Postado originalmente por
robram
Depende, do seu grau de pilotagem off road, e a epoca q vc pretende ir, na epoca de chuvas com moto pesada, esqueça, inviavel, vc vai destruir a moto, pq nao tem jeito de nao cair ou nao derrubar a moto.
Na seca vai tranquilo, leve 02 pares de filtro de oleo e ar.
Eu enviei minha moto ate Maraba no PA, pra mim é ali q começa a parte boa da BR230, antes é so asfalto e stress com transito pesado.
Fiz revisao em Humaita, depois de muito po, e continuei pela BR319.
Um roteiro bem feito, nao deixa ninguem na estrada, nao precisa dormir no meio do mato, salvo alguma emergencia.
Nossa equipe, em todos relatos q acompanhei, foi uma das unicas q conseguiu sair de Humaita e dormir em Igapu-Açu.
O calor é insuportavel, entao concordamos em sair sempre cedo, acordamos no primeiro dia as 5h, e saimos as 7h, nos outros dias acordamos as 5:30 e nunca saimos depois das 7h. Em Humaita acordamos as 4:30 e antes da 6h ja estavamos no portal de saida da cidade, neste dia rodamos 430 km da temida BR319 ate as 18 horas.
4 pessoas é o maximo para uma aventura destas, pessoas com capacidade de desprendimento, corajosos, aventureiro, pro-ativo, com muita vontade, daqueles, q desce da moto ja com a ferramenta na mao, para consertar a moto do outro. Ou que ja vai preparando a corda para puxar o amigo, ou se prontifica a buscar ajuda.
A transamazonica nao tem segredo, ha lugares com transito intenso de caminhoes, e motos, ha vilas, a combustivel, mesmo em lugares q nao ha posto, ha os restaurantes q vendem, tem as pistas de voo, do lado da estrada q vendem...
Sim é a maior aventura em solo brasileiro, mas mais do q grandes ou pequenas motos, o maior obstaculo é a organizacao e a entonaçao entre os integrantes.
Nos tocamos juntos, de longe...Ninguem andava colado um no outro o tempo todo, o po te faz manter distancia, para sua saude, e claro pela visibilidade. Alem de que, manter distancia é uma regra de segurança, se o da frente cai, vc nao passa por cima dele.
Tenho renite alergica cronica, usei o tempo todo: mascara de pintor e um lenço ou balaclava de lycra, e o po nao me atrapalhou, usei um capacete off road com viseira oakley com lente fume, bota de trilha, comprei uma calça pro tork (R$ 100), q usa por cima da bota e tem bolsos, joelheira asterix, colete integral alpinestar e camista de trilha, desta forma sempre estive protegido e nao passei tanto calor. Esqueçam roupas de cordura...
Levei um camel back de 3 litros, apenas para agua de emergencia, pq nao conseguir usar ele nas costas dia todo, o peso, me dava dor nas costas, ficou amarrado na moto.
So uma das tornados teve pane seca proximo a Jacareacanga, e levamos combustivel reserva no trecho da BR319. Mas depois de 100 km de Humaita tem combustivel, e em Igapo Açu tambem, é so comprar dos pescadores, q usam nos barcos. Em Igapo Açu tem um hotel muito bacana, com restaurante, foi show de bola alcançar este lugar...Alem de que la tem um boto q vem na margem do rio (ja apareceu em varios canais de TV)
Ate hoje tenho saudades desta aventura, uma vez por mes, revejo as fotos. E como ja mencionei a proxima vai ser com chuva e com meu filho...
Boa aventura !