o "eixo de transmissão " . Marquei o recall
para quarta-feira , minha moto esta com 92 mil km se não estiver fora dos parametros eles nem vão abrir a coifa para ver a situação do cardã , é isso ?
Oi Antonio,
O que está escrito no item B é que todo cardan com mais de 60.000km será trocado.
Acho que completo, eixo e cruzetas.
O Diego que é Gerente de pós Venda da Maclarty Maia (novo nome da Caltabiano) me ligou para agendar na minha.
Ele não sabia o meu ano e achou que estaria nessa verificação, está fora, ano 2009.
Acho que todos devem ler com cuidado o Boletim Técnico, não é um "passa moleque", estão investindo muito dinheiro.
Beto,
Com este Boletim Técnico, estão fazendo a partir do momento que receberam o ferramental para teste. Ele é válido a partir de 15/06/2022, bem recente.
Ontem o Diego - Gerente de Pós Venda da MacLarty Maia me telefonou e perguntei a ele se tinham todos os equipamentos e ele me disse que sim.
Quando foi que você levou a tua no CC para revisão?
Diria que você deveria levar a tua no CC. Assista ao teste.
Guilherme, na leitura do texto, entendi que vão lubrificar os estriados somente se tiver que abrir o cardã. Caso esteja tudo "normal" (eixo cardã ok e sem ou pouca água), o vivente volta para casa com a moto furada, mas sem lubrificação. Então, concluo que a aposta é que o furo vai resolver todos os problemas. Por precaução, parece-me uma medida adequada fazer a lubrificação numa boa oficina, assim que possível (farei isso).