Postado originalmente por
Golias
Thomas,
Batata que o comando de válvulas está desregulado, olha que passei por isso, e digo com conhecimento de causa. Na primeira vez, levei na CC Caltabiano na Brás Leme, o mecanico abriu o cabeçote, colocou o gabarito e me chamou, dizendo: Senhor, veja que o gabarito em forma de 8 quadrado não esta entrando como uma luva e portanto vou fazer os ajustes, senti segurança e fiquei do lado de fora da oficina por 4 horas aguardando, tanto foi a afirmação que ele me passou que senti confiança. Ao termino, me falou: Senhor, poderia dar uma voltas e ver se resolveu o problema, onde meu problema alem de estar com as curvas azuladíssimas ela vibrava mais que vara verde. Dei umas voltas e a vibração parece ter melhorando, ai fui para casa. Passando alguns dias, a vibração melhorou 40% mas o azulado, começou a mesclar com amarelado. Como sou chato neste quesito, fui a Eurobike do Ceasa e procurei o Roberto, chefe de oficina, e relatei o problema de vibração e a descoloração das curvas. Ele sugeriu que agenda-se uma visita técnica, o que no dia seguinte fiz. Ao retornar no dia agendado, fiz questão de ficar ao lado do mecânico, mesmo o chefe da oficina não querer, por motivos de segurança, mesmo assim, fiz questão, direito que me assiste. Para minha surpresa, o mecânico retirou as duas carcaças dos cabeçotes, e ao colocar o gabarito em 8 quadrado no comando de válvula, não entrava nem fudendo. O mecânico chamou o chefe da oficina e relatou o problema, e o chefe foi implacável, deu a ordem: "Desmonte e regule dos dois comandos de válvula", fiquei lá 3 horas acompanhando cada passo, e depois de ajustadas e calibradas as válvulas, o gabarito entrava como uma luva. Terminado o serviço, notei que ao ligar a moto, ela não vibrava e trabalhava como um relógio suíço. Fui para casa, e como tenho uma pasta EUA que limpa os cromados do escape, deixei ele cromadinho novamente, tirando qualquer coloração que não fosse o cromado. Passando alguns dias, e olha que ando, todo santo dia com minha GS o que me dá prazer, como se fosse o primeiro gole de cerva a 42 graus, observei que não vibrava mais e as colorações, desapareceram. Ela estava com 2.000km quando fiz a regulagem, e segundo o mecânico ao trocar o óleo com 5.000km, seria conveniente verificar se os comandos de válvulas estavam regulados, o que fiz, e ainda o gabarito entrava como uma luva. Fiquem atentos, pois essas colorações indicam a situação que o motor esta trabalhando.
Até breve,
Reinaldo