Postado originalmente por
luiztrovao
Mauricio, estas motos modernas que utilizam o sistema CAN-BUS só podem ser recarregadas com aparelhos específicos que incluem esta tecnologia. Não use outros equipamentos porque, SIM, podem causar danos elétricos importantes.
No meu caso, eu uso um aparelho da Tecmate, o "Optimate 4 CAN-BUS edition". Ele já vem com o plug específico para as motos BMW, para ser conectado ao plug tipo "isqueiro" que nossas motos têm. Claro, acompanha um kit de garras preta/vermelha para ser utilizadas diretamente nas baterias, se for o caso. Este aparelho tem duas funções: "mantém" e "recarrega". Você pode deixá-lo conectado na moto o tempo todo, se quiser, que ele mantém a bateria sempre na carga ideal. Para isto, ele tem um regulador que repõe a carga utilizando correntes entre 0,8 e 2 ampéres, o que evita qualquer risco de sobrecarga.
Dê uma olhada no site
www.tecmate.com - custa bem menos que o original BMW e funciona perfeitamente. Tenho o meu há 6 meses, uso com frequencia tanto na minha 800 quanto na Honda BROS pois como as motos ficam no sítio, às vezes passo varias semanas sem aparecer por lá.