Essa estória de tapete de borracha deve ser "lenda urbana".. Se realmente tivesse perda de corrente pelo descanso da moto as fabricantes ( ou algum fornecedor de acessórios ) já teria colocado uma camada de borracha no próprio descanso.
Essa estória de tapete de borracha deve ser "lenda urbana".. Se realmente tivesse perda de corrente pelo descanso da moto as fabricantes ( ou algum fornecedor de acessórios ) já teria colocado uma camada de borracha no próprio descanso.
Gustavo
800GS 2012 Trophy
Niteroi/RJ
ex-CG125/DT180/CBR450/XL250/XT600
É de doer o ouvido .... escutar que há perda de carga da bateria porque a moto está aterrada com o solo...... e a moto não sair de fábrica material isolante no cavalete (PU, Nylon, Borracha, Pet, PEAD, PVC, Baquelite, etc ...) a solução é muito simples pra BMW não resolver o problema na sua linha de produção, portanto acho que é lenda.
Marcos Gnecchi
Para ter perda de carga deve haver diferença de potencial o que não acontece com e pezinho no chão, portanto acho isso mais uma lenda urbana.
Na realidade mesmo com a moto desligada há circuitos que permanecem alimentados, porém com consumo ínfimo, mas nada impede alguma fuga de tensão numa situação anormal.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Isso aconteceu com a minha moto, explicado a resolução do caso no decorrer do post.
O que ocorreu é que comprei a moto zero, em Salvador, poucos meses depois a moto deu pane, eu sem saber o que era, jamais desconfiei da bateria, mesmo todo mundo dizendo que pelo sintoma era bateria.
Bati fotos e fiz videos e não me toquei que a bateria tava toda zuada, como se tivesse despencado ladeira abaixo.
Depois de todo esse stress, foi que me informaram lá em Salvador que a bateria tinha sido colocada só pra teste pq a bateria nova (que não vem junto com a moto segundo me informaram) não havia sido entregue.
Eles mandaram via SEDEX uma bateria Moura nova pra Natal e lá instalaram na minha moto.
A partir daí, fiquei sabendo que desde 2012 a original da moto é Moura.
[]'s
A. Morlin
Ex-XTZ 250 Lander Preta 08/08
Ex-XT660R Preta 08/08
Ex-XT660R Vermelha 09/09
Ex-BMW F800GS Triple Black 12/13
Atual BMW F800GS Triple Black 12/12
Pessoal,perguntei isso ha muito tempo atrás mas não recebi a resposta Se minha gs arrear a bateria no meio do nada ou perto de uma comunidade rsrsr,posso dar um tranco na moto ou vou danifica-la?
Pode.
Não tem problema nenhum.
Só não tem como dar tranco em carro automático.
[]'s
A. Morlin
Ex-XTZ 250 Lander Preta 08/08
Ex-XT660R Preta 08/08
Ex-XT660R Vermelha 09/09
Ex-BMW F800GS Triple Black 12/13
Atual BMW F800GS Triple Black 12/12
Valeu Salvador Amorlin
Aécio, o CanBus é um sistema eletrônico, no qual os mesmo fios que levam a alimentação (ou "força/energia") para os diversos dispositivos da moto, também são usados para transmissão de dados sobre estes mesmos dispositívos. Para que isso seja possível, todos os dispositivos tem que ser projetados para trabalhar com este sistema (CanBus).
Ou seja, é um PÉ NO SACO para quem gosta de fazer suas próprias adaptações na moto.
Isso porque, se um dispositivo estranho for introduzido no circuito, que não está preparado para trabalhar no sistema CanBus, o computador central pode não "reconhecer" este dispositivo (que pode ser uma buzina, um farol de milha, etc.) e pode dar zebra no circuito inteiro, podendo até (em casos extremos) paralizar a moto por completo.
Na verdade o programa da moto tem que ser informado da presença deste novo dispositívo, o que ele faz e como a central deve interagir com ele.
Já tivemos caos de colegas que compraram farois de milha originais da BMW 1200GS Adventure (portanto compatíveis com sistema CanBus) e tiveram que esperar a concessionária receber um programa da Alemanha, que possibiltou habilitar o novo dispositívo na 1200GS normal.
Porque então a BMW decidiu usar esse sistema?
Porque economiza fiação (cabos elétricos) o que acaba por reduzir o custo de produção e o peso final da moto.
O sistema funciona muito bem, desde que utilizados somente dispositívos compatíveis (que obviamente a BMW usa).
O problema começa quando a gente quer fazer nossas adaptações.
Espero poder ter ajudado a responder sua pergunta.
Abraços,
Thomas.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )