Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
De uma geral no aro e pneu por dentro, instale uma câmera nova e bola pra frente.
Pode ter sido até algum prego que furou, mas não ficou.
Abs
Fábio
Sorte mesmo a sua Andre! se estivesse numa curva poderia ter sido pior.
pneu furado a essa velocidade é um perigo. parabens a voce por ter conseguido guiar, e a motoca por ter ficado estável nessa.
o provável é que talvez a camera tenha algum defeto de fábrica. acho improvavel ela furar sem que o pneu ou o aro tenham sido danificados. a velocidade provavelmente tenha "esticado" esse defeito pela força centrífuga e a tenha feito rasgar! vamos torcer para que esse problema nao aconteça com mais ninguem, pois é algo absurdamente perigoso!
André baita sorte. Como disse o Cassio, o RDC que é o controle de pressão dos pneus da GS1200 pode parecer besteira, mas nessas horas é muito útil.
Aconteceu comigo numa rodovia de SP, muito antes deu sentir algo estranho na moto, o RDC já sinalizou no painel um problema no pneu traseiro, e só fui notar depois de rodar uns 30 segundos. Nessas eu reduzi de 130 pra 60 km/h; Eu tive muuuito tempo para parar a moto e não sofrer nenhum acidente.
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
A sorte também é que a estrutura desses pneus é forte , pois apesar de ter zerado a pressão ele permaneceu encaixado na estrutura da roda. Se tivesse com um pneu mais esmerilhado , em final de vida útil a história poderia ser outra. Depois que vc reconstitui o fato , e procura alguma falha na seqüência de eventos , chego a conclusão que nao podeia ter feito nada diferente do que fiz.....estava ressabiado com o pneu , mas pensando bem acho que ele me salvou.
Pode crer, esse pneu p/ descolar do aro não é fácil.
Abs
Fábio
concordo com várias coisas ditas pelos colegas.
- primeiro, é realmente difícil chegar a uma conclusão concreta do quê, exatamente, aconteceu com a câmara de ar, depois de rodar vazia ou já esvaziando por muitos metros (afinal, para desacelerar de 170 até parar nestas condições, leva um bom trecho...)
- me considero sortudo por ter tido experiência de câmaras furadas somente em baixa velocidade, dentro da cidade, sempre pneus traseiros e com motos menores. Foram 3 vezes, e em todas elas as câmaras ficaram imprestáveis, de tantos lugares furados/rasgados. era o que normalmente acontecia.... depois de 1 único furo inicial, após esvaziar e até você conseguir parar, ela ia rasgando, encostando, ralando dentro do pneu
- sorte sua também, André, que a construção dos pneus modernos é muito mais rígida do que antigamente, graças às tramas de aço e às diversas camadas de compostos, que impedem os pneus de "torcer" muito, hoje em dia. Se bem que a mudança que mais gostei ao longo destes 30 anos foi da inserção do verdadeiro "cabo de aço" que hoje há no talão do pneu, e que encosta na lateral e no leito da roda ao mesmo tempo, garantindo que ele não "descole". Vi isso acontecer na minha frente, em 82, com um casal de namorados sobre uma TT 125 e, ao descolar da roda, o pneuzinho traseiro simplesmente ejetou os 2.... nada agradável, mesmo estando a 40Km por hora...
... não se esqueça de agradecer aí ao teu anjo da guarda (ou qualquer que seja a entidade em que você acredita) por estar "de plantão" naquela hora...
abs
Trovão
Obrigado pelas palavras Thunder!
[QUOTE=RicBoris;11387]André, que sorte, heim brother?!
Você não teria batido o pneu numa pedra ou buraco na trilha? Algo que empenasse um pouco o aro, prejudicando a vedação com o pneu e ocasionasse esse vazamento?[/
image.jpg
image.jpg
Sabe dizer quem e' que fabrica essas câmaras ....Pirelli , BMW.....nao achei a info na borracha.