Pessoal, Bom Dia a todos !!
Vi que muitos tem interesse em fazer um curso de pilotagem defensiva; inclusive eu; tomei a liberdade de entrar em contato com o Carlos Jose Amaral que ministra vários cursos e palestras e é credenciado da Porto Seguro, vejam abaixo a resposta dele:
Boa noite, amigo Flavio. Tive a honra de ministrar alguns cursos para muitos alunos com BMW e quando estive no Rio de Janeiro ministrei uma palestra para a turma do Fórum G 650 GS e muitos vieram para São Paulo fazer o prático. Terei muito prazer em conhecê-los e ficarei honrado, também, em participar no compartilhamento de experiências com vocês.
Meus cursos são feitos em área de estacionamento ou algo parecido, pois a pista é montada por cones conforme as necessidades da pilotagem. Quando eu falo "algo parecido" é porque poderei ir até Atibaia se você conseguir um lugar asfaltado, seguro e confortável para os participantes. Aqui, em São Paulo, ministro o curso em um estacionamento de um grande supermercado na região de Santo André. Dessa forma treinaremos frenagens emergenciais, disponibilizando toda potência que o ABS de suas "Beems" possui. Curvas abertas e fechadas, limites de inclinação em curvas e contra - esterço serão, também, ministrados. É um curso que visa conhecer os limites de segurança que o modelo de sua moto pode lhe dar. Então, o custo aqui em São Paulo, é de 350,00 reais por aluno. Poderei ministrar o curso com no máximo 10 a 12 alunos.
Bem, espero ter ajudado em suas dúvidas, porém saiba que estarei a sua disposição. Ah! tenho vagas para dia 18 de Agosto de 2013. Mas se quiser outras datas verifique em meu site a programação dos cursos.
Um grande abraço.
Este curso tem a finalidade de conhecer sua moto e os limites de segurança que ela pode lhe dar e, assim, aperfeiçoar as técnicas de pilotagem voltadas para a pilotagem defensiva, evitando acidentes e riscos desnecessários. Curvas abertas e fechadas, neutralizando a força centrífuga da qual se tem a impressão de que a moto “sai”(esparrama) para fora da curva, técnicas do “contra esterço”, controle de aceleração, re-aceleração e desaceleração em entradas, “cabeça” e saídas de curvas, posicionamento do piloto ( e garupa), frenagens emergenciais e frenagens em entradas de curvas são os temas principais abordados neste curso. Posicionamento correto do piloto e garupa em curvas abertas e fechadas. Conhecimento de sua moto (qualquer modelo e cilindrada), com seus limites de inclinação (limites físicos e de segurança) da moto. Este curso é feito em pista montada por cones, em espaço seguro. Curso voltado para técnicas defensivas e não esportivas. Curso ministrado aos domingos, em local previamente estabelecido. Atualmente ministrado Wal-Mart SUPERCENTER, Santo André, SP. Av dos Estados 8500. Bairro Santa Teresinha das 9 as 14:30 hrs., aproximadamente.
Site do Amaral com todas as informações do curso: http://www.amaralinstrutor.com.br/
Fica ai a ideia de juntar um grupo para fazer esse curso; fazer em São Paulo mesmo ou em outro local a combinar.
Aguardo comentários