Apenas reforçando que o maior vilão da bateria, e a falta de uso.
Outro ponto importante e que as baterias da GS 1200 são seladas, não devem e não podem ser abertas ... vi um comentário de alguém querendo uma bateria pra colocar agua, bom, essas baterias são arcaicas, e requerem manutenção constante, estar com agua/solucao, não elimina o fato dela descarregar e estragar se não for usada (e não for mantida corretamente) entao acredite, ter uma bateria selada, e o melhor dos mundos
Como o nicobico citou, o frio também tem grande influencia negativa na bateria, lembro que numa ida pro chile dormi em Uspallata (3 amigos em 3 motos) e na manha seguinte todas tiveram que pegar no tranco devido ao frio da madrugada (de manha fazia em torno de 7 graus, e a noite chegou a 0, por sorte depois rodando elas carregaram novamente e tudo volvou a normal, mas foi meio tenso
Se quer testar a bateria de maneira simples, com ela desligada, temperatura ambiente de 20, 25 graus, cheque a bateria com um multimetro, o ideal e estar na casa de 12.7, 12.8 (moto desligada pela manha)A minha esta marcando 12.6 e na hora da partida aparece o ícone da bateria, ou seja, não esta 100% .... tenho que dar uma carga lenta pra ver se ela volta, ou se ja era !
Outra coisa interessante e medir a voltagem com a moto ligada, tem que girar entre 13.5v e 14.7 ou 14.8.
Mais do que isso vai torrar a bateria (problema no regulador de voltagem) menos do que isso problema no estator/alternador ...
Um outro ponto e que não adianta ligar a moto e deixar funcionando 2min e achar que isso vai manter a bateria bem, isso provavelmente não carregue nem a descarga do arranque (que e forte)o ideal e rodar com a moto por pelo menos 20, 30min por semana, como ja citado, quanto mais e mais frequente melhor.
So para efeito de comparação, eu vendi minha burgman ano 2008 que peguei zero Km no fim de 2013, foram 6 anos de uso diário, em media 5x pro semana, e a bateria estava 100%, nunca foi trocada e nunca descarregou. Ou seja, e possível fazer essas baterias durarem BASTANTE !