Olá amigos
Coloquei a mão na massa engraxei as balança da Clotilde (f800gs)
se vc anda muito na terra ou sua moto tem acima de 30.000km ja recomendo comprar isso
33 17 7 650 203 GASKET RING custa R$ 11,00 cada na CC e vão 4 unidades
Lave a moto
1-retire o capa corrente tork 25
2- solte a capa q segura os flexiveis
3- solte o guia da corrente (q vai embaixo da corrente a corrente desliza em cima)
4- retire o sensor do ABS (antes de tirar roda)
5- tire a roda (24mm)e coloque a pinça de freio em cima da pedaleira
6-solte amortecedor em baixo torks 55
7- tire o parafuso q atravessa o quadro e segura balança (22mm)
pronto vc tirou a balança em aproximadamente 30 min...
Lave tudo com querosene e caso tenha comprado os retentores após lavar e deixar secar coloque os retentores no lugar e não economize na graxa!!!! faça lambuzeira!!!!
aproveite e verifique as condições das peças, rolamento de roda, guia etc..
no meu caso o guia estava começando o desgaste (45.000km) aproveitei e troquei, pois se não a corrente come a balança de aluminio!!!
montagem: tudo devidamente lubrificado
* não esqueça de colocar a corrente eu esqueci e desmontei 2x rs......
Coloque a balança (com jeitinho)passe o parafuso e encoste
coloque o parafuso inferior do amortecedor e aperte
coloque a roda e o restante
*não esqueça de conferir o aperto de todos os parafusos
* lembre-se q os parafusos não são de roda de caminhão!!! então não aperte tanto p/ não correr o risco de espanar!!!
* faço isso a cada 20k de rodovia ou quando pego terra e agua a cada 10k resumindo a cada 10k a motoca recebe graxa nova
*para lubrificar os rolamentos de roda basta tirar a capinha (colorida)
com tudo isso vai dobra a vida UTIL da sua maquina!!!
porem caso for pagar p/ fazer esse serviço não sei se compensa..pois no USA isso é tudo muito barato, então compensa importar e quando for desmontar já troca tudo!!!
porem p/ isso existe um risco, caso quebre o rolamento de roda ou de balança os prejuizos serão muito maiores, pois ai é seu cubo, ou balança q vai p/ "saco"...
eu prefiro levar minha manutenção a RISCA com metodo q eu desenvolvi de acordo com meu uso!!!!
cada um tem uma necessidade!!! então as KMs acima não servem de base p/ outros!!!