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Tópico: Regulagem da suspa traseira com garupa - dÚvida

  1. #11
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    Avatar de M.Fonseca
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    Citação Postado originalmente por sascencio Ver Post
    A regulagem da pré-carga é no manípulo e o do retorno é no parafuso no próprio amortecedor.

    O retorno não regula a dureza mas sim a velocidade do retorno.
    Silvio, a moto do Felipe Cruz é F800R e ela tem manipulo para a pré carga da mola, e manipulo pra pressão do retorno.

    Quanto a dureza, creio que seja uma questão de semântica, pois ao diminuir a velocidade de retorno a sensação que se tem é que ficou mais dura, principalmente nas ondulações.

  2. #12
    Moderador

    Avatar de Iceman
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    Citação Postado originalmente por FCRUZ Ver Post
    Acho q vou comprar um GS aí meu problema acaba! kkk ... Pode colocar um elefante em cima que ela quase não abaixa.

    Alguém aí querendo fazer uma troca ????? kkkkk
    Grande amigão (lutador de UFC)

    Troca não, pois já estou com a minha gorda branca.

    Mas se quiser uma F800GS 13/13 com 2600Km, estou vendendo a minha.
    Tirei em Out/13 e só estou vendendo porque me rendi aos prazeres das gordas e peguei um R1200GS 13/14

    Tem um tópico na seção de Classificados.

    Abraços,

    Thomas
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  3. #13
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
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    Citação Postado originalmente por M.Fonseca Ver Post
    Silvio, a moto do Felipe Cruz é F800R e ela tem manipulo para a pré carga da mola, e manipulo pra pressão do retorno.

    Quanto a dureza, creio que seja uma questão de semântica, pois ao diminuir a velocidade de retorno a sensação que se tem é que ficou mais dura, principalmente nas ondulações.
    OK Manoel, não sabia que a regulagem da suspensão da R era diferente da GS, valeu...
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

  4. #14
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    A minha GS mesmo com a regulagem no talo fica baixa quando ando com garupa, raspando o cavalete no chão facilmente.
    Será que teria alguma mola mais dura pra colocar?
    TWISTER 04/FALCON 05/SHADOW 05/XT660R 08/F800GS 11/F800GS 14

  5. #15
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    nbjr, as molas progressivas da hyperpro podem ser uma boa opção e tem representante no Brasil. Estou pensando em colocar na minha R, num primeiro momento no garfo dianteiro,

  6. #16
    Piloto Nível 1 Avatar de rogeriohar
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    Olha......dei uma lida no manuel e la fala coisas interessantes para pilotos bombados e magrinhos.....
    Agora pra um do meu tamanho (1,87 pesando 110kg) não dá parametro nenhum......

    Fui na tentativa erro até achar uma que fosse confort pros locais que ando e tal....ainda nao peguei estrada com a minha.....
    Vou ficar de olho!!!!!

  7. #17
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    Pesquisei bastante sobre o assunto quando comprei minha moto. Eu peso 80 kg e, pelo que vi, quanto maior a carga, maior o número de cliques na suspensão. Da mesma forma, para velocidades mais altas, também são necessários mais cliques. No entanto, essa informação genérica não ajuda muito não é mesmo?.

    Quando comprei a moto, a suspensão estava toda solta, e eu não tinha nenhum parâmetro. Como gosto de mexer em tudo, decidi ajustar para 20 cliques apenas para testar. Na época, eu ainda nem estava adaptado à moto, então não senti diferença alguma na pilotagem, estabilidade, etc. O que começou a me dar um parâmetro foi passar por lombadas. Sentia desconforto quando a moto, com a suspensão mais dura, descia dos quebra-molas, forçando a minha lombar.

    Decidi consultar o manual, mas as informações são muito genéricas. Ele apenas indicam:

    Sem carga: tudo solto.
    Com carga ou passageiro: X cliques.
    Com passageiro e carga: Y cliques.

    Porém, o manual não considera o peso das pessoas nem o uso específico. Não me conformei com isso e fiz um ajuste de 4 cliques. Depois de um tempo, comecei a me adaptar à moto, e após rodar cerca de 4 mil km, meu corpo já estava acostumado aos movimentos e impactos.

    Volta e meia andava com minha esposa, que pesa 58 kg, ou com minha filha, que pesa 30 kg, e não mexia pois não afeta muito a suspensão com elas. Um dia, andei com meu sobrinho, que pesa 74 kg, e senti que a traseira da moto abaixou. Nesse ponto, já tinha adquirido mais sensibilidade para perceber as mudanças na suspensão, diferente do início, quando eu não tinha noção alguma. Então, apertei um pouco mais e ajustei para 7 cliques.

    Foi aí que percebi como estava mais sensível à moto, quase como minha esposa é sensível à regulagem do banco do carro. Experimente mudar apenas um clique na regulagem do banco e você já ouve: “Quem andou aqui?” (kkkkk). De 4 para 7 cliques, a diferença foi nítida, e a moto ficou muito mais confortável e estável, melhou para mim. Na primeira arrancada já senti a melhora. Desde então, tenho rodado com 7 cliques.

    Agora decidi testar com 10 cliques para ver como vou me sentir. Acabei de ajustar, mas ainda não andei com a moto.

    RESUMINDO:

    A menos que você seja um piloto de competição em busca da melhor performance, ajuste a suspensão de acordo com o que te faz sentir melhor. Depois que regular a moto para você e ajustar o farol, minha dica é usar o farol como refer~encia quando for viajar com garupa ou carga peça para o garupa sentar e vá ajustando os cliques até o farol voltar proximoa altura que fica com você sozinho. Isso é uma dica de um Não especialista Faz sentido? se fizer espero ter dado uma boa contribuição.

  8. #18
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
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    Olá, Alan.
    Agradeço as informações que você compartilhou.
    Aqui no Fórum é prática que os "novatos" façam uma apresentação pessoal- o link está abaixo:
    https://www.bmwgsbrasil.com.br/forum...%B5es-Pessoais

  9. #19
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
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    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

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