Tavares ate onde eu sei as que deram problemas foram as fabricadas em 2012 . Das 2013 pra frente já era outro fabricante , acertam as bombas e o pessoal começa a reclamar dos punhos .
Tavares ate onde eu sei as que deram problemas foram as fabricadas em 2012 . Das 2013 pra frente já era outro fabricante , acertam as bombas e o pessoal começa a reclamar dos punhos .
Antonio,
Se fosse isso, eles iam instalar a bomba do fabricante novo e resolver o problema. Além disso, o SAC não ia virar para vc e dizer que é normal vazar. Ou menos ainda colocar um tubinho para esconder o vazamento nas 2015.
Tenho dois amigos com motos 2014 e uma já vazou uma vez e a outra já vazou duas vezes (ainda na garantia).
Quanto aos punhos, se for o desgaste da manopla, já coloquei o overgrip de raquete de tênis.
Um abraço,
Felipe
Alguém pode me ajudar ? A minha 12/12 está vazando, fui no meu mecânico particular e se o problema for orings custa R$360,00 e se for bomba toda R$1000,00. Alguma luz no fim do túnel? O que fazer?
Não troque nada pois não adianta. Ligue para o SAC que eles vão confirmar.
Eu troquei e gastei dinheiro sem necessidade.
Outra coisa: como trocar a bomba custa 1000 se a peça nova custa 1700???
Realmente pecaram no projeto ao desenvolver uma bomba sem rolamento, onde o motor transmite a vibração para o eixo que em faixas de giros permite que a água "passe" pelo retentor. Infelizmente não tem conserto definitivo e só momentâneo. Mas como vaza muito pouco e mesmo em viagens longas não será problema, já que basta ficar de olho no nível e completar sempre que precisar, sei que é um saco mas é a solução. Desconheço F800GS que o vazamento intenso, todos que conheço vazam muito pouco, ou apenas escorre um pouco mas não tem como mensurar a quantidade, portanto, tem que ficar "de olho" no reservatório e manter sempre no nível... claro que em viagens longas sempre vai compor a bagagem 1litro de liquido arrefecimento para completar sempre que precisar.
Para melhor entenderem sobre o projeto falho da bomba, assistam o esse vídeo explicativo sobre o problema:
www.youtube.com/watch?v=t8bxNzp1YY8&spfreload=1
Última edição por Rangel; 02-11-2015 às 10:30.
Bom de novo...a primeira vez foi com 10.500 kms e agora com 44.000 kms. Pelo menos tive "sorte" (2 trocas) em relação a outros cfe relatos.
Felipe,
Não troquei a bomba, e sim os o´rings (coloquei viton). Veremos se pára de vazar. Eu mesmo troquei, não o fiz em concessionária. Aproveitei e troquei o líquido do radiador. Meu parceiro tem uma f800 2009 amarela com 111.000 kms e NUNCA teve problema. Acredito que o efeito China mudou tudo. De 2011 pra baixo não estraga nada.
OI PESSOAL;
Alguém sabe as medidas dos orings da bomba d'água da F800GS???
Pois quero fazer uns testes com com um 5 ou 10% maior.
Fico no aguardo das respostas
Abraço