Wind Power Generation & Wind Power Fun
Calibragem de pneus está diretamente ligada à inúmeras variáveis:
- Peso do Piloto
- Presença de malas e/ou garupa
- Tipo de pneu/compostos do pneu
- Pavimentação
- Condições climáticas
- Forma de condução da motocicleta
E a grande verdade é que menos de 5% de todos os motociclistas do mundo conseguem perceber qual a influência de cada um destes itens acima, no comportamento da moto...
Algumas premissas universais para pneus de moto:
- Calibragem de fábrica, é um dado que proporciona o melhor aproveitamento em termos de performance e consumo dos mesmos, baseado em condições padrão de temperatura ambiente/peso do piloto/condução da motocicleta e etc... Realizada com os PNEUS FRIOS
- Quanto maior a calibragem, menor e consumo dos pneus, e menor a aderência (ou o grip) e vice-versa. (Deve-se atentar sempre para calibragens limite de cada pneu)
- o Setup da suspensão influencia diretamente na calibragem dos pneus.
- Condições climáticas proporcionam alteração no comportamento dos pneus, portanto deve-se compensá-las.
- Calibragem de pneus deve ser preferencialmente feita com os mesmos frios, pois o referencial de pneus quentes é completamente diferente.
Algumas considerações pessoais:
*Utilizar a calibragem padrão de fábrica, e ir buscando a calibragem ideal para você. ( Caso o piloto procure durabilidade e conforto deve-se buscar a calibragem padrão ou um pouco acima, caso o piloto procure performance, SEMPRE calibragem abaixo do padrão )
*Calibrar pneu em posto de gasolina, proporciona a precisão de um hipopótamo quebrando ovos, ZERO! Caso não possua um calibrador confiável, uma boa dica é calibrar os pneus frios no posto, e conferir a calibragem com um instrumento que tenha uma melhor precisão.
*Não tenha medo de errar faça experiências, mas não seja imprudente, uma viagem longa não é o melhor laboratório para qualquer tipo de ajuste, para estes tipo de testes deve-se optar em passeios curtos, com uma parada que permita os pneus esfriarem (em torno de 30-45min) para que se possa recalibrá-los.
Minha R1200GS Sport Plus 14, tem controle de pressão dos pneus no painel, portanto não é previlégio das Premmium.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )
Agora é. Não tem mais Sport.
Wind Power Generation & Wind Power Fun
A Sport nunca teve. A Sport Plus e a Premmium tem.
A menos que não tenha mais a Sport Plus, o que é uma pena, pois considero a melhor relação custo/benefício das 3
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )
Minha Sport 13/13 veio com o marcador no painel
Amigos,
Estou lendo e analisando as diversas opiniões relacionadas à pressão de pneu, vou relatar o que recebi de informação do Leandro Mello, instrutor de pilotagem e reporter da Globo para Motocicletas em um treinamento que fiz em Piracicaba no ECPA.
Alguns sabem que o próprio Leandro Mello possui uma BIG TRAIL, por razôes obvias e pessoais, ele possui uma Super Tenere 1200, bom, perguntei à ele, qual o melhor pneu a utilizar na R1200GS e qual a calibragem correta, onde o mesmo me informou que o melhor pneu para esta motocicleta, seriam Michellin Anakee 3 ou Metzeler Torance EXP, quanto às calibragens sugeriu e disse se utilizar desta, devido à melhor aderência em solo e menor problemas com temperaturas à seguinte:
Estando apenas piloto utilizar 36 libras na frente e atrás, isso mesmo, em ambas as rodas
Estando Piloto + pouca bagagen = 36 libras frente e atrás
Estando Piloto + Muita Bagagens ou Piloto + Garupa + Bagagens, utilizar o recomendado pela BMW ou seja 36 dianteiro e 42 traseiro
Agora faço eu uma pergunta, como sabemos que nosso leitor RDC do painel é preciso e sem erro e que na bomba do posto é que esta errado, claro que sabemos faltar manutenção apropriada nos medidores de postos de gasolina, mas fica a dúvida onde conseguir medição precisa.
Espero poder ter ajudado de alguma forma
Abraços
Thomas Schmidt
São Paulo / SP
Máquinas do meu passado
Mobylete, RX50, RX80, RX125, RX180, RD350-74, RD135Z, DT180Z, XTZ250 Lander, XVS650 Drag-Star, Fazer 600S 2008, Fazer 600S 2009, R1200GS Sport Plus 14/14
Máquina atual:
BMW R1200GS - PREMIUM - Branca