O condicionamento fisico é muito importante e se puder deve-se procurar uma academia , personal treiner , consultar medico etc... tudo é muito válido , é preciso muita garra e determinação em alguns momentos, como por exemplo:
Depois de uma queda com a moto , isso não abala somente a estrutura fisica mas tambem o emocional.
As mudanças climaticas extremas ou não, interferem na disposição do piloto.
As divergências de ideias entre os componentes do grupo ( quando viajando em grupo ) dão desgaste psicologico,
Medicamentos que se toma normalmente no dia dia , ás vezes não fazer tanto efeito depois de algumas situações com momentos de stresse de dias e dias de estrada .. etc
È preciso um preparo fisico-mental para aproveitarmos ao maximo de nossa viagem.
Eu cheguei a 30 dias de uma viagem que fiz ao Amazonas no qual percorri mais de 9,700km numa moto de 250 cilindradas tomei vários tombos e sem o preparo antecipado não teria me saído muito bem na Floresta Amazônica.
Fiz um programa de condicionamento fisico monitorado na academia com enfase nas "necessidades motociclísticas" ( deficiências com a idade ...hehehh )
Como treinamento, todos os dias eu levantava 4 ou 5 vezes a minha moto do chão com todas as "tralhas" e com dois galões de 5 litros um em cada alforge.
Fica aqui uma dica , façam como o nosso amigo Henri , preparem-se e não se arrependerão...
Nos vemos pelas estradas...
Palmiro.