Precisei trocar os rolamentos da mesa de direção da minha Albina...
Com 34 mil km, senti um posição central ao andar, ou seja, pareceia que a moto estava canalizada, o que muitos chamam de calo de direção.
Resolvi então fazer por conta própria com a ajuda do grande parceiro Flavildo.
Ferramentas necessárias
CHAVE TORX T45
CHAVE ALLEN 10MM
CHAVE TORX T27
CHAVE TORX T30
CHAVE TORX FEMEA E10 (valeu Amorlin pela especificação da chave)
CHAVE SEXTAVADO 17
ALICATE
MARTELO
CHAVE DE PUNÇÃO
SACA ROLAMENTOS (RECOMENDADO) se não tiver, usem uma home Dremmel como eu para esmerilhar com muito cuidado o rolamento inferior...se não tiver nem o saca rolamento nem o home dremmel -> me chamem que ajudo a tomar cerveja, ou contratem um serviço de um bom profissional para retira-los.
Erguer a frente da moto, utilizei o macaco de carro mesmo apoidado numa madeira
Retirar com muita cautela o sensor do ABS dianteira, desapertar o parafuso do eixo e em seguida os parafusos torque que "mordem" o eeixo. Retirar a roda engraxar os rolamentos externamente.
Retirar as pinças direita e esquerda de freio, retirar o paralama
vejam foto abaixo.
Depois retirar a buzina e tampa inferior, há três parafuso, dois que segura a tampa e um que segura o cabo do freio.
Retirar as bengalas com muito cuidado girando-as levemente, identifique com uma fita qual é a direita e esquerda.
Retirar o parafuso que segura o guia de cabos
Soltar o guidão (parceiro flavildo), me ajudou e muito nesta empreitada
Depois que soltar o guidon, desaperte este parafudo
Agora com uma chave allen 10MM solte este parafuso, cuidado com a arruela dele....
...retire a mesa superior...ficará assim...com cuidado retire a tampa que envolve o rolamento (é apenas encaixada), limpe-a com querosene
Bata suavemente no eixo até eixo sair por completo, dai ficará somente o rolamento superior preso ao chassi da moto
Com cuidado retire o rolamento conico...e depois a capa do rolamento que no meu caso retirei com uma chave de fenda batendo de baixo para cima.
FAÇA O MESMO PROCEDIMENTO NA PARTE INFERIOR
NÃO TENTE FAZER ISSO PEGUE A DREMMEL OU LEVE NUMA MECANICA QUE TEM A FERRAMENTE IDEAL, pois não sai! (risos)
Com a Dremel fiz este serviço artes+anal (artesanal)...depois com uma pacadinha leve de chave de fenda ele trincou o que facilitou e muito nossas vidas..falai Flavildo!..kkkkk
Coloque o é mais fácil....portanto a tampa do rolamento superior....com muita graxa bata em cruz devagarzinho com uma chave PUNÇÃO.
Limpe o eixo, a parte inferior, superior, enfim tudo....
Depois abasteça servidamente de graxa para que tudo fique bem lubrificado e fácil de montar, coloque o rolamento até o encaixe embaixo do eixo
Por não ter ferramenta adequada, e felizmente por existir o rolamento quebrado velho... utilizei-o para bater em cima dele até o rolamento novo ir até láaaaaa embaixo..(uuuui)
....
Abasteça gentilmente de graxa tudo que roda e tem fricção ali dentro
coloque o rolamento superior no eixo já com ele montado no chassi da moto (leves pancadinhas heim galera!)
Ficará assim embaixo
Coloque a mesa superior e o parafuso...aqui há um segredo, onde você deve fazer um aperto leve, gire o guidão para direita e esquerda 3vezes, e veja se há folga segurando as bengalas e empurrando para frente e para tras....aperte mais um pouco o parufuso a 25nm, esterça o guidon 3 vezes novamente... girar o parafuso 60°, depois apertar 10nm...pronto!
Coloque as bengalas e aperte levemente os parafusos
Monte tampa inferior juntamente a buzina e o paralama e as pinças, coloque o guia dos cabo na mesa superior aperte-os levemente..depois utilize torquimetro para fazer os apertos finais com sua devidas medidas. Coloque a roda novamente e por utimo o sensor dianteiro do ABS
Galera...brinque, zoe, tire sarro e curta muito os parceiros que ti ajudaram a fazer todo o serviço...
na Esquerda Eu e Direita Flavildo
Valeu FLAVILDO & DRYCA pela força e pelas ferramentas que eu não tinha. E DRYCA nossa foto fotografa (papel muito imporante em registrar tudo isso)
A todos os demais, espero que aproveitem este tutorial e o melhorem sempre....