Postado originalmente por
Iceman
Essa foi exatamente a recomendação de um amigo delegado.
Se é prá se defender, use uma boa e confiável Taurus 38, com cano curto e 5 balas (foi o que eu comprei).
22 nem pensar. Não tem poder de parada e é até mais letal que o 38.
Em resumo, um tiro de 38, se pegar no osso do ombro p. ex., estilhaça o osso e sai nas costas.
A dor é tanta que o cara cai duro no chão e não faz mais nada (a menos que esteja drogado, ai FUDEU véio, é cebo nas canelas!!!).
Um projétil de 22, não tem poder de penetração suficiente para quebrar um osso maior, portanto irá desviar do osso e passear pelo corpo, estourando tudo no caminho.
Já houve casos de tiro de 22 que entraram no peito e acharam a bala no joelho do infeliz.
O problema é que no trajeto, ferra o estomago, intestino, figado, baço, etc.
Ou seja, mesmo socorrido na hora, os medicos teriam que "desmontar" o cara todo, limpar e colocar tudo devolta, de tanta coisa que foi afetada.
Chance de sobrevivencia num caso destes: < 5%.
Mas dependendo do que foi afetado, p. ex. baço e estomago, o cara ainda vem prá cima de voce, e pode apostar que vem PUTO DA VIDA!!!
Meu 38, se o primeiro cartucho falhar, é só puxar o gatilho novamente que o próximo cartucho aparece.
Em pistolas, se um cartucho falhar, se tá F....., porque não ejeta e trava.
Além do mais, como disse o PAULISTA, se a ponta estiver amassada ou riscada, perigas de enroscar na hora de subir a ''rampa" até a camara, e ai é PT.
Levamos mais de 40 minutos, na sala lá de casa, sem o menor stress, para desenroscar uma bala da Walter PPK desse meu amigo delegado.
Imagina isso no meio de um tiroteio...
Apesar de não praticar tiro ativamente, sou bom nisso
Fui chefe da equipe de tiro, quando servi o Tiro de Guerra (isso lá em 1980), e naquele ano fomos campeões, desbancando Sto. André, que havia ganho os dois últimos anos e ficariam com o troféu em posse definitiva, SE ganhassem novamente.
Desnecessário dizer que passei a ser "Persona non grata" em Sto. André por um bom tempo kkkkkkkkkk