A priori qualquer óleo rodaria, mas a probabilidade de trazer prejuízos é grande.
Eu seguiria a recomendação do fabricante, não há o porque não seguir.
Alias troco na CC p/ não me preocupar com isso.
A priori qualquer óleo rodaria, mas a probabilidade de trazer prejuízos é grande.
Eu seguiria a recomendação do fabricante, não há o porque não seguir.
Alias troco na CC p/ não me preocupar com isso.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
sem problema!!!
Troquei óleo no sábado na CC Caltabano e usaram desta vez o Mobil Super 4T MX 15W-50 de base sintético e mineral, segundo eles é mais adequado ao clima na 1200. Talvez não funcione do mesmo modo na 800 por esta ser refrigerada a água. A CC poderá orientar o que estão usando e o porquê.
Abs
Fábio
Olá Pessoal, sou novo aqui... acabo de comprar minha Trophy 2012 com 7000km, estou encantado, hehehe!
Tenho dúvidas, primeiro, o referenciado Motul 5100 pelo que vejo por suas características também acho o indicado, porém no manual diz 10w40 ou 15w40, qual a diferença entre essas duas referências? Tenho encontrado muitos que colocam o Motul 5100 15w50, e aí tá tranquilo?
Outra questão, sempre tive motos e sempre troquei o óleo respeitando as classificações do lubrificante indicados no manual independente da marca. No nosso caso API SG/ SH/ JASO MA, somente ouço falar "Motul, Motul, Motul"....... Não há outros lubrificantes que atendam as especificações com as mesmas características deste Motul?
Agradeço desde já a contribuição de todos por tanta informação difundida no forum que, nos ajuda a somar e compartilhar experiências!
Abraços.
Fabio eu não usaria óleo Mobil nem de graça até pouco tempo atrás nem certificação JASO-MA eles tinham. Tem um oleo novo deles para moto novo deve ser esse que usaram na sua moto porem não sei se ele possui essa certificação.
Semana passada tive uma aula sobre o MOTUL do meu mecânico, é o único óleo que não precisa de ter óleo reciclado na sua base. ou seja 100% puro. Ele não precisou falar mais nada pra me convencer que o óleo é realmente o melhor ou um dos melhores do mundo. e outra a formula base sintética dele é vendida para todas as outras companhias do mundo que produzem óleo 100% sintético.
Rafamg, respondendo a sua dúvida , o Mobil (API SL, JASO MA e MA2). Já agora, o que você opina sobre estes abaixo?
Pesquisei e encontrei:
Lubrax Tecno Moto 10W40 API SL JASO MA
Shell Advanced Ultra 10W40 e 15W50 API SL JASO MA
Ipiranga Moto Top Rider 15W50 100% sintético API SM JASO MA2
Obrigado.
Pelo pouco que sei e ja pesguisei a conclusao basica sobre lubrificante é essa. (wikipedia sempre ) kkkkkk
Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:
Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.²
Observação: a letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno, os óleos de verão e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Um óleo do tipo monograu só pode ser classificado em um tipo escala. Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura.¹
Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.
Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.
Os óleos lubrificantes para motores a gasolina e álcool e GNV (Gás natural veicular) de 4 tempos atualmente no mercado são apresentados na tabela abaixo. O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa. O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente. Atualmente (2013), a última classificação dos lubrificantes estabelecidas pela API, está na sigla "SN", para lubrificantes direcionados a veículos à álcool, gasolina e flex
Os motul também tem certificação jaso-ma2 e API SM. OU SEJA SUPERIOR A TODOS AI E IGUAL AO IPIRANGA mencionado.
O motul 7100, já tem a ultima certificação API - SN. e é o único óleo que além de ser sintético tem base única ESTER.
Nuss..tipo, vou na CC e digo: "Troca óleo e filtro por favor?!" kkkkkkkk ..se travar o problema volta pra eles
Philippe - BHZ/MG
Amizade em duas rodas, sempre!
On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]
Sou eu quem troco o óleo das minhas motos...
Toda vez levo nas CC e troco o óleo delas tb kkk.
Qualquer problema tenho a quem reclamar e a diferença de preço pelo serviço não justifica.
Ainda mais se não tiver experiência e espanar a rosca do bujão no carter como já vi acontecer.
Abs
Fábio