Página 9 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 81 a 90 de 112

Tópico: Podium ou Comum?

  1. #81
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Reinaldo e colegas do fórum,
    seguem abaixo alguns links onde vocês poderão aprender a respeito do poder anti detonante que o álcool adiciona à gasolina, quando misturado a ela.

    http://www.sindacucar.com.br/produto...ializacao.html

    http://ecen.com/content/eee7/proenes.htm

    http://www.cancun2003.org/downloads/...mesmolugar.pdf (pagina 15)

    http://www2.portoseguro.ifba.edu.br/...20gasolina.pdf

    http://www.abul.com.br/seguranca/dic.../gasolinas.htm


    Reinaldo, me senti de certa forma humilhado pelo seu comentário (que na minha modesta opinião foi muito deselegante), já que você é altamente respeitado no fórum como um profundo conhecedor de aspectos técnicos em geral. Ter um post sendo comentado por você e classificado como "sem fundamento" e "de sentar e rir" realmente não é nada agradável, visto a reputação que você tem no site.
    De toda forma, espero que a leitura dos links acima seja útil a você e a todos os colegas do site, afinal creio que o objetivo de todos aqui ( e o meu também ) é o de contribuir.
    Como adultos que somos, encerro a discussão por aqui, esperando que esta experiência nos sirva a todos para mostrar o quanto uma abordagem deselegante (ainda que estivesse coberta de razão - o que não é o caso) deve ser evitada.

  2. #82
    Piloto Nível 2 Avatar de Pinguim
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Eduardo
    Localização
    Guarujá-SP
    Moto
    F800GS 13/13 marrom e XR200R 02/02.
    Posts
    207
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Reinaldo, o amigo Luiz está corretíssimo em dizer que o álcool aumenta a octanagem da gasolina, o que significa, em termos práticos, que aumenta o poder de anti-detonação do combustível quando exposto à pressão da compressão dos cilindros.
    Isto é fato!
    O que podemos colocar em questão é o porque se decidiu utilizar o etanol como aditivo e o porque dos atuais 25%!! Podemos considerar diversas justificativas: "ecológica", maior utilização de biocombustíveis na matriz energética brasileira e menos nociva do que a adição de chumbo, ou como solução para atendimento do alto consumo do mercado de gasolina ou para atender ao lobby dos usineiros... Mais alguma?

  3. #83
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Luiz,

    Foi mal mesmo, a intenção nunca foi ofender e denegrir seus comentários e de ninguém do Fórum, pois a intenção de todos aqui é compartilhar e trocar conhecimentos. Reconheço que não fui nem um pouco feliz nesse comentário a respeito, porem neste caso reconheço minha falha e por isso peço-lhe desculpas. Mas o importante quando falamos a respeito de algum assunto é importante que esteja embasado em fatos, exemplo simples está nos links que você postou acima.

    Até breve,

    Reinaldo

  4. #84
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Reinaldo, esta sua resposta só faz com que o teu conceito para mim, suba ainda mais, pois além da tua grande reputação por teus conhecimentos técnicos, reconheço um grande caráter por trás destas palavras
    abraço

  5. #85
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Luiz, eu que agradeço pela sua compreensão, um camarada sentado numa azulona belíssima, só pode ter bom coração, espero que um dia possamos nos conhecer pessoalmente, para mim será um enorme prazer .

    Até breve,

    Reinaldo

  6. #86
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Pessoal,

    A mais de 5 anos utilizo somente esta: http://www.youtube.com/watch?v=x_rnOWdqP7M , e quando viajo e não encontro, procuro colocar a comum, pois a gente não sabe o que pode estar misturado por lá, porem já corre nas mídias que a partir de 2014, a gasolina comum será extinta, dando lugar somente a Gasolina Aditivada, claro que tanto a VPower como a Podium continuaram, mas tudo indica que esta mudança tem mão forte do governo.

    Maiores detalhes técnicos e científicos sobre a Gasolina que utilizo, acesse o site: http://www.br.com.br/wps/portal/port...solina+Podium/

    Até breve,

    Reinaldo

  7. #87
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Mauro Balaminute Junior
    Localização
    Santo André - SP
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    306
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Pessoal,

    Vocês já viram este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=La4IJnQEroA ?

    Dividiram o tanque de uma GS 1200 ao meio, abastecendo cada um dos lados com um tipo de combustível (um premium e outro comum).

    Então cada um dos cilindros queimou gasolinas diferentes.

    Após rodarem alguns milhares de Km's mostram como está o interior de cada um dos cilindros com uma câmera (uma espécie de endoscópio).

    Até mais.

  8. #88
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Mauro, não defendendo um nem outro combustível, mas o video parece mais ser uma propaganda do fabricante da gasolina aditivada.
    É a história do cachorro cuidando da linguiça rsrs.
    Não tenho conhecimento pra julgar o que é melhor p/ moto. Pela lógica deveria ser a aditivada, mas pela prática ou fatos muitos recomendam a comum, inclusive fabricantes. Nesse caso eu fico com a comum.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  9. #89
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Mauro Balaminute Junior
    Localização
    Santo André - SP
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    306
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    É verdade Fábio, com certeza a propaganda existe mas, você não interessante a diferença entre o "estado" dos cilindros?

    Abraço.

  10. #90
    Piloto Nível 1

    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Gilberto Barreto Filho
    Localização
    Fortaleza/CE
    Moto
    F800GS TROPHY 2012
    Posts
    9
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    he, he, tá ficando engraçado o negócio... não se exaltem, por favor, estamos só trocando informações... mas isso é bom, eu sou doido pra acabar com essa bobagem que vejo nas pessoas evitando a gasolina aditivada como se isso fizesse algum mal, Deus do céu...

    Bom, o aditivo é colocado no caminhão, sim, não existem tanques na distribuidora para gasolina comum e gasolina comum aditivada, a diferença é acrescentada diretamente no veículo após o carregamento. Mas também não é assim tão livre quanto pode ter parecido, isso é feito dentro da distribuidora, sob os cuidados dos seus funcionários, não é por gosto do motorista colocar ou não!

    Gente, isso é um produto vendido por empresas imensas que dominam o planeta (Petrobras, Shell e outras assim), não é uma operação de fundo de quintal, pelo amor de Deus...

    E nosso amigo Trovão está certíssimo sobre o álcool também: ele permite taxas de compressão bem maiores que a gasolina comum (20% ou mais) e sua mistura à gasolina realmente diminui a ocorrência de detonações espontâneas da mistura. Por este raciocínio ele até favorece a vida útil do motor. Por outro lado, o álcool é corrosivo e se o motor não for bem preparado para ele (revestimento dos metais, borrachas especiais) ele não funcionará bem por muito tempo. No somatório geral, considerando que nossas fábricas têm 30 anos de experiência com isso, acho que o saldo hoje é positivo, que o álcool faz mais bem que mal. Pena que seu preço subiu muito e não casa mais com o consumo elevado, mas eu recomendo que todos que possuem veículos flex que usem alguns tanques de álcool puro de vez em quando porque, da mesma forma que a gasolina aditivada, ele ajudará a limpar o motor por dentro.

    ...calma aí nas respostas, he he...

Página 9 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ... ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!