É, na minha só fala DOT4. Que beleza!
É, na minha só fala DOT4. Que beleza!
na minha NF vem escrito VARGA..
como não veio especificado. acredito que deve ser mesmo o MOTUL
nao custa nada, liga na CC e questione o porque do fluido ser diferente do anterior na coloração uma vez que a especificação esta correta, questiona o fabricante do fluido
porem se colocassem MOTUL na minha não ia achar ruim não, se não me engano ele tem melhor rendimento com temperaturas mais altas, ou seja , quanto mais esquenta melhora a performance
abrax
F l a v i l d o
Guarulhos/SP
Paixão em Duas Rodas <- Click
RX125 (1980) / DT180 (1982) / XL250R (1983) / Agrale Elefant 27.5 (1987) / Falcon (2000) / Falcon (2008) / XT660R (2007) / F800GS (2012) / F800GS Thophy (2012)
A vida é muito curta, por isso curta muito a vida...(Mauricio Saab - in Memory)
Olá pessoal!
Tenho visto aqui os comentários quanto ao fluído de freio traseiro escuro. Se passou o mesmo com minha motoca. Fiquei aqui com uma dúvida, que passo a descrever: Ontem, resolvi dar uma olhadela e preparei tudo para a troca do fluído, DOT4 na mão, ferramentas, etc. Quanto ao procedimento para a troca, fiz de modo simples, como se fosse dar a sangria no sistema. Primeiro, retirei a maior parte do fluído escuro do reservatório e completei com o novo. Mas, logo que fiz as primeiras sangrias percebi que o fluído que saiu estava em perfeitas condições, parecia novo. Repeti o processo por mais algumas vezes e o fluído escuro só estava mesmo no reservatório. Mais uma observação, ao retornar o pedal de freio à sua posição normal nas diversas vezes da sangria, o pistão próximo ao pedal cria uma pequena pressão no sentido reservatório do fluído.
Seria esse o motivo das impurezas e a coloração escura somente no reservatório???
O meu com 8 meses parece óleo de motor queimado, mas ainda está parando a moto, rs
CB 400 1984 -》RD 350 Export 1990-》BANDIT 650S 2008-》F800GS 2013
Óleo de freio é higroscópico, ou seja, é muito sensível a umidade, a maioria dos fabricantes orienta a substituição do fluido em função do tempo, não da km, geralmente a cada 24 meses, porém em lugares muito úmidos, deve ser antecipada a troca.
Essa umidade diminui o ponto de ebulição do fluído, causando perda de eficiência em freadas prolongadas. Também, por haver umidade no fluído, a corrosão das partes internas do circuito pode ocorrer, causando vazamentos internos ou externos com perda de eficiência na frenagem.
Uma garrafinha de 500 ml de fluído Varga Dot 4 custa menos de 20 pilas, com ela dá pra trocar o fluído de todos os reservatórios, e diferente de um carro, na moto uma pessoa sozinha troca o fluído, só precisa de algumas ferramentas e um pouquinho de paciência de pesquisar como fazer o serviço.
Bom dia galera, minha moto está com 10 mil km e o fluído azul da suspensão traseira do reservatório esta abaixo do nível mínimo. Devo ir a CC BMW?
Sabe qual fluído é para que eu possa trocar ou recarregar?
Denis, por estar em SP eu já teria levado na CCS.
Pelo baixo custo envolvido não vale arriscar sua segurança e ser tiver na garantia estará compartilhando as responsabilidades por um futuro problema que possa aparecer na moto.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Como disse o Manoel Fonseca aí acima, o fluido de freio ( e não "óleo de freio" como alguns falam) é hidrófilo, ou seja, ele absorve a água que está presente na umidade relativa do ar na forma de vapor.
Ao longo do tempo, quanto mais água ele absorve, mais acontece um efeito muito conhecido, que é o seguinte:
- ao sair com o veículo pela manhã ( ou depois de muitas horas parado) você sente que o freio está funcionando perfeitamente
- depois de rodar alguns quilometros e usar o freio várias vezes, a água contida no fluido de freio começa a "se separar" do resto do fluido, gerando uma mistura não homogênea no circuito, já que micro-bolhas de ar se formam como consequência do aumento da temperatura e da pressão no interior do circuito. Daí para a frente, você sente claramente uma piora na eficiência da frenagem já que a mistura já não possui mais as mesmas características físicas que são necessárias para gerar uma pressão homogênea no circuito, e que vai pressionar/empurrar as pinças/pastilhas.
O correto é trocar completamente o fluido de freio numa das seguintes condições:
- 1 vez por ano (que é considerado um prazo médio para esta contaminação pela água acontecer)
- ou quando o fluido se mostrar com coloração diferente e/ou quando você começar a sentir o efeito que descrevi acima
Reparem, inclusive, que normalmente o reservatório do fluido de freio (e a "cuíca" de vácuo) são colocados no cofre do motor do lado em que está o coletor de escape, pois desta maneira, com a temperatura mais elevada daquele lado, se diminui a umidade relativa próxima ao reservatório, diminuindo então as chances de contaminação acelerada.
Assim sendo, insistam com a oficina para fazer a troca logo que repararem que algo não vai bem - como disse o FPoli, é um custo muito baixo e não compensa o risco da deterioração da frenagem.
Um último comentário é que o fluido de freio é capaz de detonar qualquer pintura.... olho vivo com isto, pois qualquer pingo na pintura pode ser fatal mesmo se for limpo rapidamente
abraços
Questionei isso também junto à concessionária e a resposta foi a mesma de todos vocês. Detalhe que a minha moto não está nem com um mês de uso (revisão de 1000km). Concordo com o Trovão e o que me deixou mais intrigado foi que a atendente me mostrou outras motos e todas estavam como a minha, fluido de freio traseiro escuro e do dianteiro claro.
Bom dia a todos,
Minha moto é 2013 e também apresentou os mesmos problemas, mas não percebi diminuição na frenagem.
Na última troca de óleo na cc comentei com o técnico e o mesmo me informou que existem motos zero na caixa que já apresentam o fluido escurecido, disse que o escurecimento se deve a alguma reação com as mangueiras que são pretas (diferente das do freio dianteiro) e não representam risco a segurança do sistema.
Fiz o serviço na Power Santos e como aproveitei para trocar as pastilhas traseiras não me cobraram nenhuma "dilma" pela substituição do fluido novo.
Abraço a todos.