Pessoal,
Voltando de um passeio à Joanópolis, com alguns colegas do Forum, me deparei com uma cena triste: na pista contrária da Rod. D. Pedro I (Atibaia-SP), vinha uma Kawasaki Speed com o piloto e sua garupa. Logo atrás, vinha uma moto menor com dois marginais, já apontando para a Kawasaki, ou seja, aquela moto iria mudar de mãos em poucos instantes.
Infelizmente estavamos no sentido contrário e não fizemos nada, porque achei que não havia náda que pudessemos ter feito.
Mais tarde eu comecei a refletir, se realmente não havia nada que pudessemos ter feito.
O que me levou a abrir este tópico, seguindo a sugestão dos colegas forenses, para que possamos discutir sobre o que podemos fazer em diversas situações com as quais podemos nos deparar, e que podem ser muito melhor enfrentadas se tivermos um minimo de preparo antecipado.
São vários casos que gostaria de por em pauta, para análise e discussão dos colegas:
1a - Você presencia uma tentativa de assalto a terceiros e não tem como seguir o meliante ou chegar à vitima
1b - Você presencia uma tentativa de assalto a terceiros e está em condições de chegar ao local.
2 - O seu parceiro de passeio é abordado (ou uma das motos do seu grupo)
3 - Você é abordado (cuidados a tomar, como se comportar, etc.)
4 - Dicas úteis que deveriam fazer parte da preparação dos passeios, tanto quanto verificar o estado da moto, as rotas, etc.
5 - Dicas sobre o que fazer ou não fazer, para diminuir a sua chance de ser abordado.
Tenho certeza de que, com o nível de qualidade dos participantes deste fórum, surgirão desta dicussão excelentes idéias e dicas que poderão evitar perdas ou até mesmo salvar vidas.
Abraços,
Thomas