Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 36

Tópico: Flúido de freio traseiro mudando coloração (escurecendo)

  1. #11
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Leandro El Kadri
    Localização
    São Paulo
    Moto
    Lead
    Posts
    32
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    É, na minha só fala DOT4. Que beleza!

  2. #12
    Piloto Nível 5
    Avatar de Flavildo
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Flavildo Reyes
    Localização
    Guarulhos / SP
    Moto
    F800GS Trophy
    Posts
    1.245
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    na minha NF vem escrito VARGA..


    como não veio especificado. acredito que deve ser mesmo o MOTUL


    nao custa nada, liga na CC e questione o porque do fluido ser diferente do anterior na coloração uma vez que a especificação esta correta, questiona o fabricante do fluido

    porem se colocassem MOTUL na minha não ia achar ruim não, se não me engano ele tem melhor rendimento com temperaturas mais altas, ou seja , quanto mais esquenta melhora a performance


    abrax
    F l a v i l d o
    Guarulhos/SP

    Paixão em Duas Rodas <- Click

    RX125 (1980) / DT180 (1982) / XL250R (1983) / Agrale Elefant 27.5 (1987) / Falcon (2000) / Falcon (2008) / XT660R (2007) / F800GS (2012) / F800GS Thophy (2012)

    A vida é muito curta, por isso curta muito a vida...(Mauricio Saab - in Memory)

  3. #13
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Aender
    Localização
    Alvinópolis
    Moto
    F800GS Trophy
    Posts
    10
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Olá pessoal!
    Tenho visto aqui os comentários quanto ao fluído de freio traseiro escuro. Se passou o mesmo com minha motoca. Fiquei aqui com uma dúvida, que passo a descrever: Ontem, resolvi dar uma olhadela e preparei tudo para a troca do fluído, DOT4 na mão, ferramentas, etc. Quanto ao procedimento para a troca, fiz de modo simples, como se fosse dar a sangria no sistema. Primeiro, retirei a maior parte do fluído escuro do reservatório e completei com o novo. Mas, logo que fiz as primeiras sangrias percebi que o fluído que saiu estava em perfeitas condições, parecia novo. Repeti o processo por mais algumas vezes e o fluído escuro só estava mesmo no reservatório. Mais uma observação, ao retornar o pedal de freio à sua posição normal nas diversas vezes da sangria, o pistão próximo ao pedal cria uma pequena pressão no sentido reservatório do fluído.
    Seria esse o motivo das impurezas e a coloração escura somente no reservatório???

  4. #14
    Piloto Nível 3
    Avatar de phansaul
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Pedro Luiz
    Localização
    Curitiba
    Moto
    F800GS 13/13
    Posts
    416
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    O meu com 8 meses parece óleo de motor queimado, mas ainda está parando a moto, rs
    CB 400 1984 -》RD 350 Export 1990-》BANDIT 650S 2008-》F800GS 2013

  5. #15
    Piloto Nível 2
    Avatar de M.Fonseca
    Data de Ingresso
    Dec 2013
    Nome Real
    Manoel Fonseca
    Localização
    São Paulo
    Moto
    Tiger 800 XC
    Posts
    272
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Óleo de freio é higroscópico, ou seja, é muito sensível a umidade, a maioria dos fabricantes orienta a substituição do fluido em função do tempo, não da km, geralmente a cada 24 meses, porém em lugares muito úmidos, deve ser antecipada a troca.
    Essa umidade diminui o ponto de ebulição do fluído, causando perda de eficiência em freadas prolongadas. Também, por haver umidade no fluído, a corrosão das partes internas do circuito pode ocorrer, causando vazamentos internos ou externos com perda de eficiência na frenagem.

    Uma garrafinha de 500 ml de fluído Varga Dot 4 custa menos de 20 pilas, com ela dá pra trocar o fluído de todos os reservatórios, e diferente de um carro, na moto uma pessoa sozinha troca o fluído, só precisa de algumas ferramentas e um pouquinho de paciência de pesquisar como fazer o serviço.

  6. #16
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Dênis
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW F800GS
    Posts
    24
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Bom dia galera, minha moto está com 10 mil km e o fluído azul da suspensão traseira do reservatório esta abaixo do nível mínimo. Devo ir a CC BMW?
    Sabe qual fluído é para que eu possa trocar ou recarregar?

  7. #17
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16

    Flúido de freio traseiro mudando coloração (escurecendo)

    Denis, por estar em SP eu já teria levado na CCS.
    Pelo baixo custo envolvido não vale arriscar sua segurança e ser tiver na garantia estará compartilhando as responsabilidades por um futuro problema que possa aparecer na moto.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  8. #18
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Como disse o Manoel Fonseca aí acima, o fluido de freio ( e não "óleo de freio" como alguns falam) é hidrófilo, ou seja, ele absorve a água que está presente na umidade relativa do ar na forma de vapor.
    Ao longo do tempo, quanto mais água ele absorve, mais acontece um efeito muito conhecido, que é o seguinte:

    - ao sair com o veículo pela manhã ( ou depois de muitas horas parado) você sente que o freio está funcionando perfeitamente
    - depois de rodar alguns quilometros e usar o freio várias vezes, a água contida no fluido de freio começa a "se separar" do resto do fluido, gerando uma mistura não homogênea no circuito, já que micro-bolhas de ar se formam como consequência do aumento da temperatura e da pressão no interior do circuito. Daí para a frente, você sente claramente uma piora na eficiência da frenagem já que a mistura já não possui mais as mesmas características físicas que são necessárias para gerar uma pressão homogênea no circuito, e que vai pressionar/empurrar as pinças/pastilhas.

    O correto é trocar completamente o fluido de freio numa das seguintes condições:
    - 1 vez por ano (que é considerado um prazo médio para esta contaminação pela água acontecer)
    - ou quando o fluido se mostrar com coloração diferente e/ou quando você começar a sentir o efeito que descrevi acima

    Reparem, inclusive, que normalmente o reservatório do fluido de freio (e a "cuíca" de vácuo) são colocados no cofre do motor do lado em que está o coletor de escape, pois desta maneira, com a temperatura mais elevada daquele lado, se diminui a umidade relativa próxima ao reservatório, diminuindo então as chances de contaminação acelerada.

    Assim sendo, insistam com a oficina para fazer a troca logo que repararem que algo não vai bem - como disse o FPoli, é um custo muito baixo e não compensa o risco da deterioração da frenagem.

    Um último comentário é que o fluido de freio é capaz de detonar qualquer pintura.... olho vivo com isto, pois qualquer pingo na pintura pode ser fatal mesmo se for limpo rapidamente
    abraços

  9. #19
    Piloto Nível 1 Avatar de Heitor
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Heitor Ferreira
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F800 GS
    Posts
    26
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Questionei isso também junto à concessionária e a resposta foi a mesma de todos vocês. Detalhe que a minha moto não está nem com um mês de uso (revisão de 1000km). Concordo com o Trovão e o que me deixou mais intrigado foi que a atendente me mostrou outras motos e todas estavam como a minha, fluido de freio traseiro escuro e do dianteiro claro.

  10. #20
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Elgen
    Localização
    Santos
    Moto
    XR 200 > XRE 300 > G 650 GS > F 800 GS
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Bom dia a todos,

    Minha moto é 2013 e também apresentou os mesmos problemas, mas não percebi diminuição na frenagem.
    Na última troca de óleo na cc comentei com o técnico e o mesmo me informou que existem motos zero na caixa que já apresentam o fluido escurecido, disse que o escurecimento se deve a alguma reação com as mangueiras que são pretas (diferente das do freio dianteiro) e não representam risco a segurança do sistema.
    Fiz o serviço na Power Santos e como aproveitei para trocar as pastilhas traseiras não me cobraram nenhuma "dilma" pela substituição do fluido novo.

    Abraço a todos.

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!